Era uma questão de tempo. E, de acordo com o Financial Times, finalmente o Wii chegou à liderança do mercado de videogames. Mesmo tendo sido lançado um ano depois do Xbox 360, em novembro de 2006, o console da Nintendo ultrapassou o aparelho da Microsoft.
Com isso, a Big N retoma a posição que ocupou pela última vez 17 anos atrás com os saudosos NES e Super Nintendo. Após mais de uma década de domínio da Sony, com o PlayStation, a companhia de Kyoto virou o jogo, com o perdão do trocadilho, graças ao Wii, que conquistou pessoas que nunca haviam experimentado um videogame até então.
Até o final de julho (ou o final de agosto, no Japão), o Wii alcançou 9 milhões de unidades comercializadas, contra 8,9 milhões do Xbox 360 e 3,5 milhões do PlayStation 3. Os dados são da Enterbrain (Japão), NPD Group (EUA) e GfK (Alemanha), este último responsável por apurar as vendas em toda a Europa.
É uma reviravolta e tanto para uma empresa que, com o GameCube, amargou uma pobre performance na geração anterior, quando competiu com PlayStation 2 e Xbox. A estratégia foi focar os jogadores casuais, primeiro com portátil DS, e depois com o Wii.
Na caminhada rumo ao topo, o desempenho dos concorrentes ajudou, já que o Xbox 360 não consegue emplacar no Japão e o alto preço do PlayStation 3, que sai por US$ 599 (pacote com 80GB). O Wii, por sua vez, vai bem nos EUA, Europa e Japão e custa meros US$ 249.
Fonte: Uol Jogos
Eu já esperava por essa. Foi uma jogada esperta da Nintendo, que ao menos nessa geração vai ter safra gorda, comparada com as duas anteriores.
Claro que sempre existe a possibilidade de reviravoltas, mas não vai ser nas questões de hardware em minha opinião.