Então, só pra ilustrar meu ponto. Vai ver eu estou vendo chifre em cabeça de cavalo.
Acho que tudo começou quando o usuário Luminus se manifesta no tópico sobre Tormenta:
viewtopic.php?p=198401#p198401Até ali, eu não vi nada demais no comentário dele, embora achasse meio improdutivo. Honestamente? Até concorco com ele em partes; acho que às vezes a situação, especialmente naquele tópico, desanda mesmo. Acho que a postura mais apropriada, neste caso específico, é, ao invés de apenas denunciar o problema, tentar elevar a qualidade do debate. Coisa que ele não fez, mas não é contra as regras. Talvez valesse uma dica de um outro usuário, não um alerta da moderação, por mais arrogante que ele tenha sido.
Na minha opinião, o problema começa a se quando _Virtual_Adept_ se manifesta:
viewtopic.php?p=198406#p198406Ele está errado, faz algo inapriado? Nem de longe. Mas a situação fica um pouco confusa, porque ele participa do debate no início da mensagem e passa um alerta sobre o comportamento de Luminus. Até aí tudo bem, qualquer usuário pode avisar a outro "cuidado, a moderação pode não gostar do seu comportamento". E parece-me que _Virtual_Adept_ está falando como usuário, já que ele está participando do debate e não está usando a tag.
Luminus responde bravo, porque não vê como seu comportamento pode ser alvo de moderação, uma vez que coisas mais graves aconteceram no mesmo tópico. É bastante ríspido. Talvez valesse uma reprimenda da moderação mesmo:
viewtopic.php?p=198419#p198419O problema se configura de vez. _Virtual_Adept_, que até então se apresentava como usuário, adverte Luminus como moderador:
viewtopic.php?p=198421#p198421Defeitos desta mensagem: eu posso lê-la como se o usuário respondesse de cabeça quente à mensagem anterior e usasse sua posição de moderador em uma discussão que ele começou como usuário. Não que isso tenha acontecido conscientemente, mas frases como "Se você não gosta, a porta é serventia da casa"; "você cumpre sua promessa e não volta mais, ok" demonstram um certo nível de raiva, o que eu acho muito prejudicial numa situação que é administrativa. Além disso, eu considero essas frases extremamente provocativas. Tendo a achar que tanto quem provoca como quem responde com ofensa deveria levar o mesmo tipo de advertência; senão, mais grave para o primeiro. Minha opinião à parte, mesmo não sendo conscientemente uma provocação do moderador, o usuário sente como ofensa e responde como ofensa. Talvez isso pudesse ter sido evitado tanto se outro moderador tivesse dado a primeira advertência, quanto se houvesse uma mensagem padrão, fria.
Como não há, Luminus responde também de cabeça quente e faz abertamente uma ofensa (chama o moderador de idiota):
viewtopic.php?p=198423#p198423E, infelizmente, no tópico, a suspensão do usuário aparece como ato de _Virtual_Adept_:
viewtopic.php?p=198427#p198427Seria até justa, se ele próprio não estisse participando da discussão de maneira bastante acalorada também.