Pokemon: Tédio ou legal

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lorde da Dança em 19 Jul 2009, 17:13

Vindo do tópico de cliches de RPGs:
Acho que como RPG o Pokémon peca muito por ser infernalmente repetitivo e depender de nível mais alto 70% do tempo, o que, de certa forma, ocorre em quase qualquer RPG, mas diferente dos demais Pokémon tem uma história tosca que se repete a uns 10 anos: Pegar um pikafumo de fogo (sim, o de fogo é geralmente o mais forte, com excessão do Swampert no R/S/E, e o Torterra e o Infernape meio que empatam no D/P, mas ninguém vai jogar stall contra os NPCs...Espero) e sair pegando nível e matando tudo, geralmente passando por uma fase aonde você só pode dar X passos ou é desclassificado e uma fase em que você têm um número gigante de encontros aleatórios com Pokémons raros, mas eles não te dão XP, e ah, as cavernas elementais.

Enfim você vai lá e upa e derrota a Elite, wow.

Mas o verdadeiro Pokémon começa quando você monta um time e começa a jogar com outros viciados, aí sim Pokémon é um jogo infernalmente legal, competitivo e estratégico. Mas daí eu já considero mais como um jogo de estratégia por turnos (e com muito hax, especialmente nas primeiras versões =D) do que como um RPG.

Mas no Pokémon R/B o Charmander é especialmente desvantajoso, porque os dois primeiros ginásios são de terra e água. O bulbassauro, mesmo sendo o mais fraco, acaba sendo o mais vantajoso nesse aspecto (fora que ele ganha níveis muito mais rápido).

De qualquer forma, uma das coisas que eu acho mais irritantes em Pokémon é que, nos primeiros, cada pokémon tinha apenas 4 ataques, devido a limitações de hardware.
Hoje, com o hardware muito melhorado, ainda não aumentaram a quantidade de ataques que eles podem ter por "tradição". Sinceramente? Eu permitiria muito mais ataques, para não deixar as lutas tão repetitivas.
E colocaria animações decentes, também

No primeiro dá pra vencer com o Charmander tranquilamente, no segundo, true, você tem uma desvantagem, mas até chegar no segundo ginásio eu geralmente já tenho um Gyarados pra fazer o estrago, e depois disso, o Charizard limpa praticamente tudo, ele tem bons ataques e uma velocidade muito alta.

A limitação de moves existe pra fazer os jogadores quebrarem a cabeça montando estratégias pro time...Se os pokés tivessem 5 ataques já seria o suficiente pra causar um desequilibrio enorme no jogo, muitos movesets de Pokémon só não são perfeitos porque o limite de 4 ataques não deixa, o Infernape (Estágio final do Pokémon de fogo inicial do Diamond/Pearl) que eu uso no meu time tem um ataque de fogo, um lutador, um de grama e um de gelo, permitindo que ele derrube quase qualquer um (dos 17 tipos de Pokémon existentes, ele consegue atacar a fraqueza de 12), além disso ele ataca antes 98% do tempo e quase sempre mata em um golpe, mas ainda sim, se o inimigo colocar um fantasma contra ele, por exemplo, as coisas complicam feio...Agora imagina se ele também tivesse um quinto slot, pra eu por um golpe que causa dano extra em fantasmas, que graça ia ter?

PS: Acho que estamos fugindo "um pouco" do tópico, se quizer continuar a falar de poké, não é melhor a gente procurar outro topico//criar um?

Acabei de criar. Eu não posso comentar muito, pois só joguei um jogo de pokemon, e estou para terminá-lo (maldita elite de quatro que na verdade são cinco), mas achei o jogo divertido na parte de capturar os bichos e faze-los bater nos outros, mas achei a necessidade de aumentar de niveis irritante e tem várias partes que imploram que você pegue um guia na internet.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Jul 2009, 20:01

quanto à animações decentes de pokéimou, isso já tinha desde o Battle Coliseum

que...
diga-se de passagem era mais divertido por causa dos mini games que outra coisa XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kear em 19 Jul 2009, 20:17

As animações do Gameboy eram ridiculas mesmo, não sei se evoluiu alguma coisa pro DS, já que eu só jogo hoje em dia pelo Shoddy, e aquele estilo tartaruga ninja do pokémon stadium/coloseum eu nunca gostei...

Mas pra quem tá acostumado a jogar com dois sprites sem movimento, duas barrinhas verdes e um extended log...
Kear

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Jul 2009, 20:29

são mais sprites, kear...
um golpe ou outro ganhou mais animações, de resto é quase a mesma coisa XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor SCCSakura em 05 Set 2009, 22:29

Bom, nesse ponto me vejo a discordar da maioria, sim, sou pokemaniaca e me divirto demais jogando eles, tanto que estou na caça da coleção full original, mas esse não é o assunto principal.

De fato, o que acontecia com as versões Red/Blue (Curiosidade: Em japones não existe Blue, e sim a Midori(Green)) era uma gigantesca falta de hardware, mas com uma inovação extrema, o fator troca de informações, o legal não era o fator versus existente em 90% dos jogos que tem acesso multiplayer e sim a possibilidade de entregar aquele que você treinou com tanto carinho com seus amigos.

A história era simples: Um garoto (só foi ter uma personagem feminina anos após nas versões coloridas de Gold/Silver) ao completar 10 anos iria iniciar uma jornada ao mundo para se tornar um mestre pokemon, tão grande a ignorância do rapaz ao tentar se aventurar sem proteção (Ironicamente, ou você era um treinador pokémon ou nunca poderia sair da sua cidade natal, os riscos eram grande demais, ainda mais numa Era sem veiculos terrestres seguros (O navio na terceira cidade é um exemplo de veiculo que aparecia no game, além da bicicleta que podia ocorrer combates)) é barrado por um Professor que dedicou a vida ao estudo dessas fantásticas criaturas que lhe entrega um raro Montro de bolso apelidado carinhosamente de Pokemon (Pocket Monter).
Nessa hora iniciaria um passo na sua rivalidade, afinal, seu melhor amigo, rival e neto do Professor decide escolher aquele que iria vencer você, pelo menos na teoria, afinal ele é muito mais incompetente que o jogador e perde feio a primeira luta (É raro perder dele, apesar de já acontecer comigo, a vantagem em termos de jogo era a definição do time final dele, se perdesse, ele iria ter 3 pokemons ridiculamente fracos para o ultimo duelo, o que fazia você pensar duas vezes antes de o derrotar)
E daí se inicia a sua jornada para ser um mestre, a primeira pokébola, a primeira captura, a primeira topada de cara na porta...
Você decide ir para a liga pokémon e mostrar que o seu recém-pokémon nivel 6 é capaz de derrotar a Elite que você assistia noites a fio na sua televisão, mais uma vez você reencontra seu rival, ele lhe dá a triste noticia que um cara chato não o deixa passar a menos que você tenha insigneas (Ou seja, você não é o único inocente nessa história) e decide lutar novamente com você (Novamente decidindo o time final, caso você ganhasse a primeira luta, essa segunda iria definir o time final, um nivel mediano ou dificil, varia se você ganhasse ou perdesse essa segunda luta)
Logo você retorna e decide derrubar os líderes de ginásio num foco em ganhar as insigneas e se depara com o ginásio na cidade de Veridiana fechado...
Hora de seguir para o segundo, mais cedo ou mais tarde o líder voltaria e você poderia derrubar ele, decide seguir para a próxima cidade atravessando a tão temida floresta de Veridiana. (Nesse ponto o jogo não o impedia, permitindo que avançasse e para termos de jogo era considerado a disputa com o rival perdida, colocando o game numa dificuldade mediana, os mais aficcionados por pokemons adoravam o derrotar só para sofrer no final)
A partir daí se iniciava uma jornada de aventuras:
A descoberta das criaturas vindas da lua (Clefairy)
O museu na cidade de Pewter que buscavam a reencarnação de fosséis
Mas nada temperou o roteiro mais do que a famigerada Equipe Rocket, em seus planos de dominação global, assassinando a mãe de um pokémon (Marowak) e profanando um templo (Cidade de Lavender) em busca de recursos, fechando uma das principais cidades comerciais, Saffron.
E assim o roteiro se seguia, envolvendo misterios que apenas o conhecimento de inglês e uma imaginação rpgistica poderiam aproveitar totalmente...
O desenho retratava bem fielmente o jogo, fazendo as vezes ele ser até meio bobo, 12 anos de anime e nenhum aniversário para o protagonista...

A partir daí saiu as chamadas meia-gerações, seguindo fielmente o anime nasce a versão Yellow, com um pikachu que o seguia e não podia ser evoluido, as inovações eram poucas, quase nenhuma, mas para quem tinha se empolgado com o desenho, a versão agradava bastante.

Na segunda geração (Gold/Silver) apareceria pokemons desconhecidos da região de Kanto, afinal, iniciaria a jornada Johto (Para definições, Kanto e Johto podem ser traduzidos para "Oeste" e "Leste" respectivamente), uma região mais evoluida tecnologicamente, com veiculos mais variados (Você chegava em casa em um caminhão de mudança) e mais pokémons, alguns deles criados únicamente para servir de forma histórica e que acabaram sendo extremamente apelativos, como exemplo Milktank, um pokemon com formato de vaca, sendo seu leite apreciado em todo o país, o problema é que teoricamente ela parecia tão inutil que ficou apelativa demais, eram poucos jogadores que avançavam sem uma no time.
Novas evoluções para pokémons antigos, versões passadas dos novos sendo feitos pelo fator de procriação, poder equipar um item no seu pokémon, um concurso de beleza mal-utilizado na epoca e um novo enredo, sendo possível ir a Kanto após o termino do game para poder encontrar o Ash e o derrotar.

A meia-geração Cristal, focava mais os cães lendários, mudando o foco da história de torneio para a busca de Inukamis, uma lenda bem conhecida no Japão.

Quanto as versões Ruby, Sapphire e Esmerald eu prefiro não comentar, conheço pouco a seu respeito e prefiro me calar a soltar equivocos.

Logo após um remake foi criado das versões Red/Green para GBA com os nomes de FireRed/LeafGreen, permitindo o jogo sem fio via um adaptador wireless e as ilhas numeradas, com novos desafios e muito mais diversão.

Então chegou as versões Diamond and Pearl, uma nova região, Sinnoh, um novo enredo, um novo desafio, a criação dos pokémons Deuses, Dialga, criador do Tempo, Palkia, criado do espaço, e outros mais que não vou comentar por serem altos spoilers para os futuros jogadores, mas que trazem surpresas e mais surpresas.

Só para ter uma idéia, eu levei cerca de 80 Horas de jogo para fechar a versão Platinum, isso que ainda estou na busca de todos os pokémons, essa versão foi a primeira que reunia totalmente os 493 pokemons.

As versões de DS ainda tinham a novidade de migrar os pokémons antigos das versões de GBA utilizando a segunda entrada de cartuchos, assumindo mais e mais interações com os antigos jogos.

E novidades não param de surgir, aumentando mais e mais com o tempo, até o final do ano será lançado as versões HeartGold/SoulSilver, remakes dos antigos Gold/Silver para DS, para aqueles que achavam que não poderiam capturar todos, aqui está a prova definitiva, será possível reunir todos os pokémons em um único cartucho, sem uso de códigos ou trapaças.

4 Golpes é muito pouco para você? Você não sabe fazer uma boa estrátegia, é por isso que você pode utilizar 6 pokemons, 24 golpes conseguem ser suficientes para cobrir toda a sua estrátegia agora?

Sprites ruins? o primeiro pokémon tinha 512KB (Meio Mega!) de informação, atualmente ele tem 128 Megas, em sua maioria dedicado ao cenário e novidades que são distribuidas mundialmente via wi-fi, recentemente (Até o dia 13 de setembro!!) a Nintendo disponibilizou via internet o Member's Card, um item que permite a captura de Cresscelia e Darkrai, a Lua e as Trevas em suas formas animais, aumentando duas novas ilhas e muitas estrátegias novas.

Pokemon é mais do que gráfico bonito, ele é um enredo que se enriquece cada vem mais, do sucesso a troca, é um sucesso global, tendo 12 temporadas em anime (Sendo a 10ª a atual no Cartoon Network) e 1 filme finalizando cada uma delas, nesse ano saira o filme de Arceus, o lendário 1º Pokémon, aquele que criou todo o universo que seus personagens habitam.

Vale lembrar que jogos como dragon quest se iniciou com tecnologia semelhante ao pokemon e por incrivel que pareça, fez mais sucesso na epoca preto-e-branco do que agora, Final Fantasy 12 é lindo, não nego, mas foi o 7 que teve mais continuações em jogos (Dirge of Cerberus, Crisis Core), um episodio em anime (Last order) e um filme totalmente em CG que foi estouro de bilheteria (Advent Children, que por sinal será relançado com cenas de luta extendidas) e o gráfico do jogo eram bonecos quadrados que pareciam ser feitos de pecinhas de lego.

Gráfico não é o que faz um jogo receber a nota 10 de um game, em sua maioria, só vale 2...
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Kear em 06 Set 2009, 09:54

Eu tive que ler o enredo da saga RBY inteiro outra vez...Gah!

alguns deles criados únicamente para servir de forma histórica e que acabaram sendo extremamente apelativos, como exemplo Milktank, um pokemon com formato de vaca, sendo seu leite apreciado em todo o país, o problema é que teoricamente ela parecia tão inutil que ficou apelativa demais, eram poucos jogadores que avançavam sem uma no time.

Ah...Isso sempre existiu, vide Tauros, Starmie, Chansey e Persian no RBY...Cada jogo tem os seus destacados =f.

4 Golpes é muito pouco para você? Você não sabe fazer uma boa estrátegia, é por isso que você pode utilizar 6 pokemons, 24 golpes conseguem ser suficientes para cobrir toda a sua estrátegia agora?

Acredito que ele não enxerga pokémon como um jogo de estratégia nem coisa do tipo...Eu também ficaria frustrado jogando um RPG se pra cada magia que eu aprendesse fosse obrigado a deletar outra.

Vale lembrar que jogos como dragon quest se iniciou com tecnologia semelhante ao pokemon e por incrivel que pareça, fez mais sucesso na epoca preto-e-branco do que agora, Final Fantasy 12 é lindo, não nego, mas foi o 7 que teve mais continuações em jogos (Dirge of Cerberus, Crisis Core), um episodio em anime (Last order) e um filme totalmente em CG que foi estouro de bilheteria (Advent Children, que por sinal será relançado com cenas de luta extendidas) e o gráfico do jogo eram bonecos quadrados que pareciam ser feitos de pecinhas de lego.

Gráfico não é o que faz um jogo receber a nota 10 de um game, em sua maioria, só vale 2...

Não é tanto uma questão de gráfico, é uma questão de duas fotos paradas uma na frente da outra com animações ridiculas. Ou de pokémons em 3D lutando no estilo tartarugas ninja (um bate na tela e o outro é acertado pelo invisível), Pokémon fica com uma cara meio infantil e dificilmente empolga enquanto você não souber que o Registeel tem FOUR METROS de altura e imaginar isso.

(Nesse ponto o jogo não o impedia, permitindo que avançasse e para termos de jogo era considerado a disputa com o rival perdida, colocando o game numa dificuldade mediana, os mais aficcionados por pokemons adoravam o derrotar só para sofrer no final)

Pokémon nunca trouxe sofrimento no final pra ninguem, imho o_O, os NPCs jogavam de forma estúpida e um Swords Dance era o suficiente pra te fazer passar pelo time todo deles, ou as vezes nem isso era nescessário.
Kear

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Set 2009, 11:55

me senti inútil agora
sofri prá diabo prá conseguir passar do elite 4 no Diamond...

Sr. Pichu

Mensagempor SCCSakura em 06 Set 2009, 12:00

Kear escreveu:Acredito que ele não enxerga pokémon como um jogo de estratégia nem coisa do tipo...Eu também ficaria frustrado jogando um RPG se pra cada magia que eu aprendesse fosse obrigado a deletar outra.

Tá, eu não nego que dá raiva as vezes você precisar trocar de golpe para apelar de forma variada, mas é uma limitação que acabou tendo que se aceitar por motivos de programação, asa primeiras versões por insuficiabilidade de programação e as atuais para poderem se ligar as antigas e manter as estratégias antes criadas.

Kear escreveu:Não é tanto uma questão de gráfico, é uma questão de duas fotos paradas uma na frente da outra com animações ridiculas. Ou de pokémons em 3D lutando no estilo tartarugas ninja (um bate na tela e o outro é acertado pelo invisível), Pokémon fica com uma cara meio infantil e dificilmente empolga enquanto você não souber que o Registeel tem FOUR METROS de altura e imaginar isso.

Acredito que nesse ponto o foco de combate acabou ficando meio de lado mesmo, nas versões para DS eles até tem um movimento melhorado, com variações de 3 a 6 sprites de intodução, com a mesma quantia variando pelos golpes.
Mas se formos enxergar o outro lado da história, você tem acesso a quase 500 criaturas com media de 20 a 30 golpes cada, ignorando as TMs(Technical Machines) e HMs (Hidden Moves), é muito gráfico para ser criado e ser colocado em um só game, o que faria o jogo mais pesado e mais caro (Mas não nego que seria mais divertido ^^)
E para facilitar a imaginação de cada jogador, nas agendas a partir da segunda geração você tinha opção de ver altura e peso de cada pokémon, era uma informação inútil em sua maioria, não ajuda a estrátegia em praticamente nada, exceto o fato dos golpes de lutador que dão dano por pokemons mais pesados.

Kear escreveu:Pokémon nunca trouxe sofrimento no final pra ninguem, imho o_O, os NPCs jogavam de forma estúpida e um Swords Dance era o suficiente pra te fazer passar pelo time todo deles, ou as vezes nem isso era nescessário.

Bom, levando em conta que eu já cheguei na Elite com meu mais forte nivel 4X, eu sofria um pouquinho ^^
Mas de fato sempre batia um leve calafrio antes de entrar na Elite, ainda mais para alguém com a mente tão infantil como eu, adoro me colocar no lugar dos jogadores ^^

Kear escreveu:Eu tive que ler o enredo da saga RBY inteiro outra vez...Gah!

Fico extremamente feliz ao saber que não passou reto e leu meu roteiro completo, levei quase uma hora e meia digitando e se no final você me mostrou 3 coisas que o desagradou, significa que consegui mostrar as qualidades do game para alguém ^^

Só depois é que eu me toquei que não falei de todas as versões, Colesseum, Snap, Pinball, Trozei, Ranger...
Dessas só o último me agradou em termos de história, mas é uma jogabilidade tão boba que você fecha ele em 10 horas, no máximo, só leva uma semana jogando para não ter uma tendinite de tanto girar a canetinha haha, cansativo, mas vale a pena por causa do lendario ovo de Manaphy.

E concordando com o texto lá em cima, Colesseum só vale a pena pelos mini-games mesmo, ou por troca de pokémons entre amigos vendo eles em 3D, ai valia a pena um pouco ver o combate, mas quem sabia a técnica do dano crítico (Aperta o botão A no momento anterior do som de golpe acertado) perdia totalmente a graça...

É isso, acho que AGORA eu não tenho muito mais a falar, quem gostar de pokémon e quiser falar comigo, esteja a vontade, quem não gostar, paciencia, tentei mostrar o lado bom, e fico mais uma vez feliz de ver que não tá sendo uma discussão de baixo nível aqui!!
Imagem
SCCSakura

Mensagempor Kear em 06 Set 2009, 12:13

E para facilitar a imaginação de cada jogador, nas agendas a partir da segunda geração você tinha opção de ver altura e peso de cada pokémon, era uma informação inútil em sua maioria, não ajuda a estrátegia em praticamente nada, exceto o fato dos golpes de lutador que dão dano por pokemons mais pesados.

o_O? Existe outro golpe que faz isso além do Grass Knot?
Kear

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Set 2009, 12:19

acho que pound tem isso tbm

Sr. Pichu

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Set 2009, 15:08

Tá, eu não nego que dá raiva as vezes você precisar trocar de golpe para apelar de forma variada, mas é uma limitação que acabou tendo que se aceitar por motivos de programação, asa primeiras versões por insuficiabilidade de programação e as atuais para poderem se ligar as antigas e manter as estratégias antes criadas.

E é exatamente o que eu critico. Nostalgia é uma coisa, mas eu odeio nostalgia burra.
Street Fighter IV não precisou continuar com o sistema ultrapassado do SF II para remeter ao mesmo, e as mudanças não evitaram estratégias semelhantes. Resident Evil 4 não precisou continuar com cenários pré-renderizados e câmeras fixas para continuar sendo um Resident Evil (e foi considerado pela crítica como o melhor deles).

Por que Pokémon precisa se prender a algo tão pequeno (e irritante) quanto cada pokémon ter direito a apenas quatro poderes? Quando foi a última real inovação do jogo?
O sistema se manteve o mesmo desde que a franquia surgiu!
Até Final Fantasy, que mantém um sistema muito parecido com o primeiro, mudou de um jogo para o outro. O sistema de evolução de Final Fantasy II de melhora de habilidade por uso até hoje é invejável, e é completamente diferente do sistema de evolução por níveis do primeiro.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 06 Set 2009, 15:24

_Virtual_Adept_ escreveu:Nostalgia é uma coisa, mas eu odeio nostalgia burra.

Matou a pau.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Kear em 06 Set 2009, 20:25

Por que Pokémon precisa se prender a algo tão pequeno (e irritante) quanto cada pokémon ter direito a apenas quatro poderes? Quando foi a última real inovação do jogo?

Esse argumento demonstra sua total falta de conhecimento sobre o jogo, vá pesquizar as evoluções sobre o metagame do pokémon antes de falar besteira e deixe de se apegar a detalhes minimos e ridículos como o número de golpes que cada pokémon aprende.

http://www.ligapkjoseense.com
http://www.smogon.com/
http://forum.pokeland.net/p3/index.php

Divirta-se.
Kear

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Set 2009, 20:42

Kear, calma aí cara. O papo tá num nível bem bacana, não vamos arriscar transformar em briga.

_Virtual_Adept_, o fato de não ter aumentado o limite de poderes pra cada pokémon não significa, necessariamente, uma falta de evolução do sistema de jogo. Pode bem ser uma questão de filosofia de design - similar a perguntar por quê nunca foi criado um quinto naipe no baralho, ou uma sexta cor de cartas em Magic.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Kear em 06 Set 2009, 22:21

Kear, calma aí cara. O papo tá num nível bem bacana, não vamos arriscar transformar em briga.

Wops, xD, certo, vou explicar. Passo por passo.

Quando foi a última real inovação do jogo?

Errado.

Primeiro, cada versão nova do jogo adiciounou uma inovação absurda, tanto que hoje temos pessoas que pararam no tempo e ainda jogam as primeiras versões, por dificuldade de dominar o jogo das mais recentes, pessoas (como eu) que eram pokemasters e agora não conseguem nem passar da primeira fase de um torneio tamanha a inovação do jogo, e essas mudanças estão se tornando cada vez mais rápidas, antigamente, eram lançados dois jogos (Red e Blue, Gold e Silver) e depois era lançado um terceiro jogo com algumas mecanicas mais variadas e alguns efeitos mais bonitinhos (Yellow e Cristal), agora, esse terceiro jogo é usado como forma de equilibrar e modificar a mecanica do jogo, como explicarei mais adiante.

Segundo, certos pokémons ainda não foram liberados publicamente e não podem ser capturados durante o jogo, como foi o caso do Mew, do Celebi, do Jirachi, da Cresselia e atualmente do Arceus, que vai ser liberado em breve (ou foi liberado recentemente, não sou um cara muito atualizado), esses pokémons causam uma mudança drástica em todo o metagame, adicionando novas estratégias, exigindo novos counters e contra-atacando estratégias antigas, obrigando-as a mudarem.

Terceiro, Pokémon tem uma comunidade forte, que se comunica ativamente, só no brasil, existem pelo menos quatro forums que discutem estratégias, organizam campeonatos online, trocam informações e buscam maneiras de inovar um jogo. Monte uma estratégia hoje, e na semana que vem o mundo vai usar a mesma estratégia que você, isso vai exigir uma nova estratégia para combate-la e assim temos um jogo rico, que sofre alterações o tempo todo, pokémons que hoje são inúteis podem ser os grandes blockbusters de amanhã, e aquele pokémon que todo mundo usa no time (AKA Scizor) pode cair em desuso de uma hora para a outra.

Por fim, todo mundo sabe que Pokémon não nasceu como o jogo mais equilibrado do mundo, é sabido que dentro de seu universo algumas criaturas nasceram para serem imbatíveis (Arseus, Mewtwo, Palkia, Kyogre, entre outros) e superiores ao demais, enquanto outros simplesmente são amaldiçoados com status points mais fracos (Raichu, Flareon, Sunflora...), para amenizar esse desequilibrio, foram criados quatro tiers: o Uber, que inclui os pokémons apelões, o OverUsed, ou Standard, que inclui os não-broken, mas libera qualquer um além deles, o UnderUsed, que permite pokémons medianos e o NeverUsed, que deixa até mesmo os mais fracos brilharem. Cada um desses tiers tem seu metagame próprio, é afetado pelas flutuações dos três itens anteriores e tem uma quantidade de táticas e uma forma de jogar próprias.

Agora pense que temos quatro tiers, cada um com sua própria gama de possibilidades evoluindo a cada segundo, é inovação sufiente?

---

Complementando o meu primeiro argumento:

A primeira geração, a RBY (Red/Blue/Yellow) tinha apenas 151 pokémons, cada pokémon tinha 5 status: HP, Attack, Defense, Speed e Special, o HP determinava o HP do pokémon (lol), o Attack determinava o dano causado por seus ataques físicos (eram os ataques dos tipos normal, lutador, fantasma, rocha, terra, voador, inseto e veneno), a Defense determinava a redução de dano em cima dos ataques físicos, a Speed determinava qual pokémon agia antes e a chance de um pokémon obter um critical hit, por fim, o Special determinava o dano causado e redução de dano dos ataques especiais (os ataques dos tipos fogo, água, grama, psiquico, elétrico, dragão e gelo).

Naquela época, os pókémons que eram congelados ficavam congelados pra sempre, contanto que não fossem abordados por um ataque de fogo (congelou? Adeus, Chansey), um pokémon não podia acordar e atacar no mesmo turno (Sleep Powder apelation), e os golpes Reflect e Light Screen dividiam por dois, respectivamente, os danos fisico e especial recebidos pelo pokémon que os usou, tendo duração ilimitada.

Por fim, existia um bug no Hyper Beam, se você matasse um poké adversário com ele, não precisaria perder um turno recarregando o golpe.

Então chegamos à segunda geração, a GSC (Gold/Silver/Cristal), aqui temos 251 pokémons e alguns ataques novos, o que ja é o suficiente pra ampliar as possibilidades do jogo, em seguida, temos dois novos tipos de pokémon, os metálicos e os sombrios, mais possibilidades de jogo (todo mundo sabe que pokémon é um joguinho que depende muito de contra-atacar o adversário atacando suas fraquezas), outro detalhe, o status Special foi dividido em Special Attack e Special Defense, ou seja, enquanto no RBY uma Chansey, com Special altíssimo, podia segurar ataques de forma invejável e causar danos colossais, no GSC a sua evolução, Blissey, foi reduzida à função de Special Wall, já que sua Special Defense era alta, mas seu Special Attack era ruim...O contrário ocorreu com o Jolteon, que agora tinha um Special Attack muito bom, mas uma Special Defense precária.

A Speed parou de afetar a chance de criticals, dando uma chance para os pokémons mais lentos provarem que também podiam bater forte. Um pokémon congelado descongelaria em no máximo 3 turnos, um pokémon adormecido poderia acordar e atacar no mesmo turno, o Hyper Beam teve seu bug corrigido.

Os golpes Reflect e Light Screen agora funcionam de forma diferente, colocando uma barreira em campo por cinco turnos, as barreiras tem os mesmos efeitos da temporada RBY, mas agora, se você trocar de pokémon, elas continuam lá, até sua duração expirar, o que significa que um Zapdos pode levantar uma barreira fisica para auxiliar a Blissey do time, ou dar um pouco mais de resistencia ao Jolteon.

Também tivemos os dois primeiros climas do jogo, a chuva, que aumentava em 50% o dano de golpes aquáticos, diminuia em 50% o dano de golpes de fogo e aumentava a precisão do ataque Thunder para 100%. E o sol forte, que aumentava em 50% o dano dos golpes de fogo, diminuia o dano dos golpes aquáticos e acelerava o Solarbeam (que passava a levar um turno, ao invés de dois).

E tivemos o primeiro "entry hazard" do jogo, o golpe Spikes, um pokémon podia colocar de uma a três camadas de spikes no campo, os espinhos ficavam lá, e toda vez que um pokémon não-voador entrava em jogo, perdia uma certa porcentagem de vida, a unica forma de tirar os espinhos do jogo era usando o movimento Rapid Spin, do tipo normal, o que também deu origem aos "Spin Blockers", pokémons fantasmas que eram colocados na frente dos spinners pra evitar a remoção dos spikes (Golpes do tipo normal não acertam pokémons fantasmas, e por isso o rapid spin não fazia efeito).

Mas o que realmente caracterizou a geração GSC foram os movimentos Rest, Heal Bell, Mean Lock e Perish Song.

No GSC, um pokémon, mesmo que fosse abordado por ataques super-efetivos, sobreviveria até tomar dois ou três ataques, isso tornava o movimento Rest (Que recupera toda a vida do pokémon, mas o coloca pra dormir por dois turnos) muito usado, e ele se tornava mais eficaz ainda se algum pokémon do time tivesse Heal Beal (que tira todos os status negativos de todos os pokémons do seu time, AKA acorda todo mundo).

Esses dois fatorem tornavam todos os pokémons do time virtualmente imortais e esticava uma simples batalha por duzentos, trezentos turnos.

E foi aí que entrou o Mean Lock, movimento que impedia o adversário de trocar de pokémon, e o Perish Song, que fazia os dois pokémons em campo morrerem após uma contagem de três turnos, a estratégia consistia básicamente em aprisionar o Cleric (usuário de heal bell) do adversário e usar perish song, fazendo-o o morrer três turnos depois e abrindo um buraco para o seu time finalmente fazer estrago.

Outro movimento comum (apesar de nem tanto) era o Explosion, absurdamente forte, porém suicida. Capaz de abrir buracos nos times dos despreparados.

O GSC também foi caracterizado pela implementação de itens, cada pokémon podia segurar um unico item, que exercia um efeito variado, como aumentar a chance de critico dos ataques, recuperar um pouco de HP no fim de cada turno, curar algum status negativo ou aumentar em 20% o dano dos golpes de um tipo específico, apesar disso, esses itens aqui ainda eram considerados apenas como simples enfeites, mas ganhariam mais destaque no futuro.

E tivemos Extremespeed, o primeiro priority move do jogo, usando ele, você sempre atacaria primeiro, não importando o quão lento seu pokémon fosse, o que tornava esse ataque muito usado ao lado do Curse (ataque que aumentava o Attack e a Defense do usuário, mas diminuia sua Speed).

...

É inovação o suficiente? Tenho mesmo que continuar até a saga DPP?

-----

Por que Pokémon precisa se prender a algo tão pequeno (e irritante) quanto cada pokémon ter direito a apenas quatro poderes?

Porque Pokémon não é um jogo 1x1, e sim um jogo 6x6, Octillery, Heatran, Tyranitar, Dragonite, Salamence...Uma infinidade de pokémons seria técnicamente invencível se não fosse essa limitação, e dentro de tais condições, ganharia o pokémon com stats mais altos.

Mas não é assim que funciona, cada pokémon tem pelo menos UM counter (com excessão de um Specs Palkia sob a chuva, mas mesmo ele pode ser revenge-killed), e isso faz o jogo ser o que é, você não pode simplesmente contar com stats, você precisa escolher os quatro ataques pensando no que vai ser melhor ou pior pro seu time, será que você deixa aquela brexa pro Toxicroak? Será que o resto do seu time consegue cuidar dele? Ou será que vale a pena trocar Psychic por um Hidden Power Eletric, impedindo o Mantine?
Kear

Próximo

Voltar para Video Games