Moderador: Moderadores
Silva escreveu:Oda Nobunaga escreveu:Hideo Kojima que video games são tão "arte" quanto blockbusters americanos.
Ou seja, não.
Isso resume bem o que ele próprio se limita a fazer: blockbusters americanos em forma de jogos (Metal Gear Solid por ex).
Mas outros designers fazem muito mais que isso. Pegue um Okami ou Ico, por ex., e veja a diferença.
_Virtual_Adept_ escreveu:Mas sei lá, acho meio estranho querer separar tanto assim as duas coisas. Um jogo pode acabar sendo arte acidentalmente (como parece ter sido o caso de Ookami, mesmo que nem todos concordem), e uma arte interativa nem sempre pode ter sido sucesso.
A fronteira é muito sutil. Fica difícil dizer se um jogo é arte ou não, se está claro que não dá nem para definir arte direito.
_Virtual_Adept_ escreveu:Arte interativa, para mim, é o tipo de jogo em que você se sente totalmente imerso.
Faz tempo que não jogo um desses. Acho que o último foi Portal.
Oda Nobunaga escreveu:Arte interativa seria um jogo onde você poderia se expressar como bem entender, sem regras, ou com regras bem amplas. Sem grandes objetivos além de "fazer arte". Isso é arte interativa.
Arte interativa seria um jogo onde você poderia se expressar como bem entender, sem regras, ou com regras bem amplas. Sem grandes objetivos além de "fazer arte". Isso é arte interativa.
_Virtual_Adept_ escreveu:Então deixaria de ser um jogo.
Jogos precisam das regras para criar as situações interessantes.
Kear escreveu:Uma musica ou o design de um jogo não podem ser considerados arte isoladamente se tiverem força de expressão?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante