Bem vindo ao mundo de Grindisgaea! \o/
No momento estou jogando o 2, pra ps2.

O número de personagens numa equipe padrão é 10, amigo. No começo, pra tu acelerar um pouco derrubar teus inimigos arremessando prinnies neles; como eles causam aproximadamente 1/2 do hp atual de dano, aumentar o hp dos prinnies com Itens "Muscle" é uma boa.
Clerics são uma bosta pra upar solo, mas tem uma forma muito melhor; o sistema de mestres/pupilos permite que os mestres aprendam as magias (não skills raciais, nem de arma) dos pupilos que estejam adjacentes.
Exemplo, A clériga Maianne tem como discipula a maga Elara; enquanto elas estiverem adjacentes, todas magias de Elara aparecem na lista da Maianne com "level 0"; usando elas umas 3-5 vezes, elas se tornam level 1 E tornam-se parte da lista da mestra. Espero que esse exemplo tenha sido claro o suficiente.
Em tempo: Flonne tem um Int equivalente a mages, mas tem mais HP, Def e Atk além de afinidades melhores com itens; colocar pupilas magas pra ela é uma coisa que eu fiz e não me arrependo.
Fora que mestres e pupilos tem um percentual maior de combar ataques normais.
E sobre afinidades de itens, a porcentagem representa o quão bem o personagem "aproveita" o item:
Imagine que você tem uma espada de 100 de Atk.
Um personagem com Atk 70% só teria um aumento de 70, enquanto um com 100% teria o bonus total do item.