[Raça] Cinocéfalos

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Raça] Cinocéfalos

Mensagempor Madrüga em 27 Ago 2007, 00:23

Cinocéfalos

Personalidade: um povo um tanto reservado e rabugento, os cinocéfalos são conhecidos por serem de pouca conversa. Tratam inimigos ou recém-conhecido com rispidez e não admitem perder em barganhas ou desperdiçar tempo. Contudo, na vida mais íntima, eles costumam beber bastante e contar muitas histórias. Naturalmente espirituais, a maior parte dos cinocéfalos faz parte da igreja cismática local ou adota qualquer tipo de filosofia de vida com a qual se identifique: eles são um povo bastante centrado e disciplinado, tanto em filosofias e religião como em guerra.

Descrição física: cinocéfalos são alto e robustos e, como seu nome sugere, têm um corpo humano e uma cabeça similar à de um cão. Pêlos recobrem seu corpo todo, e todos eles possuem rabos. É comum ver cinocéfalos de diversas raças diferentes perambulando pelo império, cada uma com uma característica própria; alguns, membros de raças mais agressivas, acabam por se tornar guardas imperiais ou assumindo qualquer papel similar. Membros de raças mais esguias e ágeis acabam por utilizar sua velocidade para outros fins, sejam honestos ou não.

Relações: os cinocéfalos têm uma tradição comercial bastante presente nos dias atuais, o que lhes dá uma enorme margem de contato com outros povos. Contudo, a relações com os humanos do ocidente é bastante delicada, pois diferenças religiosas impedem as nações de realmente se entenderem. Entretanto, a facilidade dos cinocéfalos de conseguir certos itens facilita o contato com nações do ocidente, e chega a amenizar as hostilidades – afinal, vale a pena manter um inimigo como os de Tebshad por perto se esse contato permite prevalecer sobre as nações próximas.

Nas cidades de Tebshad vivem muitos humanos, gnolls e ciápodes. Todos são deixados em paz, mas nenhum humano deve tentar se impor ou tentar conseguir qualquer tipo de cargo no império – diferenças religiosas simplesmente impedem isso. Gnolls são considerados irmãos, e bem-vindos nas cidades; os bandos de gnolls que praticam roubos e seqüestros de nobres são conhecidos e caçados com impiedade, mas isso não gerou preconceitos contra a raça. Ciápodes são procurados por suas habilidades em contar histórias, e muitas tavernas se animam com a chegada desses pernaltas; sabe-se inclusive de alguns que conseguiram cargos imperiais ou prosperaram em Tebshad.

Os humanos do oriente, já não pertencentes a nenhum ramo da religião dos cinocéfalos, não têm essa animosidade com relação a eles. Os cinocéfalos costumam negociar bem com os habitantes de Neerghul e Pndapetzim, e mantém relações comerciais incipientes com Sakya. A distante Tenshi não é terreno conhecido dos habitantes de Tebshad, mas já se pensa em enviar comissões para analisar o terreno.

Tebshad, Râ'mud e Nam-Sari eram conhecidas como as “três nações irmãs” do delta do rio Na'tyon. Hoje, Tebshad e Râ'mud mantêm essa relação cordial, mas a tragédia de Nam-Sari tornou a nação um terreno inóspito e incapaz de manter boas relações com qualquer outro povo. Cinocéfalos são aconselhados a se manter distantes dos zigurates de Nam-Sari, pois os anciões contam histórias de verdadeiros horrores lá presentes.

Tendência: vindos de uma sociedade patriarcal bastante rígida e de uma religião forte, não é de se admirar que a maior parte dos cinocéfalos favoreça tendências leais.

Territórios: Tebshad faz fronteira com Râm'ud ao norte, com o reino perdido de Nam-Sari a leste e com o oceano ao sul. Uma área bastante vasta e desértica, o império de Tebshad é habitado majoritariamente pelos cinocéfalos, embora eles possam ser encontrados em diversas outras regiões.

Religião: monoteísmo. Os cinocéfalos fazem parte de uma vertente do culto ao Uno, mais ao ocidente; essa vertente é considerada herética pelos membros ortodoxos da igreja do Uno, pois, além de crer em reencarnação, considera normal que haja animais antropomórficos andando sobre o mundo, crendo que eles são uma representação de perfeição maior que a raça humana, mesclando as melhores características dos seres humanos a diversos animais. Portanto, para o cinocéfalo comum, o ser humano e os animais são inferiores a eles, criação máxima do Uno; cães selvagens ou comuns, contudo, são tratados da melhor forma possível, pois são considerados sagrados.

Os cinocéfalos são um povo bastante pio, e costumam orar bastante e erguer belas igrejas para o Uno e seus potestades. Praticamente não há cismáticos vivendo entre as cidades de Tebshad, pois a união religiosa e cultural também faz parte da identidade racial dos cinocéfalos; para melhor resistir às investidas do ocidente, eles tentam se manter unidos, e a religião é a melhor forma de se fazê-lo.

Todos os ritos da igreja dos cinocéfalos são mantidos em bez-shinal, o idioma local. O dialeto favorecido é o bez-shinal arcaico, marca dos ancestrais dos atuais cinocéfalos. Normalmente os cinocéfalos comuns têm alguma dificuldade em entender o idioma, mas atendem aos ritos normalmente, por já saber como funcionam as cerimônias. Além disso, há muitos dias festivos em honra dos potestades e dos heróis locais, e as cidades de Tebshad costumam realizar festivais e feiras bastante famosas pela região.

Idioma: bez-shinal e dialetos. O bez-shinal é um idioma antigo, que sofreu bastantes transformações através dos tempos; o que resta do idioma arcaico é mantido pelos sacerdotes da igreja local, tanto em escritos sagrados como nas cerimônias religiosas de praxe. Contudo, é um idioma bastante intrincado, e deve ser aprendido separadamente. Alguns magos, alquimistas e sábios em geral também favorecem o idioma, mais por uma predisposição ao arcaico – e por uma necessidade de esconder suas conversas do vulgo – que por uma real necessidade.

O idioma varia sutilmente entre as províncias e cidades de Tebshad, mas qualquer cinocéfalo consegue entender membros de outras regiões. Além disso, apenas cinocéfalos e algumas raças associadas – como gnolls, por exemplo – conseguem de fato falar bez-shinal. Uma impossibilidade física impede a maior parte das raças de não-cinocéfalos de falar bem o idioma; a fisiologia típica dos cinocéfalos lhes dá a capacidade de emitir sons guturais que humanos não conseguem, e tentam substituir por sons vagamente semelhantes. Aos humanos, o idioma bez-shinal soa horrível, e a recíproca também é verdadeira: cinocéfalos costumam achar horrendos os idiomas humanos.

Aventureiros: com a enxurrada de caravanas comerciais que saem diariamente de Tebshad, aventureiros cinocéfalos são bastante comuns. Eles costumam sair de suas terras natais com frequência, alguns por tédio, outros em busca de novidades e riquezas. Cinocéfalos costumam oferecer seus serviços como mercenários, sejam eles caçadores, guarda-costas ou batedores; eles costumam aproveitar ao máximo suas habilidades naturais. Podem-se encontrar cinocéfalos por todo o continente.

Traços raciais dos cinocéfalos:

● +2 Destreza, +2 Sabedoria, -2 Carisma
● Médio: como criaturas médias, cinocéfalos não recebem bônus ou penalidades especiais por causa de seu tamanho.
● A velocidade-base de um cinocéfalo em terra é de 9 metros (30 pés, 6 quadrados).
● Visão na penumbra: um cinocéfalo pode enxergar o dobro da distância que pode um humano pode sob a luz das estrelas, da lua, de tochas ou condições similares de iluminação precária. Ele mantém a capacidade de distinguir cor e detalhes nessas condições.
● Bônus racial de +2 em testes de Observar e Ouvir: cinocéfalos têm habilidades sensoriais sobre-humanas.
● Faro: um cinocéfalo recebe essa habilidade automaticamente.
● Arma natural: mordida (1d4). Quando executando um ataque total com armas ou ataques desarmados, um cinocéfalo pode fazer um ataque extra de mordida, utilizando seu bônus máximo de ataque com armas -5. Ele adiciona seu modificador de Força ao dano causado.
● Armadura natural +1.
● Cinocéfalos são altamente resistentes ao calor. Quando um teste para resistir a altas temperaturas for exigido, eles têm um bônus de +4. Contudo, eles não sabem viver em climas frios, e têm uma penalidade de -2 em testes para resistir ao frio extremo.
● Idiomas automáticos: bez-shinal.
● Classe favorecida: caçador.

Raças diferentes:

Nem todos os cinocéfalos são iguais. Algumas raças são maiores e mais fortes (como buldogues e mastins), e outros são mais ágeis (como galgos). Aplique as seguintes modificações:

Raças maiores (buldogues, mastins, rotweillers etc):

● Força +2, Constituição +2, Inteligência -2, Carisma -2: essas características substituem as normais para um cinocéfalo.
● O dano da mordida passa a ser 1d6.
● Armadura natural +2
● Não recebem bônus racial em Observar.
● Classe favorecida: bárbaro.

Raças velozes (galgos em geral)

● Destreza +4, Inteligência -2: essas características substituem as normais para um cinocéfalo.
● Não têm armadura natural
● Não recebem bônus racial em Ouvir.
● Classe favorecida: ladino.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Raça] Cinocéfalos

Mensagempor Youkai X em 31 Ago 2007, 01:31

Agora falta um esboço de tebshadXD. Os cinocéfalos teriam outros reinos além de tebshad? Etnias minoritárias? Tribos isoladas?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Raça] Cinocéfalos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 31 Ago 2007, 09:26

Agora falta um esboço de tebshadXD. Os cinocéfalos teriam outros reinos além de tebshad? Etnias minoritárias? Tribos isoladas?


seria melhor mesmo ser desse jeito, porque se eles ficarem unificados demais eles sofrerão a maldição dos elfos (serem uniformes demais e iguais em qualquer canto do planeta).
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Raça] Cinocéfalos

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 11:44

Aluriel de Laurants escreveu:
Agora falta um esboço de tebshadXD. Os cinocéfalos teriam outros reinos além de tebshad? Etnias minoritárias? Tribos isoladas?


seria melhor mesmo ser desse jeito, porque se eles ficarem unificados demais eles sofrerão a maldição dos elfos (serem uniformes demais e iguais em qualquer canto do planeta).


Na verdade, existem cinocéfalos em Gerav, convivendo com os Haruum. Seriam cães mais "árticos", como huskies ou lhasas. Um tipo diferente de cinocéfalo, mais reservado e resistente às intempéries. No seu mini-continente não há nenhum?

Eu ainda vou colocar as características diferenciadas dos cinocéfalos de Yerenzev.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Raça] Cinocéfalos

Mensagempor Youkai X em 31 Ago 2007, 16:10

Olha que não é má idéia existirem cinocéfalos no Norte, convivendo com os Haçmaşut (uma outra etnia de Haruum), embora formando suas próprias comunidades. Povos de viajantes, pastores e guardiães mercenários. Alguns conjuntos de tribos também vivem com os povos semelhantes a esquimós, como os Nash-ahii, Kaapip-ha e Iwuriha, já formando línguas mistas a ponto de se tornarem apenas um tronco. Exixstiram tribos de cinocéfalos desses tipos ao norte da penínsual do reino de Akkungaohumakśuo, mas assim que os śusk'o começaram com suas expansões territoriais tanto essas tribos quanto seus territórios ficaram fortemente maculados pela torrente de barbáries cometidas.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo


Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron