Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Dahak em 06 Fev 2009, 16:06

1/3 dos seus posts é no D&D. Você conhece os moderadores que andam por lá.
Você diz que o Malka não anda pelo fórum. O Malka conhece os moderadores do Artes, onde estão os posts dele. Informações diferentes por se fazer presente mais em um nicho/seção do que em outra.

Fora o fato de boa parte do Artes não utilizar muito o chat... E de boa parte do fórum não visitar o Artes.

Cebola e Corvo, poxa, valeu por levantarem hipóteses e entenderem que há outras forma da coisa fluir.

Lucita, seu apontamento, um report de ontem do Frossard, um comentário em outro tópico no LD me fazem pensar ainda mais que chamar alguém das antigas, já que não houve muitos cuidados com isso nos últimos anos, para resolver o problema de comportamento, tal qual a Lola, soa cada vez mais interessante. Fora os comentários do tópico cinza. E tudo isso é bem recente.

Dahak Out

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 16:15

1/3 dos seus posts é no D&D. Você conhece os moderadores que andam por lá.
Você diz que o Malka não anda pelo fórum. O Malka conhece os moderadores do Artes, onde estão os posts dele. Informações diferentes por se fazer presente mais em um nicho/seção do que em outra.

Fora o fato de boa parte do Artes não utilizar muito o chat... E de boa parte do fórum não visitar o Artes.


Desculpa, Dahaka, isso só me parece uma desculpa pra falar "o pessoal da artes é diferente, portanto, não vale cobrar coisas deles".

Lucita, seu apontamento, um report de ontem do Frossard, um comentário em outro tópico no LD me fazem pensar ainda mais que chamar alguém das antigas, já que não houve muitos cuidados com isso nos últimos anos, para resolver o problema de comportamento, tal qual a Lola, soa cada vez mais interessante. Fora os comentários do tópico cinza. E tudo isso é bem recente.


Que fixação, cruzes.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lucita em 06 Fev 2009, 16:17

Cebolituz escreveu:geravam flames. Coisa da qual, é comum por aqui.

É aí que está. Não é bom esse tipo de coisa ser comum, e cabe aos moderadores "descomunizar" isso. Se for pensar assim, nada vai mudar nunca. Porque se uma coisa é ruim e ninguém faz nada porque "ela é assim mesmo", então, me desculpem, estamos andando para trás.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Avatar do usuário
Lucita
 
Mensagens: 384
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:17

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Irish Carbon em 06 Fev 2009, 16:20

Uma vez o Eltor disse:

"Não podemos apontar armas para a cabeça das pessoas e fazê-las postar como Teletubbies."

Mas a moderação pode (e deve) advertir, suspender e banir, conforme o caso, quem falar de forma desrespeitosa com alguém.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lady Draconnasti em 06 Fev 2009, 16:20

Seu_Madrüga escreveu:
Oda Nobunaga escreveu:Eu não consigo imaginar como um moderador - não importa quem - pode "atrair novos usuarios";


Espantar eu até entendo (e tenho culpa de certa forma), mas atrair é demais.


Vamos, meninos, não é tão dificil assim.

Fazer propaganda do forum sem ser chato é um passo. Eu mesma divulgo o chat via MSN nos outros chats que frequento de MSN. Isso atrai usuários e não precisa ser moderador pra isso.

Mas de que adianta trazer usuários novos quando eles são postos pra correr por outros moderadores ou pelos próprios usuários? É bem legal lurkar pelo chat do MSN, dá pra ver como a maioria espanta os outros. Mais divertido ainda é ver os mesmos usuários que cobram atitude da moderação, como respeito, desrespeitando os outros usuários quando eles não estão logados, né? E quanto a troca de ofensas usuário-moderador? Um erro justifica o outro agora?

Tudo presenciado pelos mesmos moderadores que votam em recomeçar do zero.

Minha musa escreveu:Isso não é uma empresa, é uma comunidade


DEVERIA SER uma comunidade, mas ultimamente não vejo como tal coisa pelos fatos citados acima. Está mais para guerra civil.

Minha musa again escreveu:e como tal as decisões devem ser tomadas em conjunto, não por uma panelinha mais "poderosa".


Quando esse direito é delegado aos usuários, boa parte sequer faz uso, deixando as coisas estagnadas (vide muitos projetos iniciados pelos próprios usuários e abandonados por eles mesmos). E se alguém fica em cima, é chato, quer forçar a barra, etc, etc, etc.

Algo que é do interesse de vocês mesmos, tipo concursos e artigos, são elaborados e incentivados para... nada?

Insone escreveu:Falo das discussões que estão ocorrendo no momento. Está começando a ficar num pingue-pongue infinito.


É a Spell, lembra? Pronto, roubei seu frag, Phill.

Quando o off topic começa a ficar muito grande ou uma conversa toma 2 rumos e o moderador pede para que o assunto principal volte a ser debatido, há usuário que mia e diz que isso desestimula o debate yadda, yadda, yadda.

Malkavengrel posta estritamente no fórum de contos, com mais de 70% dos seus posts totais naquela área: desculpa perguntar, mas o que você tá sabendo da situação das outras áreas do fórum? Sério, não é petulância, é uma dúvida mesmo.


Postagem não quer dizer nada, Phill. Só porque ele não posta, não quer dizer que ele não leia e não acompanhe.

O que é a Spell? O lugar onde você bate um papo com seus amigos sobre RPG (ou não) ou um lugar que é uma boa fonte de projetos e similares?


Vamos lá.

SpellBrasil -> Comunidade E Portal de RPG
SpellForever -> Medida para manter todos unidos, apesar de não haver mais o mesmo entusiasmo de outrora.
SpellRPG (há alguns meses) -> Comunidade de assuntos gerais que sequer fazia juz ao RPG no nome.
SpellRPG (atualmente) -> Comunidade que está voltando a ter algum sentido para manter o RPG do nome.
SpellRPG (futuramente) -> Se continuar como está, algo pior que o fórum da jambô (porque lá, ao menos fazem mais juz ao RPG que aqui).

Phill escreveu:Mas não é estranho que ele saia da sessão de artes, coisa que quase nunca fez (segundo a ferramenta de procurar posts, que qualquer usuário tem acesso), e só o fez agora? Okay, coincidência. Fenomenal, mas uma coincidência. Acontece.


Se tem algo a dizer sobre isso, Phill, diga a mim. Fui eu quem mostrou o tópico a ele, afinal, como usuário do fórum, ele tem o direito de saber e opinar, não? Não é isso mesmo o que vocês tanto querem?

Tanta coincidencia quanto você ser o único mestre de PbF com o marcador de "Mestre de PbF" e acesso ao subforum dos moderadores, não acha?

Se vocês querem transparências, eu também gostaria de saber sobre essas coisas, sabe?

Tá tão estranho isso que eu acho que até os outros usuários merecem explicações.

Phill escreveu:Lucita me fez lembrar de algo importante: Agora que tamos falando em reformulação, surgem moderadores que as pessoas nem conhecem pra reclamar.


Seção de Artes tá cheio de posts deles, é só dar uma procurada. Ah, sim, mas a seção de artes não conta, né? Afinal todos os ativos por lá são alienados, né?

Phill escreveu:...aonde estavam os moderadores 'desconhecidos' na época? Se quando a reclamação de reformulação é exposta, todos surgem rapidamente defendendo o seu peixe, mas na hora do 'vamu ver', todo mundo saí da reta?


Correção: Onde estava o apoio que pedi e foi rapidamente aceito? Até hoje (que não precisa mais, por sinal), não vi nenhum moderador ser indicado para lá, incluindo o que foi aprovado para me ajudar. Enquanto isso os "ausentes" estavam me orientando para que eu tivesse menos desgaste.




Continuemos assim, se o fórum durar um ano com toda essa desunião e armação entre usuários e moderadores, durou muito. Se essa for a vontade de todos, então o assunto morre aqui, e podemos voltar ao marasmo e as intrigas de antes...
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Allefcapt em 06 Fev 2009, 16:23

Ollá a todos,

SPARK,
“O que é a Spell? O lugar onde você bate um papo com seus amigos sobre RPG (ou não) ou um lugar que é uma boa fonte de projetos e similares?
Ou seja: uma comunidade de RPG ou um portal de RPG?”


Hoje, um fórum onde fãs do RPG discutem assuntos ligados ao tema e um local de sociabilidade virtual. :aham:

Em breve, tudo isto + um portal der RPG livre e aberto á participação de todos os que se interessarem. :victory:

Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lune em 06 Fev 2009, 16:29

Continuemos assim, se o fórum durar um ano com toda essa desunião e armação entre usuários e moderadores, durou muito. Se essa for a vontade de todos, então o assunto morre aqui, e podemos voltar ao marasmo e as intrigas de antes...

Qual a sua opinião sobre reformular a moderação, Nasti?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Dahak em 06 Fev 2009, 16:30

Lumine, você o colocou em uma "categoria diferente" aqui:
Lumine Miyavi escreveu:Malkavengrel posta estritamente no fórum de contos, com mais de 70% dos seus posts totais naquela área: desculpa perguntar, mas o que você tá sabendo da situação das outras áreas do fórum?

E não é uma fixação, é minha concepção. O fato de deixá-la claro repetidas vezes é porque repetidas vezes vemos os problemas de comportamento sendo evidenciados, gente reclamando desse tipo de postura.

Estou apontando uma solução para um problema que está sendo apontado. Mas também tou aberto a ouvir novas sugestões sobre como reverter o quadro. A minha é bem clara e com quatro letras ^_^

Dahak Out
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 16:34

Tanta coincidencia quanto você ser o único mestre de PbF com o marcador de "Mestre de PbF" e acesso ao subforum dos moderadores, não acha?


Yey, jogaram na minha cara.

Editado: Post foi antes de estar terminado.


Mas também tou aberto a ouvir novas sugestões sobre como reverter o quadro. A minha é bem clara e com quatro letras ^_^


Sugestões que foram meio que ignoradas.

Em tempo, Daha:
SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


A gente já sacou.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 06 Fev 2009, 17:26, em um total de 2 vezes.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Allefcapt em 06 Fev 2009, 17:03

Olá a todos,

LUMINE,
Direto e objetivo. O que realmente você pretende com seus argumentos? A qual objetivo quer chegar?
Pergunto isto com a melhor das intenções, ou seja, solucionar. ^_^

Malkavengrel,
Em todos estes anos de SPELL foram poucas ás vezes em que vi alguém entrar em um assunto já sendo tratado e escrever com tamanha consciência e objetividade. Basta interpretar com coerência e correção o que escreveu.
Parabéns.
E olha que passo boa parte do meu dia quando estou aqui na sede corrigindo textos de orgãos ambientais exatamente buscando estes pontos.
Participe mais.

“Estavamos falando dos moderadores largarem o cargo voluntáriamente, com alguns dizendo que é "impossível", e outros dizendo que fariam isso num estalar de dedos.”

Isso não acontecerá Ok?
Chega a ser loucura este raciocínio.
O que vai ocorrer é o agregamento de NOVOS COLABORADORES junto a moderação e controle do fórum da SPELL.

E é fácil de entender: MODERAR e SUPERVISIONAR não é tarefa fácil .
É preciso exercitar e muito uma série de predicados pessoais, que vão da paciência a capacidade de comunicação escrita.
E isto por vezes leva-se anos para se aperfeiçoar e evoluir.

Hoje, eu repito, temos o melhor grupo de colaboradores que a SPELL possui nestes 13 anos de vida. :victory:

A grande maioria, senão todos possuem experiência plena no controle e moderação de um fórum ligado ao RPG, graças ao exercício e a prática de anos.

E isto não se consegue às cegas.
A intenção é que estes novos membros aos poucos alcancem estas características.

Esta tarefa gera um ônus pessoal, que se traduz em horas de teclado, argumentação constante e muita interação criativa.

E quem está escrevendo isto e assinando sou eu, Rodrigo Allef, que viu o fórum nascer e participa da administração de dois megas fóruns na internet, o do Clube de Regatas do Flamengo (Acham as flames daqui violentas..? hahahahahahah......) e do Hotsite da Petrobras.

Ou seja, sinceramente? Sei do que estou opinando. Ou ao menos acho que sei Né? :b

Para todos,

- COMO SE ESCOLHEM MODERADORES?
Da seguinte forma: O moderador(ES) da área em questão, por teoricamente ser o melhor conhecedor desta, aponta quem entre os USUÁRIOS está se destacando, agregando uma série de predicados que juntos, constroem o pe4rfil esperado de um moderador, algo que una a capacidade de argumentação, moderação, participação e conhecimento. :hmmm:
O Grupo que zela pela ORGANIZAÇÃO do site, composto pelos demais moderadores e supervisores discute a indicação, expõe seus argumentos contra ou á favor, caso existam e a decisão é formalizada.

Claro?

Todas ás vezes em que procuramos alterar alguma coisa dentro do fórum, surgem estas mega discussões, que ajudam e muito a entender-mos o que muitos pensam.
E este é objetivo. Mudar para evoluir e agradar.
Porque acreditem, não estamos perdendo nosso tempo à toa.
Isto é em respeito ao RPG e a todos que o orbitam.


Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Irish Carbon em 06 Fev 2009, 17:13

Hoje, eu repito, temos o melhor grupo de colaboradores que a SPELL possui nestes 13 anos de vida.


Eu tenho dó da Spell antiga, então.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Luminus em 06 Fev 2009, 17:25

Spark,

Não, não é dispensável. A visão da comunidade é melhor expressa no material criado/criticado/revisado/whateverado pela comunidade.

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lune em 06 Fev 2009, 17:28

Isso não acontecerá Ok?
Chega a ser loucura este raciocínio.

Loucura, você disse?
Imagem
THIS IS SPELL!

Allef, meu caro, o problema discutido aqui é justamente as divergências entre a moderação e as brigas pessoais que surgiram nesse tempo. Do jeito que tá, vocês não têm uma "equipe". Além disso, nós não precisamos de "novos colaboradores". Um dos problemas citados é que temos alguns moderadores inativos, e você quer colocar mais gente? Ainda mais agora que temos menos seções no fórum?

Eu concordo que moderar é uma habilidade adquirida e que vários dos membros atuais da moderação têm plena capacidade para continuar exercendo o cargo. Se eles realmente são os melhores nomes para suas respectivas seções, então é óbvio que eles seriam novamente escolhidos para integrar a moderação. Mas eu duvido muito que isso seja verdade para toda a equipe da moderação, ou esse tópico nem existiria, não é mesmo?

Nós temos um problema, Allef. Podemos ignorá-lo ou resolvê-lo. E se você está dizendo que a segunda opção é loucura, então... talvez você também seja parte do problema.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Allefcapt em 06 Fev 2009, 17:46

Olá a todos,

SPARK,
"Eu tenho dó da Spell antiga, então."


Só resta respeitar o seu ponto de vista.

LUNE,
Sem meias palavras Ok?

"Nós temos um problema, Allef. Podemos ignorá-lo ou resolvê-lo. E se você está dizendo que a segunda opção é loucura, então... "


Eu JAMAIS escrevi que o que você chama de "segunda'" opção, ou seja, a resolução das questões impostas é uma "loucura".
Se não entendeu o que foi escrito, pergunte diretamente que eu terei imenso prazer em lhe responder.
Não vou admitir leviandade em meus textos Ok? Se quer respeito ou respostas as suas questões, faça o mesmo.
Sou uma das criaturas mais tolerantes da face da terra pois o meu trabalho e emprego no mundo real exigem isto. Mas me permito certos limites Ok? Numa boa.
Você não está tratando com um curioso no assunto. Lembre-se disto.

ME REFIRO A IDÉIA SURGIDA DE ZERAR O PROCESSO. :cool:
É o meu ponto de vista, baseado na experiência. Você entendeu.

"Eu concordo que moderar é uma habilidade adquirida e que vários dos membros atuais da moderação têm plena capacidade para continuar exercendo o cargo. Se eles realmente são os melhores nomes para suas respectivas seções, então é óbvio que eles seriam novamente escolhidos para integrar a moderação."

Que bom que possui este entendimento. Eu realmente fico aliviado ao perceber que este raciocínio importante à discussão não é ignorado.

"Mas eu duvido muito que isso seja verdade para toda a equipe da moderação, ou esse tópico nem existiria, não é mesmo?"


Evidente.
E é por isso que o assunto está sendo tratado com o respeito que merece.

E é bom lembrar-mos do título do tópico: Apelo aos usuários e a moderação
Aos usuários também.

Já se perguntou se todos as centenas de usuários que possuímos são aptos a participar de uma área como este fórum?
E aos longo dos anos? Têm idéia do que já passou por aqui? :diabanjo:

"Um dos problemas citados é que temos alguns moderadores inativos, e você quer colocar mais gente? Ainda mais agora que temos menos seções no fórum?"


Não, a idéia é colocar-mos junto aos moderadores, em cada seção, colaboradores, que aos poucos podem vir a assumir a moderação.
Uma transição, transparente, aberta e gradativa. Onde todos aprendem e ganham.

OBS: Pode ser que eu demore a responder perguntas ou questionamentos direcionados a mim especificamente caso estes surjam, pois estou viajando agora. Mas no máximo segunda eu o farei. :victory:

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lady Draconnasti em 06 Fev 2009, 17:53

Apesar disso, Spark, a antiga Spell era ótima.

Yey, jogaram na minha cara.


Desculpe a franqueza, mas não era a posição dos moderadores que você mesmo cobrou?

Qual a sua opinião sobre reformular a moderação, Nasti?


Minha opinião é a seguinte.

A reformulação é necessária sim, e como tal deve pesar o que foi feito e o que está sendo feito pelos moderadores e supervisores.

Alguém tá levando isso em conta?

Mesmo a "desconhecida" Elara faz bem seu papel na seção de artes. Dos usuários da seção, quem não lembra da Rádio Contonópolis, entrevista feita com usuários da própria seção, para que se conheçam melhor? Penas & Espadas, cujos temas passam por ela também?

Em contra partida, quando o EW começou a trolar, quantas vezes os demais moderadores ou supervisores presentes na converça tentaram resolver o problema (que só terminou quando o Eltor baniu uma conta e eu bani as outras 2 do EW)? Todo dia eram 2 a 3 mensagens reportadas, que os supervisores e administradores tem acesso, mas não moveram um dedo pra isso?

Se querem começar do zero, mas do zero mesmo, com TODOS OS MODERADORES E SUPERVISORES ABRINDO MÃO DE SEUS CARGOS, beleza? Mas não antes de tudo ficar em pratos limpos.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron