Co-fundador da Bioware Acusa JRPGs de Estagnação

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lorde da Dança em 07 Jan 2010, 21:39

Greg Zeschuk, um dos co-fundadores da gigante BioWare, que por sua vez é a palavra em RPGs eletrônicos, resolveu dizer o que pensa dos famosos JRPGs, tão comumente conhecidos por sua principal franquia Final Fantasy.

“A falha dos JRPGs é a falta de progresso. De evolução. Eles continuam entregando a mesma coisa sempre e de novo e de novo. Eles deixam as roupas mais bonitas, os visuais melhores, mas ainda é a mesma experiência.”

Apesar de concordar que existem exceções — Demons Souls sendo uma delas –, ele continua:

“A minha parte favorita, é engraçado quando você ainda vê isso, é a piada do sistema de diálogo ‘você quer fazer isso ou isso?’ e você diz Não. ‘Você quer fazer isso ou isso?’ Não. ‘Você quer fazer isso ou isso?’ Não. Deixa eu adivinhar: você quer que eu diga sim. E isso, infelizmente, caracterizou totalmente os JRPGs.”

Mesmo possuindo alguns jogos lineares, a BioWare continua sendo uma das únicas empresas a entregar RPGs que lhe dão verdadeiramente liberdade de escolha durante o jogo, que afete o mundo ao redor dos personagens.

Fonte: Joven Nerd

Ei, prescisavamos de alguma controversia para variar do teamfortress/ddo
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Jan 2010, 22:02

Já tinha visto essa entrevista alguns dias atrás, cortesia do Google Reader. Mas verdade seja dita, os JRPGs estão indo pelo mesmo caminho dos Adventure Games (aqueles de apontar e clicar, que já estão praticamente extintos desde a década passada... esses mesmo).

O gênero estagnou, foi sendo lançada MUITA porcaria caça-níqueis... eu, particularmente, nos últimos anos praticamente não vi 10% dos JRPGs interessantes que teriam sido lançados na era do SNES ou PS1. A última coisa no estilo que eu vi foi... Half-Minute Hero, que é ótimo justamente por abraçar e satirizar com carinho todo o molde dos quais os JRPGs são feitos.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Jan 2010, 23:02

bom...
J-RPG hoje em dia tah parecendo mais visual novel com batalha...
mas... acho que sempre foi
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Jan 2010, 23:34

J-RPG hoje em dia tah parecendo mais visual novel com batalha...

A popularidade de Persona que o diga...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Jan 2010, 23:56

O último JRPG que joguei com prazer foi FF IV. Depois disso, notei que a jogabilidade de todos é igual.

Sério, a frase do Hironobu Sakaguchi "não sei criar bons jogos, mas sei fazer uma boa história" foi ótima dentro do contexto da época, onde aos jogos faltava um enredo de verdade.

Hoje falta aos JRPG's muita jogabilidade. Se focam demais em cinematics e diálogos e esquecem do jogo. Se eu quero uma história animada em 3D, eu vejo um filme. Se eu quiser ler diálogos, leio um livro. Se eu jogo vídeo-game, é porque quero interagir.

De preferência de uma maneira diferente do que eu fazia há mais de 10 anos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 08 Jan 2010, 08:11

Final Fantasy XIII pode ser último game do gênero na Square Enix

"Eu acredito que Final Fantasy XIII será algo especial e bem-recebido pelo público. Mas não sei se vamos continuar fazendo games assim. A nossa equipe deveria seguir adiante e criar experiências condizentes com as novas gerações", declarou. "Eu realmente acredito que a equipe de Final Fantasy poderia criar algo completamente diferente, mas no momento está muito focada na audiência que já temos"

Coincidência?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Madrüga em 08 Jan 2010, 09:17

NInguém mais traduz "audience" como "público", incrível. Estamos virando um grande cognato do inglês.

Em tempo, eu sei que não gosto de FF e que por conseqüência conheço mal a série, mas até meu flatmate, fã inveterado da franquia, já não quer mais jogar as novas continuações, ficou de saco cheio.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Frost em 08 Jan 2010, 13:59

Tenho que concordar, em grande parte. Apesar de dar certa preferencia para o enredo dos jogos, mas eh claro, isso nao adianta muito se o jogo comeca a ficar realmente chato e repetitivo. Foi assim com o ultimo jogo no estilo que tentei jogar, Last Remnant.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Diel em 08 Jan 2010, 19:30

O último Final Fantasy que eu joguei foi o 8, e não cheguei a terminar pois achei um tremendo pé no saco aquela história de ficar roubando magias para poder usar e ficar treinando summon e capturando(pokémon?).
Sou muito mais o esquema de batalha do bom e velho Final Fantasy 7 ou então o lendário Xenogears, que graças ao <insira sua divindade favorita aqui> não permitiu que fosse adaptado para cinema/anime/mangá.
Os Jrpgs saíram do meu cardápio faz um bom tempo, e os jogos da bioware também estão indo para a monotonia se não tomar cuidado. Dragon Age Origins que o diga.
Prometeram um monte de coisas relacionadas a sua Origem, mas no final das contas caiu tudo por terra.
Eu esperava um pouco mais de reações "alérgicas" dos npcs se eu fosse com uma raça que não um humano no jogo.
Diel

Mensagempor Lorde da Dança em 08 Jan 2010, 21:51

O último Final Fantasy que eu joguei foi o 8, e não cheguei a terminar pois achei um tremendo pé no saco aquela história de ficar roubando magias para poder usar e ficar treinando summon e capturando(pokémon?).
Sou muito mais o esquema de batalha do bom e velho Final Fantasy 7 ou então o lendário Xenogears, que graças ao <insira sua divindade favorita aqui> não permitiu que fosse adaptado para cinema/anime/mangá.

Ok, não quero ofender, mas o que isso tem a ver com a estagnação dos JRPGs?

Os Jrpgs saíram do meu cardápio faz um bom tempo, e os jogos da bioware também estão indo para a monotonia se não tomar cuidado. Dragon Age Origins que o diga.

Interessante, por que você acha isso?
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor AKImeru em 10 Jan 2010, 00:25

“A falha dos JRPGs é a falta de progresso. De evolução. Eles continuam entregando a mesma coisa sempre e de novo e de novo. Eles deixam as roupas mais bonitas, os visuais melhores, mas ainda é a mesma experiência.”

Vindo da empresa que tem feito Neverwinter nights faz uns 4 jogos isso faz sentido.

"É necessário um tolo para reconhecer outro tolo".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lorde da Dança em 10 Jan 2010, 01:44

tem feito Neverwinter nights faz uns 4 jogos isso faz sentido.

Espere, como?
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Jan 2010, 02:05

Xenogears, o jogo pseudo-visual novel, em que o cd 2 vira texto puro?

Só se for lendária falta de interatividade, você quer dizer.

Final Fantasy 7... melhor nem comentar.

Que bom, cara. E os motivos seriam?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 12 Jan 2010, 11:54

Espere, como?

Vou te descrever todo jogo da Bioware:

Seu personagem é um João Ninguém que assume uma posição antiga/esquecida/importante/especial e precisa se juntar com outros da mesma posição enfrentar um grande mal que assola Faerun/Galaxia/O cenário de Dragon Age

Você tem 3 opções de dialogo: A do anjo santo, a do mercenario sem coração, e a do diabo encarnado.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lady Draconnasti em 12 Jan 2010, 16:12

É... o Oda acabou de resumir Dragon Age...
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Próximo

Voltar para Video Games