Estudo condena cobrança de mensalidade em jogos online

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jul 2008, 21:16

De acordo com um estudo realizado pela Parks Associates, MMOs com modelo baseado em pagamento de mensalidade estão fadados ao fracasso. Para os pesquisadores, títulos como "World of WarCraft" atraíram quase todo o público disposto a pagar para jogar.

"'World of WarCraft', com mais de 10 milhões de jogadores, superou expectativas para MMORPGs baseados em mensalidade, mas é improvável que outras distribuidoras consigam tal feito empregando o mesmo modelo", disse o analista Michael Cai ao site Computer & Videogames.

Para os pesquisadores, as produtoras devem preferir o modelo de microtransações, ou seja, não cobrar para jogar, e sim por conteúdo, como itens adicionais, que pode ser adquirido em pequenas quantidades. "O modelo 'free-to-play' oferece flexibilidade, e os jogadores podem escolher o quanto desejam investir baseados em seu nível de interesse e na forma como jogam", explicou cai.

No Brasil, "Cabal Online", por exemplo, utiliza o modelo de microtransações, enquanto "Ragnarök Online" tem um servidor para cada modalidade de cobrança.

Fonte: Uol Jogos
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Jul 2008, 21:29

É. Cada vez mais a onda é seguir o modelo coreano de "crie um personagem de graça, gaste um monte de dinheiro se quiser ficar forte".

E isso vai foder de vez o mundo dos MMOGs.

Pra mim, o único modelo que teria uma esperança de ser realmente bom é o de Guild Wars e Team Fortress 2: pague uma vez e jogue o quanto quiser. Pronto. Mas parece cada vez menos provável ver jogos online assim.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Jul 2008, 21:36

Eltor: Diablo 3 :wub:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Léderon em 27 Jul 2008, 21:57

Eltor escreveu:Pra mim, o único modelo que teria uma esperança de ser realmente bom é o de Guild Wars e Team Fortress 2: pague uma vez e jogue o quanto quiser.

[2]

Bah, MMORPG nem tem graça mesmo. :bwaha:
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Jul 2008, 21:58

Fato
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Anonimous000 em 28 Jul 2008, 03:00

Diablo 3 não é MMO.

Eu lembro de um MMO... FPS que um amigo meu achou. Você não precisava comprar ele, nem pagar mensalidade, mas... A grana do jogo era quanto você investia nele! Em outras palavras, quer comprar uma arma que custa (no jogo) dez dólares, gaste dez dólares. Precisa de munição? Pague.

Um ponto é que os custos eram baixos (munição de algumas armas era como um dólar por cem balas) e tinha armas de cinco dólares (pistolas leves), mas você no estaria bem equipado com menos do que uns cem dólares.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Anand em 28 Jul 2008, 09:04

Lady Draconnasti escreveu:Estudo condena cobrança de mensalidade em jogos online

Esse estudo é uma puta choradeira dos outros estúdios: "Mimimi, a Blizzards pegou todo o mercado, mimimi". O lance é que é possível manter jogos com mensalidade sim, vários outros se mantém assim. Mas claro, ninguém vai ter o tamanho do WoW por um simples motivo: World of Warcraft é um jogo muito melhor. A Blizzard ainda mantém sua tradição de refinamento e qualidade, e fez um jogo que agrada do hard-core ao casual, e colhe os lucros por isso.

Agora, um D&D On-line com 5mil pagantes se segura por um bom tempo. Ninguém precisa de ter 10 milhões de jogadores para não fracassar. O problema dos jogos de pague e seja foda é que desestimula muito os novatos e os casual gamers. Que, aliás, são a grande maioria desses 10 milhões do WoW aí.
Anand

Mensagempor guca0 em 28 Jul 2008, 10:05

Porque o wow é grande?
Porque a Blizzard tem NOME, MARCA, e tendo isso ela pode botar o preço que ela quiser nos jogos.
guca0

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jul 2008, 10:15

guca0 escreveu:Porque o wow é grande?
Porque a Blizzard tem NOME, MARCA, e tendo isso ela pode botar o preço que ela quiser nos jogos.

Não se esqueça da qualidade, amigo. Blizzard só tem nome e marca porque não tem medo de atrasar seus jogos pra lançar algo decente; mesmo que tenha que tapar buracos impensados com patchs, porque convenhamos, jogadores são curiosos demais. xD

E ainda acho que o modelo "pague, e jogue o quanto quiser" me atraí mais que o "pague por mês" ou "pague por itens"...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Lady Draconnasti em 28 Jul 2008, 10:37

Esse estudo é uma puta choradeira dos outros estúdios: "Mimimi, a Blizzards pegou todo o mercado, mimimi". O lance é que é possível manter jogos com mensalidade sim, vários outros se mantém assim.

Que é um método inviável para jogadores esporádicos, e eles não são poucos. Além disso, o sistema de mensalidade vem sendo substituido pelas "itens shop", vide Priston Tale, Rohan Online (nada a ver com Senhor dos Anéis), o próprio Cabal...
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Anand em 28 Jul 2008, 11:57

Lady Draconnasti escreveu:Que é um método inviável para jogadores esporádicos, e eles não são poucos. Além disso, o sistema de mensalidade vem sendo substituido pelas "itens shop", vide Priston Tale, Rohan Online (nada a ver com Senhor dos Anéis), o próprio Cabal...

Concordo totalmente que existam outros métodos, e ele podem funcionar em outros jogos também. Mas daí a dizer:

Artigo escreveu:MMOs com modelo baseado em pagamento de mensalidade estão fadados ao fracasso

É uma grande diferença! :)
Anand

Mensagempor Léderon em 28 Jul 2008, 12:20

Claro, por que sempre tem nerd disposto a pagar. Sempre.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Lady Draconnasti em 28 Jul 2008, 22:16

dsaraujo

tudo o que começa, um dia vai terminar ;)
Imagem

Lady Draconnasti

Mensagempor Letthull em 28 Jul 2008, 23:57

e fez um jogo que agrada do hard-core ao casual, e colhe os lucros por isso.

Errado. Não me agradou. E não agrada os jogadores casuais, à medida que você descobre que NÃO TEM como ter coisas legais sendo casual.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor Anand em 29 Jul 2008, 09:17

Bom, eu era um jogador casual (no máximo jogava 10h por semana) e adorei jogar WoW. Eu só parei porque agora minha Internet (Speedy) é uma droga, em horário de pico fica injogável.

Mas definitivamente era um jogo onde sempre tinha o que fazer. Dungeons heróicas, quests diárias, PvP, sempre tinha algo para meu timeframe. Até raid de 25 pessoas dava pra fazer, mas aí você precisava ter um horário fixo. Mas três horas fixas uma vez por semana não é nada hard-core na minha opinião. Eu faço isso com o FG2 e não me acho um Rpgista Hard-core! :)
Anand

Próximo

Voltar para Video Games