Para Lumine e Virtual Adept: não tem nada a ver com “qual estilo de jogo é mais legal”. Tem a ver com a massificação de um único estilo só pra fisgar a maior fatia de bolo do mercado, e a hyper-resistência em se afastar deste estilo por medo de não lucrar.
Mas massificação de um único estilo é coisa comum em qualquer mercado. Sejam os carros econômicos, os filmes com explosões, os jogos de tiro estilo Rambo ou as séries de comédia com saco de risada.
Se você quer algo diferente, você tem que se esforçar para buscar. O estilo de massa existe por um bom motivo: porque traz maiores lucros. Para sair do padrão, tem que procurar produtoras que buscam agradar públicos de nicho (menores investimentos, porém menos lucros).
Esse é um problema. O outro problema surge quando vemos que essa "fatia de bolo dominante", essa audiência, tem por característica primordial a preguiça de pensar. Não sei o impacto disso para as plataformas de videogames, mas para o PC, que sempre teve por características a criatividade, interatividade e pioneirismo, é revoltante.
Você não tem como julgar se a massa dominante tem preguiça de pensar ou não. O fato de haver um jogo com meia hora de preparo antes de jogar por dez minutos não faz dele um jogo mais inteligente.
O mero fato de jogar já é um desafio interessante, porque treina os reflexos e estratégia a curto prazo.
Achar que os desafios que você está acostumado são mais inteligentes que o desafio médio é algo meio clichê, mais ou menos como filmes do Woody Allen. Existem diversos tipos de diversão, e obviamente a diversão mais genérica vai envolver sentar, relaxar e se divertir.
Se você não se encaixa nessa proposta, então você é de um nicho, e deve procurar produtoras que lhe atendam.
Não adianta criticar a cultura mainstream. Ela existe para ser o mais genérica possível e atender o máximo de gostos. Não existe melhor forma de agradar gregos e troianos do que fazendo desafios aparentemente não pensantes.