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[Tópico Oficial] Nova organização: Moderadores e Colaborador

MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 11:45
por arghsupremo
Sou contra o comite de ética. Isso é ridículo. Qualquer um tem o direito de reclamar da atitude de alguém e todos deveriamos julgar. Simples assim.

[Tópico Oficial] Nova organização: Moderadores e Colaborador

MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 12:15
por Faerunian
Acho desnescessário a criação dos "colaboradores". A começar pelo termo escolhido, bem infeliz. Todos, teoricamente, são colaboradores; Organizador soaria bem melhor.

Eu vejo os moderadores como moderadores das discussões, que fazem valer as regras do fórum E como organizadores, que movem tópicos para a seção apropriada, dividem tópicos, etc.

Não há na Spell hoje um fluxo de criação tão grande a ponto de precisar de mais gente para organizá-los. Se eu preciso que meu tópico seja dividido, ou qualquer outra coisa que precise de ferramentas especiais para a execução, eu informo isso no próprio tópico, ou, melhor ainda, mando uma MP para o moderador da seção.

E mais: acredito que isso seria visto como status apenas. Eu mesmo quando entrei no fórum via os moderadores como super-pessoas, como se as opiniões deles fossem mais válidas por isso.
E garanto que quase qualquer novato em fóros pensa assim também. Considero isso nocivo.
Colaboradores: os encarregados de organizar e tocar adiante os projetos de criação de material ou de movimentação do fórum, concursos, netbooks, tópicos fixos, etc etc.


Quem deve fazer isso é o próprio usuário gerador da idéia.

Foca-se no fórum E no site, podendo editar o material lá também, e inclusive fazendo a ligação para que o material criado no fórum chegue até o site. Vai ser um cargo bem variado, tendo ferramentas diferentes dependendo da função que for exercer.


Agora entra o cargo que eu acho que deveria ser criado: Organizador do site. Será ele o responsável por receber todo o material que deve ser publicado no site. Ele não vai mudar nada do conteúdo, somente organizá-lo no site.

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Deve existir um administrador e um grupo pequeno de conselheiros (duas ou três pessoas). Se possível, sem que isso fique estampado no avatar. Uma seção separada para o conselho também se faz necessária. Quando houver dúvida na ação que será tomada por um moderador, ou qualquer outro assunto pertinente, isso será discutido no conselho, juntamente com o moderador em questão.

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Último ponto: desde quando precisa ser moderador pra receber bem o usuário? :duh:

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MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 15:28
por Dahak
Bela opinião, Faerunian.
Parece bastante simples (no sentido de fácil de entender) e funcional.

E também acho que deveria ser dever civil do usuário receber bem os novatos.

Dahak Out

[Tópico Oficial] Nova organização: Moderadores e Colaborador

MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 17:28
por Lune
O Faerunian me convenceu, também acho que não há necessidade para um cargo de Colaboradores. E olha que eu me inscrevi pra ser um :b

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MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 21:12
por Gracilariopsis
Na minha opinião, o que o site precisa é de:

ADMINISTRADORES: eles tem acesso ao painel de administração. Então são eles que publicam as matérias do site. Assim, os administradores tem de ser também os "supervisores", "censores" e "revisores" do material enviado pelos usuários, que vai aparecer no site. Também são eles que criam pastas novas ou alteram pastas no fórum. Por isso pode ser que precise de mais adm, com uma frequência boa de entrada no site.

MODERADORES GLOBAIS: moderadores que entram praticamente todo dia, nas mais diferentes horas, e que sejam de confiança. Eles teriam o papel de "limpeza", movendo tópicos criados fora do lugar, fechando, deletando, agindo nos momentos em que o moderador da pasta não tá lá.

MODERADORES: talvez aqui a minha opinião seja diferente da de outras pessoas. O moderador não é apenas aquele que mantém sua pasta organizada e responde dúvidas. Ele não precisa saber tudo, mas tem de saber muito. Porque seria ele responsável também pela criação de projetos (como matérias para o site, etc.) com o selo "equipe SpellRPG".

USUÁRIOS, MEMBROS, COLABORADORES, ETC.: pessoas que postam, criam materiais, ajudam, mas sem obrigação ou compromisso algum de fazer isso. Sem fama, sem modificadores de status, sem privilégios. Pra uma pessoa comum passar a moderador ou algo mais, tem de se disponibilizar, ter compromisso, dedicação, ou seja: nada de fama - quer aparecer? Trabalhe e se comprometa! Ou enfie um peixe no c* e diga que é sereia.

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MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 21:30
por Sampaio
Coisa demais Graci. Basta administradores (cumprem tb a função dos "moderadores globais" que vc citou), moderadores e usuários. Talvez Colaboradores - o argumento do Faerunian foi forte mesmo.

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MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 21:37
por Léderon
Acho que Colaboradores não seriam geradores de idéias do fórum. Seriam mais os que participam da organização de material pro site e que organizam, junto com os outros e com o "aval" da administração, concursos e coisas do tipo, além de filtrarem (no sentido de revisão, ou ordem de postagem) material pro site.

Ou seja, Colaboradores/Organizadores, pra mim, são os "Moderadores" do site.

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MensagemEnviado: 08 Fev 2009, 21:38
por Gracilariopsis
Nem é coisa demais, "USUÁRIOS, MEMBROS, COLABORADORES, ETC" são a categoria membro comum, como eu sou. Não acho que deve ter distinção entre essas pessoas e Colaboradores.

A diferença entre adm e moderador global é que os segundos não possuem acesso ao painel de administração. Não precisariam entender tanto do funcionamento do site, e só do fórum mesmo. E provavelmente, um moderador global é também moderador de uma ou mais seções do fórum, o acesso a todas as pastas é só uma carta na manga dos organizadores do site, pra evitar trolls e pessoas que postam fora do lugar.

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 08:57
por Allefcapt
Olá a todos,

MADRUGA,
“Alguém acha que é possível acumular as duas funções? Porque se eu continuar moderando, por exemplo, ainda tenho os projetos do cenário e do e8 para tocar.”


Sim, é. Desde que você, ou qualquer outro interessado tenha a certeza de que conseguirá dar conta do recado. Neste caso cabe uma análise pessoal.

ARVEDUI,
“A segunda diferença decorre disso: Admins teoricamente teriam de se preocupar com aspectos técnicos e de suporte do fórum enquanto os Supervisores fariam o papel de "Moderadores Globais" do fórum, ou seja, aqueles caras que tem ferramentas no fórum todo e podem, portanto, moderar qualquer seção em caso de urgência.”


Tenho a visão parecida. Supervisores são necessários para que não haja anarquia dentro do fórum. Devem ser usuários experientes dentro do sistema do fórum, e que tenham credibilidade e respeito para poderem tomar suas decisões quando necessário. E que estas sejam aplicadas de imediato. Ao longo dos anos tivemos algumas experiências ruins com usuários cujo único intuito era tumultuar e desestabilizar a SPELL.

“Pode ser uma boa saída. Mas tem um problema que inclusive já aconteceu comigo em outro fórum. Eu tinha ferramentas numa determinada seção mas não tava "oficialmente" linkado como moderador. Interferi algumas vezes pq tava logado ( e pq o modera oficial passava pouco tempo logado no fórum) no momento em que era preciso e o modera "oficial" se irritou pq eu não o deixava mais moderar a seção dele”


Exatamente. Limitar algumas ferramentas é uma questão de segurança. Isto ocorre até em fóruns extremamente amadores.

GUGA,
“Baseado na velha frase: "Quem modera os moderadores" eu penso, seja como for essa nova organização, eu acho que deveria haver um tipo de "Conselho de ética",”


Seu raciocínio busca na realidade o papel do supervisor, que alguns gostem ou não, por empatia ou antipatia pessoal, devem ao meu ver devem existir. E a SPELL possui usuários credenciados o suficiente para atuarem como tal.

ELTOR,
“Algumas das vantagens é que isso supriria a não-existência de supervisores, que é quem tem no momento a responsabilidade de agir quando o moderador não está, e traria uma maior homogeneidade às ações da moderação entre diferentes seções.”


Apesar de filosoficamente a idéia ser excelente e eu até aplaudo, não acredito que isto ocorrerá.
Torço para estar errado.
A própria temporalidade deste moderadores no site não é garantida e constante. O suficiente para gerar este nível de participação em conjunto.

“Who watches the watchmen? Obviamente, vai continuar tendo uma supervisão, a princípio por parte dos administradores... mas de boa, acho muito mais interessante que a própria moderação se fiscalize.”


Seria o panorama perfeito, ou como se diz cientificamente, condições ideiais...
Bem, se todos assim o votarem, vale a pena tentar.

DARKLADY,
“Dizem que o macaco não olha pro próprio rabo, mas um moderador pode denunciar erros dos outros. Seria interessante, sim, uma comissão, apesar de que não há uma necessidade, acho.”


Isto já ocorre Lady.
Temos uma área onde discutimos algumas questões internas. Por vezes aparecem questionamentos a respeito da conduta da moderação. O que é normal em um processo democrático.

CEBOLITUZ,
“Acho essa história de comissão um pouco exagerada. Não vejo necessidade de um comitê de ética fiscalizador.”


Eu até entendo a boa intenção, mas realmente não se faz necessário.
Até mesmo porque um conselho de ética é bem mais amplo que o proposto.
Na vida real faço parte de dois. E são no fundo a raiz dos abacaxi.

FAERUNAIN,
“Agora entra o cargo que eu acho que deveria ser criado: Organizador do site. Será ele o responsável por receber todo o material que deve ser publicado no site. Ele não vai mudar nada do conteúdo, somente organizá-lo no site.”


Já venho fazendo isto amigo. E há tempos.
Ajuda será sempre bem vinda, desde que venha acompanhada de compromisso.

Quanto aos ' 'COLABORADORES" do fórum, se forem atentos, e examinarem quem opina nos tópicos mais relevantes, verão que eles já estão por aí. Graças aos deuses. :venera:

Um abraço a todos,
.

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 09:41
por Elara
Allefcapt escreveu:Temos uma área onde discutimos algumas questões internas. Por vezes aparecem questionamentos a respeito da conduta da moderação. O que é normal em um processo democrático.


Pois é, pois é.

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 11:40
por Aluriel de Laurants
Eu acho que alguns usuários a mais como Admns não fariam mesmo mal, acho que a Nasti pode ser uma Admin, ela coordena seções demais, e geralmente há mais um moderador por lá, no Caso da seção de artes, acho que o Led poderia ser o moderador de lá junto com a Elara, videogames e OPERA continuam com o VA assim a Nasti pode ver o resto do fórum sem se preocupar tanto com o acumulo de funções.

E sério eu aprovo o Lumine como Modera do Off Topic, também, ele me parece ter tempo on-line o suficiente pra prestar atenção no povo de lá e ele tem jeitinho :hmmm: pra controlar o Oda quando ele se exceder na Nerd RAGE.

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 12:32
por Eltor Macnol
Infelizmente a Nasti já está prevendo uma diminuição brusca no tempo de acesso ao fórum nesse próximo semestre, o mais provável é que ela vai se focar apenas na moderação de Artes.

Sobre os Organizadores/Colaboradores/Projetistas/Whatever, certamente não temos uma necessidade aparente para eles agora, já que nem temos um site no ar. Mas se a intenção é mudar isso, e ter um site mais focado em produzir material, eu acho bem apropriado termos pessoas específicas trabalhando nisso em caráter "oficial", e embora possa parecer um detalhe bobo, "recompensar" isso com um título diferenciado é uma forma de incentivar o empenho de quem está ajudando.

Para quem leu os tópicos transferidos da seção de moderação para cá, pode ter percebido que a idéia surgiu da necessidade de alguns usuários terem ferramentas a mais para poderem organizar projetos criados dentro do fórum, mas sem que se tornassem moderadores. Criar uma posição diferenciada para isso parece ser a melhor opção.

Porque a intenção principal nessa reformulação da equipe é A) renovar o quadro de moderadores, mas principalmente B) focar totalmente a atenção dos moderadores em moderar as discussões, para manter o bom convívio entre os usuários e o respeito às regras do fórum. Sendo assim, faz sentido deixar eles livres dessas funções secundárias.

Quanto ao cargo de supervisor, eu acho desnecessário continuar existindo. Na prática, atualmente, supervisores são apenas os que têm ferramentas de moderação em qualquer seção, não numa específica. Mas na hora de discutirmos os assuntos na seçao de moderação, todo mundo opina igualmente e tem sua opinião levada em consideração independente de ser supervisor ou não. Ao contrário da época em que a spell era da Comic Store, não temos uma seção fechada de "cúpula" para os supervisores, então é uma boa hora pra acabar de vez com esse cargo que é mais um resquício de tempos passados.

Minha visão no momento é que a nova equipe de moderação seria quase um meio termo entre o que é atualmente um moderador e um supervisor. Todos tendo seções específicas para cuidar, mas com acesso às ferramentas em todas as seções para emergências, e principalmente, trocando idéias e discutindo entre si os problemas que eventualmente surgirem, pra evitar que haja uma diferença muito grande entre o que é permitido em uma seção mas não em outra. O papel do suposto "conselho de ética" sendo exercido pela própria equipe, discutindo suas ações quando for o caso, e fiscalizado pelos próprios usuários que podem (e devem) opinar sobre as ações da moderação. Sério, não adianta só opinar 3 meses depois pra citar um exemplo e dizer "deviam ter agido assim naquela vez!", como acontece às vezes aqui (não sempre, claro).

Quanto aos administradores, continuando naquela questão de diminuir ao máximo a verticalização na hierarquia, não gosto da idéia de aumentar o número - na verdade o contrário. O Allef fica administrando o site como costumava fazer na époa do Guilherme, eu continuo me focando no fórum como sempre, ambos principalmente cuidando da parte técnica junto com o Ronassic - mas por mim isso acontece de uma forma bem mais discreta - sem bonequinho embaixo do avatar, e respondendo principalmente através do e-mail de contato do site.

Posso estar sendo meio otimista demais, mas acho que dá pra montar uma equipe de moderação basicamente auto-suficiente e sem muita necessidade de "rankings" na hierarquia.

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 13:21
por Lumine Miyavi
E sério eu aprovo o Lumine como Modera do Off Topic, também, ele me parece ter tempo on-line o suficiente pra prestar atenção no povo de lá e ele tem jeitinho :hmmm: pra controlar o Oda quando ele se exceder na Nerd RAGE.


Poderia, se o Pc do Lumine não tivesse explodido em chamas azuis quando um raio caiu no poste, e ele tivesse perdido Placa-Mãe, Fonte e Estabilizador. >:3

...alguém acha que dá pra fazer a companhia de energia pagar?

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 13:32
por Elara
Eltor escreveu:Quanto aos administradores, continuando naquela questão de diminuir ao máximo a verticalização na hierarquia, não gosto da idéia de aumentar o número - na verdade o contrário. O Allef fica administrando o site como costumava fazer na époa do Guilherme, eu continuo me focando no fórum como sempre, ambos principalmente cuidando da parte técnica junto com o Ronassic - mas por mim isso acontece de uma forma bem mais discreta - sem bonequinho embaixo do avatar, e respondendo principalmente através do e-mail de contato do site.


Eu gosto disso.

Lumine escreveu:Poderia, se o Pc do Lumine não tivesse explodido em chamas azuis quando um raio caiu no poste, e ele tivesse perdido Placa-Mãe, Fonte e Estabilizador. >:3

...alguém acha que dá pra fazer a companhia de energia pagar?


Rola. Vá ao Procon. E se não resolver, vá a Pequenas Causas. É caso ganho.

Chero!

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MensagemEnviado: 09 Fev 2009, 14:10
por Allefcapt
Olá a todos,

ELTOR,
"Posso estar sendo meio otimista demais, mas acho que dá pra montar uma equipe de moderação basicamente auto-suficiente e sem muita necessidade de "rankings" na hierarquia."


Eu aprovo. Aliás, lááaááááááaá no começo dos primórdios do nascer do embrião do BIGBANG SPELL eu era contra isto, porque em todos os fóruns em que até aquele momento eu havia visualizado estes "rankings" , ocorreram conflitos. :linguinha:


Um abraço,