Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar

Mensagempor Lady Draconnasti em 08 Nov 2007, 21:31

Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar


O que é que a Bahia tem? Tem um grupo formado por 22 pessoas que, sob a coordenação da professora Lynn Alves, apoiado pelo professor Durval Lordelo e com uma verba da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), está desenvolvendo um game para ensinar jovens a partir de 14 anos sobre a Revolução Francesa. Os "produtores" são estudantes de graduação e mestrado das mais diversas áreas, como design, história, computação etc., de Uneb (Universidade Estadual da Bahia), Unicsul (Universidade Católica do Salvador) e Faculdades Jorge Amado.

Trata-se de "Tríade: Igualdade, Fraternidade, Liberdade", um RPG single-player que leva o jogador para a França do século 18, na pele de Jeane de Vallois, filha do nobre aristocrata Henry de Vallois e integrante do movimento pré-revolucionário.

"Escolhemos a Revolução Francesa como tema por ter sido um evento de repercussões internacionais e fundamental para a História da humanidade", explicou Gildeon Sena, um dos integrantes da equipe, durante palestra no SBGames. Nenhum deles tem formação específica em roteiro, então além de muita pesquisa, foi preciso contar com o essencial apoio de historiadores e pedagogos para viabilizar o projeto.

Crédito
"Tríade" quer recriar com precisão histórica eventos da Revolução Francesa...
Crédito
...em um jogo RPG gratuito e leve para rodar em qualquer computador.
A verba para o projeto é pequena: R$ 140 mil. Porém, mais difícil que administrá-la foi convencer os historiadores a aderir à causa: "Eles [os historiadores consultados] não conseguem admitir que seja possível ensinar História que não através de um livro", diz Lynn Alves.

Porém, "Tríade" segue firme e forte, com grandes planos: o game, que tem lançamento previsto para agosto de 2008, será gratuito, com distribuição prevista em escolas de Salvador. Mas, como será colocado para download, poderá ser adotado em outros lugares do país, dependendo da estrutura local, como configurações - será preciso pelo menos 128MB de RAM e placa de vídeo de 64MB.

Uma questão interessante é que, como em todo RPG que se preze, "Tríade" terá combates, algo que, por outro lado, é delicado de lidar quando se trata de um jogo com fins educacionais. De qualquer forma, a própria Revolução Francesa foi violenta, com decapitações e tudo o que se tem direito em termos de carnificina. Para completar, a equipe de desenvolvimento prepara finais diferentes para o evento histórico.
É esperar para ver (e aprender).

Fonte: UOL Jogos
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar

Mensagempor juma em 09 Nov 2007, 05:11

É uma ótima idéia :aham:

Uma questão interessante é que, como em todo RPG que se preze, "Tríade" terá combates


Não deve ser muito difícil de resolver. É só usar um sistema de evolução que se baseie em quests ao invés de combates. Vampire Bloodlines é assim e funciona muito bem. Dessa forma pode limitar-se apenas aos combates realmentes necessários.
Avatar do usuário
juma
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:10
Localização: Buracaju - SE

Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar

Mensagempor Sr. Pichu em 09 Nov 2007, 09:33

fala isso prá galera lá juma XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru


Voltar para Video Games

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron