[Armas] Estilo portuário de Tebshad e Tervat

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Armas] Estilo portuário de Tebshad e Tervat

Mensagempor Madrüga em 26 Ago 2007, 00:00

Mensagem original:

Eu mesmo escreveu:Estava eu aqui matutando sobre novas armas, lendo o Sandstorm e eis que, depois de alguns dias, misturando tudo, cheguei a um esboço de um novo grupo de armas: as armas portuárias. Trata-se de uma série de implementos e armas improvisadas ou simplesmente comuns entre marinheiros e piratas dos maiores portos do cenário. Sempre achei que isso merecia uma categoria separada.

Com relação à mecânica, estou testando algo novo com algumas armas e gostaria da opinião sincera de vocês, principalmente com relação a equilíbrio. As armas já conhecidas passam a ter essas modificações.


4ª edição ou não, prefiro continuar mexendo com o cenário.

---

Grupo de armas: armas portuárias

A vida nos portos é completamente diferente de tudo que pode haver fora deles; marinheiros e piratas costumam se valer de equipamentos comuns a seus ambientes, e acabam por praticar um estilo de combate completamente diferenciado (ainda mais no que se refere a armaduras: elas podem ser perigosíssimas no mar). Os portos de Tervat e Tebshad, os maiores conhecidos pelos reinos, contam com especialistas nesse estilo, seja lutando por seus impérios, seja pilhando e saqueando a bordo de um navio pirata. As armas que compõem esse grupo são:

Adaga______2 PO______1d4(19-20, x2)_______0,5 kg____Cortante/Perfurante
Alfanje_____25 PO_____1d6 (19-20, x2)_______2 kg_____Cortante/Perfurante
Âncora_____30 PO_____1d6 (20, x2)__________2 kg_____Concussivo
Estilete_____5 PO______1d3 (19-20, x2)_______0,2 kg___Cortante
Facão______7 PO_____1d6 (19-20, x2)_______1 kg______Cortante
Gancho_____5 PO______1d4 (x4)____________1 kg______Perfurante
Sabre______20 PO_____1d6 (18-20, x2)_______1 kg_____Perfurante

Adaga: o usuário recebe +2 em testes de Prestidigitação para ocultar uma adaga em seu corpo. Além disso, ele recebe +2 em sua iniciativa enquanto manejar uma adaga. O usuário causa +1 de dano a oponentes cujo bônus de Destreza na CA tenha sido negado. Usuários de adagas realizam ataques iterativos com uma penalidade de -4 (ao invés dos normais -5), até um máximo de 4 ataques em uma mesma rodada (+20/+16/+12/+8, por exemplo). A adaga é uma arma de acuidade.

Alfanje: um anfanje é uma arma relativamente pesada, com uma lâmina larga e curva, própria tanto para cortar quanto para estocar. O cabo protegido concede ao usuário um bônus de +2 para resistir a desarmes. O usuário causa +1 de dano a oponentes que não utilizem escudos.

Âncora: um longa corrente com uma pequena âncora na ponta é uma arma pitoresca de se ver. A âncora é uma arma de alcance, e ameaça uma área de 3 metros ao redor do usuário. Diferentemente das armas de alcance comuns, o usuário pode atacar um oponente adjacente com uma âncora.

Independente de bônus de base de ataque, não é possível atacar mais de uma vez com uma âncora em uma rodada. Efeitos mágicos como velocidade podem conceder um ataque extra, contudo.

Usuários da âncora podem realizar ataques de derrubar e desarmar sem causar ataques de oportunidade, recebendo +2 em testes para realizar e resistir a tais manobras. Além disso, o usuário que causar dano a um oponente com uma âncora pode iniciar imediatamente uma tentativa de agarrá-lo sem provocar ataques de oportunidade, recebendo +2 no teste. Caso o alvo não esteja adjacente ao usuário, o usuário pode optar por mover-se 1,5 metro em direção ao alvo caso a tentativa de agarrar seja bem-sucedida.

Embora não seja uma arma leve, a âncora é uma arma de acuidade.

Estilete: o estilete é uma lâmina fina e afiadíssima. O usuário recebe +2 em testes de Prestidigitação para ocultar um estilete em seu corpo. Usuários de estiletes realizam ataques iterativos com uma penalidade de -4 (ao invés dos normais -5), até um máximo de 5 ataques em uma mesma rodada (+20/+16/+12/+8/+6, por exemplo).

Além disso, um usuário de estiletes pode realizar ataques de sangramento: ele recebe uma penalidade de -2 no ataque e, caso cause dano ao oponente (sem se considerar danos externos à arma, como os oriundos de encantamentos do tipo flamejante, por exemplo), o oponente sofre 1 ponto de dano por rodada até receber cura mágica ou até que receba cuidados médicos (um teste de Cura, CD 15, que pode ser realizado pelo próprio personagem). Múltiplos sangramentos são cumulativos. Cura mágica remove todos os sangramentos simultâneos, mas um único teste de Cura remove no máximo 3 sangramentos.

O estilete é uma arma de acuidade.

Facão: o facão é uma arma pesada de corte. Ela causa +1 de dano se o usuário se valer do talento ataque poderoso. Um facão, fora isso, é idêntico a uma espada curta (personagens proficientes com espadas curtas podem utilizar um facão sem penalidades, e vice-versa).

Gancho: alguns marinheiros são conhecidos por implantar ganchos em seus pulsos quando perdem suas mãos. Outros simplesmente combatem com ganchos, sejam eles improvisados ou feitos especialmente para tal fim. Um gancho é uma arma simples, porém cruel. Usuários de ganchos podem realizar tentativas de desarme sem provocar ataques de oportunidade.

Caso confirme um acerto crítico com um gancho, o usuário provoca um sangramento no alvo; ele sofre 1 ponto de dano por rodada até receber cura mágica ou até que receba cuidados médicos (um teste de Cura, CD 15, que pode ser realizado pelo próprio personagem). Múltiplos sangramentos são cumulativos. Cura mágica remove todos os sangramentos simultâneos, mas um único teste de Cura remove no máximo 3 sangramentos.

Um gancho é uma arma de acuidade.

Sabre: idêntico ao rapier. Contudo, causa +2 de dano contra oponentes sem armadura. Um sabre é uma arma de acuidade.

---

Com relação a isso, pensei em criar alguns talentos táticos, tanto para certas armas portuárias (como a âncora, que eu adorei) quando para o estilo de combate de um único ataque (que não só favorece a âncora, mas todos que desejam pegar spring attack e realizar um ataque como ação padrão). E aí, que me dizem?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron