Tem 2 jogos interessantes mais antigos cujo nome não lembro... assim que lembrar eu posto aqui.
Os que lembro agora:
Se não conhece ou não jogou, nem pegue outros jogos ainda. SYSTEM SHOCK eu colocaria na lista de 'essenciais' para qualquer um, definitivamente um clássico.
Confesso que gosto mais do 2 que do 1, provavelmente por ter conhecido o 2 primeiro(e ser mais nostálgico para mim). É um daqueles casos raros onde a continuação é tão boa ou melhor que o original(que é ÓTIMO).
Metade da graça de Deus Ex(para mim) é lembrar o system shock.
Para quem não conhece, bioshock é um sucessor 'espiritual' do jogo, versão wtfsteampunk.
Nightlong: Union City ConspiracyUm adventure que nunca terminei, e mesmo não sendo fã do gênero até hoje quero terminar. Nada de inovador nas mecânicas(para um adventure) mas que atmosfera... um dos jogos mais envolventes que já joguei(para a época). Diabos, foi ele que me deixou pilhado a bolar meu primeiro cenário sério e detalhado(obviamente cyberpunk), o único que perdurou daquela época até hoje.
Eu não lembro os detalhes, mas você é um (clichê) desmemoriado em busca de explicações. Desnecessário dizer, há todo um complô, rede do crime e policiais corruptos envolvidos...
Foi o clima que o jogo me passou que me tornou apaixonado pelo gênero cyberpunk. Eu já tinha lido sobre cyberpunk 2020 e obviamente sabia algo de Blade Runner e apesar de achar interessante nunca tinha procurado nada... depois dele quis entrar em cyberpunk de cabeça, aí sim fui atrás de neuromancer, filmes e etc.
Se você souber onde encontrar esse jogo, pelo amor de deus ME DIGA. Faz anos quero terminá-lo.
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Deus ExAcho meio desnecessário dizer, acredito que todos conhecem.
O 1 é ESSENCIAL. Ninguém pode falar que conhece PC gaming sem ter jogado deus ex 1. Um dos melhores jogos para pc dos últimos tempos(sim, mesmo tendo 11 anos).
O 2 é considerado uma grande decepção mas desconsidere isso: como um jogo de ação com 'toques' de rpg ele é bacana. Diabos, muito melhor que a maioria dos FPS por aí, e de plus mantém todo aquele charme que só o cyberpunk tem. Não espere uma continuação do Deus Ex 1, mas é um bom passa tempo.
E o 3... bem, o 3. Estamos todo na espera não? Quem não tem expectativas ao Deus Ex 3 nem devia passar nesse tópico.
OmikronOmikron é uma viagem. Confesso que nunca o terminei, agora não lembro o motivo... Ele é como um rpg(sem as partes de ficha e níveis e etc) onde você joga duplamente com um agente da polícia e uma entidade que possui o corpo dele(e depois outros, você escolhe quem entrar e tal).
Na época eu confundia partes do plot graças ao meu inglês ruim e não lembro muito, mas cara, quanto ácido. Muito bom, inclusive pq DAVID MOTHERFUCKING BOWIE, mas provavelmente você já sabia disso. Não lembro detalhes do plot mas ele passeia ali naquele meio 'conspiração, organizações secretas, illuminati' comum do gênero, com o diferencial de ser muito mais sobrenatural que o normal(algo haver com espíritos de outra dimensão conquistarem a nossa, sumérios acho. Embora aposto que no final tudo seja sobre gangues e uma nova droga, e o policial estivesse afetada por ela o tempo todo).
O jogo é relativamente 'sandbox'. Você é livre para andar por boa parte da cidade(algumas áreas isoladas até mais tarde) e depois viaja para novas áreas. Lembro de perder bastante tempo tentando entrar em apartamentos alheios para roubar 'loot', mas quando me toquei que não valia a pena já estava um pouco enjoado(se não me engano tinha travado na main quest e me recusava a procurar em guias). Falando nele, acho que vou pegá-lo de novo...
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Esse jogo foi um verdadeiro achado(para mim ao menos). Antes de eu continuar:
-Ele é cheio de bugs
-A engine não é das melhores
-Extremamente difícil(tanto pela jogabilidade quanto pelos motivos errados)
Mas se tiver paciência para dar vários reloads e gosta do gênero... é ótimo.
É um jogo tático por turnos ao estilo jagged aliance, silent storm, fallout tactics e etc, bem hardcore. Você cria um personagem que vai liderar uma equipe tática da polícia, e o que começa como guerra entre gangues começa a despencar para complôs(de novo) até chegar numa guerra entre os habitantes do subterrâneo, terroristas, uma mega corporação e a polícia.
Todos os personagens evoluem, quem morrer morreu, todos têm seu inventário, perícias, preferência, personalidade e vozes(algumas péssimas, outras ótimas) e você libera mais personagens com o tempo. Só pode levar até X personagens por missão, com o tempo vão sobrar personagens para escolher(e sim, o rato badass da imagem é um dos personagens).
Ele tem tudo que um bom jogo tático precisa: pontos de ação(para ações por turno), agachar, deitar, furtividade, cobertura, campo de visão bem feito, vantagens por terreno... a IA comete seus erros atrozes aqui e ali mas no geral age muito bem e sem dó(ex: nada de colher de chá, se eles têm granadas, snipers, cura eles usam, mesmo ralé... e eles lootam itens de cadáveres).
Uma pena o jogo ser cheio de bugs e LERDO no geral(ex: espere todos agirem até agir). Você só espera agir os inimigos detectados na sua área quando combate acontece, mas frequentemente um inimigo mais ou menos próximo do seu combate é considerado como inimigo ativo mesmo sem te atacar, aí você é forçado a continuar no modo de turnos e esperar o turno dele... um dos problemas do jogo.
Protip: acuidade das armas é essencial, não tente carregar de tudo que achar, leve poucas armas e o resto do inventário com munição... e sempre deixe alguns persoangens leves para serem os batedores ágeis(eu enchia uns de loot como burro de carga e os demais deixava rápido).
E quase ia me esquecendo: há dois mods cyberpunk sem nenhum plot(exceto como pano de fundo) mas excelentes, ambos jogos de tiro multiplayer. Os dois são mods na engine source, ou seja, basta ter half-life 2(ou mesmo team fortress 2) para poder jogá-los.
Dystopia: parece ter de tudo: classes dos dois lados que vão desde mercenários com algumas melhorias cibernéticas até robôs e hackers, todos compram no início do jogo melhorias(tanto físicas quanto de cortéx e tal) e os hackers literalmente viajam para dentro de uma realidade virtual na hora de conquistar sistemas inimigos.
Uma pena ser tão... confuso. Ping, caos e não ter encontrado um server simpático me afastaram do jogo, depois darei outra chance. Mas bem divertido.
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Não sei como quase fui me esquecer do
NeoTokyoUm dos meus jogos prediletos, o melhor mod que já vi(falando em termos técnicos mesmo: não parece um mod, podiam cobrar pelo jogo) e o mod mais underrated da engine source. Podem pesquisar onde quiserem, todos que jogaram elogiam... ele apenas não teve divulgação o suficiente, e com poucos jogadores os desenvolvedores desanimaram. Uma pena.
É counterstrike. Uma versão inteligente, mais hardcore, mais tática(LEANING, inclinar o corpo) e mais divertida de counterstrike. Só há um modo de jogo(ou ao menos um que é jogado) que é altamente dinâmico por causa do objetivo móvel, onde cada time deve roubar um pedaço de android(por causa do conteúdo de seu 'cérebro') e levar para sua área de retirada. Independente do mapa o android SEMPRE surge aleatoriamente(mas nunca perto demais de nenhuma saída). Muito bacana, quem pega o android fica com as mãos ocupadas, mas o android consegue detectar inimigos através de paredes. Todos os jogadores sabem a localização do android em seu radar.
Os times são diferentes em background e visual(Jinrai, um tríade criminosa e NSF, forças especiais) mas são idênticos em classes e armas(tirando uma ou duas armas exclusivas de cada time). O jogo é bem diferente dos demais fps multiplayer por causa dos modos de visão que cada classe tem acesso, que mudam toda a dinâmica do jogo.
Recon: mais ágeis, podem sempre dar sprint e têm como habilidade especial um grande salto. Ficam invisíveis por mais tempo que demais classes, e podem ativar visão noturna. Pouco HP. Uma das mais divertidas de jogar e uma das mais jogadas pelos pros(por causa da invisibilidade prolongada). Carregam poucas armas e apenas as leves.
Assalto: a classe equilibrada. Modo de visão que detecta movimento, por menor que seja. Poder de fogo+hp+sprint, bem bacana.
Suporte(pesados): mais hp, mais poder de fogo, nenhum sprint e sem invisibilidade... mas têm a melhor visão do jogo, a térmica, encontrando inimigos invisíveis e através de paredes.
O equilíbrio entre as classes é ótimo, cada classe tem uma granda diferente(agora não lembro exatamente quais), há várias armas cada um com seus prós e contras, e similar ao counterstrike cada jogador 'paga' por equipamento com pontos. Diferente de counterstrike não é preciso pagar por munição, apenas por acesso as armas(destravá-las para equipá-las). Há 3 tiers de armas e é preciso ganhar algum score(ajudando o time por exemplo) para liberar as mais avançadas.
Toda a temática é altamente inspirada em Ghost in The Shell... na verdade parece ter sido a inspiração principal e motivação para o mod(vide a camuflagem 'invisível' e tudo o mais). O android é idêntico a um genoyd da série. Apesar da importância tática em ouvir ruídos como camuflagem desativando eu só jogo com a trilha sonora do GITS(+gantz e uns extras).
Infelizmente há poucos jogadores e eu dependo de sorte para encontar um servidor com menos lag. Então sim, estou fazendo propaganda mesmo: quem quiser jogar me adiciona no steam. Adoraria uma partida semanal com BRs.