Joguei o maldito SF4 G.G...
Os controles estão absurdamente bons, quer jogar com o Zangief mas nunca acerta o maldito pilão giratório? Esse jogo é a sua chance. Nunca conseguiu fazer combos? Nesse jogo é muito simples...A resposta é muuuito boa, parece até que o personagem é controlado com o poder da mente.
Do meu ponto de vista jogando (e vendo videos) os personagens ficaram todos bem equilibrados, com excessão, como o Oda disse, do Zangief, que um "pouquinho" mais robadão (da primeira vez que joguei contra ele meu amigo fez um 2x0 e um dos rounds foi perfect x.x)...
A jogabilidade também ficou boa, os focus attacks, as duas barras de Super Arts (Vou usar esse termo pelo resto da vida) e alguns ataques que atravessam projéteis, tudo isso dá um caráter bem estratégico pro jogo, não é só ter dedos destrutivamente rápidos e decorar combos (*cof*XvS*cof*), por outro lado, tem um probleminha, se você tentar meter pressão no cara, estilo SF3, ficando em cima dele quando ele cai, as chances dele se levantar e já sair te combando são muito mais altas do que as de você conseguir combar ele, por isso, depois que um derruba o outro, começa aquela maldita enrolação...
O spam de Fireballs, pelo que eu vi, é inevitável, no momento em que um dos personagens cai e se prepara pra voltar, a melhor atitude é recuar e mandar um hadouken na fuça dele, que vai mandar outro em você pra não perder vida...E assim vamos...Apenas alguns personagens (C. Viper, Zangief e Guile, dos que eu joguei) conseguem evitar ou no minimo reduzir os malditos spams...
A parte "boa" disso, é que pelo menos essa sequencia de fireballs não tira o fator skill do jogo, se o adversário não tiver muita skill, você pode passar pelos hadoukens e acertar ele com tranquilidade...Se ele for bom, well, você pode passar pelos hadoukens e ELE vai te acertar com facilidade, algumas vezes os EX-Hadoukens dão uma ajudinha aqui.
Por fim, outro fator estranho do jogo é a dificuldade de fazer viradas ou de dominar a partida, cada segundo vale muito dentro do round, e quando você joga, a tensão pra cada golpe que você recebe é bem grande, assim como a felicdade pra cada acerto...Em especial pela falta de parry, quando um dos jogadores fica com a vida baixa, o outro simplesmente recua e começa a jogar hadoukens, ou outras táticas bizarras pra queimar o restinho da sua vida.
Um dos únicos jeito de virar o jogo é brincando de Kuroda, coisa que felizmente ainda é possível, o Guile e o Sagat são os melhores que eu achei pra jogar defensivamente, talvez não tanto quanto o Q era, mas...
Enfim...
O jogo é bom, mas acho que não teremos mais nenhum "Evo moment #37" =\.
Quem não entendeu as citações:
Kuroda:
Evo moment #37: