Ambos!
Eu tenho e adoro os dois. Mas a análise do Nibelung não está muito longe da verdade... o PSP é uma puta máquina, eu uso para ver filmes e ouvir mp3, bloco de notas, agenda, checar e-mail, falar no MSN, jogar emuladores... MAS, ele realmente não tem tantos jogos quanto o DS. Mas ao contrário do que o Virtual Adept disse, o PSP tem sim jogos excelentes: fico com Final Fantasy Tactics, Castlevania Symphony of the Night, Maverick Hunter X, Lumines, Crush e Every Extend Extra, só citando os que são realmente nota 10.
O DS tem bem mais jogos, alguns muito legais também como Elite Beat Agents, Final Fantasy Revenant Wings, Phoenix Wright, Dragon Quest Rocket Slime... também dá pra usar ele para ouvir música e filmes, mas a qualidade é muito, muito inferior à do PSP (que, incidentalmente, bate o iPod de longe nesse quesito).
Acho que depende do seu perfil e dos jogos que você prefere. O DS tem mais jogos e um foco casual, o PSP tem menos jogos mas vários deles entrariam na minha lista de melhores jogos de todos os tempos. O que eu posso garantir é que você não vai se arrepender comprando nenhum dos dois

EDIT: Agora que eu vi que você tá pensando em economizar pra comprar o Wii. Eu ficaria com um portátil, cara. Por mais que eu também goste do Wii, os portáteis acabam sendo mais divertidos justamente por servirem pra várias coisas e aliviarem o tédio em aulas chatas da universidade. Além disso, o Wii está um pouco overpriced, talvez seja melhor esperar passar o Natal pra pensar em um.