Engine Social e Site Agregados

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Vincer em 30 Abr 2010, 01:08

Conversando com o Eltor outro dia ele comentou da idéia de agregar ao site algo como uma rede social +blogging. Em outras palavras, cada usuário ter um profile e poder torná-lo seu próprio blog, todos sendo linkados a página principal da comunidade, cada usuário podendo ter seu espaço pessoal e tornando o site algo bem menos unilateral, uma verdadeira expressão da comunidade e suas idéias.

Acho que não preciso dizer que achei a idéia fenomenal.

O assunto voltou à tona hoje, pelo chat, e a idéia tomou mais forma. Com a ajuda do madruga dei uma pesquisada de possíveis ferramentas para tornar a idéia realidade. Existem sistemas prontos, códigos já otimizados e elogiados gratuitos para fazer isso. Só sendo preciso hostear os arquivos num servidor. Algumas das opções já incluem hosteamento pago, mas de qualquer modo haveriam custos com servidor. Algum custo é inevitável.

Vou explicar com alguns detalhes cada uma das opções, aparentemente, mais interessantes. Nada mais sensato que todos da spell opinem. Todos dão a faca e o queijo na mão, e qualquer um que possa contribuir por favor soltem o verbo :cool:

Antes de falar de cada um, algumas features(vantagens) são comuns a todos. Todos incluem profiles customizados para cada usuário, sub-comunidades se preciso, blog por usuário e até onde pude notar página ou blog inicial para notícias do site e etc. Fora miudezas como mandar 'scraps', galeria de fotos(opcional, acho que um deles não tem) etc.

Buddypress
Se vivem na internet com certeza já ouviram falar do wordpress. O http://wordpress.com/, mais conhecido, é apenas um serviço gratuito para hostear blogs com funções limitadas do wordpress, que é um código gratuito e opensource em constante evolução, de fácil instalação, com recursos extras(plugins, widgets, etc) novos surgindo praticamente a cada dia. Ele inclui a versão wordpress MU (multi-usuário) que permite agregar diferentes blogs/usuários numa mesma rede.

E tem o buddypress, o protagonista em questão. Como o código é opensource, o Buddypress é como um sistema extra para o wordpress que permite... criar redes sociais. Cada usuário com um profile, diferentes grupos(mini-fóruns) podendo ser criados pelos usuários, etc. Ele funciona tanto com o wordpress quanto com o wordpress MU, e essa última opção seria a mais interessante.

wordpress e wordpress MU para baixar
Buddypress para baixar
Ambos os sites têm guias para instalar e configurar, fóruns ativos para tirar dúvidas se necessário e uma comunidade grande.

Vantagens Específicas
-Cada usuário pode ter seu próprio blog wordpress integrado, automático
-Existe uma porrada de plugins, e o número cresce cada vez mais.
-Boa variedade de temas já prontos

Falando em Números:
Requisitos:
Servidor com
# PHP version 4.3 ou maior
# MySQL 4.1 ou maior
# Servidor fica por nossa conta, provavelmente pago

Custo: zero, servidor por nossa conta

ELGG
Elogiado lá fora, chegou a receber um prêmio. É um software opensource e gratuito similar ao wordpress, mas feito especialmente para redes sociais. Extremamente polido, as condições são as mesmas: basta baixar, upar para um servidor e configurar. O servidor fica pela nossa parte.

É interessante que ele já tem funções de blog e microblog embutidas, ou seja, deixar o site exatamente como a gente quiser vai ser simples.

Exatamente enquanto escrevia esse post descobri que eles vão seguir a mesma linha do wordpress, e lançar um site comercial que cuida automaticamente de toda a dor de cabeça de hostear, configurar, fazer backups, etc. Mas a data para lançamento é um meio vago 'maio de 2010'.
Holy shit! É 30 de abril!!!

Site Oficial

Vantagens Específicas
-Documentos e fotos upados por qualquer um, para todos na rede.
-Sistema de blog embutido, microbloging também

Falando em Números:
Requisitos:
Servidor com
# PHP 5
# MySQL 5
# Servidor por nossa, conta, provavelmente pago... ou não, quando lançarem o elgg.com

Custo: zero ou $29.95 - $49.95 dólares mensais- O preço provavelmente depende dos recursos escolhidos, que não vamos precisar de muitos, então arredondando deve ser 30 dólares: o que na cotação atual dá 51 reais e uns quebrados.

SocialGO
Já vem com tudo pronto. É como o Ning(usado pelo BEJRPG) era antes de virar só pago a um preço não amigável. A diferença é que o Ning foi uma exceção(mudaram de sistema por causa de confusão interna na empresa), e o SocialGo já tem um sistema premium sólido. E uma versão free.
Dentre todas as características comuns aos demais(profile, grupos, etc) ele já tem um sistema simples de blogs por usuário, além de um blog comunitário, página inicial, etc... me pareceu o mais prático/interessante até agora.

link para a página de features

Vantagens Específicas:
-Blogs por usuários já embutido
-Algumas coisinhas interessantes, como marcar e programar eventos de forma fácil
-Album de fotos e vídeos por usuário
-Sistema de lucro:isso chamou minha atenção. Se precisarmos da versão paga no futuro, o sistema já tem meios que ajudam. Dentre as várias opções, algumas fora de cogitação, ele é integrado com adsense e também permite cobrar para que usuários tenham acesso a funções designadas pelos admnistradores. Ou seja, já fica mais fácil manter um esquema de doação, com algo bacana para dar em troca.

Falando em números:
Requisitos:
# Conexão com a internet :bwaha:

Custo: zero ou 24,44 dólares mensais.
De modo gratuito há propagandas em algum lugar da página, ainda não verifiquei se intrusivas. Features avançados que não necessitamos, como chat por voz em vídeo não existem na versão free. O único porém são os 1 giga de limite na versão gratuita, o que não sei se é bastante, mas pode ficar chato no futuro se muita gente entrar.

LovdbyLess
Totalmente free, mas similar ao ELGG e Buddypress, temos de hostear o sistema num servidor pago à nossa escolha. Opensource, o grande diferencial é que ele usa ruby on rails ao invés de php, e se não me engano temos usuários que entedem de ruby.

Site oficial

Vantagens Específicas:
-Blogs por usuários já embutidos
-Galeria de fotos por usuário com legendas
-Integrado ao Flickr

Falando em números:
Requisitos:
# conhecimento de ruby
# banco de dados à escolha do usuário(aka: mysql; é o mais usado e o único que conheço :bwaha: )
# Servidor por nossa conta(provavelmente pago)

Custo: zero, servidor por fora.

Minhas Considerações:
O socialGo é o único que oferece servidor de graça e de forma muito prática. Aposto nele.
Mas, o ELGG e o Buddypress são os mais usados e conceituados, embora exijam por a mão na massa. O buddypress só tem jeito quebrando cabeça com bancos de dados e servidor à parte, mas a quantia exuberante de pluggins para o wordpress e os próprios para buddypress são interessantes. O ELGG ganhou prêmio de melhor rede social opensource de 2008 e em breve vai ter um sistema prático de hosteamento próprio; porém pago.
O LovdByLess parece ser muito simples de lidar, servidor por nossa conta, mas o principal motivo de eu ter incluído-o foi seu código em ruby. Se optarmos pelo caminho de hostear/configurar o site nos pequenos detalhes, como o buddypress e o ELGG, é bom mostrar alternativas que não requisitem conhecimento em php.


Acabei de falar com o Eltor e servidor por nossa parte parece estar tudo resolvido. Opinem :laugh:
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Abr 2010, 01:30

Como você mencionou, esse é o meu grande objetivo pra Spell, torná-la um site com todas as ferramentas pra cada usuário poder postar seu próprio conteúdo, formar grupos de jogo ao vivo ou online (tendo mini-fóruns próprios e lugar pra guardarem suas fichas, mapas, etc), grupos de interesses parecidos ou projetos em andamento, etc.

O ELGG foi justamente a minha opção preferida até agora, inclusive tendo bridges que permitem sua integração de login com nosso fórum e site atuais, o único problema dele (e pelo que vi, o mesmo problema tem em todas as opções acima) é a falta de uma tradução para o português.

Não que isso seja insuperável, raios, eu traduzi o frontend do e107 manualmente quando fiz o primeiro site pra SpellRPG, poderíamos fazer isso de novo com o ELGG. Mas o Ronassic está tentando instalar uma extensão no Joomla que parece ter funcionamento parecido (Community Builder). Vamos ver se ela funciona bem, senão podemos tentar o elgg.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Madrüga em 30 Abr 2010, 10:48

Vincer escreveu:Opensource, o grande diferencial é que ele usa ruby on rails ao invés de php, e se não me engano temos usuários que entedem de ruby.


Imagem
VA, eu escolho você!


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se os problemas forem tradução e grana, acho que fica até contornável. Eu sou um que contribuiria com um pouquinho mensal para sustentar UM SONHO. Da mesma forma, tiro um pouco de tempo DO RABO e ajudo a traduzir qualquer coisa.

Acho que a grande vantagem de tudo isso (a discussão, as opiniões gerais) é como podemos pensar em inovar. Afinal, como dissemos no outro tópico, a idéia de portal é algo que funcionava bem há uns dez anos. Hoje qualquer mocorongo abre um blog ou monta um site com dez reais por mês, não se concentra mais nada num lugar só com esse quê de autoridade.

A Spell poderia inovar no quesito "site de RPG" fazendo isso: dando a voz máxima para os usuários, deixando com que eles criem coisas, postem, se relacionem, criem comunidades, etc. Renova nosso formato e ainda cria um padrão novo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Allefcapt em 30 Abr 2010, 10:50

Olá a todos,

Seria o NIRVANA. :victory:

Sinceramente? Escolham o MELHOR.
Não importando os custos beleza?

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Bahamute em 30 Abr 2010, 10:54

Cara, eu achei muito interessante a idéia.
Seria bem bacana mesmo uma ferramenta como essa no site, e, daria um gas diferente pra comunidade. Se eu entendi bem, seria como um "orkut" da Spell, né? Quero dizer, sem o quesito "povão" que é o orkut, e com um tema mais voltado pra nossa vida social.

O Paragons fez algo parecido (sem muitas funcionalidades, mas que ficou MUITO bacana), com o plug. Eu achei bem legal o plug, é uma especie de twitter aprimorado.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Ronassic em 30 Abr 2010, 11:21

Nirvana não porque não acredito nisso, mas que o sonho é possível é, estou testando qual se adequa melhor ao portal, já está instalado o Community Builder, mas ainda não tive tempo de testar, esse final de semana farei isso.
Creio que a maioria de nós deseja que a SpellRPG volte a ser o maior portal de RPG do Brasil e essas medidas são no mínimo obrigatórias, outra que pretendo fazer é o criador de fichas online, e em seguida um batepapo que integre muitos recursos para mestres e jogadores. Não posso prometer datas, pois seria um tiro no pé, mas certamente serão ainda este ano, e espero que consiga até o final das minhas férias da facul do meio do ano.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Abr 2010, 11:44

Eu poderia usar o LovdbyLess (como era de se esperar).

Tenho quase um ano de experiência com Ruby on Rails, e já passei por diversos problemas comuns à construção de um site (exceto no que se refere a hospedar num servidor, mas pelo pouco que já pesquisei, não é algo tão complicado).

Se o banco de dados for à nossa escolha, podemos até migrar para o PostgreSQL, que é um banco de dados muito mais poderoso e estável que o MySQL. Além do quê, não sei ao certo o destino do MySQL, já que a Sun, empresa que cuida do código dele, foi comprada pela Oracle, empresa do banco de dados homônimo.

Quando eu recuperar meu PC eu posso trabalhar nele enquanto o Ronassic continua trabalhando no Portal.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor arghsupremo em 30 Abr 2010, 21:55

Não sei qual a diferença que há nisso mas ouvi que a Oracle pretende começar a comercializar o mySQL.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Abr 2010, 22:34

Como mencionei antes, usar servidor próprio não é problema. Os únicos detalhes importantes é se 1) a engine é relativamente fácil de traduzir, e 2) ela tem uma forma de usar o mesmo login do fórum (phpbb3).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 01 Mai 2010, 15:24

O Rails usa uma série de convenções facilitadoras na hora de criar os sites, e o phpbb3 não segue as mesmas convenções. Ou seja: tem que dar uma configurada.

Dar até dá, só não acho muito cômodo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor DracoDruida em 03 Mai 2010, 22:08

...Eu não entendi muita coisa, mas vão em frente!
Tá, o que eu não entendi: Como assim "redes sociais"? :hum:
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Iuri em 03 Mai 2010, 23:19

Eu sei que não seria de ajuda nenhuma nisso, mas resolvi deixar um comentário só para parabenizar pelo empenho.
Parece que eu me cadastrei numa época de bastantes mudanças. Que bom! Aposto que se isso for implementado com sucesso conseguirá atrair muitos novos usuários.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Madrüga em 03 Mai 2010, 23:29

Draco, cada um teria um perfil no site, podendo ter uma página pessoal, mistura de blog, mural de recados, galeria de fotos, microblog... e poderiam ser criadas comunidades de assuntos específicos para discussão ou para jogar online, por exemplo.

Tem um test drive do BuddyPress que mostra mais ou menos como isso seria, com a diferença que poderíamos deixar a página de "news" como inicial, para ser o veículo oficial de notícias e atualizações do site, e aí todo mundo poderia partir para as partes dos usuários, cheias de postagens de blogs, fórum, etc.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Mai 2010, 23:31

A ideia da engine social é a seguinte:

O site tendo muito mais foco nos membros. Cada usuário com um perfil mais detalhado, com espaço para criar seu próprio "blog" ou postar o material que quiser - desenhos, resenhas, mapas, aventuras, diários de campanha, vídeos de let's play, Mai cantando e upando suas MP3, etc. Além disso, os próprios usuários criando "grupos" que funcionam como uma mini-comunidade, tendo micro-fórum próprio, espaço pra uploads, agendamento de jogos ou outros eventos, e por aí vai.

Exemplos práticos:

- Um membro criando um grupo para sua mesa de jogo (online ou offline) e armazenando aqui seus mapas, fichas de personagem, informação sobre o cenário e outro material de campanha, agendando jogos...

- Um grupo de Play-by-forum fazendo o mesmo, mas jogando no seu próprio micro-forum, usando rolador de dados e fichas do site.

- Um grupo pra elaborar em conjunto um PDF com regras opcionais pra um sistema, ou descrevendo uma região de um cenário próprio (por exemplo o Terras Sagradas).

- Um grupo criado pelo Lumine pra upar os vídeos de let's play MegaMan, e outros membros se juntando ao grupo para upar suas próprias narrações e participar na elaboração do let's play.

- Um grupo para troca de informações sobre os filmes que viu recentemente, outro para os jogos que está jogando...

Em suma, tudo que fazemos hoje em dia via fórum pode ser feito de forma mais dinâmica e pessoal, mas o mais importante, com liberdade bem maior para os usuários. Pra mim, esse é o futuro da Spell, e o nosso site atual é apenas um placeholder enquanto colocamos esse plano em prática.

Editado: Pessoal, aproveitem pra dizer o que vocês teriam vontade de fazer com uma engine social desse tipo, mas não está nos exemplos que eu dei. Isso é importante porque estamos escolhendo agora qual vai ser essa engine, e se tiver algo que vocês querem fazer mas uma delas não suporta, vai influenciar na escolha.

Além disso, os exemplos que eu dei se focam naquilo que EU gostaria de fazer com um espaço aberto desse tipo. Pontos de vista diferentes sempre ajudam.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Engine Social e Site Agregados

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Mai 2010, 00:06

- Um grupo criado pelo Lumine pra upar os vídeos de let's play MegaMan, e outros membros se juntando ao grupo para upar suas próprias narrações e participar na elaboração do let's play.


Me senti até emocionado agora, sério, sem frescura.

Cara, no que eu puder produzir e ajudar, eu faço. Alias... eu vou ali no outro tópico...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Próximo

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron