Vou recolocar aqui o que eu tinha escrito sobre obsidiana.
A obsidiana é um tipo de vidro natural, produzido por vulcões quando a lava esfria ràpidamente, por exemplo, fluindo sobre água. Usada pelos homens desde eras remotas como arma, na forma de facas, punhais, e pontas-de-flechas. Sua resistência não é grande, mas seu poder de corte é estúpido, similar ao de uma faca de aço de boa qualidade, cortando músculo pele e tendão de animais, madeira, entre outros materiais com a maior precisão. Também tem o dom de conseguir atingir até mesmo a matéria intangível dos espiritos, embora ainda sim com alguma dificuldade. Porém num mundo onde o aço, bronze e ferro são comumente utilizados como armas, um material tão frágil quanto a obsidiana é considerada de pouco valor, sendo um material ainda muito utilizado por povos de baixa tecnologia ou que já confrontaram com muitos espíritos e sabem do valor das armas feitas deste material.
Estatísticas
Dureza 1
PVs: 3/2,5 centímetros de espessura
Armas
Adaga de obsidiana lascada: Arma leve e simples; 20 PO; 1d3 de dano (Médio); margem de decisivo 18-20/x2. peso 0,5 kg; tipo cortante.
Ponta de flecha de obsidiana: 5 PO (20 unidades), ; 1d4 de dano (para arco curto) e 1d6 (para arco longo); margem de decisivo 19-20/x3; 1,5 kg
machadinha de obsidiana: Arma leve e marcial; 24 PO; 1d4 de dano (Médio); margem de decisivo 19-20/x3; peso 1 kg; tipo cortante.
Propriedades
As amras feitas de obsidiana são bem mais afiadas que as suas contrapartes de metal, mas muito mais frágeis e ineficientes para o combate. Armas de obsidiana tem uma penalidade de -2 nos ataques. E caso erre a CA de toque do oponente por 2 de diferença ao todo a arma é quebrada. As ferramentas de obsidiana possuem uma precisão invejável até mesmo para as mais afiadas lâminas de Tenshi, concedendo +2 de bônus de melhoria para bônus em perícias Oficios que exijam o uso de corte preciso (curtição é um exemplo) ou para efetuar operações cirúrgicas com a perícia Cura. Mas a propriedade mais interessante da obsidiana é o modo como ea é capaz de ferir até mesmo espíritos. Uma arma de obsidiana não sofre penalidades de nenhum tipo ou nenhuma chance de quebrar-se contra espíritos incorpóreos, tendo 50% de chance de acertar um espírito incorpóreo como se fosse uma arma com encantamento mágico, além de poder efetuar um acerto crítico, embora apenas se tirar um 20 natural no dado e apenas dobra o dano. Nas armas de obsidianas com encantamentos mágicos a margem de erro ao acertar um espírito é de apenas 20%, além da margem de crítico aumentar para 19-20 e o multiplicador de dano ser o natural da arma (x3 no caso de uma machadinha). As armas de obsidiana com o encantamento Toque Espectral, além de retirar a chance de falha, ainda faz com que os ataques das armas de obsidiana recebam +1 de ataque e +1d6 de dano contra espíritos incorpóreos.
Depois coloco aquele material do Madruga sobre garras e depois podemos ver sobre os materiais alquímicos e materiais mundanos que compõem o kit feliz dos aventureiros e suas variantes regionais.