{Final Fantasy}

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

{Final Fantasy}

Mensagempor Masterfire em 18 Jan 2009, 14:47

Final Fantasy VI

No começo de abril de 1994, o consumidor japonês pode colocar suas mãos em Final Fantasy VI, RPG eletrônico desenvolvido originalmente para o Super Nintendo. Mas com o problema de publicação que atingiu algumas versões anteriores, ele chegou nos Estados Unidos como Final Fantasy III, logo após, em Outubro daquele mesmo ano.

Sua história ficou sob a responsabilidade de Yoshinori Kitase, os responsáveis pelo design do jogo foram Hironobu Sakaguchi, Yoshinori Kitase e Hiroyuki Itō. A parte 'artística' foi criada pelo Yoshitaka Amano com a ajuda de Tetsuya Nomura. A trilha sonora ficou com o 'maestro' Nobuo Uematsu.

Imagem

A História

Final Fantasy VI foi o primeiro RPG eletrônico a abordar temas polêmicos, como suicídio e gravidez na adolecência na sua história. A profundidade dos personagens também era algo como nunca visto antes, onde eles exploram suas inseguranças, seus traumas e sonhos. A equipe se esforçou para fugir dos clichês de 'heróis que salvam o mundo'.

À mil anos atrás, vários deuses travam uma guerra entre si. O poder utilizado nessa guerra acaba transformando parte da humanidade em criaturas mágicas poderosas, e são chamadas de Esper. Quando restam apenas três deuses, eles percebem o mal que a sua guerra provocou e se aprisionam em estátuas de pedra.

Sem deuses, a fonte de magia do planeta se resumem aos Espers. Com medo da ganância humana, eles usam sua magia e criam uma dimensão, e fecham o portal que liga estas duas realidades.

ImagemImagem
Screen Shots de Final Fantasy VI para Super Nintendo ( 1994 )

Mas este é apenas um gostinho do início da aventura. Com tantos personagens carismáticos, a história não gira em torno de um protagonista ou de um casal, como acontece com vários FF's.

É válido ressaltar que após a metade do jogo, ele perde a lineariedade, permitindo que você decida a sequência do que vai fazer. Como nem tudo era obrigatório, você era recompensado com a descoberta de mais segredos ao investir mais tempo de exploração, procurando resolver os mistérios.

O Sistema

O sistema de magias de Final Fantasy VI é bem simples, se comparado com os anteriores. Para um personagem aprender uma magia nova, basta 'equipá-lo' com uma das 27 invocações - Espers - disponíveis no decorrer da aventura. Cada batalha vencida, garante Ability Points. Cada Esper tem um tempo de aprendizado diferente, então, se para aprender uma determinada magia você precisar de 100 pontos e o tempo de aprendizado é 1x, você precisa juntar 100 Ability Points. Caso o Esper tenha tempo de aprendizado 10x, bastam 10 Ability Points, e assim por diante. Ah, não vamos esquecer dos RELICS, que são equipamentos especiais. Quando equipados, eles conferem status especiais para os personagens!

ImagemImagem
Screen Shots de Final Fantasy VI para Game Boy Advanced ( 2007 )

São 14 personagens jogáveis, sendo possível usar 4 por vez. Suas profissões - JOBs - são fixas e desta forma, garante individualidade também no campo de batalha, pois cada JOB tem um comando específico.

Em Final Fantasy VI houve a estréia do conceito de golpe especial - Chamado de Desesperate Atack - que consiste em um poderoso golpe que seu personagem pode usar em 20% das chances de soltar um ataque normal, quando o HP estiver baixo.

Os Personagens:

ImagemImagemImagemImagem

Terra Branford ( 18 Anos, Magic Knight / Morph Ability )
Ela nasceu com o dom da magia, uma arte cobiçada pelo Império... Foi capturada quando criança e teve sua mente controlada por Kefka, para ser usada como vantagem em combates! Quando conseguiu se libertar, ela se lembrava de todo o terror que ela fora obrigada à cometer. Se tornou uma garota melancólica e triste, não vê propósitos em sua vida.

Locke Cole ( 25 Anos, Thief / Steal Ability )
Odeia ser chamado de ladrão, se auto-denomina de 'Caçador de Tesouros'. É simpático, bem humorado e cavalheiro. Por isso, fica protegendo as mulheres do grupo, principalmente Celes.

Edgard Roni Figaro ( 27 Anos, Enginner / Tools Ability )
Astuto, o Rei de Figaro demonstra facilmente que é o mais inteligente do grupo. Por causa de suas atitudes, Figaro ainda está de pé, diferente dos outros reinos que já encontraram a sua desgraça. Edgard conseguiu forjar uma aliança com o Império, para preservar a paz. Como engenheiro, ele projetou diversas armas e máquinas, que servem de proteção para o seu reino. Seu defeito...? Edgard não resiste à um rostinho bonito... Ele flerta constantemente, com qualquer mulher.

Sabin Roni Figaro ( 27 Anos, Monk / Blitz Ability )
Sabin é irmão gêmeo de Edgar. Ele abdicou do trono em nome de sua própria liberdade. Diferente de Edgard, Sabin é impulsivo e cheio de vida. Bem humorado, não tem problemas em executar planos quase suicidas, em nome de um bem maior.

ImagemImagemImagemImagem

Celes Chere ( 18 Anos, Sorcerer / Runic Ability )
Linda, digna e inteligente. Já foi uma general do Império, pois quando pequena ela foi infundida com o poder mágico das Magicite's. Isso lhe deu o dom da magia. Apesar de seu treinamento militar, Celes é uma garota de bom coração e deseja ter uma vida normal.

Shadow ( ?? Anos, Ninja / Throw Ability )
Um ninja com abilidades letais, é frio e misterioso. Seu objetivo é apenas um: Dinheiro! Seu único amigo é um cachorro chamado Interceptor, de personalidade tão hostil quanto seu dono.

Cyan Garamonde ( 50 Anos, Knight / Swdtech Ability )
Ele é um nobre guerreiro, que viu sua mulher, reino, rei e filhos serem dizimados pelo Império. Agora, só lhe resta aceitar a morte daqueles que ele jurou proteger. Cyan tem manias de um guerreiro do século passado e é comum que alguém tire sarro dele por causa disto.

Gau ( 13 Anos, Wild Boy / Rage Ability )
Um 'garoto-selvagem' de coração puro e inocente. Foi abandonado quando bebê e apesar das criaturas selvagens, ele conseguiu sobreviver. Por causa da sua criação, ele é ingênuo e imprevisível.

ImagemImagemImagemImagem

Setzer Gabbiani ( 27 Anos, Gambler / Slot Ability )
Setzer é apaixonado por jogos de azar e adora AirShips! Unindo o útil ao agradável, ele possui um cassino em sua própria Airship, a BlackJack! Ironia do destino, Setzer perdeu a única pessoa que amava, por ela ter a mesma filosofia de vida dele.

Mog ( 11 Anos, Dancer / Dance Ability )
Por causa do contato com Magicite somado ao treinamento de Ramuh, Mog é o único Moogle capaz de falar em Final Fantasy VI. É tagarela e espertalhão!

Strago Magus ( 70 Anos, Blue Mage / Lore Ability )
Um sábio senhor gentil que vive em Thamasa, esconde um grande segredo. Além disso, ele cria sua neta sozinho e pode-se dizer, que ela é a razão dele continuar vivo.

Relm Arrowny ( 10 Anos, Pictomancer / Sketch Ability )
Muito jovem, graciosa e cheia de vida, ela possui a habilidade de dar vida aos quadros que pinta. Essa habilidade está ligada à um grande segredo de sua cidade, Thamasa. Vive com seu avô, Strago Magus. Ela é a única pessoa que consegue ter uma aproximação com o cachorro Interceptor, de Shadow.

ImagemImagem

Gogo ( ?? Anos, Mimic / Mimic Ability )
O que seria isto...? Homem...? Mulher...? Ah... deixa pra lá... Gogo é um ser estranho, mestre dos mímicos.

Umaro ( 4 Anos, Berserker / Não Tem Habilidade )
Outro ser diferente... Umaro é um admirador de esculturas feitas de cadáveres. É muito forte mas não é muito inteligente. Inexplicavelmente Umaro vê Mog como um ser superior e o obedece sem demora. Apesar de não ter habilidades especiais, Umaro é uma máquina de causar dano, principalmente se equipado com a Blizzard Orb ou outro equipamento especial!

Kefka, o grande Vilão!

Quem vivenciou a aventura que Final Fantasy VI proporciona, aprendeu a odiá-lo. Seria ele um psicopata...? Desumano...? Genocida...? Ou apenas um louco de cara pintada e com muito poder à disposição...?

ImagemImagemImagem

Sem dúvida, um dos maiores vilões de Final Fantasy. Ele consegue ser cômico e atrapalhado, e ao mesmo tempo cruel e odioso. Sua presença confunde o jogador, pois você acaba querendo ver qual é a próxima piada, mas vai ficar com medo de que seu próximo ato insano mate alguém importante no jogo...

Não se engane pelas roupas espalhafatosas, suas roupas e maquiagem foram inspiradas nos palhaços com o objetivo de deixar o personagem um pouco menos pesado.

O Sucesso

História impecável e polêmica, personagens mais humanos, jogabilidade consagrada, gráficos e trilha sonora de primeira. Tudo isso somado à um bom plano de marketing para levar a série para quem ainda não conhecia, garantiu o sucesso de Final Fantasy VI. Na época, a revista americana GamePRO deu nota máxima, assim como a revista Nintendo Power declarou que este é o 'RPG da Década de 90'. Recentemente, em 2008, o site americano ScrewAttack.com colocou este FF como o terceiro melhor game de Super Nintendo de todos os tempos, atrás de The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid.

ImagemImagem
Screen Shots de Final Fantasy VI para Game Boy Advanced ( 2007 )

Versões...? Sim! Se em 1994 ele foi lançado para Super Nintendo, em 1999 ele ganhou uma versão para PlayStation e em 2006 ( No Japão, nos EUA foi em 2007 ), foi a vez do Game Boy Advanced ganhar a sua versão.

Está disposto à encarar...? Então, se prepare para rir, chorar, torcer e se enfurecer, com a incrível história destes personagens! Eles podem envolver você!

-----------
Créditos: Autor: J.Maximus
Site Oficial: RPG Online

Eu expos esse review do jogo, por eu ter esperado a mêses pela review de J.Maximus do melhor jogo FF já feito, simplesmente por conter tantas inovações e parte no meio do jogo que foi algo inédito no mundo dos games, como eu gostei queria que vocês vissem e tivessem vontade de jogar ou simplesmente argumentar ^^
Editado pela última vez por Masterfire em 18 Jan 2009, 14:59, em um total de 1 vez.
Masterfire

{Final Fantasy}

Mensagempor louc0 em 18 Jan 2009, 14:50

Edita o título, tá FF IV e não FF VI, como deveria.

O que é uma pena, pq FF IV é o meu favorito.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

{Final Fantasy}

Mensagempor Masterfire em 18 Jan 2009, 15:00

Ihh maluco foi mal XD

Nunca fui bom mesmo em números romanos XD

Se quiser eu faço um review de FFIV de J.Maximus ^^

Ele fez otimos comentarios, mas foi meio que curto o review >.<

Obrigado pelo aviso, já está editado :cool:
Masterfire

{Final Fantasy}

Mensagempor Madrüga em 18 Jan 2009, 15:12

Essa resenha é um tanto... tendenciosa, não é? Quer dizer, parece mesmo feita por um fã do jogo, só disposto a ressaltar os pontos bons do jogo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

{Final Fantasy}

Mensagempor Masterfire em 18 Jan 2009, 15:21

Bem... O jogo favorito dele é FFVII e FFVIII é o segundo pelo o que eu me lembro, então acho que o J.Maximus só não teve tempo ou não achou os pontos ruins =P

Mas se comparar com o antecessor o FFV, já sabemos o seu maior defeito, as classes não são mudaveis, então não podemos ficar trocando de classe no jogo, mas pra mim é muito bom, nesse jogo dá pra arranjar um monte de personagens pra te ajudar no jogo, tem uma parte que os Moogles podem lhe ajudar, outra parte que os Fantasmas podem o ajudar... ^^

O jogo é muito extenso, realmente, acho que não tenha muitos defeitos, os unicos defeitos achaveis são de comparação com o antecessor que e o sistema de troca de Jobs ^^
Masterfire

{Final Fantasy}

Mensagempor Madrüga em 18 Jan 2009, 15:48

É que o artigo é entusiasmado demais. Não tem uma história de personagem ali, por exemplo, que não seja um clichê fragoroso; além disso... um CACTO GIGANTE DE BIGODE?

Imagem
Madrüga

{Final Fantasy}

Mensagempor Masterfire em 18 Jan 2009, 16:00

Seu_Madrüga:
É que o artigo é entusiasmado demais. Não tem uma história de personagem ali, por exemplo, que não seja um clichê fragoroso; além disso... um CACTO GIGANTE DE BIGODE?

O Gigantuar é um esper pelo o que eu sei, concordo é muito bizarro, pelo o que eu me lembro só enfrentei ele uma vez e não é facil XD

Bem, se considerar esse detalhe "que não seja um clichê fragoroso", o FFVII, FFV e FFIV também seriam =P

SPOILER: EXIBIR
Bem o que acho de grande no jogo é que o vilão concrietiza o seu objetivo destruindo e fazendo o que bem entender NO MEIO DO JOGO, já pensou em jogar alguma vez em meio do fim do mundo? Nunca fizemo isso no Zelda ou em outro jogo, acho por isso incrivel O.O
Masterfire

{Final Fantasy}

Mensagempor guca0 em 18 Jan 2009, 16:04

FFIV pra GBA, aparentemente ficou melhor que a versão de NDS... alguém confirma?
guca0

{Final Fantasy}

Mensagempor Masterfire em 18 Jan 2009, 16:14

guca0:

Primeiramente o seu avatar é bem esquisito, o que ele é? :sobrancelha:

FFIV pra GBA, aparentemente ficou melhor que a versão de NDS... alguém confirma?

Bem realmente na minha opinião o de GBA é melhor do que a de NDS, pois se você gosta de perfeição, os FFs estão toscos no NDS, o corpo deles é todo fino, parecem crianças mal alimentadas com cabeças enormes, a unica coisa boa em estar 3D, monstros mais legais e movimentaveis, além de habilidades mais bonitas e só =P
Pois odeio um boneco 3D assim ( )
/I\
/ \

Eles ficam todo deformados, no 2D do GBA é mais elegante, pois a cabeça e a aparencia dos personagens não encomoda se você já é acustumado com as demais séries FF ou outro jogo 2D assim ^^
Masterfire

{Final Fantasy}

Mensagempor Madrüga em 18 Jan 2009, 16:29

Eu falei que as histórias dos personagens são péssimas, Masterfire. Menininha depressiva porque foi usada como arma pelo vilão? Homem que viu sua família ser dizimada? Ninja frio, fodão e distante? Garoto selvagem Mogli-style?

Imagem
Madrüga

{Final Fantasy}

Mensagempor Masterfire em 18 Jan 2009, 16:40

Eu falei que as histórias dos personagens são péssimas, Masterfire. Menininha depressiva porque foi usada como arma pelo vilão? Homem que viu sua família ser dizimada? Ninja frio, fodão e distante? Garoto selvagem Mogli-style?

SPOILER: EXIBIR
Ninja frio, fodão e distante - Ele só atrapalha no jogo pra mim, primeiro porque ele foge muitas das vezes no meio de um combate, ele não é covarde, mas ele não gosta de lutas desnecessárias, seus golpes são nada fortes, mas é exibido e frio, ele aparece no inicio e quando fala com ele, dá medo XD
A unica coisa de interessante nele é que ele carrega um cachorro danado que ataca junto com ele as vezes, mas só quando o Shadow precisa dele...

Menininha depressiva porque foi usada como arma pelo vilão - Não falo nada, pois é a vilão inicial, mas a Terra foi dominada por Kefka, depois que foi largada e substituida por uma melhor, Terra ficou libertada, como também ficou discartada e inutil =P
É que nem um GameBoy Advance, foi muito util, mas agora foi discartado e só sabem do NDS XD

Homem que viu sua família ser dizimada - Foi muito legal essa parte no jogo XD
O reino todo é envenenado pelo o que eu me lembro, mas isso no meio de uma guerra, e a luta é sinistra pois o cara usa as artes de samurai e fica usando combos muito legais :twisted:
Mas o que posso dizer ele é o melhor de todos em Classe, pois suas capacidades de luta e combos são bem legais ^^
Mas se souber ler em inglês, vai ver que o cara fica totalmente loko por ver tudo acabar na frente dele, todo mundo morre, mas ele consegue escapar...

Garoto selvagem Mogli-style - O cara vivia na floresta, parece mais Africa o local, pois é só graminha, sol e música de batidas em tambores bem rapido como se fosse Africa num ritual =P
O cara é bem util quando aprende usar as habilidades dos demais inimigos, isso mesmo ele após vencer um certo inimigo varias vezes pelo o que me lembro, ele adquiri a habilidade... E isso pode ser bem variavel, no final ele fica crecidinho e vira gente de verdade XD
Masterfire

{Final Fantasy}

Mensagempor AKImeru em 18 Jan 2009, 17:53

Celes é realmente estuprada na versão japonesa?

O que o Masterfire fez foi dar um resumo. Eles são surprendentemente desenvolvidos no jogo. E é um dos motivos do sucesso do jogo é justamente a dinamica entre os personagens.

Claro, não é grande coisa. Mas para a época foi.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

{Final Fantasy}

Mensagempor Sampaio em 18 Jan 2009, 18:40

Ah, acho divertidíssimo esse jogo! Foi o primeiro FF que joguei, e de modo algum decepcionei.

Ele realmente era inovador pra sua época, em muitos aspectos, mas daí veio o VII e chutou popozões. E depois o VIII, que sei que um monte de gente daqui odeia, mas é meu preferido (além de ter me deixado simplesmente BABANDO nos CGs! Eram coisas de OUTRO MUNDO!).

Infelizmente daí pra frente não joguei nenhum que me agradasse, sendo alguns simplesmente horríveis ( FFX :parede: ).
Mas nunca perdi a esperança...
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

{Final Fantasy}

Mensagempor Morlot em 18 Jan 2009, 19:12

tomara que FFXIII quebre a maldição dos ultimos FF, des do 9 a qualidade vem caindo (X e X-2 são dolorosos).
Alguem jogou o XII ?? so joguei um pouco dele e não achei grande coisa a principio (mas essas é um opini/ão baseada em 1 hora de jogo então....)
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Morlot

{Final Fantasy}

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Jan 2009, 19:29

Já joguei FF XII sim, e achei horrível. É um MMORPG offline, com todos os defeitos que isso acarreta, mas agrada muito os japinhas com TOC.

Tem alguns personagens bons (2, pra falar a verdade), mas são ofuscados pelo resto do elenco que é mais oco que a cabeça da Paris Hilton. Tirando os gráficos bonitinhos, não vale o esforço de ligar o PS2.

Agora voltando a falar de jogos bons, Mastermind, favor parar de postar bons tópicos sobre bons jogos antigos, desse jeito eu não vou conseguir decidir qual jogar. Obrigado. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Próximo

Voltar para Video Games