Executivos de games acham controles complicados

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor VAMPIRA em 05 Mar 2008, 11:04

Phil Harrison, presidente da Sony Computer Entertainment que deixará seu cargo em fim de fevereiro, e Peter Molyneux, chefe do estúdio Lionhead, de propriedade da Microsoft, concordaram que os controles empregados em videogames são muito complexos e afastam novos jogadores.

Segundo o site GamesIndustry.biz Harrison teria comentado que entregar um controle para alguém pode parecer entregar uma arma ou granada de mão sem o pino.

O maior problema estaria no excesso de botões, que Molyneux preferiria que não existissem. "Não usamos metades dos botões do controle do 360 simplesmente porque eu sonho que alguém que nunca tenha jogado videogames sente-se e jogue Fable 2 com alguém que tenha jogado sua vida inteira", explicou o executivo acrescentando que sempre deve-se procurar o uso de um botão.

Para Harrison, a Nintendo está no caminho com o controle de seu Wii e o executivo se disse impressionado com a intuitividade empregada no telefone celular com tela sensível ao toque iPhone, da Apple. O presidente da SCE afirmou ter visto uma criança de dois anos brincando com o celular e depois tentando repetir os processos na TV, apertando a tela para mudar de canais.

"Ele está certo, e nós estamos errados - isto deveria ser aplicado universalmente. A Apple deveria ser aplaudida por esta inovação", avaliou.

O emprego de múltiplos botões em joysticks começou na segunda geração de consoles domésticos, a era dos 8 bits, quando os controles dividiam seus comandos em dois botões, usualmente para "pular" e "bater". Na era seguinte, dos 16 bits, a Nintendo apresentou um layout de controle que além de quatro botões frontais acrescentava outros dois botões superiores, exemplo seguido pela rival Sega, com uma versão especial de controle com seis botões frontais. O padrão que vingou foi o proposto pela Nintendo, ampliado na quinta geração de consoles, chegando a três direcionais e oito botões, modelo seguido até hoje pela Sony em seu PlayStation.

A mudança de controles para um muito mais simples e o reconhecimento de movimentos no Wii se provaram satisfatórios perante um público que havia desistido de jogar videogames por seu alto nível de complexidade, e passou a atrair novos jogadores, inclusive da terceira idade.

fonte: <http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=17326&sec=7> acesso às: 10:38 do dia 05/03/2008

Eu não sei quanto a vocês, mas gostaria de reparar duas coisas aqui.
A primeira: Notaram que os controles todos foram copiados da Nintendo? XD Eu não quero dar apoio a Nintendo nem nada, mas é engraçado reparar que eles reclamaram dos controles cheio de botões ou coisas parecidas mas eles próprios copiaram isso da Nintendo! Que por si, no final, lançou o controle MAIS BÁSICO que temos nos consoles de terceira geração hoje. Ou seja, ELES IRÃO CONTINUAR IMITANDO A NINTENDO HUAHAUHUAHUAHAU!!! XD

A segunda: Concordo plenamente que os controles estão complicados mas por outro lado, eu como gamer, gosto disso. Apesar de não ser aquela gamemaníaca de luta, jogos de corrida e "Uínis Elévis" ainda acho que alguns jogos utilizam bem todos os botões inseridos no controle. Eu vou citar de exemplo os de Play2 que é o que mais jogo: Metal Ger, ZOne of the Enders, Prince of Persia, God of War, Lego Star Wars (embora esse não lembro se usa o L e R). E mesmo jogos que usam pouco botões, acho que são sacadas inteligentes como o Guitar Hero usar SOMENTE OS L E R.

Então, agora pergunto: é necessário mesmo simplificar os controles? É óbvio que sim! O mercado de games é um dos que mais crescem hoje em dia. E graças a ela, de novo estou me referindo a Nintendo :p, isso está atingindo pessoas de 8 a 80, indepedente de cor e sexo, menos de classe social que videgame é coisa de rico :p. Mas e os gamers de plantão? O que fazer? Uma solução que eu acho MUITO VIÁVEL é o que ocorreu naquele jogo (blergh, dá calafrios só de pensar na m.. que é) Dungeon of Cerberus *irc*. Ele tinha a opção de você controlar o Vicent através de teclados e mouse USB conectados ao PS2. E como todos nós sabemos, os videogames da nova geração, tirando o Wii, vem com entradas USB. É bem plausível na minha opinião criar configuração pra um jogo pro controle normal, ou prum teclado e mouse.

E vocês que acham da idéia?
Born to be wild!
VAMPIRA

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Mar 2008, 11:39

Dirge of Cerberus, Vampira! Dirge!

ah sei lá...
teclado é melhor prá se escrever, não jogar, embora concorde que FPS fica bem mais fácil com o esquema wasd + mouse (que diga-se de passagem eu demorei prá acostumar pq cresci jogando Wolfestein, Doom, Descent, Heretic, etc... no teclado)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Aluriel de Laurants em 05 Mar 2008, 22:26

Uma coisa a ser dita mesmo o wiimote veio pra simplificar a forma de jogar ao meu ver, nunca encontrei uma forma mais intuitiva de jogar um shooter como no wii, além da combinação teclado+mouse, além de adventures se saírem bem, mas o problema do wiimote é que é meio complicado jogar um KoF ou Street Fighter nele, porque ele tem poucos botões, com o nunchuck o wii tem o mesmo numero de botões bo game cube em termos de teclas usuais (a home não conta), mas é estranho jogar um fighting game nele admito, ainda tenho que ver como ficou no Dragon Ball Z, isso ainda é uma dúvida.
Mas realmente o padrão tradicional de joystick afasta as pessoas não ligadas a esse meio, nunca consegui convencer alguém aqui em casa a jogar qualquer console antes do wii, até que algumas pessoas se aventuraram quando viram o boke e o boliche do wii sports e decidiram tentar (minha tia se viciou naquilo uma época).
Sou a favor da mudança do padrão de controles, existia um grande problema com os joysticks, porque eles não se adaptam tão bem na mão de algumas pessoas, por exemplo, pessoas de mãos grandes tendem a não gostar de alguns controles da nintendo, que segue o padrão do biotipo japonês, que tem mãos um pouco menores, enquanto os do Xbox se baseiam nos americanos que possuem mãos grandes, e nem sempre a pega no controle era confortável (meu sofrimento jogando MK no Xbox, o horror, o horrorrrrrr...), o wiimote reduz substancialmente esse problema, já que ele tem uma pega super confortável e não importa muito a medida da mão de quem usa já que ele dá uma boa folga.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor AKImeru em 05 Mar 2008, 23:49

"Não usamos metades dos botões do controle do 360 simplesmente porque eu sonho que alguém que nunca tenha jogado videogames sente-se e jogue Fable 2 com alguém que tenha jogado sua vida inteira",

Oh Peter, você é um comediante.

A mudança de controles para um muito mais simples e o reconhecimento de movimentos no Wii se provaram satisfatórios perante um público que havia desistido de jogar videogames por seu alto nível de complexidade, e passou a atrair novos jogadores, inclusive da terceira idade.

Exatamente, e é por isso que Wii é um sucesso: Ele tem seus rabid fanboys na colera e ao mesmo tempo criou algo ascessivel a todas as pessoas que não conhecem video games, deixando-os ainda mais interativos, de um ponto fisico.

Para alguem que não é muito atenado nos mundos dos games, o executivo da Sony que deixará seu cargo não fez muito pelos video games, e Peter Molyeanaux é conhecido por MENTIR sobre seus jogos. Então não acho que eles tenham algum credito.

Os fatos são: Nintendo utilizou-se de um controle interatio para atrair não jogadores de video game, enquanto os outros dois consoles usaram controles e filosofias para jogasores de video games.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Mar 2008, 14:00

Yup. É isso aí, Oda.
Nintendo é vídeo-game para não-gamers.
Mas isso não tira o fato de ter alguns jogos que agradam os hardcore, como Metroid Prime 3 ou mesmo Super Smash Bros Brawl (considerando que tem uma boa parcela de fãs hardcore).

Quando ao número de botões, eu discordo absolutamente. Vejam no teclado, hoje as pessoas digitam sem precisar olhar os botões. E são MUITOS botões. Um Xbox 360 tem dois analógicos, quatro direcionais, 6 botões, dois botões nos analógicos e dois gatilhos. Pode parecer muito, mas é bem intuitivo se for parar pra pensar.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Corvo da Tempestade em 06 Mar 2008, 14:17

Eu acho que tem muitos botões mesmo em um video-game. Com poucas excessões ( Dirge of Cerberus) os jogos só usam 3 botões, ou melhor 3 botões úteis, pois os outros são só para simplificar...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Venom em 06 Mar 2008, 14:56

Eu n me incomodo com os botões n. O q começou a fazer diferença pra mim agora é o que o Aluriel falou, tamanho do controle. Sempre joguei mt bem play 2 com aquele controle básico dele. Mas ano passado comprei um daqueles controles sem fio(altamente gay, acende luizinha, tem aguinha nele estilo aquelas lampadas de lava), putz... Hj em dia n consigo me acustumar a jogar com o controle normal. Esse sem fio possui os "chifrinhos" onde vc segura o controle bem maiores, e isso se adptou mt bem. Realmente jogo mais confortável agora. Queria comprar mais desses controles sem fio, mas n acho nem onde eu comprei antes...
Venom

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Mar 2008, 14:57

God of War usa todos os botões do PS2.
Todo FPS para console também usa.
Lost Planet usa, e nenhum botão tem função redundante (na verdade tem até um Action Button no meio de tantos...).
Super Smash Bros. Melee usa todos os botões do Game Cube (exceto direcionais).
Crysis usa todos os botões (quando usando um gamepad acoplado), e dá a sensação de que falta botão.
Laborum Meta vai usar todos os botões.
Quase todo jogo de luta usa.

Além de tudo, tem muitos botões tem uma grande vantagem: é mais fácil ajustar as configurações dos botões de acordo com a jogabilidade do game.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor AKImeru em 06 Mar 2008, 15:01

Eu acho que tem muitos botões mesmo em um video-game. Com poucas excessões ( Dirge of Cerberus) os jogos só usam 3 botões, ou melhor 3 botões úteis, pois os outros são só para simplificar...

...A maioria dos jogos de PS2 que eu joguei desde o lançamento do console usavam todos os butões menos L3 e R3.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Natsuiro em 06 Mar 2008, 15:20

Eu ainda sou contra a idéia do controle ser o complicado na história; a complicação no uso do controle depende do jogo.

Até hoje não consigo jogar direito o jogo de esconde-esconde do Atari, por exemplo; mas existe alguém que não consegue jogar MonkeyBall, Harvest Moon, <insira seu RPG padrão aqui> do PS2 por controle complicado?

:S :S :S

Eu PESSOALMENTE prefiro jogos com controles complicados. Splinter Cell, Devil May Cry, NFL 2008... a lista vai seguir imensa, mas é bem claro o tipo de jogo que curto. (:
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Aluriel de Laurants em 06 Mar 2008, 22:21

Super Smash Bros. Melee usa todos os botões do Game Cube (exceto direcionais).

errado as comemorações e poses usam a direcional.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Mar 2008, 23:40

Usam UM direcional, não, Aluriel?
Acho que isso nem conta, então. XD
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Lanzi em 06 Mar 2008, 23:54

Depois que falaram mal do Peter Molyneux eu parei de ler o tópico.
Lanzi

Mensagempor Lady Draconnasti em 07 Mar 2008, 01:28

Certo, Lanzi. Se parou de ler, não precisava postar dizendo isso.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor juma em 07 Mar 2008, 09:58

Owned. :rolando:

Controles complicados? Lal.

Para mim, os controles só ficam complicados em jogos de luta. E ainda assim são jogáveis.
juma

Próximo

Voltar para Video Games