Página 1 de 1

10 dicas para melhorar como artista.

MensagemEnviado: 29 Mar 2010, 14:16
por Kear
Traduzido (e meio adaptado) da CGsociety

"Para se aperfeiçoar como artista é necessário dedicação, paixão, energia e tempo. Não existem atalhos, porém aqui estão algumas dicas para te colocar na direção certa:

Dica 1: Aprenda a importancia dos rascunhos

Desenhar rascunhos é uma coisa todos artistas DEVEM fazer e fazer muito. Rascunhos não precisam ser perfeitos, nem precisam ser mostrados para ninguém. Eles podem ser tão feios e rabiscados quanto você quizer mas precisam ser reconhecíveis. O objetivo de um rascunho é ilustrar algo rapidamente ou desenvolver uma idéia que você tem, capturar ou estudar alguma forma de referência para que ela possa ser trabalhada no futuro. Por conta disso, o rascunho precisa fazer sentido pra você e mais ninguém (a não ser que você esteja desenhando uma idéia para um cliente, nesse caso a mensagem precisa ser clara).

Dica 2: Desenhe, desenhe e desenhe um pouco mais!

Essa dica é semelhante à primeira, mas aqui o objetivo é desenhar qualquer coisa que vier na cabeça ou te interessar visualmente. Desenhe no ônibus, no trem, na cama e até mesmo no banheiro. Sério! Quanto mais você desenhar de cabeça e com referencias, melhor e mais rápido serão desenvolvidas suas habilidades. Tome algum tempo para rabiscar várias coisas de vários assuntos em vários ambientes já que isso vai te ajudar a criar um catalogo mental de imagens para desenhar futuramente quando você estiver sem idéias ou inspiração.

Dica 3: Monte um acervo de referências.

Essa é uma grande dica que eu aprendi a anos atrás. Conforme você começa a preencher livros de esboço com ilustrações de idéias e material de referência, você deve completar esse monte de livros com mais livros. Ou seja, comprar livros de arte, livros de roupas, armas, tanques, outras culturas, animais, etc. A lista do que você deve dar uma olhada é interminável e deve se extender além dos seus interesses gerais. Mas não pare por aí. Você também deve coletar imagens da internet, salva-las no seu computador e organizá-las corretamente. Tire fotos das coisas se você não tiver tempo para esboça-las. O objetivo é ter uma boa e grande coleção de imagens que te inspirem, inflamem sua imaginação e, mais especificamente, se você precisar desenhar algo na hora, ter referências a mão para desenhar vai adicionar realismo e clareza ao seu trabalho.

Dica 4: Explore meios diferentes

Explorar outros metodos de arte-finalizar uma obra pode provocar vários resultados inesperados e desafia-lo a se forçar ainda mais em novas situações. Trabalhar com diferentes tipos de pinturas (oleo, acrilica, aquarela ou gouache) é a opções mais sugerida, entretanto, é possível experimentar muito mais que isso. Você pode tentar aerografos, pastels, carvão ou dar um pulinho no mundo digital. Todos esses meios diferentes possuem vantagens que você pode sentir, e você nunca vai conhece-las a não ser que você experimente.

Dica 5: Aprenda um pouco de teoria de cores (no mínimo)

Essa é uma das grandes. Teoria de cores é um assunto enorme, massivo. O que eu sugiro fortemente é que você ivista tempo e dinheiro em um bom livro de teoria de cores e aprenda com ele. Mesmo aprender um pouquinho vai te ajudar imensamente. Quanto mais você se esforçar para aprender, melhor e melhor você vai se tornar.

Dica 6: Brinque com a perspectiva

Tome algum tempo aprendendo sobre pontos de fuga, perspectiva de 2 e 3 pontos e como criar objetos em três dimensões corretamente. Existem vários livros e lugares na web que cobrem essa área.

Dica 7: Caçe suas fraquezas e artísticas e destrua-as!

Essa dica é algo que você deve abordar regularmente, sendo realmente honesto consigo mesmo. Reconhecendo que você é artísticamente ruim em algo e fazendo um esforço consciente para atacar isso, você será capaz de crescer sistematicamente. Por exemplo, se você desenhar um monte de humanos mas evitar desenhar pés porque você sabe que não é bom com isso, separe algum tempo para desenhar vários pés, de novo e de novo e de novo até que eles fiquem bons. Isso nos leva de volta à dica 2, desenhar coisas que você não desenha com frequencia vai aumentar seu repertório e você vai poder pintar e ilustrar coisas mais complexas.

Dica 8: Peça por ajuda e críticas
Eu ouvi isso de várias fontes diferentes e devo dizer que isso não é algo que você deve fazer o tempo todo. Participando de comunidades artísticas online ou fórums vai te dar acesso à profissionais que sabem das coisas e podem te ajudar a melhorar. Uma vez ou outra, você vai receber algum comentário ofensivo ou injusto, mas esse é o risco de ser um artista que põe sua arte à vista. Nunca tenha medo de pedir ajuda.

Dica 9: Desenvolva um estílo original
Experimentando um grande número de meios e generos, você em breve vai descobrir o que você gosta e como você gosta de fazer as coisas. Com o tempo, fazendo as coisas do jeito que você quer e no seu jeito inconsciente de abordar suas obras, um estilo reconhecível vai surgir e, o mais importante, será o seu estilo.

Dica 10: Aprenda a aceitar falhas como algo positivo.

Provávelmente uma das mais importantes lições que um artista (ou qualquer outro profissional) pode aprender. Nem toda onbra que você criar vai sair do jeito que você queria e o mesmo vale com qualquer experiência. Não existe isso de mau resultado...Existem apenas resultados. Aprender a tirar algo positivo de tudo que você faz vai mudar a forma como você vê a sua próixima obra e como você vai aborda-la. Se algo não funciona ou você não gosta, não repita o processo e use isso com um marco para se lançar até seu próximo trabalho."

(Por Lloyd Harvey, CGsociety).

10 dicas para melhorar como artista.

MensagemEnviado: 29 Mar 2010, 14:29
por Lumine Miyavi
Posta como artigo, dood. Perfeito!

10 dicas para melhorar como artista.

MensagemEnviado: 30 Mar 2010, 22:13
por Moon[K]Night
Faltou somente um: Nunca ache que atingiu a perfeição. Aprimore-se sempre.