Página 1 de 1

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 22 Out 2008, 16:41
por Malkavengrel
Demorou mas saiu.
Depois de muito ser cobrado decidi fazer o tutorial para desenvolvimento de Fractais.
Fractais são basicamente formulas matemáticas que geram imagens. Não que isso vai mudar sua vida, mas é apenas um comentário.

O que você precisa:
=>Apophysis, o programa é distribuído gratuitamente no site http://www.apophysis.org/
=>Photoshop, eu uso o CS3, mas qualquer um pode ser utilizado, desde que possua as ferramentas necessárias. (Macromedia Fireworks pode ser utilizado, apesar de que eu não tenha nem idéia de como fazê-lo por lá.)
=>E criatividade, muita dela.

Conhecendo o Apophysis

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

1- Lista de Equações: Essa lista é enorme e mutável, muda toda a vez que você for abrir o apophysis. Ela define a base da equação. Você pode pegar mais equações na internet, ou montar sua própria.

2- Editor: Para aqueles que se aventurarem é um ótimo jeito de controlar a mutação das imagens. Não vou abordar a utilização do editor nesse tutorial.

3- Gradiente: Bom para aqueles que quiserem mudar a coloração do fractal aqui está a ferramenta inicial. Eu normalmente não utilizo essa ferramenta, mas se você decidir usar a sugestão fica em se preocupara com a claridade e contraste do Gradiente, pois a de saturação do fractal é uma ótima maneira de controle da imagem final. Pode ser mudada a qualquer hora.

4- Ajuste: Essa ferramenta vai lhe proporcionar um controle sobre a localização do fractal na tela, seu tamanho, sua “gamma” e brilho.

5- Mutação: Para os preguiçoso e iniciantes essa ferramenta faz tudo que o editor faz, porém de maneira irreversível e um pouco incontrolável.

7- Tempo Utilizado: Esse quadrado mostra quanto tempo foi utilizado para gerar a imagem, que está sendo visualizada, ou tempo que já foi gasto durante sua geração.

8- Tempo Restante: Tempo que ainda falta para gerar a imagem. Deixo já de aviso que esperem esse tempo chegar a 00:00:00.00 (Zero) para fazer qualquer outra mudança. Já perdi algumas imagens ótimas por não ter esperado o tempo.

Gerando o Fractal

Escolha um Fractal da sua lista de equações.

Por um acaso eu adorei o que aparece acima. Vou utilizá-lo.

Use a ferramenta de Mutação (5) para diferenciá-lo.
Imagem

Mudando a velocidade de mutação (Speed), você poderá entender o que está acontecendo com sua imagem. Em cada um dos Quadrados a volta da sua imagem principal. Se você não gostou de nenhuma das imagens, você pode dar um clique na imagem central para alterar as imagens ao redor. Quando você clicar em alguma, espere a imagem no fundo alterar, você perceberá que as imagens da ferramenta também se alterarão. Repita o processo até achar algo que lhe agrade, quando achar feche a ferramenta de mutação.

Abra a ferramenta de ajuste (4).
Imagem

Aqui está em suas mãos a mudança da posição e tamanho da imagem. É possível também a mudança do plano de fundo, não terá nenhuma grandiosa no processo, mas é possível, se um dia você quiser fazer algo diferente tente um fractal em fundo claro. Alguns ajustes de luminosidade também são possíveis.

Terminado o ajuste é só fechar a ferramenta e estamos na etapa final, agora vamos exportar o arquivo.

Vamos em File=> Export Flame ou CRTL+X.
Imagem

Faça as alterações necessárias a sua escolha. E Aperte OK. (Existe a possibilidade de salver em .jpeg, não recomendo, quando salvo em .png, o fundo será transparente, que facilita a edição no photoshop.)

Uma janela de MS-DOS vai abrir, e então, em alguns minutos seu fractal vai estar pronto para ser melhorado digitalmente. Você pode fechar o apophysis, assim que a janela de DOS fechar.

Há também como exportar pelo Render interno do Apophysis, que é muito mais confiável em temos de qualidade e trabalho feito, porém é um pouco mais demorado que o render de DOS. Para acessá-lo vá em Flame => Render to Disk...

Editando o Flama do Fractal.

Abra um novo arquivo no Photoshop, do tamanho que lhe for conveniente.

Crie uma camada de cor solida desejada, de preferência a mesma cor que uso no programa anterior, e uma limpa.

Importe o arquivo fractal que você gerou e cole na camada limpa. Crie mais uma camada de cor solida. Acima da camada onde está o fractal, e duplique a camada do fractal colocando ela acima da nova camada de cor.

O motivo dessa repetição é para que - se você fizer algo errado, ou quiser usar mais de uma vez a mesma Flama durante a edição do fractal - você não precise importá-la novamente.

Imagem

Essa nova camada de fractal precisa passar por um “Borrão”. Para deixá-la menos nítida e mais parecida com algum trabalho manual usasse o filtro “Gaussian Blur” (Borrão Gaussiano). Um número entre 0,5 e 2 é usável, abaixo ficará muito nítido os pontos distribuídos, acima, você não verá direito as linhas da imagem. Usei 0,6 nesse trabalho.

Agora vamos mudar a coloração e brilho do fractal. Entre em Image=> Ajustments=> Chanel Mixer (Misturador de Canais). E Selecione na parte inferior a opção Monocrome (monocromático). Estamos descolorindo o fractal para que seja mais simples de se ajustar as cores, caso você não deseje alterar as cores ignore o passo.

Aqui você pode fazer algumas alterações leves, qualquer erro apenas apertar Cancel e volta à parte anterior, sem maiores complicações. Um Ok fixará o trabalho.

A próxima ferramenta está no mesmo menu do anterior, e é conhecido como Level, ou apenas aperte CRTL+ L. Você vai mudar a intensidade das cores, falando de modo grosseiro. O mesmo pode ser feito no Chanel Mixer, mas aqui o controle é melhor e mais eficiente.

Bom a partir daqui, a mudança de cores é com você, vou deixar duas maneira. Por variações Image=> Ajustments=> Variations... (a ultima ferramenta do menu). Ou por Image=> Ajustments=> Color Balance. Os dois têm o mesmo efeito, apenas que com o color balance você terá uma melhor visualização do que está acontecendo. Enquanto no Variations você verá apenas a camada, mas terá um maior controle da coloração da imagem.

O resto é criatividade, trabalho com camadas, e jogo de espelhos. A utilização da opção de Brilho exterior tem um efeito bom na maioria das vezes.

Espero ver trabalhos em breve. Qualquer duvida, pode ser tirada pelo meu DA ou MSN. Por aqui também é possível, estou aqui a disposição.

O trabalho que fiz fazendo esse tutorial:
Imagem

Alguns dos meus trabalhos com Fractal
Imagem
Imagem

Alguns trabalhos de 3ºs
Imagem
Imagem

Um Abraço,
Malkavengrel.

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 23 Out 2008, 10:49
por _Virtual_Adept_
Depois me perguntam porque designers precisam estudar matemática. XD

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 23 Out 2008, 10:51
por Léderon
Waah agora não dá tempo de eu ler mas muito obrigado por postar, Malka! \o/
Assim que ler eu faço os devidos comentários . xD

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 23 Out 2008, 14:22
por Aluriel de Laurants
Por isso que eu fujo dessa parte.

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 23 Out 2008, 16:58
por Malkavengrel
Virtual,
Eles não precisam de matemática, desde que não discutam com um Engenheiro sobre algo eles não precisam de matemática. xP


Led,
Ok, sem pressa, o forum não deve ir a lugar algum... eu acho.


Aluriel,
Ahn? Fugir deve mesmo, mas você está fugindo da matemática ou do Fractal.

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 27 Out 2008, 11:29
por Aluriel de Laurants
Definitivamente da matemática.

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 22 Nov 2008, 11:41
por JexDragon
legal, achei maneiro, vou começar a usar isso =D

Definitivamente da matemática.


você nunca conseguirá fugir dela, ela está em todo o lugar, na mente de todas as pessoas, no ritmo que todos nós fazemos, gerando uma progressão aritimética e geométrica, assim como a área de todos os objetos que existem, inclusive o ser humano. mwhahahahaha xD

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 22 Nov 2008, 12:54
por Aluriel de Laurants
NOOOOOOOO

Eu ainda vou ter esperança...

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 22 Nov 2008, 18:20
por _Virtual_Adept_
Eles não precisam de matemática, desde que não discutam com um Engenheiro sobre algo eles não precisam de matemática. xP

Mas todos esses desenhos são criados com princípios matemáticos. :P

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 22 Nov 2008, 22:14
por Aluriel de Laurants
Assim como quase tudo dentro da computação, então chegamos em um nível de abstração um tanto quanto grande demais, provávelmente exista um meio de fazer isso sem os cálculos, só que deve ser bem mais braçal e trabalhoso.
Uma coisa que eu aprendi depois de tanto tempo usando computador, sempre existe mais de um caminho.
Por exemplo, se eu fizer um boneco pulando de paraquedas em 3D, pra eu criar o efeito da roupa balançando ao vento, com a velocidade da queda, teoricamente eu teria que criar um cloth para a roupa, porém se é só pra esse tipo de cena, a roupa pode ser um modelo comum e apenas precisarei adicionar um noise, a ilusão fica e ninguém perceberia a menor diferença, poupando muito tempo e dor de cabeça, então partindo desse raciocínio talvez seja possível sim fazer fractais de uma outra maneira, mais associada a uma forma gráfica.

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 24 Nov 2008, 21:35
por Malkavengrel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal

Sim é possível, mas muito mais trabalhoso que um usar um algoritmo pronto.

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 24 Nov 2008, 23:49
por Aluriel de Laurants
Não me importa, fugir da matemática tem suas consequencias

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 27 Dez 2008, 16:35
por Elara
Nham...

Tutorial aprovado!

Depois posto alguns resultados completos.

Chero"

[Tutorial] Fractal Por Apophysis 2.02

MensagemEnviado: 12 Jan 2009, 11:02
por Malkavengrel
E ai lala como está o resultado xP

Passei aqui para deixar um Wallpaper que usando fractal

http://malkavengrel.deviantart.com/art/ ... -109242970