[Sistema] Itens Empáticos

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Sistema] Itens Empáticos

Mensagempor GoldGreatWyrm em 13 Set 2010, 14:56

Estava pensando hoje, em uma mecânica para representar itens que tenham valores históricos específicos.

Vou usar como exemplo a Matadora de Povos, a espada mais poderosa forjada pelos nagashi.

Ela acompanhou a história inteira desse povo, e foi usada em muitas guerras. De certo modo, ela é uma representação física do desejo belicoso do povo serpente.

Para representar a importância de carregar ela, alguém que dê bola para sua história poderia receber bônus morais ao empunhá-la ou simplesmente carregá-la.

Outros exemplos poderiam ser um escudo usado por uma potestade, um cajado feito do primeiro galho arrancado da grande árvore de Snegsara, o robe de um mago que morreu defendendo Nam-sari dos homens escorpiões, etc.

Para receber esses bônus empáticos, o personagem tem de alguma forma estar ligado à história do item. Por exemplo, ser um nagashi, ser um refugiado de Nam-sari, etc. Isso pode exigir testes de conhecimentos para reconhecer o item e saber sua história.

Para quem não souber a história do item, eles se tornam simples itens mágicos (ou até mesmo itens normais).

Claro, há um revés em ter a honra de ser o detentor de um item de importância tamanha: o personagem fica tão psicologicamente ligado ao item, que ele tem de viver à altura de sua história. Por exemplo, um mago que utiliza o robe de Nam-sari provavelmente passaria noites estudando a mácula, como curá-la, e provavelmente ficaria tentando achar aliados para retomar Nam-sari. Falha em manter-se "à altura" do item converteriam ele de volta a um item mágico comum/item normal, com chance de "se redimir" e voltar a ter os bônus morais.

De certa forma, esses itens substituiriam os artefatos/itens inteligentes. Os primeiros podem ainda existir, mas seriam ainda mais especiais... e de itens inteligentes nunca gostei.

E aí, o que acham?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [Sistema] Itens Empáticos

Mensagempor Madrüga em 20 Set 2010, 23:57

Juro que achei que tinha respondido esse tópico, mas agora vejo que não.

Curti muito a ideia desses itens, e estava até pensando em alguns... e isso pode ser uma espécie de desafio de perícia: você faz o teste, recebe um bônus, mas tem uma consequência. Então, digamos: faz um teste de Conhecimento (história) CD 15, se passar recebe +1 na CA e TRs contra ataques de mortos-vivos, mas fica obcecado em exterminá-los da região.

Então cada destravamento de habilidade teria uma consequência mais "interpretativa" que outra coisa. Pode ser legal, acho uma maneira interessante de ver um artefato.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP


Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron