MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Abr 2010, 10:51

Comecei essa discussão via Google Reader/Google Buzz hoje, saíram alguns ótimos comentários, acho que vale a pena continuar por aqui.

http://www.google.com/buzz/gilnei.nh/XX ... en%C3%A7am

Leiam esse artigo. Pensem em FF13. Me convençam que o mundo dos games vai sobreviver mais 5 anos. Please.

Death to Good Graphics! - The Escapist : Experienced Points

Shouldn't we all just get over the graphics thing, already?

(Hã... por algum motivo parece que o Buzz não mostra os comentários pra quem não está logado, então vou colar aqui:)

SPOILER: EXIBIR
Bruno Müller - É o que eu sempre digo. Nos empurram gráficos e esquecem da parte "jogo"... dos JOGOS.

Fora que esses dias atrás mesmo eu estava pensando nessa coisa de geração de games, porque pensei em pegar Assassin's Creed II pra jogar e... whoa, meu PC já tá fraco pra essas coisas.

Deviam realmente pensar mais em saber aproveitar os sistemas ¬¬09:02

Phil Roberto Souza - AC2 tá mais pra AC1 expansion pack, ainda sem função de skip.

Não é de hoje que isso vem acontecendo: as produtoras querem "contar uma história" e esquecem de fazer essa história divertida ou mesmo jogável.09:24

Gilnei Schaeffer - É um círculo vicioso, o problema na verdade é que os próprios jogadores/fanboys ficam se deixando levar e até exigindo gráficos cada vez mais "realistas" pros seus jogos...

Bom, tô sinceramente pensando em comprar um Wii, e daqui a pouco vou "buzzar" o motivo.Editar09:40

Bruno Müller - Buzzar ou buzzinar? xD

Até eu penso mais num Wii, nesses tempos...09:44

Phil Roberto Souza - Sobre Final Fantasy 13, como eu disse a ti antes, é uma experiência estranha. O jogo é 90% gráfico. As batalhas (ou seja, a gameplay...) conseguem o feito de ser menos interativas que o FF12.

E olha que o 12 foi crucificado por usar o sistema de gambits. Enfim, vocês não são os únicos a pensarem num Wii como opção primária.09:44

Gilnei Schaeffer - Se eu quisesse só gráficos bonitos sem história, não ia jogar videogame, ia assistir Avatar.
(Tu-dum pish!)

ESPECIALMENTE num RPG, for fuck's sake.Editar09:52

Pedro Simoes - Pouco interativas?! Esse é o primeiro sistema de combate em ANOS no qual você não pode simplesmente apertar X pra passar de uma batalha de rotina... no mínimo você precisa mudar seus paradigmas, e como cada inimigo exige uma estratégia diferenciada, não adianta deixar no piloto automático - pelo menos se você quiser um bom ranking.

(Isso, claro, quando você sai do tutorial - as primeiras 25 horas de jogo xD)

Quanto ao artigo, ele segue uma série de pressupostos questionáveis: 1) Que gráficos e qualidade são inversamente proporcionais, 2) Que jogos longos são melhores que jogos curtos, 3) Que a culpa das vendas ruins de jogos com gráficos podres é dos reviewers...

Tudo balela. Os gráficos não são o vilão. E, claro, o mercado de jogos não se resume aos títulos multimilionários Triplo A - esse cara deu uma olhada na PSN, na Live ou no Virtual Console ultimamente?10:35

Gilnei Schaeffer - Lune, tu é eye-candy-whore, tua opinião não conta! =P

Mas o ponto 1 é confirmado pelas próprias produtoras: O orçamento de um jogo é finito, e quanto melhores os gráficos, mais tempo e dinheiro é perdido fazendo eles e deixa de ser investido em outros pontos meio importantes, tipo jogabilidade e história. O ponto 2, concordo 100% que um jogo não precisa ser longo pra ser bom, mas a crítica não é necessariamente ligada ao tempo do jogo, e sim à quantidade de conteúdo - a Squeenix já admitiu que FF13 ser um jogo sem cidades tradicionais não é uma escolha de design, é uma limitação imposta porque não tinham dinheiro pra fazer cidades decentes com gráficos em HD, então cortaram as cidades do jogo.

Sente o drama? Quando os gráficos atrapalham tão diretamente a produção de um jogo desse porte, imagina estúdios menores que precisam gastar a maior parte do orçamento do jogo só pra deixar os gráficos no mínimo exigido pela mídia e pelos consumidores mal acostumados pelo eye candy? Daqui a pouco vão ter que cortar os personagens da história também, e fazer todos os jogos em primeira pessoa, porque não vão ter dinheiro e tempo pra animar os protagonistas em full HD e 200 bilhões de polígonos...
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Sellous em 05 Abr 2010, 11:29

A evolução dos gráficos não irá parar de maneira nenhuma. Afinal, esses jogos puxam a cadeia das empresas de placas acelereadores e componenetes de PCs (e alguns desses jogos são até patrocinados por eles). Hoje em dia, um PC já está desvalorizado já em 50% depois de dois anos. É a obsolecência programada. Entretanto esses jogos que todos olhamos são jogos mainstream com verbas milhonárias que recebem propagandas de marketing gigantescos e parecem que são todo o mercado.

O problema é que os médios e pequenos produtores não buscam se diferenciar dos grandes e tentam produzir coisas semelhantes com menor verba... isso sim é um problema. Sobre o ponto de vista dos grandões, o que o cara do artigo disse é verdade: é muito mais fácil você convencer o investidor que os gráficos bons vão vender melhor do quê um bom roteiro e uma boa estória vende. Numa perspectiva risco x retorno a tendência é os jogos continuarem mais curtos (e isso também ocorre porque os jogadores não tem mais tanto tempo disponível para jogar) e com ótimos gráficos do que o contrário.

Por sorte, há algumas almas iluminadas que percebem que o consumidor não se importa tanto com gráficos, e arriscam um modelo diferente de jogo. Nisso os jogos de flash são muito inovadores (e por isso venho jogando-os mais do que os jogos normais). Mas vejamos por exemplo World of Goo e Plants Vs Zoombies. São gráficos extremamente simples que fizeram um enorme sucesso ao seguir esse modelo de diferenciação.
Sellous

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Abr 2010, 11:31

Existe um monte de game designer apocalíptico que prevê que, caso não mudemos nossa forma de produzir jogos, a indústria como a conhecemos entrará em colapso.

Isso, na verdade, faz bastante sentido. O modelo de produção de jogos VAI ter que mudar. Circula muita grana no mercado, mas também é gasta muita grana. É algo arriscado, tudo ou nada: ou você faz um sucesso estrondoso, ou sua empresa quebra.

Os investimentos em algo tão... desnecessário para o jogo estão acarretando mais e mais em prejuízo, para TODOS. E o que é pior? Boa parte do público hardcore QUER gráficos, e se os gráficos forem ruins, o jogo já é taxado como ruim.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Abr 2010, 11:34

VA, o foda é isso, o público tem uma grande parcela de culpa nessa história toda...

Sellous, exemplos perfeitos. Outros jogos estupidamente bons que mostram que não é preciso um jogo ter gráficos super-mega-boga-fodônicos OU 60 horas de jogo pra serem obras-primas são Portal e Braid.

Eu adoraria usar também Farmville, Mafia Wars e outros jogos de navegador como exemplo de jogos sem gráficos fodônicos que mesmo assim fazem MUITO sucesso... mas eles são feitos pela Zynga, que é basicamente o representante do Mal Encarnado no mundo dos jogos, então fico com o pé atrás de usar eles como bom exemplo de qualquer coisa. :P
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2010, 11:36

_Virtual_Adept_ escreveu:Existe um monte de game designer apocalíptico que prevê que, caso não mudemos nossa forma de produzir jogos, a indústria como a conhecemos entrará em colapso.

Isso, na verdade, faz bastante sentido. O modelo de produção de jogos VAI ter que mudar. Circula muita grana no mercado, mas também é gasta muita grana. É algo arriscado, tudo ou nada: ou você faz um sucesso estrondoso, ou sua empresa quebra.

Os investimentos em algo tão... desnecessário para o jogo estão acarretando mais e mais em prejuízo, para TODOS. E o que é pior? Boa parte do público hardcore QUER gráficos, e se os gráficos forem ruins, o jogo já é taxado como ruim.

Não há nada apocalíptico. É lógico. Se os preços das produções aumentam cada vez mais, mas vendem apenas um pouco mais do que outros jogos, não há retorno monetário o suficiente.

Por que acha que mocorongos imbecis como a activision querem aumentar os jogos para 70 dólares lá nos EUA? Para eles, enforcar jgadores e sugar cada centavo é o que importa, não o lucro consciente ou a saúde do próprio mercado. É um método muito americano de se fazer negócios.

Eu adoraria usar também Farmville, Mafia Wars e outros jogos de navegador como exemplo de jogos sem gráficos fodônicos que mesmo assim fazem MUITO sucesso.

Vale a pena lembrar que esses são jogos casuais.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Léderon em 05 Abr 2010, 11:39

Ainda são jogos.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2010, 11:48

Léderon escreveu:Ainda são jogos.

Sim. Porém boa parte de sua audiência não joga outros jogos. Fazendo deles uma seção diferente do mercado.

Jogos tradicionais não podem tentar ser como eles ao risco de alienarem seu público e buscar outro diferente. Isso nem sempre deu certo, como o Wii demonstra.
AKImeru

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Abr 2010, 11:50

Mas o mercado casual é quase completamente independente do mercado hardcore.
_Virtual_Adept_
Webmaster

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Abr 2010, 11:53

O Estado precisa de mais jogos casuais.

E o Wii é basicamente o console mais bem sucedido dessa geração, mesmo com todo o estigma de não ter "jogos de verdade" (que é balela, e mesmo assim parece que vai melhorar com os lançamentos desse ano).
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2010, 12:02

Eltor Macnol escreveu:O Estado precisa de mais jogos casuais.

E o Wii é basicamente o console mais bem sucedido dessa geração, mesmo com todo o estigma de não ter "jogos de verdade" (que é balela, e mesmo assim parece que vai melhorar com os lançamentos desse ano).

Não acho que entendeu o que eu quis dizer por "olhe o Wii" quando me referi que "Tornar seu jogo casual não necessariamente vai fazer ele vender mais".

Wii é o videogame com maior suporte para jogos casuais. Muitas empresas pegam jogos hardcore, socam uma gimmick imbecil de waggle e lançam no console. E raramente vende bem. Jogos casuais tem seu espaço, mas eles precisam ser feitos com design inteligente.
AKImeru

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Sellous em 05 Abr 2010, 12:13

Eltor Macnol escreveu:VA, o foda é isso, o público tem uma grande parcela de culpa nessa história toda...

Sellous, exemplos perfeitos. Outros jogos estupidamente bons que mostram que não é preciso um jogo ter gráficos super-mega-boga-fodônicos OU 60 horas de jogo pra serem obras-primas são Portal e Braid.

Eu adoraria usar também Farmville, Mafia Wars e outros jogos de navegador como exemplo de jogos sem gráficos fodônicos que mesmo assim fazem MUITO sucesso... mas eles são feitos pela Zynga, que é basicamente o representante do Mal Encarnado no mundo dos jogos, então fico com o pé atrás de usar eles como bom exemplo de qualquer coisa. :P

Braid é muito genial, entretanto nem todos gostam dele ou entendem sua estória (afinal, você tem que zerar para entender.. parece algo simples, mas há diversas críticas por trás do jogo). Mas é um bom exemplo.

Portal eu usaria em meio termos. Seus gráficos ainda eram de ponta quando foi lançado. Entretanto sua mecânica diferenciada o fez ser muito "arriscado", nas palavras da própria empresa e era apenas um extra. Foi algo do tipo: "poxa, os programadores querem fazer, para não deixar triste vamos colocar lá como bônus, pq tb achei genial..."

Na verdade, a mesma coisa ocorreu com God of War, para quem conhece sua estória.

Mas acho os exmeplos dos social games melhores que os meus. É como eu disse sobre a 4 edição do D&D: você acha que realmente um jogo equilibrado é o pré-requisito para o jogo ser um sucesso? Ele é simplesmente um dos seus componentes ou melhor, uma premissa. Você sempre deve ouvir seus consumidores. O problema é que muito dos que os consumidores vão falar vai contra o que é seguro para o meio empresarial. Quem se arrisca pode perder muito ou ganhar muito. Se voce fosse o dono, quem o culparia por não preferir o seguro do que o mais lucrativo? Melhor do que não ter nada.
Editado pela última vez por Sellous em 05 Abr 2010, 12:41, em um total de 1 vez.
Sellous

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor FreeSample em 05 Abr 2010, 12:19

Mas o mercado casual é quase completamente independente do mercado hardcore.
Complementando o argumento acima, acho que esse "limiar de lucratividade dos gráficos" pode acabar com certos dogmas como a vinculação de consoles a mercados específicos. Existem jogos hardcore no wii (independente do que as putinhas de pixel digam), assim como existem jogos casuais para o Xisboca e o Play3, E como o segundo artigo postado pelo Eltor deixa bem claro (ainda mais com o Move e o Natal), é chegada a hora dessa barreira hardcore/casual ficar cada vez mais nebulosa para os consoles e seus respectivos mercados.

Há de se considerar a vinda da tecnologia 3D, que talvez dê uma freada no avanço dos gráficos (em termos de definição) em favor da imersão. Mas, claro, é pura especulação.
Editado pela última vez por FreeSample em 05 Abr 2010, 12:33, em um total de 1 vez.
FreeSample

Twitter: @loleite

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Abr 2010, 12:23

Jogos casuais? Movimentam uma grana violenta justamente por terem baixo investimento e retorno satisfatório.

Por que acha que mocorongos imbecis como a activision querem aumentar os jogos para 70 dólares lá nos EUA? Para eles, enforcar jgadores e sugar cada centavo é o que importa, não o lucro consciente ou a saúde do próprio mercado. É um método muito americano de se fazer negócios.

Sim, e será 1983 de novo se isso continuar. O problema não é eles fazerem: são os jogadores aceitarem, pra jogar seu mais novo FPS genérico com 10 tons de bege, cinza, sangue e fagulha de bala.

Na verdade, a mesma coisa ocorrei com God of War, para quem conhece sua estória.

...já viu os gráficos de God of War 3? Cinza, bege e vermelho. Não existem outras cores.

Não acho que entendeu o que eu quis dizer por "olhe o Wii" quando me referi que "Tornar seu jogo casual não necessariamente vai fazer ele vender mais".

Wii é o videogame com maior suporte para jogos casuais. Muitas empresas pegam jogos hardcore, socam uma gimmick imbecil de waggle e lançam no console. E raramente vende bem. Jogos casuais tem seu espaço, mas eles precisam ser feitos com design inteligente.

E o que seria design inteligente, então?

Waggle imbecil, como o controle motion sensor do ps3, depois de ANOS de implicância com o Wii? Isso sim pra mim é imbecilidade.

E como o segundo artigo postado pelo Eltor deixa bem claro (ainda mais com o Move e o Natal), é chegada a hora dessa barreira hardcore/casual ficar cada vez mais nebulosa para os consoles.

Projeto Natal não vai ser tudo isso, porque o perfil do gamer hardcore é focado pro sedentarismo. Então ou ele vai ter que mudar MUITO ou vai ser outro "gimmick" como diz o Oda.

Não que isso seja algo ruim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor AKImeru em 05 Abr 2010, 12:36

Waggle imbecil, como o controle motion sensor do ps3, depois de ANOS de implicância com o Wii? Isso sim pra mim é imbecilidade.

Que tal jogos feitos com o waggle em mente?

E como o segundo artigo postado pelo Eltor deixa bem claro (ainda mais com o Move e o Natal), é chegada a hora dessa barreira hardcore/casual ficar cada vez mais nebulosa para os consoles.

Não espere um jogo sequer hardcore para o projeto Natal.
AKImeru

MORTE AOS BONS GRÁFICOS!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Abr 2010, 12:41

Quer mesmo que eu responda?

Projeto Natal não vai ser tudo isso, porque o perfil do gamer hardcore é focado pro sedentarismo. Então ou ele vai ter que mudar MUITO ou vai ser outro "gimmick" como diz o Oda.

Problema maior do gamer hardcore não é "sedentarismo", é isso aqui:
http://www.gamasutra.com/view/feature/4 ... n_wii_.php

Em resumo, não encontraram uma maneira realmente boa de fazer uma mira FPS no Wii. E, como todos sabem, um dos mercados mais amplos entre os hardcores é o de FPS.

Se não há FPSs bons (fora Metroid Prime 3), você perde a simpatia dos hardcore.

Apesar de quê, acredito que o Wii seja uma boa plataforma para RTSs.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Próximo

Voltar para Video Games