Civilization IV - Colonization

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Wykthor em 27 Jul 2008, 18:34

Em 1994, a Microprose (junto com a Black Isle, as melhores produtas de jogos de PC que conheci) lançou um excelente jogo de estratégia chamado Colonization. Este jogo, que tinha similaridades com o CiV original, baseava-se que você era um enviado de uma das metrópolis européias (aliás, a grande falha do jogo foi não ter incluído Portugal) para descobrir e colonizar Novo Mundo. Além de desenvolver colônias, comerciar e guerrear contra nativos e outros colonos estrangeiros, o objetivo final era declarar independência da metrópole, fundando sua nação próspera.

De vez em quando, ainda jogo o Colonization no DOSBOX mas sempre achei que o jogo merecia uma nova versão (assim como o fantástico Master of Magic). Hoje descobri por acaso que no 2o semestre deste ano será lançado um standalone do CIV IV. Para quem tem curiosidade ou gostou de jogar o Colonization original:

http://en.wikipedia.org/wiki/Civilizati ... lonization
http://www.firaxis.com/games/game_detail.php?gameid=21
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

Mensagempor olikan em 27 Jul 2008, 20:52

Civilization IV é legal,
tem uma boa estrategia relacionada a politica, "social" e o interesante "poder" cultural
mas ele tem graves problemas....principalmente em relação ao combate e a economia...

o combate é o maior ponto fraco do jogo, na minha opinião, tanques de guerra sendo destruidos elefantes é uma coisa......triste.....pra falar a verdade, mal importa o poder das unidades, e sim o do terreno que se encontra....

a economia, é o 2º maior ponto fraco, não existe diferenta e limite entre recursos....o jogador encontra uma manada de elefantes, e pode "explora-los" por tempo e quantidade indeterminados....e uma mina de prata nunca se esgota!
tah certo que isso facilita muito o jogo, e torna possivel se concentrar em outras coisas...mas é extremamente irreal, e não muda nada no poderio militar, somente muda um pouco o poderio economico e qualidade de vida do povo ¬¬
olikan

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Jul 2008, 23:19

civ3 se não me engano os recursos se esgotavam e por isso o pessoal chiou

mas realmente o esquema de combate é meio triste...
ver mosqueteiros morrendo para falanges é beeem triste
ou soldados ocm metralhadoras automáticas perdendo para legionários...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor GoldGreatWyrm em 27 Jul 2008, 23:27

Em Civ2 os elefantes eram úteis durante um booooooom tempo.

Mas depois da pólvora o salto de poder era grande.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor olikan em 28 Jul 2008, 00:10

Sr. Pichu escreveu:civ3 se não me engano os recursos se esgotavam e por isso o pessoal chiou

pois é,
não duvido que o jogo acabe ficando prejudicado para torna-lo mais realista.....seriam muitos recursos para administrar....
mas ainda assim, a diferença entre ter 1 a 500 minas de pedra, é minima
olikan

Mensagempor Fallout_Fan em 16 Ago 2009, 21:01

Cara, sério que no Civ IV vocês morreram com tanques de guerra pra elefantes? Acho que o meu Civ IV é mutante então.. hahahaah Porque nada parecido aconteceu. Isso acontecia no I e eu ficava muito puto. Mas nunca aconteceu comigo no IV. Já perdi pra infantaria com um tanque, agora pra unidade mais fraca que isso, impossível! Só se ela tiver todas as promoções do universo em força, luta em morros e estiver fortificada em cima de um morro. Mas ainda não encontrei uma assim!
Fallout_Fan

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Ago 2009, 21:10

troll
falávamos de civ3 e civ2
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Ago 2009, 21:35

Civilization IV é legal,
...
o combate é o maior ponto fraco do jogo, na minha opinião, tanques de guerra sendo destruidos elefantes é uma coisa......triste.....pra falar a verdade, mal importa o poder das unidades, e sim o do terreno que se encontra....
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Torneco em 16 Ago 2009, 21:40

Eu apoiaria uma nova versão de Master Of Magic. É uma variação de civ bem interessante, a pesquisa de magia e os efeitos que você pode conjurar são o ponto alto do jogo.
Torneco

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Ago 2009, 07:31

teve uma tentativa, o Lords of Magic...
que era um lixo...

Sr. Pichu

Mensagempor Lanzi em 17 Ago 2009, 21:24

Poxa... sera que voces jogaram Civ 2 mesmo? Porque ele eh o melhor Civ de todos. Alias, a reclamacao dos fas eh justamente como o 3 foi pior que o 2, ESPECIALMENTE na questao de combate.

Minha reclamacao com o Civ (que eh provavelmente o meu jogo preferido) sao poucas:

Anacronismo: barbaros no ano 2000 ameacando cercanias de cidades e paises de epocas completamente diferentes convivendo juntos.

Programar a sociedade: meio esquisito. Do nada voce resolve ter um regime comunista, se quiser.

Linearidade da arvore tecnologica: positivismo, auhauhauhauha.

Na boa? Apesar de ser um dos meus jogos preferidos, confesso que Civilization eh uma serie tao pretensiosa que soh vai ficar boa, pra mim, quando for realista. Ou seja, daqui uns 10 anos.

A.I bizarra: entra em guerra sem motivo nenhum e faz exigencias absurdas sem cumpri-las. Muito aleatoria. Nao sei se corrigiram isso no IV porque nem joguei,

E por mim pode continuar com esses graficos e esse sistema de combate.
Lanzi

Mensagempor GoldGreatWyrm em 17 Ago 2009, 22:44

É, os barbaros de 2000 quase sempre eram "Fanatics", o que indica que a micropose considerou os terroristas de hoje os bárbaros de ontem :P
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Lanzi em 18 Ago 2009, 00:01

Lembrei de outra coisa que nao gosto: voce poder escolher o que vai pesquisar e descobrir (corrigido no Alpha Centauri) e nao poder pesquisar varias coisas ao mesmo tempo. Serio... qual o sentido disso?
Lanzi

Mensagempor olikan em 18 Ago 2009, 00:20

Cara, sério que no Civ IV vocês morreram com tanques de guerra pra elefantes? Acho que o meu Civ IV é mutante então.. hahahaah Porque nada parecido aconteceu. Isso acontecia no I e eu ficava muito puto. Mas nunca aconteceu comigo no IV. Já perdi pra infantaria com um tanque, agora pra unidade mais fraca que isso, impossível! Só se ela tiver todas as promoções do universo em força, luta em morros e estiver fortificada em cima de um morro. Mas ainda não encontrei uma assim

ught! isso faz 2 anos....

mas sim...
ataca uma cidade = você perde
atacar o inimigo em uma floresta = você perde

atacar uma cidade só é possível com ataques, que reduzem a proteção e atingem várias unidades
não que isso seja irreal....mas os bônus de proteção são.... :parede:

....literalmente :bwaha:
olikan

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Ago 2009, 07:23

aaahhh sim
a superproteção das muralhas nas cidades...
só com as artilharias que vc *começa* a ter alguma chance de dominar uma cidade com este "bônus"

Sr. Pichu

Próximo

Voltar para Video Games