Pois é. Sempre fui um fã declarado de Pro Evolution Soccer.
Isso já vem desde os tempos do Winning Eleven do PS1, na transição de W11 para PES do PS2 e também agora na nova geração (xbox three sixty e PS3).
Por outro lado, também joguei muito FIFA (do 98 ao 2000, principalmente o primeiro citado), mas na época em que, acredito eu, era um jogo exclusivo para PC (corrijam-me se estiver errado). Talvez até tinham suas versões para Playstation, mas eu jogava no PC mesmo.
Se bem me lembro, o primeiro FIFA para PS2 que joguei foi o 2004 ou 05, mas lembro que bastou jogá-lo uma vez e achei o jogo horrível (entenda-se uma jogabilidade péssima, sempre comparando com o W11/PES da época, e com jogadores que pareciam grandes bonecões de posto).
Passaram-se alguns anos e o FIFA para os consoles caiu em esquecimento para mim.
Em 2008, quando, numa viagem que meu pai fez à China, ele trouxe uma caralhada de jogos para PS2 e, dentre eles, lá estava o dito cujo: FIFA 2008.
Resolvi testá-lo e tive aquela mesma decepção: that same holy crap thing.
Estava decidido que pra mim o PES tinha ganhado essa "luta".
Ainda assim, dessa vez já com o xbox, nem lembro como cargas d'água, mas veio parar na minha mão o FIFA 09.
Pensei: "ah, dessa vez nem vou testar".
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aqui uma pequena pausa, pois entramos numa outra questão.
Com o passar do tempo, notei que, conforme vinham as novas versões do PES, haviam poucas mudanças revolucionárias.
Mudavam uma coisinha aqui, outra ali, um mínimo upgrade nos gráficos em algumas versões, atualizavam os jogadores dos times e...pronto, aí estava o novo PES.
Tudo bem, não se pode querer sempre uma revolução a cada ano, já que é lançado um novo a cada 11/12 meses.
Mas acontece que os pontos baixos do jogo, como uma movimentação mais livre p.e., nunca eram corrigidos.
Um pouco intrigado com esse ponto resolvi testar "aquele tal de FIFA 09"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltando à nossa história.
Me dei o trabalho de testar. Dessa vez notei uma boa melhora, mas atribuí os méritos quase que totalmente ao próprio console, pois é claro que de um PS2 para um xbox muita coisa tinha que ser melhor.
E apesar dessa melhora, o PES ainda continuava sendo melhor, ainda assim, o FIFA pelo menos subiu um pouco nos meus conceitos.
Foi aí que, no fim de semana passado, fui à casa de um ex-colega (que também tem um xbox) e, conversa vai, conversa vem, ele me falou que só estava jogando agora o FIFA 10.
Pensei: "Epa, tem algo errado aí."
Hesitei um pouco, mas acabei aceitando jogar algumas partidas com ele.
Tive, então, a agadável surpresa de ver uma evolução significativa desde a edição anterior (09) para esta.
O gráfico teve suas melhoras.
A movimentação dos jogadores está incrivelmente superior à do PES 2010. Ela se dá em 360º, ou seja, não se tem aquela impressão de que o campo é dividido em linhas horizontais, verticais e diagonais e que o jogador só se movimenta sobre aquelas linhas, como parece no PES 2010.
Assim o jogador parece bem mais livre para se mover pelo campo.
E outra coisa, que já era assim antes, mas que ficava "anulada" pelos pontos baixos do jogo, é a imensa opção de times de tudas as partes do mundo para se escolher, todos licenciados, com jogadores e uniformes originais.
Pois bem, decidi baixar o FIFA 10 (só falta gravar pra poder jogar), pra testá-lo por um tempo.
Falta ainda fazer uma comparação da Master League do PES com seu contratipo (que não sei o nome) no FIFA.
Mas de resto, estou inclinado a dizer que, finalmente, o FIFA terá chances razoáveis de tomar o lugar do PES no meu porta CDs.
Comentários finais (leia):
Pra quem leu tudo isso, obrigado pela atenção.
Não sei qual é a popularidade destes jogos aqui no fórum, mas pra mim, um videogame sem pelo menos um jogo de futebol não é um viedogame completo.
Desculpem se já houver um tópico sobre isso, eu realmente não procurei (my bad neste caso).
E pra quem tem experiência com os dois jogos, ou até mesmo só com um deles, deixem suas opiniões.