[Geografia] Mundo espiritual

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 18 Out 2009, 22:35

É exatamente isso.

Só que esse além existe mesmo... só que não tem caminhos seguros, rotas definidas, fronteiras conhecidas, leis palpáveis e habitantes catalogados. Muitas culturas sequer o concebem como ele "é" (embora toda cultura tenha lendas ou mitos relacionados), 99% das pessoas nem sequer visitaram esse além. Xamãs entram e lidam com espíritos, mas as percepções e impressões são confusas e nebulosas.

Falando em termos de jogo, ele tem uma finalidade prática (facilitar certas viagens, providenciar um plano para espíritos e elementais), mas é terra ignota.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Lanzi em 18 Out 2009, 23:03

LOKO.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor GoldGreatWyrm em 18 Out 2009, 23:21

Gostei. E tem muito a ver com xamãs essa idéia de mundo dos sonhos, onde a mente viaja quando se está em transe.

Podia ser desse mundo que os "deuses" nagashi sussurraram nos ouvidos desse povo os segredos que permitiram eles se desenvolver como uma potência no passado.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Youkai X em 18 Out 2009, 23:41

Bem. é um mundo tào vasto, difícil e estranho que mesmo os povos que tem mais noções sobre como é esse mundo sabem apenas algo como 1 a 2%, no máximo. Só podem fazer teorias estranhas.

Os povos que melhor conhecem/conheciam esse local ao meu ver seriam o de Nam-Sari, de Vatrayuv, e alguns outros (os dois que citei estào virtualmente extintos). Possivelmente os cinocéfalos tenham muitos teóricos sobre esse mundo (como os gregos antigos sobre a Terra e o Universo, com muitas pseudo-ciências incomuns, etc e tal). Shyanhu teria alguma noçào teórica vaga correlata com os astros. Mas mesmo isso é bem nebuloso e incerto, como essas teorias atuais (Super-Cordas, etc, que ninguém tem como confirmar nada, mas que sào teorias interessantes, são).

Ainda assim a sensaçào de mistério permanece?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Lanzi em 19 Out 2009, 10:54

O povo cogumelo e os cogumelos consumidos pelos kawwakes poderiam também ser uma forma de "adentrar" esse mundo.

Quer dizer, nosso cenário vai ser bem lisérgico e apologético. :twisted:
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 19 Out 2009, 13:37

Se são teorias, o mistério permanece. Até porque é difícil determinar a "verdade" nesse caso... e seria muito custoso tentar algum esforço nesse sentido (as pessoas têm mais com que se preocupar).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Out 2009, 22:11

Nada de "Elminster in Hell", óbvio :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Emil em 24 Out 2009, 00:56

Então, o que eu quis dizer mesmo, e desculpem pela confusão na mensagem anterior, mas eu estava apressadíssimo, é que nesse plano onírico a relação não se dá necessariamente pelo signo verbal. É mais ou menos quando você sonha que tá conversando em outra língua, mesmo se na verdade você não saiba essa língua muito bem.

Enfim, claro que os recortes culturais trabalham com símbolos diferentes, que não são universais, ainda mais quando a gente tem um mundo que tem culturas diferentes e espécies inteligentes diferentes. Mas no plano onírico a dificuldade de comunicação está no sistema de símbolos, e não na impossibilidade física de se pronunciar sons de outras espécies (e aqui eu convenientemente esqueço que os sons também podem funcionar como símbolos, e todo aquele papo da forma ser indissosiável do conteúdo, etc.). Se a gente pensar que a comunicação nesse plano é entre os inconscientes, a transmissão de informação é possível, ainda que asseguradas as dificuldades, sempre a critério do mestre.

Enfim, vocês podem ver que eu andei pensando nisso e já gostei da idéia.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Youkai X em 24 Out 2009, 03:46

E ainda há um detalhe a mais: os símbolos podem ser muito mal compreendidos e gerar fortes desentendimentos.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 26 Out 2009, 11:57

Então vamos começar a esboçar o que esse mundo representaria, de uma maneira mais concreta? Se ficar vago demais, não conseguiremos usar em jogo.

:seta: O mundo espiritual é uma espécie de reflexo do mundo verdadeiro, mas com noções de tempo e espaço bem diferentes. Com as rotas certas, pode-se tentar viajar por ele para economizar tempo, mas isso demanda experiência, certo conhecimento místico e capacidade de barganhar com espíritos (ou até derrotá-los caso necessário).
:seta: É possível entrar no mundo espiritual de duas formas: espiritualmente (através de rituais ou certas magias) ou fisicamente (da mesma forma, só que atravessando fisicamente uma "barreira" simbólica). Morrer fisicamente no mundo espiritual é perigoso, pois a alma pode ficar presa ou perdida por ali; morrer espiritualmente tem o mesmo efeito, mas o corpo do morto fica comatoso no mundo verdadeiro.
:seta: Não há idiomas nesse mundo espiritual. Todos percebem que é possível se comunicar bem, mas inconsistências culturais podem gerar mal-entendidos.
:seta: Existem rotas que levam ao desconhecido e os mares bravios do mundo espiritual apontam para diversas terras inexploradas. Contudo, a rareza de viajantes espirituais (aliada à dificuldade de se viajar e os perigos desconhecidos) fazem com que esse mundo inóspito não seja mapeado e nem bem conhecido.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Emil em 26 Out 2009, 12:26

Como a mácula funcionaria no mundo espiritual? Quer dizer, pelo que eu entendo, ela é um negócio poderoso suficiente pra interferir neste plano também, não é? Talvez não o suficiente pra causar os mesmos efeitos que ela causa no plano físico, mas acho que alguma coisa tem que ter.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 26 Out 2009, 13:05

Boa. As áreas maculadas poderiam ter um correspondente distorcido e perigosíssimo no mundo espiritual, criando áreas de corrupção de espíritos. Por exemplo, elementais poderiam se tornar versões horríveis de si mesmos ao entrar em contato com essas regiões, manifestando-se no mundo destrutivamente. Um elemental de fogo poderia se tornar um elemental de "balefire", uma chama verde consumidora e causadora de queimaduras terríveis.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 19:10

Nas sábias palavras de Gemab Ghulaghul, xamã de Trudnak.


Imagem


Meus filhos, é claro que nem todos podem ser guerreiros, e essa é a maravilha da vida. Muitos de vocês devem estar decepcionados ou pensando em mil coisas agora, mas é bobagem achar que só eles são o alicerce da nossa sociedade. Se vocês estão aqui é porque demonstraram alguma aptidão mística, e por causa disso sua visão chegará muito mais longe do que a de um guerreiro, mercador ou príncipe de Neerghul.

Vocês vão aprender os ofícios do espírito e as armas da alma. Vocês vão caminhar por terras onde os outros só podem caminhar em seus sonhos... ou pesadelos.

Quando nós, xamãs, aprendemos a conversar com os espíritos, eles nos contam de seu mundo. Esse mundo foi o resultado dos primeiros sonhos dos tigres celestiais, e é por isso que o chamamos de “mundo dos sonhos” ou “mundo espiritual”.

As pessoas que vivem mal sabem da existência dessas terras oníricas: elas geralmente visitam essas paisagens quando dormem ou, bem mais raramente, quando atravessam alguma barreira. Essas barreiras são difíceis de se encontrar por acaso, e a maior parte delas se encontra nos lugares mais sagrados ou mais maculados do planeta, onde os mundos se confundem. Os xamãs podem separar o espírito do corpo e visitar o mundo dos sonhos ou ainda, bem mais raramente, podem visitar o mundo dos espíritos em pessoa... mas isso já é muito para vocês, aprendizes.



O mundo dos sonhos é bastante parecido com o nosso: os lugares são os mesmos, as fronteiras são parecidas. Entretanto, é interessante notar que ele é povoado pelos vivos e pelos mortos ao mesmo tempo: vocês verão pessoas vivas como um vulto fracamente iluminado, sem perceber o que está acontecendo. Os espíritos nativos, por outro lado, já têm uma luz mais forte e obviamente enxergam tudo no mundo espiritual. A exceção fica por conta das maiores aberrações que conhecemos: os desmortos. Um morto-vivo parece existir nos dois mundos ao mesmo tempo, e a “âncora” espiritual deles é bastante forte, com uma noção um pouco maior dos arredores. Eu ainda vou contar do dia em que eu, ainda aprendiz, entrei no mundo dos sonhos com meus colegas e dois mestres xamãs para enfraquecer um poderoso lich no plano dos espíritos enquanto bravos guerreiros o enfrentavam no mundo físico. A luta nos dois mundos foi tremenda!

Essa âncora dos vivos é usada por muitos espíritos maliciosos para possuir o corpo de alguém. Portanto, se vocês acharem que alguém está possuído, é necessário penetrar no mundo dos sonhos para quebrar as correntes espirituais que prendem essa pessoa... mas o possuidor pode não gostar disso. O exorcismo é um processo árduo, que nem sempre funciona, muitas vezes é tentado sem a exaustão de se entrar no mundo dos sonhos e infelizmente nem sempre dá resultado. Vocês ainda vão aprender todas as alternativas que conhecemos para combater esses espíritos ruins.

No mundo dos espíritos, também existe o mar... mas nunca chegamos muito perto dele. Alguns xamãs dizem que a água é feita de todos os espíritos atormentados dos mortos e da natureza, ou que o oceano é feito de esquecimento. De qualquer forma, só ouvimos rumores e lendas sobre os que realmente conseguem navegar por esses caminhos tempestuosos, e eu recomendo a vocês evitar as praias da alma a todo custo. As tormentas que castigam o litoral dos sonhos são terríveis, e nem mesmo os espíritos nativos chegam muito perto desses cataclismos. Eu não posso proibir os aprendizes de chegar perto do mar, mas... pensem que os que foram tragados pelas águas simplesmente desapareceram. Não viraram espíritos, como achamos que os mortos viram, mas apenas sumiram. É o fim da existência, a morte da alma.



Outros lugares para se tomar extremo cuidado são as áreas maculadas. A morada dos shusk'o, por exemplo, são infestadas de bolsões de mácula, aquela perversidade completa que mancha o mundo e contamina os corações mais puros. Nos lugares mais sufocados por essa nódoa, os caminhos dos mundos se misturam... e mais de um xamã já sucumbiu por estar em meio a uma viagem espiritual e, subitamente, se encontrar no meio de um acampamento shusk'o, em terra firme, como se nunca tivesse pisado nas terras dos sonhos. Tomem muito cuidado! Essas são questões de vida ou morte!

Também devo avisar vocês, meus filhos, que os mortos-vivos ficam mais fortes nesses lugares: suas âncoras espirituais ficam mais astutas e resistentes, tornando mais difícil ainda purgá-los da existência. A possessão de corpos também é mais fácil, o exorcismo é mais difícil, alguns espíritos se corrompem... eu já vi, quando jovem, um espírito elemental se tornar algo perigoso e irreconhecível só por ficar na mácula. Nunca soube ao certo o que aconteceu, pois fugi desesperado com medo de ser visto por aquela abominação.

Da mesma forma, os lugares mais sagrados do mundo também sofrem com essa mistura dos planos físico e espiritual... mas essas regiões têm um efeito bem diferente das regiões maculadas, é uma pena que existam tão poucas. Os mortos-vivos ficam enfraquecidos, espíritos malignos não conseguem possuir corpos, a mácula se dissipa, os caminhos são mais claros! Antes de morrer, visitem uma dessas áreas, antes que sumam do mapa! A beleza, a tranquilidade e a segurança que elas transmitem são indescritíveis, e é por isso que faz parte da missão de cada xamã nesse mundo defender as áreas sagradas com a vida!



O tempo também é diferente no mundo espiritual, crianças, e isso nem mesmo a voz da experiência pode explicar. Às vezes, o que parecem dias aqui no plano físico representa alguns anos no mundo dos sonhos... e por vezes é o contrário. Xamãs poderosos conseguem acelerar suas viagens no mundo dos espíritos, cavalgando animais etéreos ou evocando magia antiga, mas mesmo eles não têm controle sobre o passar do tempo! Devo advertir que, para o iniciante, esse tipo de técnica parece a melhor forma de economizar tempo, mas essa é uma dimensão perigosa e imprevisível... é melhor que os aprendizes, e mesmo muitos xamãs experientes fiquem bem longe de tentar.

Alguns rituais poderosos podem transportar uma pessoa de um lugar a outro no mundo físico em um piscar de olhos. Quer dizer, isso engana os olhos de quem não vê os espíritos, e vocês logo vão poder apreciar esse espetáculo. É raro, mas às vezes podemos ver uma entidade, seja pessoa ou qualquer coisa, atravessando velozmente o mundo dos sonhos... e geralmente é um desses arcanos tentando cruzar grandes distâncias, mas cuidado! Feras anímicas, predadores espirituais e todo tipo de malefício podem afetar alguém nessas travessias! E alguns pregam peças nos viajantes, fazendo-os passar por áreas maculadas, ou chegar onde não queriam, ou até fazê-los chegar em uma parede... dentro de uma parede. Esses sofrem mortes horríveis.



Eu vejo agora que muitos de vocês estão cabeceando de sono. E isso é bom, muito bom, porque é nesse estado de sono que nós vamos começar nossas viagens... e eu só quero que vocês lembrem de um conselho: todo cuidado é pouco. Cada dia, cada jornada, cada vislumbre me traz alguma coisa nova, alguma coisa diferente no mundo dos espíritos. Eu posso ser experiente, mas sou um aprendiz, quase como vocês. Não se enganem pelo que é parecido no mundo dos sonhos, mas se guiem pelo que é diferente! Pensem que vocês agora podem ver o invisível, e vamos treiná-los para fazer muito mais...

Agora bebam desse chá: a água levantou fervura há muito tempo, e eu preparei uma combinação de ervas que vai levar vocês longe, bem longe... tentem lembrar de tudo! Quero saber todas as visões que vocês tiveram, e que os tigres inspirem a sabedoria do nosso povo em tudo que vocês vislumbrarem agora.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Emil em 13 Mar 2011, 19:36

Ficou puro amor. Finalmente os personagens podem ter acesso a um dos diferenciais do cenário, ao mesmo tempo em que uma das classes se torna uma coisa mais orgânica. O texto ficou muito bom, adoro como a primeira pessoa explica mas também deixa espaço pra dúvida e diferentes interpretações. Acho que dei uma estranhadinha em "linch", mas tinha que ser um termo pros jogadores entenderem, certo?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 13 Mar 2011, 19:55

Infelizmente sim, "lich" é um lance familiar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron