PES vs FIFA

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

PES vs FIFA

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 03 Abr 2010, 11:31

Pois é. Sempre fui um fã declarado de Pro Evolution Soccer.
Isso já vem desde os tempos do Winning Eleven do PS1, na transição de W11 para PES do PS2 e também agora na nova geração (xbox three sixty e PS3).
Por outro lado, também joguei muito FIFA (do 98 ao 2000, principalmente o primeiro citado), mas na época em que, acredito eu, era um jogo exclusivo para PC (corrijam-me se estiver errado). Talvez até tinham suas versões para Playstation, mas eu jogava no PC mesmo.

Se bem me lembro, o primeiro FIFA para PS2 que joguei foi o 2004 ou 05, mas lembro que bastou jogá-lo uma vez e achei o jogo horrível (entenda-se uma jogabilidade péssima, sempre comparando com o W11/PES da época, e com jogadores que pareciam grandes bonecões de posto).
Passaram-se alguns anos e o FIFA para os consoles caiu em esquecimento para mim.
Em 2008, quando, numa viagem que meu pai fez à China, ele trouxe uma caralhada de jogos para PS2 e, dentre eles, lá estava o dito cujo: FIFA 2008.
Resolvi testá-lo e tive aquela mesma decepção: that same holy crap thing.
Estava decidido que pra mim o PES tinha ganhado essa "luta".

Ainda assim, dessa vez já com o xbox, nem lembro como cargas d'água, mas veio parar na minha mão o FIFA 09.
Pensei: "ah, dessa vez nem vou testar".

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aqui uma pequena pausa, pois entramos numa outra questão.
Com o passar do tempo, notei que, conforme vinham as novas versões do PES, haviam poucas mudanças revolucionárias.
Mudavam uma coisinha aqui, outra ali, um mínimo upgrade nos gráficos em algumas versões, atualizavam os jogadores dos times e...pronto, aí estava o novo PES.
Tudo bem, não se pode querer sempre uma revolução a cada ano, já que é lançado um novo a cada 11/12 meses.
Mas acontece que os pontos baixos do jogo, como uma movimentação mais livre p.e., nunca eram corrigidos.
Um pouco intrigado com esse ponto resolvi testar "aquele tal de FIFA 09"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Voltando à nossa história.
Me dei o trabalho de testar. Dessa vez notei uma boa melhora, mas atribuí os méritos quase que totalmente ao próprio console, pois é claro que de um PS2 para um xbox muita coisa tinha que ser melhor.
E apesar dessa melhora, o PES ainda continuava sendo melhor, ainda assim, o FIFA pelo menos subiu um pouco nos meus conceitos.

Foi aí que, no fim de semana passado, fui à casa de um ex-colega (que também tem um xbox) e, conversa vai, conversa vem, ele me falou que só estava jogando agora o FIFA 10.
Pensei: "Epa, tem algo errado aí."
Hesitei um pouco, mas acabei aceitando jogar algumas partidas com ele.
Tive, então, a agadável surpresa de ver uma evolução significativa desde a edição anterior (09) para esta.
O gráfico teve suas melhoras.
A movimentação dos jogadores está incrivelmente superior à do PES 2010. Ela se dá em 360º, ou seja, não se tem aquela impressão de que o campo é dividido em linhas horizontais, verticais e diagonais e que o jogador só se movimenta sobre aquelas linhas, como parece no PES 2010.
Assim o jogador parece bem mais livre para se mover pelo campo.
E outra coisa, que já era assim antes, mas que ficava "anulada" pelos pontos baixos do jogo, é a imensa opção de times de tudas as partes do mundo para se escolher, todos licenciados, com jogadores e uniformes originais.

Pois bem, decidi baixar o FIFA 10 (só falta gravar pra poder jogar), pra testá-lo por um tempo.
Falta ainda fazer uma comparação da Master League do PES com seu contratipo (que não sei o nome) no FIFA.
Mas de resto, estou inclinado a dizer que, finalmente, o FIFA terá chances razoáveis de tomar o lugar do PES no meu porta CDs.

Comentários finais (leia):
Pra quem leu tudo isso, obrigado pela atenção.
Não sei qual é a popularidade destes jogos aqui no fórum, mas pra mim, um videogame sem pelo menos um jogo de futebol não é um viedogame completo.
Desculpem se já houver um tópico sobre isso, eu realmente não procurei (my bad neste caso).
E pra quem tem experiência com os dois jogos, ou até mesmo só com um deles, deixem suas opiniões.
Editado pela última vez por Brave Samurai Warrior em 14 Mai 2010, 18:02, em um total de 1 vez.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Brave Samurai Warrior

PES vs FIFA

Mensagempor Armitage em 03 Abr 2010, 19:13

PES 2010 é o pior de todos os tempos da franquia (não tem falta, impedimento bugado, goleiro bugado, gameplay robotizado, etc).

Só por isso o FIFA ganhou esse ano.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

PES vs FIFA

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 03 Abr 2010, 21:21

Silva escreveu:PES 2010 é o pior de todos os tempos da franquia (não tem falta, impedimento bugado, goleiro bugado, gameplay robotizado, etc).

Silva, concordo plenamente com teu argumento e esses são os principais motivos por eu estar dando essa chance pro FIFA.
Acrescento apenas um pequeno adendo ao teu comentário:
não tem falta

Eu diria que não tem critério. Confesso que sempre reclamei dos juízes de videogame. Mas nessa edição está escancarado.
Pra CPU ele dá falta, sim. Pro player é que ele não marca. Fico indignado com isso!

E a minha má notícia é que gravei o jogo mas deu erro de região. Estranho, nunca tinha acontecido isso antes com os jogos que eu baixo. :hum:
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Brave Samurai Warrior

PES vs FIFA

Mensagempor planes em 03 Abr 2010, 22:51

Nos ultimos anos (2008 para cá) venho jogando tanto PES quanto Fifa. PES a próprio produtora já aceitou o fato que a franquia está perdida.

Ela parou no tempo, até o 2010 o jogo tinha gráficos da geração passada e, mesmo na ultima versão, a fisica e movimentação estão muito inferiores aos bons jogos de esporte desta geração. A franquia tem vivido com base na inércia da geração passada. Há esperança porque o Seabass disse que eles precisam mudar seus conceitos e que os ultimos jogos tem muitos pontos a serem melhorados, vamos ver o que disso é conversa e o que vai virar jogo.

Fifa por outro lado passou por um salto gigantesco desde a versão 2008. Esse sim é um jogo da geração HD atual, bons gráficos, boa física (especialmente de resposta reativa e contato) e movimentação soberba, merece todos os elogios que a série vem recebendo.

Fifa 2010 tem muitos pontos interessantes (agora os jogadores e arbitro desviam da bola para dar prosseguimento a jogada, os adversários saltam para tentar inmterceptar, tem a mecanica de jogadas ensaiadas e outras coisas), mas a o esquema de marcação ficou meio desequilibrado. O jogo tem contato fisico demais e os jogadores que possuem mais força e/ou agressividade acabam sendo melhores (Rooney é um monstro, ele derruba zagueiro só de olhar). Espero que resolvam isso para este ano.
Imagem
planes

PES vs FIFA

Mensagempor FreeSample em 05 Abr 2010, 12:31

Fifa por outro lado passou por um salto gigantesco desde a versão 2008.

Como o Planes abordou mais a questão Hi-Def, eu faço aqui um elogio à jogabilidade. o de DS (portátil que não é famoso por bons jogos de futebol) tá excelente!
FreeSample

Twitter: @loleite

PES vs FIFA

Mensagempor Dahak em 05 Abr 2010, 19:38

Eu acho que PES tem um público cativo muito forte. Algumas vezes até arredio, resistente ao FIFA. E o inverso até ocorre, mas em menor escala.

Tenho os dois aqui pro Wii e particularmente eu acho o FIFA superior. Mas quase todos que brincam nesses jogos olham pro PES como se ele fosse sei lá, mais "cult".
Life. Live.
Dahak

PES vs FIFA

Mensagempor planes em 05 Abr 2010, 20:12

Dahak escreveu:Eu acho que PES tem um público cativo muito forte. Algumas vezes até arredio, resistente ao FIFA. E o inverso até ocorre, mas em menor escala.

Tenho os dois aqui pro Wii e particularmente eu acho o FIFA superior. Mas quase todos que brincam nesses jogos olham pro PES como se ele fosse sei lá, mais "cult".

Wii e PC são o de menos, a diferença é bem mais sutil e se preferirem o PES não é de se achar estranho.

Nos consoles HD o Fifa está usando a evolução de sua engine (desde Fifa 2008) enquanto o PES continua usando a mesma da geração passada. Neste caso a diferença é brutal, neste caso sim o PES sobrevive na base da inercia dos fãs da geração passada, em termos de jogo a unica vantagem do PES 2010 é ser um pouco mais bonito em termos de modelos.
Imagem
planes

PES vs FIFA

Mensagempor FreeSample em 09 Abr 2010, 10:01

o PES Acaba de ficar mais interessante...

KONAMI OBTÉM LICENÇA DA COPA LIBERTADORES

A competição mais prestigiada entre clubes de futebol da America chegará com exclusividade aos jogos PES.

EL SEGUNDO, Califórnia – 8 de Abril de 2010 – A Konami Digital Entertainment, Inc. anunciou hoje que obteve a licença exclusiva para reproduzir o campeonato sul-americano entre clubes de futebol mais prestigiado e estimado, a Copa Santander Libertadores. A negociação permitirá à Konami integrar todos os componentes da competição Copa Santander Libertadores – includindo seus times e jogadores – à série Pro Evolution Soccer (PES). Com a adição da Copa Santander Libertadores ao rol de licenças de Pro Evolution Soccer, a Konami agora possui os dois maiores torneios de futebol do mundo, a Copa Santander Libertadores e a Liga dos Campeões UEFA.

“A Copa Santander Libertadores é uma das mais influentes e importantes competições de futebol do mundo”, afirma Shinji Hirano, Presidente da Konami Digital Entertainment, Inc. “Nós nos esforçamos muito para tornar nossos jogos de esportes o mais próximos da realidade, e com os direitos exclusivos da Copa Santander Libertadores, fãs podem esperar por seus times e jogadores favoritos nos jogos da série Pro Evolution Soccer”.

“Estamos muito orgulhosos por entrar em acordo com a Konami”, afirma o Dr. Nicolás Leoz, Presidente da CONMEBOL. “A Copa Santander Libertadores é uma das mais importantes competições do mundo e a sua presença no jogo Pro Evolution Soccer representa a grandeza da competição e o interesse que ele gera ao redor do mundo”.

Fundada em 1960, a Copa Santander Libertadores é um torneio anual internacional de futebol organizado pela CONMEBOL. O nome do torneio é uma homenagem aos Libertadores, que foram os lutadores da liberdade que representaram importante papel na libertação da maioria dos países latino-americanos durante as guerras de independência. Apesar de ser um torneio para clubes sul-americanos, times mexicanos começaram a receber convites para participar a partir de 1998. Hoje, o torneio tem no mínimo três equipes por país, enquanto a Argentina e Brasil tem cinco.

Editado pela última vez por FreeSample em 12 Abr 2010, 21:49, em um total de 1 vez.
FreeSample

Twitter: @loleite

PES vs FIFA

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 10 Abr 2010, 16:41

De fato, uma boa iniciativa.
Agora quero ver se eles vão fazer os jogadores e os clubes certo, porque nas edições anteriores os times da américa do sul sempre foram feitos com os jogadores totalmente diferentes do que são fisicamente.
A não ser que com a licença da competição eles obtenham também a licença pra fazer os clubes.
Se fizerem caprichado, será um grande progresso.

Só faltou a fonte da notícia.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Brave Samurai Warrior

PES vs FIFA

Mensagempor Fëanor em 10 Abr 2010, 18:33

Baixei o demo do Fifa e do PES 2010 semana passada. Cara, o Fifa tá muito bom!
Já decidi qual vou comprar, embora eu tenha o PES 08.

Até que na questão gráfica, o salto do PES foi violento, mas a jogabilidade do Fifa está infinitamente melhor.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

PES vs FIFA

Mensagempor Midg4rd em 10 Abr 2010, 23:46

Eu prefiro o FIFA. Embora a EA tenha um grande defeito (em todos os jogos que ela põe a mão) ela definitivamente não sabe balancear os níveis de dificuldade. O easy é ridículo, o medium é impossível e o hard é piada...enfeite...
Mas sempre achei o FIFA em termos de conteúdo muito melhor que o PES. PES por sua vez se destaca na jogabilidade.

Eu dou preferência ao FIFA. Não sei quanto ao PES atual, mas até meados de 2008 era amadorismo puro, tudo nas coxas.
Imagem
Imagem
Midg4rd

PES vs FIFA

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 25 Abr 2010, 13:00

Midg4rd escreveu:PES por sua vez se destaca na jogabilidade.

Em partes. Também achava isso.
Mas no PES 2010 a jogabilidade caiu muito, aliás isso é uma coisa que eu não entendo.
Já é rotina no PES que de uma edição pra outra eles tentam melhorar o jogo, mas muitas coisas eles mudam e acabam conseguindo piorar.
That really drives me insane :frenzied:

O FIFA por outro lado deu um salto enorme na jogabilidade do 09 para o 10.
Estou jogando agora o 10 e esotu ainda me adaptando à mudança do estilo do jogo.
Estou acostumado com os menus do PES que eram bem mais completos, sem deixar de ser simples e bem organizados.
No FIFA tem muita coisa espalhada e muita informação desnecessária, enquanto que algumas que seriam importantes acabam ficando de fora.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Brave Samurai Warrior

PES vs FIFA

Mensagempor Yuskeleton em 28 Abr 2010, 16:34

A jogabilidade ficou horrível. A resposta está lenta de mais.

Aliás me impressiona a falta de capacidade da Konani em melhorar a IA do jogo.

A princípio até causa uma impressão de melhora. Mas como a resposta está lenta, fica mais fácil do CPU ler o que você vai fazer. O CPU prevê para onde você vai driblar, a hora que você vai chutar (chutou) e age de acordo - bloqueando, dando carrinho, etc - por causa da resposta atrasada do jogador.

Algo que acontece desde versões passadas é você estar na linha de fundo para cruzar uma bola e o jogador, ao invés de esperar para cabeçar, ele acaba saindo da áerea. Isso acontece também em contra-ataques. Sem contar que o CPU joga todos os 90 minutos como se fosse final de Copa do Mundo sem se cansar.

Ficou mais difícil fazer gols em escanteios também. Principalmente no Top Player quando 3 a 4 CPUs vão cabecear a mesma bola.

A arbitragem então nem se fala.

Lembro de uma reportagem sobre uma das versões antigas do PES e o produtor dizia que a idéia era "estressar" o jogador. Muito estranho vindo alguém que produz entretenimento.

O feedback do usuários sempre clamaram por um PES mais próximo da simulação do que de uma pelada. Mas fica difícil jogá-lo com menos recursos que o CPU.
Yuskeleton

PES vs FIFA

Mensagempor Armitage em 08 Mai 2010, 22:02

É oficial: FIFA WINS.

O gameplay do FIFA World Cup 2010 está absurdo, bem melhor inclusive que o FIFA10 (que eu achava um tanto defeituoso). Com esse vídeo dá pra ter uma prévia, mas só jogando pra sentir mesmo..
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

PES vs FIFA

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 09 Mai 2010, 00:18

É. Apesar de tecnicamente o gameplay estar bem feio, parece que a jogabilidade está realmente boa mesmo.
Mas...FIFA World Cup 2010? Esqueceram de colocar as cornetas da torcida africana.
...AINDA BEM :mrgreen:
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Brave Samurai Warrior

Próximo

Voltar para Video Games