Então Youkai, como a Vamp disse a tela de toque do iPhone deixa muito a desejar. É frustrante e irritante tentar digitar naquela porcaria de teclado virtual. E se é assim pra digitar um e-mail - já que o troço não aceita SMS - imagine pra algo que exige precisão e reflexos, como um jogo? Eu dispenso.
Claro, certamente vão inventar bons jogos que não façam uso de botões. Mas isso exclui uma boa gama de jogos. Por exemplo, até hoje não conseguiram fazer uma boa adaptação de RTS para consoles, porque o gênero praticamente exige teclado e mouse. E ninguém acreditava que dava pra fazer um FPS em console até Goldeneye e, depois, Halo. Eu mesmo até hoje não estou confortável com jogos de tiro no controle.
Ou seja: se dá pra ter ambos (DS), por que deliberadamente ignorar uma interface consagrada? E a resposta é tão simples quanto retardada: Steve Jobs odeia botões. É por isso que o iPod não tinha botões de volume. É por isso que os primeiros teclados da Apple não tinham Numpad. É simplesmente o resultado de uma birra do presidente da empresa, e não de uma filosofia de design.
Agora, se vocês querem ver o que é na minha opinião o melhor hardware portátil do mercado... bem, é definitivamente o
Pandora. Tela de toque, dois analógicos, excelente tela e duração de bateria, teclado QWERTY, preço competitivo. Uma pena que por ser independente não vai ter os jogos das plataformas mais famosas, mas é um excelente exemplo do que o DS e o PSP poderiam ter sido.