Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lucita em 06 Fev 2009, 18:05

Querem saber uma medida bem fácil que poderia ser tomada pra resolver pelo menos parte do problema?

Em outro fórum tinham um problema parecido. Resolveram, dentre outras coisas, da seguinte maneira: criaram um usuário chamado Moderador, e deram a esse usuário o status de moderador global. Todos os moderadores e admins têm acesso a esse usuário, então quando precisavam fazer alguma coisa que ninguém queria fazer para "se expor", ou algum aviso geral, qualquer coisa do tipo, o faziam com essa conta. Isso evitaria, por exemplo o que a Nasti falou, que quando tentam interferir num tópico com problemas vem o pessoal reclamando que assim acaba com a graça, e não sei mais o quê.

Particularmente eu não acho que os moderadores deveriam se intimidar com esse tipo de coisa, mas já que acontece, é só postar com o "Moderador" e deixar o povo reclamar e fingir que não viu. Esse aí sim é o tipo de coisa que os moderadores não devem dar ouvidos, afinal de contas estão cumprindo com suas funções e contrubuindo para o bom andamento do tópico em questão.

Mas no começo eu disse que resolveria o problema em partes. Por quê? Bom, é só ter um moderador sem noção no grupo que o sistema não dá certo. Imagina alguém usando esse usuário "anônimo" a torto e a direito para seu bem próprio, por exemplo. Então é algo que tem que ser feito com muito cuidado, porque além de não resolver o problema que existe, poderia criar outros piores. No fórum de onde eu tirei essa idéia, ela funcionou às mil maravilhas e ainda funciona até hoje.

Bom senso é a saída, sempre foi. De repente um moderador pode ser extremamente competente, mas não tem bom senso. Bom, então, pra mim, ele(a) não serve pra ser moderador. Não sei muito bem como a equipe da Spell é nesse sentido, só acho que isso deveria ser uma prioridade.

Allef, eu concordo com algumas coisas que você disse, mas em geral achei que você soou conivente demais. Concordo que a Spell tem muitas coisas boas, mas o cenário atual é de um fórum com muitos usuários insatisfeitos e muitos deixando de participar.
Já se perguntou se todos as centenas de usuários que possuímos são aptos a participar de uma área como este fórum?

Se não são, cabe à moderação colocá-los em seus devidos lugares, é isso que estamos reclamando aqui (pelo menos é o que eu estou). Por isso falei do bom senso, é preciso ter bom senso pra distinguir essas coisas. Os problemas existem e a gente não pode ficar parado olhando pra eles, tem que se fazer alguma coisa. Como já disse e repito, ficar nessa de "ah, mas a spell é assim mesmo" não leva ninguém a lugar nenhum.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Avatar do usuário
Lucita
 
Mensagens: 384
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:17

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Agnelo em 06 Fev 2009, 18:44

Lucita escreveu:Em outro fórum tinham um problema parecido. Resolveram, dentre outras coisas, da seguinte maneira: criaram um usuário chamado Moderador, e deram a esse usuário o status de moderador global. Todos os moderadores e admins têm acesso a esse usuário, então quando precisavam fazer alguma coisa que ninguém queria fazer para "se expor", ou algum aviso geral, qualquer coisa do tipo, o faziam com essa conta. Isso evitaria, por exemplo o que a Nasti falou, que quando tentam interferir num tópico com problemas vem o pessoal reclamando que assim acaba com a graça, e não sei mais o quê.

Pode ter sido uma solução para esse forum quedizes, mas aqui estamos procurando mais clareza, e isso vai na direção oposta.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lune em 06 Fev 2009, 18:50

Sou uma das criaturas mais tolerantes da face da terra pois o meu trabalho e emprego no mundo real exigem isto. Mas me permito certos limites Ok? Numa boa.

Tô querendo te empurrar, Allef. Tirar você desses seus limites. Em toda essa discussão, você é o que sempre diz que tudo está bem, que precisamos de calma, que devemos ter respeito, blablabla. Não queremos retórica, queremos ação!

Tudo que você falou sobre essa reforma na moderação antes desse post tinha sido um vago "o assunto está sendo tratado com o respeito que merece". Como, exatamente? Nós estamos pedindo transparência, então seria legal saber o seu plano para resolver o problema, já que a idéia de renovar a moderação obviamente o desagrada. E em se tratando de você, eu tenho certeza que o assunto será tratado com o respeito que merece. Mas terá a urgência que necessita?

Você está falando de uma "transição, transparente, aberta e gradativa. Onde todos aprendem e ganham". Parece ótimo. Começamos segunda, então?

E aos longo dos anos? Têm idéia do que já passou por aqui?

Eu estava aqui, não lembra? :cool:
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Madrüga em 06 Fev 2009, 19:19

Elara escreveu:Empresa, segundo papai Aurélio => Aquilo que se empreende. Empreendimento => Realização.

Acho que a Spell é realização, não? Pelo menos para mim, durante muitos anos foi e continuará sendo.


Isso é distorcer um pouco o argumento, Elara. É um falso silogismo.

Lucita escreveu: Não são novidade casos em que os moderadores "deitam e rolam" pra cima dos usuários e fica tudo por isso mesmo.


Não por isso, eu já fui advertido. Moderador e tudo.

Cebolituz escreveu:Até porque, não dá pra se falar muito dos preconceitos dele porque esse fórum está cheio de diversos outros (Tormenta, nipofobia e mais alguns).


Engraçado, não vejo o lance com Tormenta como "preconceito". E se for pensar, isso não é um problema intolerável, é? Não dá para viver todo mundo cheio de anjinhos em volta.

Dahak escreveu:Lucita, seu apontamento, um report de ontem do Frossard, um comentário em outro tópico no LD me fazem pensar ainda mais que chamar alguém das antigas, já que não houve muitos cuidados com isso nos últimos anos, para resolver o problema de comportamento, tal qual a Lola, soa cada vez mais interessante. Fora os comentários do tópico cinza. E tudo isso é bem recente.


:sobrancelha: AINDA?

Nasti escreveu:Quando esse direito é delegado aos usuários, boa parte sequer faz uso, deixando as coisas estagnadas (vide muitos projetos iniciados pelos próprios usuários e abandonados por eles mesmos). E se alguém fica em cima, é chato, quer forçar a barra, etc, etc, etc.

Algo que é do interesse de vocês mesmos, tipo concursos e artigos, são elaborados e incentivados para... nada?


A apatia geral com relação aos concursos é realmente broxante.

Lune escreveu:Eu concordo que moderar é uma habilidade adquirida e que vários dos membros atuais da moderação têm plena capacidade para continuar exercendo o cargo. Se eles realmente são os melhores nomes para suas respectivas seções, então é óbvio que eles seriam novamente escolhidos para integrar a moderação. Mas eu duvido muito que isso seja verdade para toda a equipe da moderação, ou esse tópico nem existiria, não é mesmo?


Escolhidos... por quem?

Allef escreveu:Você não está tratando com um curioso no assunto. Lembre-se disto.


Lucita escreveu:Allef, eu concordo com algumas coisas que você disse, mas em geral achei que você soou conivente demais. Concordo que a Spell tem muitas coisas boas, mas o cenário atual é de um fórum com muitos usuários insatisfeitos e muitos deixando de participar.


Lune escreveu:Tô querendo te empurrar, Allef. Tirar você desses seus limites. Em toda essa discussão, você é o que sempre diz que tudo está bem, que precisamos de calma, que devemos ter respeito, blablabla. Não queremos retórica, queremos ação!


Allef, acho que o que estão querendo dizer é o seguinte: tire a máscara dos panos quentes. Queremos ouvir você, pessoa, sua opinião pessoal. Não querem mais um tapinha na cabeça, querem saber o que você, indivíduo, ser humano, pensa sobre isso tudo. Sem visão "da empresa".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lady Draconnasti em 06 Fev 2009, 19:43

A apatia geral com relação aos concursos é realmente broxante.


Não me refiro APENAS aos concursos. Terras Sagradas e Izzlin também passaram um bom tempo parados, não?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Cebolituz em 06 Fev 2009, 19:51

Engraçado, não vejo o lance com Tormenta como "preconceito". E se for pensar, isso não é um problema intolerável, é? Não dá para viver todo mundo cheio de anjinhos em volta.


Não que eu ache que seja um problema intolerável, mas creio que não podemos falar muito mal de preconceitos sendo que a nossa comunidade em geral, possui vários deles.

O Lune citou alguns no tópico do Why So Serious.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lune em 06 Fev 2009, 20:18

Escolhidos... por quem?

Por mim, é claro. :cool:

Não, sério. Um esboço de como eu acho que podemos fazer isso:

1) Os moderadores atuais deixam os cargos.
2) Criamos um tópico pedindo voluntários pra moderação, dividido por seções. Os antigos moderadores podem se voluntariar, se desejarem.
3) Se houver mais de um candidato pra mesma seção, eles conversam entre si para chegarem a um acordo, ou o ex-moderador pode dar sua opinião, ou o Eltor pode escolher, ou a gente pode tacar todos em uma arena e ver quem sai vivo.

Não vou negar que tenho experiência zero nesse tipo de coisa, mas não parece tão difícil :b
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Léderon em 06 Fev 2009, 20:23

Não acho que seja tão simples assim, nem que começar tudo do zero vá resolver alguma coisa.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lune em 06 Fev 2009, 20:32

Não acho que seja tão simples assim

O que pode ser mais simples que combate gladiatorial até a morte? Bem, claro que a gente poderia deixar tudo como está, ou o Eltor poderia bater o martelo e fazer tudo com as próprias mãos. Mas sei lá, eu meio que prefiro a minha alternativa.

Nem que começar tudo do zero vá resolver alguma coisa.

O ponto aqui não é exatamente começar do zero. O problema (até onde eu consegui entender, pelo menos) é que a moderação atual está dividida por duas "correntes filosóficas" conflitantes quanto ao futuro do fórum, e pra piorar a discussão está completamente poluída por brigas pessoais e fofocas. Nós podemos continuar debatendo isso em público por mais umas 100 páginas, ocasionalmente atiçando o fogo, e depois reconstruir o fórum a partir das cinzas que sobrarem da Guerra Civil.

Ou, nós podemos deixar isso pra cada um resolver em seu MSN privado e ir direto para o que interessa, que é a reformulação do papel dos moderadores, com uma equipe renovada. Novamente, eu prefiro a minha alternativa.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Bahamute em 06 Fev 2009, 20:43

Acho que, começar do Zero, é um tanto estranho.
Visto que a equipe atuante (os moderas, supers, admins), que mantém uma boa atividade, tem feito um trabalho bom. Acho que, treinar novos users, seria no minimo desnecessário, e pode criar descontentamento entre a equipe atual.

Eles já praticam o oficio a muito tempo, e acho que tem experiencia no negócio.
O que precisa mesmo, é uma exugada na equipe, ver quem ainda faz o trabalho, e quem quer continuar, pois serviço bom só é feito, quando o executor está satisfeito com o cargo.

Há nicks "coloridos", que não vemos no forum a algum tempo.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Arvedui em 06 Fev 2009, 20:49

Cara... eu tava aqui acompanhando a discussão mas não queria postar já q não sou o que se pode chamar de usuário (hiper)ativo e me senti meio intimidado ao postar. Mas eu já moderei fóruns de grande porte, já administrei fóruns e se tem uma coisa que aprendi com o tempo é que problemas na moderação podem contaminar um fórum inteiro.

Por mais que a equipe seja boa, com pessoas que possuem um bom-senso apurado e grande capacidade pra dirimir conflitos, se não há coesão ( algo que se conquista com o bom relacionamento) infelizmente nada caminha pela estrada correta.

Mas a melhor forma de solucionar contendas internas é internamente. Não sei se a Equipe de Moderação aqui da Spell tem uma área privativa como tem em outros grandes fóruns, mas se tiverem, reservem um tópico pra conversarem, bater papo informalmente, tentar atingir um meio termo entre essas "correntes filosóficas" que citou o Lune ( se isso ocorrer realmente ).

E qualquer outro problema interno deve ser tratado sempre internamente.

Agora... a partir do momento em que os problemas começam a exteriorizar-se... aí é preciso tomar atitudes drásticas. Nem que pra isso seja preciso uma reformulação da Equipe ( não necessariamente uma reformulação total). Mas renovar pra progredir é um bom lema.

Me desculpem se eu pareço meio "intrometido", mas já vi fóruns perdendo o foco por causa de problemas assim e a Spell é grande demais pra sucumbir à isso.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Arvedui
 
Mensagens: 170
Registrado em: 04 Nov 2007, 19:28
Localização: Musa desposada de Sol

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Elara em 06 Fev 2009, 21:03

MELDEUS!

O Averdui falou o que eu tou falando desde o início, lá na moderação!

:wub:

Eu volto depois, para comentar o restante. Meu marido me espera.

Chero pra vcs!
This is NOT Sparta!
Avatar do usuário
Elara
 
Mensagens: 668
Registrado em: 05 Set 2007, 12:04
Localização: João Pessoa

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Lune em 06 Fev 2009, 21:15

Agora... a partir do momento em que os problemas começam a exteriorizar-se... aí é preciso tomar atitudes drásticas. Nem que pra isso seja preciso uma reformulação da Equipe ( não necessariamente uma reformulação total). Mas renovar pra progredir é um bom lema.

LET'S ROCK!!!
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Irish Carbon em 06 Fev 2009, 21:23

Eu também sou a favor da reformulação.

Isso pede uma enquete.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Apelo aos usuários e a moderação

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2009, 21:35

Atitude drástica tomada (mas não repentina, visto que foi proposto na seção de moderação primeiro): os tópicos mais importantes de lá foram movidos para visualização aqui no Linha Direta. Peço encarecidamente que leiam os tópicos por inteiro (se possível em ordem cronológica) para poderem entender melhor toda a situação, e aí sim os usuários vão poder participar melhor estando a par da questão por inteiro.

Vou criar alguns tópicos novos para ajudar a organizar as conversas que vão se seguir, peço que dêem preferência a postar neles (mesmo que seja comentando algo vindo de outro tópico).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron