O Porquê Da Métrica

Mostre seus textos, troque idéias e opiniões sobre poesias.

Moderadores: Léderon, Moderadores

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 21 Ago 2010, 12:33

Eles são meus exemplos, o que eu tento ser e seguir. Posso falhar miseravelmente mas me recuso a fazer algo sem tentar fazer o melhor possível, não me contento com menos que o máximo que posso dar de mim no que faço.
E pare de usar argumento ad hominem para desqualificar o que eu disse. Concentre as criticas no texto como um todo e não numa linha.
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 21 Ago 2010, 13:46

Meio de comunicação é telefone. Poesia é um meio de expressão onde o artista tenta atingir seu espectador da forma mais profunda e intensa com sua arte.

Comunicação é um processo que envolve um emissor, um canal e um receptor, reduzindo o conceito ao máximo, aqui. Se poesia não for comunicação, tem algo errado aí, já que você mesmo está dizendo que o artista tenta atingir o espectador.

Artista [Emissor] - Poema [Canal] - Espectador [Receptor] = COMUNICAÇÃO.

Ou não?
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 23 Ago 2010, 15:54

É comunicação. E não Comunicação. Não da pra chamar uma peça publicitária ou texto jornalístico de arte, embora eles possam se basear nos fundamentos estéticos da mesma. A questão aqui é a necessidade da métrica e aí entra o que todos esqueceram: o propósito. Se a intenção é recorrer às formas clássicas como forma de expressão (soneto, rondel, ode, caralho de asa), a métrica é necessária. Ponto. Se o propósito é fugir disso, mas ainda assim escrever um poema, então não é necessário. Ponto. A rima ou a métrica são inerentes à poesia? Não. A métrica é inerente ao que se estabelece como soneto? O soneto é poesia? Sim e sim.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

O Porquê Da Métrica

Mensagempor Léderon em 23 Ago 2010, 22:51

... continua sendo comunicação. Você falou, falou e não falou nada, Mira. XD
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Lanzi em 24 Ago 2010, 12:26

Léderon escreveu:... continua sendo comunicação. Você falou, falou e não falou nada, Mira. XD


Então empatou, porque os posts seus e do Lumine também não fugiram muito disso...
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 24 Ago 2010, 12:58

Léderon escreveu:... continua sendo comunicação. Você falou, falou e não falou nada, Mira. XD


Cara, dependendo do qualia do receptor, você pode comunicar algo com um signo. Mas um signo não é um discurso.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Madrüga em 24 Ago 2010, 13:10

Ata, meu velho, o que você não está querendo entender é o seguinte: não adianta enfiar esse discurso de livrinho de semiologia. O que os caras estão tentando dizer é que um poema É uma forma de comunicação. Você e o Personna estão elitizando demais uma coisa que é simplesmente um texto ritmado, rimado e dividido em linhas que carrega uma mensagem.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Fada Suicida em 24 Ago 2010, 13:31

Madrüga escreveu: Você e o Personna estão elitizando demais uma coisa que é simplesmente um texto ritmado, rimado e dividido em linhas que carrega uma mensagem.


Tah dah /o/

E poxa, é só eu sair um minutinho e vcs começam com essa de que arte não é comunicação?

Como? Assim?

E não estamos falando de discurso, signo, símbolo. Estamos falando de idéia, até em poesia dadaísta tem idéia a ser passada, por mais zoada e caótica que seja.

E sim, como o led disse, se o artista quer atingir o espectador, passar Algo (oh, a dor da folha em branco, a angústia xD), ele está comunicando, oras! Parem de procurar pelo em ovo e utilizem de parcimônia pra pensar nesses conceitos de comunicação, arte e adjacências. Ficar floreando as idéias só deixa mais difícil pensar.
"Eu não acho que eu seja uma pessoa fácil pra se falar a respeito. Tenho uma mente irregular. E de qualquer maneira eu não sou nenhuma das coisas que você pensa..."
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Fada Suicida
 
Mensagens: 494
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:32
Localização: Little Valley

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 24 Ago 2010, 15:12

Madrüga escreveu:Ata, meu velho, o que você não está querendo entender é o seguinte: não adianta enfiar esse discurso de livrinho de semiologia. O que os caras estão tentando dizer é que um poema É uma forma de comunicação. Você e o Personna estão elitizando demais uma coisa que é simplesmente um texto ritmado, rimado e dividido em linhas que carrega uma mensagem.


Óbvio, é uma forma de comunicação e eu não disse o contrário. Ademais, onde eu elitizei isso cara? Só cheguei e argumentei, me atendo ao questionamento do tópico, os motivos do uso da métrica. Ou eu disse mais?

O que me incomoda é exatamente isso: tentar dizer alguma coisa sem argumentar, citando trechos isolados das palavras alheias como forma de trolagem. Acho besteira, coisa primária. Uma coisa é não concordar, outra cutucar por cutucar.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Sr.Personna em 24 Ago 2010, 15:30

Elitista? Francamente!
Por acaso reparou que um dos meus principais argumentos está ancorado na viva poesia de cordel, dos repentistas e da música POPULAR?

Meu discurso aqui não é dizer o que é ou não poesia. E sim que o metro é um INSTRUMENTO poético riquíssimo. Que tem funções práticas no fazer poético. O metro não existe por mero capricho na poesia e música popular. Está presente entre essas artes pois ajudam o artista a tocar o seu interlocutor. Repentistas ANALFABETOS possuem exímio domínio do metro para compor suas obras de rompante. E vem me chamar de elitista?

Estão buscando suas formas mais elevadas e distintas de se expressar quando recursos excelentes já foram criados e nem se dignam a estudá-los. Ficam por ai pretensamente "inovando" com o verso livre, num vanguardismo que já tem 90 anos! Que que tem de vanguarda nisso? Que que tem de inovação nesse verso livre? Nada! É apenas uma tediosa repetição do modernismo.

Tenham a humildade de sair da academia, sair da linguagem revolucionária e aprendam as bases dessa arte milenar! Acham mesmo que dos gregos até os parnasianos ninguém tem nada pra contribuir? Que tudo que eles aprenderam sobre a sonoridade, o poder do ritmo e das rimas não vale nada?
Elitistas são vocês que querem reinventar a roda!
"Muito brincaram comigo,
até que aprendi a brincar...
Na vida se chicoteia
ou se deixa chicotear!"
(Lições, Lucas C. Lisboa)

O Jogo tem 3 regras simples:
1) Basta conhecer o Jogo para estar jogando.
2) Sempre que lembrar do Jogo, você perde.
3) Sempre que perder, você deve anunciar a derrota.
Avatar do usuário
Sr.Personna
 
Mensagens: 189
Registrado em: 28 Ago 2007, 21:54
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor AKImeru em 24 Ago 2010, 15:48

Mirallatos escreveu:É comunicação. E não Comunicação. Não da pra chamar uma peça publicitária ou texto jornalístico de arte, embora eles possam se basear nos fundamentos estéticos da mesma. A questão aqui é a necessidade da métrica e aí entra o que todos esqueceram: o propósito. Se a intenção é recorrer às formas clássicas como forma de expressão (soneto, rondel, ode, caralho de asa), a métrica é necessária. Ponto. Se o propósito é fugir disso, mas ainda assim escrever um poema, então não é necessário. Ponto. A rima ou a métrica são inerentes à poesia? Não. A métrica é inerente ao que se estabelece como soneto? O soneto é poesia? Sim e sim.


Na realidade, texto jornalisticos e peças publicitarias se usam de arte, porém eles não são arte; A diferneça é sutil do seu ponto, porém nessesária.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Madrüga em 24 Ago 2010, 16:09

Sr.Personna escreveu:Repentistas ANALFABETOS possuem exímio domínio do metro para compor suas obras de rompante.


Sendo analfabetos, é até lógico que eles possuam domínio de métrica. Afinal, a Ilíada e a Odisseia foram compostas em hexâmetro dactílico para facilitar a memorização em um tempo pré-escrita.

Personna escreveu:Estão buscando suas formas mais elevadas e distintas de se expressar quando recursos excelentes já foram criados e nem se dignam a estudá-los. Ficam por ai pretensamente "inovando" com o verso livre, num vanguardismo que já tem 90 anos! Que que tem de vanguarda nisso? Que que tem de inovação nesse verso livre? Nada! É apenas uma tediosa repetição do modernismo.


Aí é pretensão sua de achar que ninguém estuda. É muita empáfia da sua parte achar que você sabe mais do que todo mundo, que seus poemetos parnasianos são melhores do que qualquer coisa que alguém possa escrever aqui.

Ninguém escreve em verso livre para "inovar", velho, sai da sua concha do século XIX. As pessoas querem simplesmente escrever para se expressar, não querem ficar fazendo métrica e rima, e o problema é delas.

Elitismo é o que você está fazendo, achando que as pessoas têm que ficar estudando poesia só para escreverem um poeminha de pé de caderno.

Os gregos e os parnasianos fizeram muito, obrigado, mas isso NÃO OBRIGA NINGUÉM.

Afinal, os repentistas são analfabetos e não estudaram Horácio, certo?

Personna escreveu:Tenham a humildade de sair da academia, sair da linguagem revolucionária e aprendam as bases dessa arte milenar! Acham mesmo que dos gregos até os parnasianos ninguém tem nada pra contribuir? Que tudo que eles aprenderam sobre a sonoridade, o poder do ritmo e das rimas não vale nada?


Cara, esse seu entusiasmo pseudo-revolucionário é tão... bobo. Sério, não tem outra palavra para definir. Continue sendo um poetastro do século XIX duzentos anos depois, só não entendo seu masoquismo de vir postar aqui, num lugar em que pouca gente concorda com essa bobagem de OBRIGAÇÃO de estudar os clássicos para poder escrever.

Deixa as pessoas escreverem, criarem.

Você estudou os parnasianos e gregos? Parabéns, ganhou um pirulito.

Agora deixa as pessoas terem a liberdade de escrever o que quiserem.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor arghsupremo em 24 Ago 2010, 16:35

Sr.Personna escreveu:
Mas o poema "A casa" do Vinicius de Morais é um excelente uso do metro para causar um efeito em seu leitor. Quem que ao escutar esse poema não acaba decorando-o naturalmente? E porque ele o faz? Devido ao uso das rimas e do metro que dão à mente do interlocutor capacidade de recepcioná-las de modo tão intimo que se torna parte do pensamento.


"Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
na rua dos bobos numero zero"




Não sacaneies! Todos sabem que essa música é do Capital Inicial, Caldeirão do Huck.

E digo mais, a poesia está indo para o BURACO!
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Corvo da Tempestade em 24 Ago 2010, 16:53

Elitista? Francamente!
Por acaso reparou que um dos meus principais argumentos está ancorado na viva poesia de cordel, dos repentistas e da música POPULAR?


Estes argumentos estão em outro tópico...fica difícil um eventual usuário acompanhar a discussão quando os argumentos se misturam (mesmo que, na essência, sejam a mesma coisa)

Se a métrica é essencial pra que as pessoas "decorem" o poema/música , porque pouquíssimas pessoas sabem o hino nacional ''de cor"?

E, porque, repente é fácilmente decorado?

A resposta é: As palavras, estas sim são mais importantes que a métrica, se eu posso falar "o sol brilha" porque eu falaria, por exemplo ,"A única estrela de quinta grandeza existente no sistema solar emite raios de luz os quais chegam a meus globos oculares."

Não estou desmerecendo a métrica, mas a considero menos importante do que as palavras, e ,se não puder escrever uma palavra porque não "coube na linha" eu irei, sim, ignorar a métrica.

Acham mesmo que dos gregos até os parnasianos ninguém tem nada pra contribuir? Que tudo que eles aprenderam sobre a sonoridade, o poder do ritmo e das rimas não vale nada?


E você não acha que os Românticos, os Árcades, os Modernistas,etc, não contribuiram nada?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: O Porquê Da Métrica

Mensagempor Mirallatos em 24 Ago 2010, 17:01

Corvo da Tempestade escreveu:

Não estou desmerecendo a métrica, mas a considero menos importante do que as palavras, e ,se não puder escrever uma palavra porque não "coube na linha" eu irei, sim, ignorar a métrica.



Disse certo, aqui o mais importante não é a métrica. Não quer dizer que não existam sinônimos para tal palavra, caso lhe seja importante compor um verso decassílabo, ou mesmo alterar a composição do verso para manter o metro. Depende do que você quer para seu poema, não? :roll:
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

AnteriorPróximo

Voltar para Poemas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes