Página 1 de 1

Concept Art

MensagemEnviado: 27 Jan 2009, 16:10
por Léderon
Esse é um texto introdutório ao assunto, que a Draconnasti e eu começamos a bolar. Claro que ainda há muito a ser discutido, mas para isso precisamos ver se estamos indo no caminho certo. Opiniões, sugestões e comentários são mais do que bem vindos!

Concept Art

Concept Art. A palavra já diz tudo: trata-se de arte que envolva conceito. Porém, apesar de ter o mesmo nome que o movimento da Arte Conceitual dos anos 1960, que reverencia a idéia em detrimento da execução, aqui tratamos de outra arte. A arte conceitual da ilustração, usada por designers e ilustradores em carros, filmes, videogames, figurinos e qualquer outra coisa cujo aspecto visual influencia tanto no entendimento quanto na fruição do produto.

Imagem


Tratando-se de jogos, nem sempre a concept art é igual ao produto final; ela traz em si as linhas gerais, extremamente semelhantes ao acabado, porém nada mais é que uma arte do mesmo. Ela também pode ser usada para representar o personagem/gráfico/coisa fora do ambiente original da mesma, como por exemplo um pôster ou uma caixa de um jogo que, em vez de apresentar screenshots do jogo real, apresenta a arte do mesmo. Concept art seria, enfim, uma versão final, artística, do design inicial.

SPOILER: EXIBIR
As duas imagens a seguir, de Lineage II, mostram bem o conceito de concept art ainda ligada ao character design (no caso da segunda, o design de cenários). Por muitas vezes há a "finalização" da concept art que, apesar de estar terminada em si, nem sempre significa ser a versão real que vai aparecer no jogo.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Ayame Kojima faz a concept art de Castlevania entre 1997 e 2005, e seu traço passou a ser um dos ícones do jogo. Na terceira imagem é muito bem mostrada a diferença da concept art original para uma das versões do jogo - no caso, Castlevania: Dawn of Sorrow, pro Nintendo DS.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Abaixo: Perfect World;

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


E mais duas de Aion: The Tower of Eternity, ambos MMORPGs.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

_____________________________________
Referências:
1. http://www.lineage2.com/pds/concept_art.html
2. http://www.aiononline.com/us/media/concept_art/
3. http://www.playtr.com/media_downloads/c ... cepts.html
4. http://games.levelupgames.uol.com.br/pe ... Article=19
5. http://www.conceptart.org/
6. http://en.wikipedia.org/wiki/Concept_Art
7. http://www.deviantart.com

Concept Art

MensagemEnviado: 01 Fev 2009, 13:36
por Sampaio
Lindo!
Lembro de procurar várias Concept Arts quando queria estudar mais sobre desenho, e utilizava as concept arts para observar os traços, como faziam o acabamento, etc.
Mas logo descobri minha inaptidão para o traço e deixei pra lá. Se eu soubesse desenhar definitivamente participaria deste tópico.

Aliás, me estranha que ainda não esteja repleto de posts.

Concept Art

MensagemEnviado: 02 Fev 2009, 08:52
por Fada Suicida
Meus esboços de roupas de Zhephinlin se encaixariam em Concept Art?

Concept Art

MensagemEnviado: 02 Fev 2009, 10:47
por Lady Draconnasti

Concept Art

MensagemEnviado: 02 Fev 2009, 11:20
por Smaug

Concept Art

MensagemEnviado: 02 Fev 2009, 20:38
por Lady Draconnasti
As famosas concepts do Castlevania: SoTN =)

Concept Art

MensagemEnviado: 05 Fev 2009, 23:18
por Aluriel de Laurants
é um dos melhores, eu amo os concepts de castlevania, quando tiver mais paciencia passo os do Amano. (morra Eltor por não gostar). <insira smile de reppuken aqui>.