A Necessidade de Sujar as Mãos

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Out 2007, 23:17

Antes de tudo devo ressaltar que sou apoiador e fã da arte digital.

Andava a muito tempo desenhando as coisas de forma limpa e meio técnica, e bem, está dando certo, mas hoje tive a chance de pegar, pastel seco, giz e carvão, pra desenhar num papel madeira, coisa que não via faz um bom tempo e tive minha meia hora pra fazer o que eu quiser.
Depois de um tempo eu tava com o trabalho pronto, com as mãos imundas e pra ser sincero tava estupidamente feliz com isso, foi ai que eu percebi que a arte digital jamais poderá reproduzir esse pequeno prazer na hora do trabalho, é uma coisa besta, mas tem um vital importancia, uma espécie de conexão primitiva com a obra, que torna tudo um pouco mais saboroso.
Isso me deu uma certa confiança na eternidade da arte tradicional, por causa dos pequenos prazeres de se manusear o material e ter esse contato com ele.
Não sei se vocês concordam com o que eu disse, mas queria ter segundas opniões.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Lady Draconnasti em 18 Out 2007, 23:33

Posso dizer o mesmo, só que com lápis grafite. A pintura digital, embora esteja valorizada hoje, mesmo no mundo desumano e desvalorizado do design, nunca conseguirá chegar ao mesmo nivel de satisfação.

Além disso, a arte tradicional ser menos cara e conseguir os mesmos efeitos em muito menos tempo.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Magyar em 19 Out 2007, 15:32

Também gosto dessa parte romântica da pintura. Sempre prefiri desenhar na mão, com lápis, papel e borracha, fazendo sombras com os dedos ou com papel higiênico, pintar com lápis de cor, usar gis-de-cera (Tá ai uma coisa que não faço a tempo).

Outra necessidade de sujar as mãos que tenho é a de fazer esculturas de areia/ massinha ou argila uma vez no ano pelo menos. Quanto mais vezes melhor :b . O computador é prático, mas para mim, nunca substituirá o bom e velho papel, lápis e borracha dos desenhos.

Não sei quanto a vocês, mas pelo menos eu fico muito mais apegado a um desenho pintado à mão do que um pintado no computador.

Acho que é isso,
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 19 Out 2007, 21:11

Também gosto dessa parte romântica da pintura. Sempre prefiri desenhar na mão, com lápis, papel e borracha, fazendo sombras com os dedos ou com papel higiênico, pintar com lápis de cor, usar gis-de-cera (Tá ai uma coisa que não faço a tempo).


Ao invés do papel higienico eu uso cotonetes, o resultado e melhor na minha opnião.
Não sou muito fã de giz de cera, geralmente eu prefiro coisas como o pastel ou carvão no lugar.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Lady Draconnasti em 20 Out 2007, 19:13

Er... eu uso os dedos pra isso... Tanto é que meus dedos terminam ligeiramente queimados e a mão praticamente grafitada
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Letthull em 23 Out 2007, 00:48

Cara, lindo seu tópico. A mensagem inicial representa tudo que eu penso sobre arte digital e arte tradicional.
Espero sinceramente que a arte tradicional nunca morra, e na boa, duvido que vá.

Eu pelo menos, quero trabalhar com conceito artístico pra jogos, é um ramo que consideram muito tua perícia em arte tradicional. E na maioria das vezes, vão requisitar isso.


Eu tô desenhando frenéticamente P&B. Só pretendo pegar na tinta quando já me garantir em fazer absolutamente tudo que eu quiser, no lápis/caneta/carvão. E não vejo a hora de trabalhar com tinta a óleo.
Quero ficar louco, que nem o Dali!!! :pidao: :furioso: :hmmm: :cowboy: :samurai:
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Salver Mãoleve em 26 Out 2007, 17:41

Eu sempre me sujo todo quando trabalho com a nanquim.

Não que eu use bico-de-pena, mas é que as canetas vazam muito (malditas). Mas também uso pincéis para gera efeitos, e sempre tem aquele sujinho básico em algum lugar da arte. Antes eu passava corretivo branco pra "driblar" o erro, mas quando eu ia usar a nanquim outra vez ele topava na pedra branca que ficou no papel. Mas hoje não me preocupo mais com isso, existe agora o scanner! XD :twisted:
Encontro de dois algozes...
Imagem
visitem http://www.emanuelbraga.deviantart.com
Avatar do usuário
Salver Mãoleve
 
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Set 2007, 09:46
Localização: Tefé/AM

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Letthull em 31 Out 2007, 02:24

O que gera um terrível mal hábito de desleixo na arte final.
Eu sei, porque sou vítima disso... ou era, até meu scanner quebrar. ¬¬

Duas obs cara. Tira o "www" do teu link do DA na tua assinatura, e põe o L do emanuel.

=D
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Salver Mãoleve em 31 Out 2007, 09:58

opa, valeu a dica!

nem me toquei!

XD
Encontro de dois algozes...
Imagem
visitem http://www.emanuelbraga.deviantart.com
Avatar do usuário
Salver Mãoleve
 
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Set 2007, 09:46
Localização: Tefé/AM

A Necessidade de Sujar as Mãos

Mensagempor Omiaranho em 13 Nov 2007, 22:39

falou tudo!

Computador é foda. É uma mão na roda. Não sei o que seria da minha vida profissional sem ele. mas "sujar as mãos" com material de desenho e pintura é sublime! É importantíssimo. Primordial. O contato com o material mais tradicional faz com que eu me apegue mais ao meu trabalho. O desenho feito manualmente requer mais cuidado, mais minucias. Até para se guardar. tem de tomar cuidado para não amassar a folha, em fim. Isso valoriza o trabalho. O desenho digital é guardado em forma de aquivo em uma pasta de qq maneira.

Isso parece bobeira, mas dá ao trabalho digital uma certa eterialidade. E quando a gente se ve em contato com a materia depois de passar muito tempo trabalhando no PC é natural permitir que aquele ar de satisfação venha pintar a nossa alma.


E aliás, adorei esta tua expressão: "sujar as mãos"!
Avatar do usuário
Omiaranho
 
Mensagens: 23
Registrado em: 04 Nov 2007, 00:05


Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron