por Lune em 21 Set 2009, 16:30
Como eu estou atualizando o meu PC também, vou tentar te ajudar com o pouco que eu sei sobre o assunto e o mercado atual.
Você precisa atualizar o computador?
Bem, primeiro vá no Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos. Lá você pode ver qual é
seu processador e sua placa de vídeo, quanto você tem memória RAM e outros detalhes do gênero. Basicamente, se você tem um processador mais antigo que um Core 2 Duo, menos de 2 GB de RAM ou uma placa de vídeo que não começe com 9 ou com 2, desista de jogar os últimos lançamentos com a resolução no máximo e volte pro DotA.
Processador: Atualmente, a Intel tem o domínio total do mercado de processadores, com as ofertas da AMD ficando significativamente para trás em termos de performance. A linha Core 2 Duo (R$300~R$500)permanece sendo a líder de mercado no Brasil, mas já foi lançada a linha i7, com performance e preço muito superiores (R$700~R$1000). No exterior, já se fala na linha i5, que supostamente ofereceria um poder semelhante a i7 por um preço mais acessível. O problema é que cada uma dessas linhas de processadores usa um socket de placa-mãe diferente, sendo portanto impossível fazer um upgrade de um Core 2 Duo para um i7, ou mesmo de um i5 para um i7 sem trocar também a placa-mãe. Para jogos, a melhor opção é um i7, se o orçamento permite. Note entretanto que a arquitetura do i7 pede por placas mãe específicas, e que é recomendado utilizar três pentes de memória para aproveitar completamente as vantagens desse chip.
Placa de vídeo: Assim como a Intel assumiu a liderança dos processadores, a nVidia tem atualmente a vantagem no ramo das placas de vídeo, embora as placas da ATI ainda sejam monstros respeitáveis. Recentemente, a nomenclatura das placas mudou: depois da GeForce 9800, as novas placas de vídeo têm apenas três dígitos, mas ainda seguem o padrão de quanto mais alto o número, melhor. Em termos de performance, a GeForce 275 (R$900) é uma opção relativamente barata que só perde em performance para a atual placa topo de linha da empresa, a GeForce 295. A boa notícia é que há um bom tempo as placas de vídeo utilizam o slot PCI-Express 2, presente em qualquer placa-mãe moderna, então fazer um upgrade de placa de vídeo é mais simples que atualizar o processador. Porém, não adianta nada ter uma placa de vídeo de ponta e um processador mediano, já que o componente mais lento vai atrasar todo o resto. Outra coisa a se notar é que essas novas placas de vídeo consomem uma quantidade absurda de energia, e muitas fontes antigas sequer têm o plug correto para alimentar essas bestas.
Onde comprar: O ideal é pesquisar em vários lugares diferentes, porque a diferença de preços é realmente muito grande de um lugar pra outro. Dá pra economizar até 300 reais de um processador i7, por exemplo. A desvantagem dessa abordagem é que depois você vai ter que montar tudo sozinho ou pagar um técnico para fazer isso por você, o que pode anular a economia que você teve. Além disso, muitas lojas oferecem descontos e formas de pagamento bem atrativas se você comprar tudo no mesmo lugar, então a receita é a de sempre: pesquise, pesquise, pechinche.