http://www.google.com/buzz/gilnei.nh/XX ... en%C3%A7am
Leiam esse artigo. Pensem em FF13. Me convençam que o mundo dos games vai sobreviver mais 5 anos. Please.
Death to Good Graphics! - The Escapist : Experienced Points
Shouldn't we all just get over the graphics thing, already?
(Hã... por algum motivo parece que o Buzz não mostra os comentários pra quem não está logado, então vou colar aqui:)
SPOILER: EXIBIR
Bruno Müller - É o que eu sempre digo. Nos empurram gráficos e esquecem da parte "jogo"... dos JOGOS.
Fora que esses dias atrás mesmo eu estava pensando nessa coisa de geração de games, porque pensei em pegar Assassin's Creed II pra jogar e... whoa, meu PC já tá fraco pra essas coisas.
Deviam realmente pensar mais em saber aproveitar os sistemas
09:02
Phil Roberto Souza - AC2 tá mais pra AC1 expansion pack, ainda sem função de skip.
Não é de hoje que isso vem acontecendo: as produtoras querem "contar uma história" e esquecem de fazer essa história divertida ou mesmo jogável.09:24
Gilnei Schaeffer - É um círculo vicioso, o problema na verdade é que os próprios jogadores/fanboys ficam se deixando levar e até exigindo gráficos cada vez mais "realistas" pros seus jogos...
Bom, tô sinceramente pensando em comprar um Wii, e daqui a pouco vou "buzzar" o motivo.Editar09:40
Bruno Müller - Buzzar ou buzzinar? xD
Até eu penso mais num Wii, nesses tempos...09:44
Phil Roberto Souza - Sobre Final Fantasy 13, como eu disse a ti antes, é uma experiência estranha. O jogo é 90% gráfico. As batalhas (ou seja, a gameplay...) conseguem o feito de ser menos interativas que o FF12.
E olha que o 12 foi crucificado por usar o sistema de gambits. Enfim, vocês não são os únicos a pensarem num Wii como opção primária.09:44
Gilnei Schaeffer - Se eu quisesse só gráficos bonitos sem história, não ia jogar videogame, ia assistir Avatar.
(Tu-dum pish!)
ESPECIALMENTE num RPG, for fuck's sake.Editar09:52
Pedro Simoes - Pouco interativas?! Esse é o primeiro sistema de combate em ANOS no qual você não pode simplesmente apertar X pra passar de uma batalha de rotina... no mínimo você precisa mudar seus paradigmas, e como cada inimigo exige uma estratégia diferenciada, não adianta deixar no piloto automático - pelo menos se você quiser um bom ranking.
(Isso, claro, quando você sai do tutorial - as primeiras 25 horas de jogo xD)
Quanto ao artigo, ele segue uma série de pressupostos questionáveis: 1) Que gráficos e qualidade são inversamente proporcionais, 2) Que jogos longos são melhores que jogos curtos, 3) Que a culpa das vendas ruins de jogos com gráficos podres é dos reviewers...
Tudo balela. Os gráficos não são o vilão. E, claro, o mercado de jogos não se resume aos títulos multimilionários Triplo A - esse cara deu uma olhada na PSN, na Live ou no Virtual Console ultimamente?10:35
Gilnei Schaeffer - Lune, tu é eye-candy-whore, tua opinião não conta! =P
Mas o ponto 1 é confirmado pelas próprias produtoras: O orçamento de um jogo é finito, e quanto melhores os gráficos, mais tempo e dinheiro é perdido fazendo eles e deixa de ser investido em outros pontos meio importantes, tipo jogabilidade e história. O ponto 2, concordo 100% que um jogo não precisa ser longo pra ser bom, mas a crítica não é necessariamente ligada ao tempo do jogo, e sim à quantidade de conteúdo - a Squeenix já admitiu que FF13 ser um jogo sem cidades tradicionais não é uma escolha de design, é uma limitação imposta porque não tinham dinheiro pra fazer cidades decentes com gráficos em HD, então cortaram as cidades do jogo.
Sente o drama? Quando os gráficos atrapalham tão diretamente a produção de um jogo desse porte, imagina estúdios menores que precisam gastar a maior parte do orçamento do jogo só pra deixar os gráficos no mínimo exigido pela mídia e pelos consumidores mal acostumados pelo eye candy? Daqui a pouco vão ter que cortar os personagens da história também, e fazer todos os jogos em primeira pessoa, porque não vão ter dinheiro e tempo pra animar os protagonistas em full HD e 200 bilhões de polígonos...
Fora que esses dias atrás mesmo eu estava pensando nessa coisa de geração de games, porque pensei em pegar Assassin's Creed II pra jogar e... whoa, meu PC já tá fraco pra essas coisas.
Deviam realmente pensar mais em saber aproveitar os sistemas

Phil Roberto Souza - AC2 tá mais pra AC1 expansion pack, ainda sem função de skip.
Não é de hoje que isso vem acontecendo: as produtoras querem "contar uma história" e esquecem de fazer essa história divertida ou mesmo jogável.09:24
Gilnei Schaeffer - É um círculo vicioso, o problema na verdade é que os próprios jogadores/fanboys ficam se deixando levar e até exigindo gráficos cada vez mais "realistas" pros seus jogos...
Bom, tô sinceramente pensando em comprar um Wii, e daqui a pouco vou "buzzar" o motivo.Editar09:40
Bruno Müller - Buzzar ou buzzinar? xD
Até eu penso mais num Wii, nesses tempos...09:44
Phil Roberto Souza - Sobre Final Fantasy 13, como eu disse a ti antes, é uma experiência estranha. O jogo é 90% gráfico. As batalhas (ou seja, a gameplay...) conseguem o feito de ser menos interativas que o FF12.
E olha que o 12 foi crucificado por usar o sistema de gambits. Enfim, vocês não são os únicos a pensarem num Wii como opção primária.09:44
Gilnei Schaeffer - Se eu quisesse só gráficos bonitos sem história, não ia jogar videogame, ia assistir Avatar.
(Tu-dum pish!)
ESPECIALMENTE num RPG, for fuck's sake.Editar09:52
Pedro Simoes - Pouco interativas?! Esse é o primeiro sistema de combate em ANOS no qual você não pode simplesmente apertar X pra passar de uma batalha de rotina... no mínimo você precisa mudar seus paradigmas, e como cada inimigo exige uma estratégia diferenciada, não adianta deixar no piloto automático - pelo menos se você quiser um bom ranking.
(Isso, claro, quando você sai do tutorial - as primeiras 25 horas de jogo xD)
Quanto ao artigo, ele segue uma série de pressupostos questionáveis: 1) Que gráficos e qualidade são inversamente proporcionais, 2) Que jogos longos são melhores que jogos curtos, 3) Que a culpa das vendas ruins de jogos com gráficos podres é dos reviewers...
Tudo balela. Os gráficos não são o vilão. E, claro, o mercado de jogos não se resume aos títulos multimilionários Triplo A - esse cara deu uma olhada na PSN, na Live ou no Virtual Console ultimamente?10:35
Gilnei Schaeffer - Lune, tu é eye-candy-whore, tua opinião não conta! =P
Mas o ponto 1 é confirmado pelas próprias produtoras: O orçamento de um jogo é finito, e quanto melhores os gráficos, mais tempo e dinheiro é perdido fazendo eles e deixa de ser investido em outros pontos meio importantes, tipo jogabilidade e história. O ponto 2, concordo 100% que um jogo não precisa ser longo pra ser bom, mas a crítica não é necessariamente ligada ao tempo do jogo, e sim à quantidade de conteúdo - a Squeenix já admitiu que FF13 ser um jogo sem cidades tradicionais não é uma escolha de design, é uma limitação imposta porque não tinham dinheiro pra fazer cidades decentes com gráficos em HD, então cortaram as cidades do jogo.
Sente o drama? Quando os gráficos atrapalham tão diretamente a produção de um jogo desse porte, imagina estúdios menores que precisam gastar a maior parte do orçamento do jogo só pra deixar os gráficos no mínimo exigido pela mídia e pelos consumidores mal acostumados pelo eye candy? Daqui a pouco vão ter que cortar os personagens da história também, e fazer todos os jogos em primeira pessoa, porque não vão ter dinheiro e tempo pra animar os protagonistas em full HD e 200 bilhões de polígonos...