http://www.wizards.com/Magic/Magazine/A ... eature/42a
(e alguns spoilers de cards também)
Resumão
1. Mulligans agora são feitos simultaneamente. Nada de mais.
2. Mudanças de terminologia
- 2a. "em jogo" vira "battlefield" (apenas cósmetica; nenhuma funcionalidade alterada)
- 2b. Jogar uma mágica agora é "cast". Terrenos ainda são "played". "Jogar" uma habilidade ativada agora é chamado apenas de "ativar" a habilidade. (também apenas cosmética).
- 2c. "Remover do jogo" agora é "exilar". Há mudança de funcionalidade aqui: Wishes não são mais capazes de pegar cartas "exiladas", só do sideboard.
- 2d. Alguma coisa sobre "final do turno" e "início da fase de final do turno" que eu ainda vou tentar compreender.
3. Mana:
- 3a. A reserva de mana agora esvazia no final de cada etapa e de cada fase. Não dá mais para gerar mana na manutenção e só usar na etapa de compra, ou gerar no início do combate e só usar depois do bloqueio.
- 3b. Mana Burn foi eliminada. Ponto final!
4. Quem é o "dono" de um token? Agora é simplesmente o jogador que o controla quando ele entra em jogo, digo, no "battlefield", não mais o controlador da habilidade que o gera.
5. Dano de combate não usa mais a pilha. Além disso, se uma criatura atacante é bloqueada por várias criaturas, o jogador atacante escolhe a "ordem" em que elas levarão dano. A primeira deve levar dano letal antes da segunda sofrer alguma coisa, mais ou menos como na regra de Atropelar.
6. Deathtouch agora é uma habilidade estática. Isso elimina a necessidade de regenerar a criatura duas vezes (uma pelo dano, outra pela habilidade). Além disso, essa habilidade permite que você ignore a nova regra de "ordem das bloqueadoras levando dano" - uma 3/3 com Deathtouch bloqueada por três 2/2s pode causar 1 de dano em cada.
7. Lifelink também virou habilidade estática - você recebe os pontos de vida simultaneamente ao dano ser causado (isso pode salvar sua vida!). Infelizmente, isso significa que a habilidade não é mais cumulativa.