Dúvidas e sugestões para a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Emil em 23 Jul 2010, 20:32

Olá a todos.

Estava comentando no chat sobre a suspensão/expulsão de um dos usuários. O tema começou porque eu achei que um dos moderadores talvez tivesse adotado um tom meio explosivo/provocativo em um dos avisos. Como outros usuários não tiverem a mesma impressão, pensei em deixar o assunto para lá. Mas a conversa fluiu, começamos e eu pensei em abrir este tópico para marcar o principal motivo por que, pelo menos para mim, o tom do aviso pareceu inadequado: faltou a tag de moderação, aquela laranjona que chama a atenção na hora.

Então eu pensei em abrir este tópico pra que os usuários tirem dúvidas e deixem sugestões para os moderadores, principalmente nos momentos em que a equipe está se renovando. E as minhas primeiras sugestões tem a ver com evitar impressões ambíguas em situações mais explosivas:

- No caso de aviso, sempre, sempre, sempre, usar a tag de moderação. Ajuda a separar o que é discussão com outro usuário da posição do moderador, e, por consequência, do fórum;
- Evitar que moderadores discutindo no tópico sejam os mesmos a passar advertência;
- Usar textos cursos e impessoais. Do tipo "Usuário X, este é um aviso. Você está violando a(s) regra(s) N, (N' e N''). Se insistir no comportamento, a moderação será obrigada a puni-lo de acordo". Padronizado pela equipe mesmo.

Esses são meus dois centavos sobre o assunto. Por favor, debatam a possibilidade, as qualidades e os defeitos das sugestões.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor louc0 em 23 Jul 2010, 20:40

Eu concordo com a idéia de uma moderação mais "fria" e exata. Dessa idéia vem até mesmo o outro tópico q eu criei, sobre o conteúdo dos posts, que infelizmente parece que morreu.

O aviso da moderação sempre foi usado, pelo que lembre. Na época que não tinhamos a tag disponível, usávamos a fonte azul. De qualquer forma, de minha parte, procurarei sempre usar a tag e ser claro nas minhas ações. Acho que os guris em geral tão fazendo isso.

E Emil, acho que tu pode ser mais direto. Dizer qual é o post que tu achou equivocado, e tudo mais. Sabemos aceitar as críticas numa boa. E é até bom que tu faça, porque certas coisas podem passar despercebidas por nós.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jul 2010, 20:50

Seria muito trabalhoso fazer um tópico fixo que explicasse as ações da moderação...a exemplo da lista negra da máfia.

Algo como:
"Uxuário X no dia Y cometeu o erro Z no tópico W [insira link pra o tópico em questão] por isso teve Q de punição"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Agnelo em 23 Jul 2010, 20:56

Corvo, eu sou totalmente a favor de transparência por parte da equipe. Mas acho, veja bem, eu acho, que por um mural dizendo o que determinado usuário fez só serviria pra aumentar ressentimentos e espetadas.

Se um usuário está apto a postar seus argumentos não podem valer mais ou menos que os de outro por algo pelo qual o uauário já respondeu. Acho que a punição deve ser mais corretiva que punitiva, que vocês acham?

Há um controle relativamente bom na seção de moderação, e isso me parece suficiente.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Emil em 23 Jul 2010, 21:46

Então, só pra ilustrar meu ponto. Vai ver eu estou vendo chifre em cabeça de cavalo.

Acho que tudo começou quando o usuário Luminus se manifesta no tópico sobre Tormenta:

viewtopic.php?p=198401#p198401

Até ali, eu não vi nada demais no comentário dele, embora achasse meio improdutivo. Honestamente? Até concorco com ele em partes; acho que às vezes a situação, especialmente naquele tópico, desanda mesmo. Acho que a postura mais apropriada, neste caso específico, é, ao invés de apenas denunciar o problema, tentar elevar a qualidade do debate. Coisa que ele não fez, mas não é contra as regras. Talvez valesse uma dica de um outro usuário, não um alerta da moderação, por mais arrogante que ele tenha sido.

Na minha opinião, o problema começa a se quando _Virtual_Adept_ se manifesta:

viewtopic.php?p=198406#p198406

Ele está errado, faz algo inapriado? Nem de longe. Mas a situação fica um pouco confusa, porque ele participa do debate no início da mensagem e passa um alerta sobre o comportamento de Luminus. Até aí tudo bem, qualquer usuário pode avisar a outro "cuidado, a moderação pode não gostar do seu comportamento". E parece-me que _Virtual_Adept_ está falando como usuário, já que ele está participando do debate e não está usando a tag.

Luminus responde bravo, porque não vê como seu comportamento pode ser alvo de moderação, uma vez que coisas mais graves aconteceram no mesmo tópico. É bastante ríspido. Talvez valesse uma reprimenda da moderação mesmo:

viewtopic.php?p=198419#p198419

O problema se configura de vez. _Virtual_Adept_, que até então se apresentava como usuário, adverte Luminus como moderador:

viewtopic.php?p=198421#p198421

Defeitos desta mensagem: eu posso lê-la como se o usuário respondesse de cabeça quente à mensagem anterior e usasse sua posição de moderador em uma discussão que ele começou como usuário. Não que isso tenha acontecido conscientemente, mas frases como "Se você não gosta, a porta é serventia da casa"; "você cumpre sua promessa e não volta mais, ok" demonstram um certo nível de raiva, o que eu acho muito prejudicial numa situação que é administrativa. Além disso, eu considero essas frases extremamente provocativas. Tendo a achar que tanto quem provoca como quem responde com ofensa deveria levar o mesmo tipo de advertência; senão, mais grave para o primeiro. Minha opinião à parte, mesmo não sendo conscientemente uma provocação do moderador, o usuário sente como ofensa e responde como ofensa. Talvez isso pudesse ter sido evitado tanto se outro moderador tivesse dado a primeira advertência, quanto se houvesse uma mensagem padrão, fria.

Como não há, Luminus responde também de cabeça quente e faz abertamente uma ofensa (chama o moderador de idiota):

viewtopic.php?p=198423#p198423

E, infelizmente, no tópico, a suspensão do usuário aparece como ato de _Virtual_Adept_:

viewtopic.php?p=198427#p198427

Seria até justa, se ele próprio não estisse participando da discussão de maneira bastante acalorada também.
ImagemImagemImagem

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor oculto em 23 Jul 2010, 22:02

- No caso de aviso, sempre, sempre, sempre, usar a tag de moderação. Ajuda a separar o que é discussão com outro usuário da posição do moderador, e, por consequência, do fórum;

Creio que tenha sido assim, embora realmente não dê para acompanhar todos os casos. De qq forma, um usuário que se sentir constrangido por uma postura duvidosa de um moderador pode fircar a vontade para notificar a equipe.

- Evitar que moderadores discutindo no tópico sejam os mesmos a passar advertência;

Gostei dessa sugestão, embora até o momento vejo que as decisões tomadas tenham sido acertadas. De qq forma, isso ajuda a evitar erros de decisões tomadas no calor do atrito.

- Usar textos cursos e impessoais. Do tipo "Usuário X, este é um aviso. Você está violando a(s) regra(s) N, (N' e N''). Se insistir no comportamento, a moderação será obrigada a puni-lo de acordo". Padronizado pela equipe mesmo.

Existem ressalvas. Penso mais que citar publicamente nicks envolvidos em conflitos, em qualquer tipo de aviso, constrange e pode gerar ressentimento. Em casos de se manter a ordem eu acredito que apenas dar um aviso global já é o suficiente para deixar todos cientes, tantos os envolvidos quanto os não.

Seria muito trabalhoso fazer um tópico fixo que explicasse as ações da moderação...a exemplo da lista negra da máfia.

Não me lembro se foi aqui na Spell, mas já participei de um forum onde tentaram implementar um informe deste tipo. Foi um fracasso, pois conseguiu gerar mais flames e inimizades que havia antes, justamente por alguns repreendidos se sentirem inferiorizados.

Acho que a punição deve ser mais corretiva que punitiva, que vocês acham?

Na teoria seria muito bom se os usuários "punidos" compreendessem que a conduta deles naquele momento/tópico é que estava distorcida. Mas isso é raro de ocorrer e a punição tende a ser vista como castigo.

Editado:
SPOILER: EXIBIR
Acho que tudo começou quando o usuário Luminus se manifesta no tópico sobre Tormenta:

Até ali, eu não vi nada demais no comentário dele, embora achasse meio improdutivo. Honestamente? Até concorco com ele em partes; acho que às vezes a situação, especialmente naquele tópico, desanda mesmo. Acho que a postura mais apropriada, neste caso específico, é, ao invés de apenas denunciar o problema, tentar elevar a qualidade do debate. Coisa que ele não fez, mas não é contra as regras. Talvez valesse uma dica de um outro usuário, não um alerta da moderação, por mais arrogante que ele tenha sido.

Um usuário tem total liberdade de postar toda sua opnião, mas também tem que saber se responsablizar por aquilo que diz.
Eu também entendi que o post do Luminus foi tão provocativo que era passível de ser repreendido. Se alguém tomasse as dores das palavras dele, um flame estaria formado e seria mais trabalhoso e desgastante por ordem na casa denovo.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Emil em 23 Jul 2010, 22:36

oculto escreveu:

Existem ressalvas. Penso mais que citar publicamente nicks envolvidos em conflitos, em qualquer tipo de aviso, constrange e pode gerar ressentimento. Em casos de se manter a ordem eu acredito que apenas dar um aviso global já é o suficiente para deixar todos cientes, tantos os envolvidos quanto os não.

Excelente, oculto, melhor que a minha sugestão. Aviso global e impessoal para evitar constrangimentos. Se me permite adicionar uma sugestão: como geralmente o usuário recebe avisos antes de ser suspenso, talvez mandar os avisos por pm.

oculto escreveu:
Editado:
SPOILER: EXIBIR

Um usuário tem total liberdade de postar toda sua opnião, mas também tem que saber se responsablizar por aquilo que diz.
Eu também entendi que o post do Luminus foi tão provocativo que era passível de ser repreendido. Se alguém tomasse as dores das palavras dele, um flame estaria formado e seria mais trabalhoso e desgastante por ordem na casa denovo.

Mas, oculto, você não acha que a hora em que o VA respondeu, não há espaço para a interpretar que aquilo já era alguém tomando as dores, e o início de flame entre os dois? E daí é uma área muito cinza: você participa do flame e você mesmo encerra suspendendo só o outro participante...
ImagemImagemImagem

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor oculto em 24 Jul 2010, 07:15

Mas, oculto, você não acha que a hora em que o VA respondeu, não há espaço para a interpretar que aquilo já era alguém tomando as dores, e o início de flame entre os dois? E daí é uma área muito cinza: você participa do flame e você mesmo encerra suspendendo só o outro participante...

Vou ser sincero, não me vejo com autoridade para apontar aqui qualquer coisa relacionada aos demais moderadores, justamente por fazer parte da mesma equipe. De qq forma, você tem um ponto pessoal sobre o ocorrido e cabe a nós discutirmos entre a equipe e a administração se é válido fazer ajustes para alinhar a equipe. Isso me recorda o tópico que o Rub criou e, aparentemente, está mais claro a necessidade real da atualização das regras do forum.
Sobre o fato consumado, da forma como o usuário em questão se comportou no tópico, é provável que o resultado teria sido o mesmo caso qualquer outro moderador tivesse agido.
Imagem
oculto

Mensagempor Emil em 24 Jul 2010, 11:57

Vou ser sincero, não me vejo com autoridade para apontar aqui qualquer coisa relacionada aos demais moderadores, justamente por fazer parte da mesma equipe.

Só uma dica, meio off-topic. Moderador também erra. Não estou dizendo que foi o caso aqui, tanto que enchi de modalizadores; minha opinião é que a punição ao usuário foi correta. O problema é a área cinza: pareceu que o moderador que estava envolvido na discussão foi o mesmo que suspendeu o usuário (e talvez nem tenha sido. O Rub me disse que no fim das contas foi ele quem puniu o Luminus, não o VA). Mas moderador também erra, como eu dizia. Eu já vi casos em que bons fóruns foram arruinados porque a equipe da moderação se tornou extremamente "corporativista" (juro que tenho uma palavra melhor, mas ela fugiu no momento), e começou a propositadamente ignorar ou proteger moderadores que abusavam da sua posição. Não é o caso aqui. Mas se algum dia você achar que viu algo, por favor, aponte, mesmo que você ache que não tenha autoridade. O fórum como um todo só tem a ganhar.
ImagemImagemImagem

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor oculto em 24 Jul 2010, 12:40

Eu já vi casos em que bons fóruns foram arruinados porque a equipe da moderação se tornou extremamente "corporativista" (juro que tenho uma palavra melhor, mas ela fugiu no momento), e começou a propositadamente ignorar ou proteger moderadores que abusavam da sua posição. Não é o caso aqui. Mas se algum dia você achar que viu algo, por favor, aponte, mesmo que você ache que não tenha autoridade. O fórum como um todo só tem a ganhar.

Nah... fica tranquilo quanto ao "corporativismo", duvido que essa equipe de moderação vá se prestar a isso. Perceba também que eu não defendi ninguém, só a medida aplicada. Você pediu minha opnião sobre um caso e eu fui sincero ao dizer que não me senti com autoridade de divulgá-la aqui, pois minha opnião de usuário, nesse caso, se misturaria com a de moderador. Existe uma área de moderação exclusiva para a equipe tratar de assuntos pertinentes ao grupo e, caso eu veja algum excesso, é nessa área que eu irei me reportar.
;)
Imagem
oculto

Mensagempor Ken-Ohki em 24 Jul 2010, 23:28

Emil escreveu:Só uma dica, meio off-topic. Moderador também erra.

Corrigindo, todo ser-humano erra. :)

Não estou dizendo que foi o caso aqui, tanto que enchi de modalizadores; minha opinião é que a punição ao usuário foi correta. O problema é a área cinza: pareceu que o moderador que estava envolvido na discussão foi o mesmo que suspendeu o usuário (e talvez nem tenha sido. O Rub me disse que no fim das contas foi ele quem puniu o Luminus, não o VA).

Eu acho que o VA não deveria ter dado a punição, por mais leve que tenha sido (como no próprio texto diz, foi apenas uma suspensão), pois como ele era envolvido na discussão, ele deveria notificar. A imparcialidade surge desse ponto, quando o Moderador também é usuário.

O Rub agiu corretamente, pois, ao ler o conteúdo e achar que o Luminus foi errado, deu um ban nele, tendo os olhos de uma pessoa que estava de fora, de cabeça fria e entendendo os motivos da discussão ali instaurada.

Mas moderador também erra, como eu dizia. Eu já vi casos em que bons fóruns foram arruinados porque a equipe da moderação se tornou extremamente "corporativista" (juro que tenho uma palavra melhor, mas ela fugiu no momento), e começou a propositadamente ignorar ou proteger moderadores que abusavam da sua posição. Não é o caso aqui. Mas se algum dia você achar que viu algo, por favor, aponte, mesmo que você ache que não tenha autoridade. O fórum como um todo só tem a ganhar.

Verdade, Emil, por mais certo que seja a punição que o VA (no caso citado) deu, por ele estar envolvido na situação, soa como abuso de poder, o que não pode acontecer, pois pode gerar uma recorrência por outros moderadores, e até um "corporativismo" de atuais ou futuros participantes fazendo mais disso.

Agradeço pelo alerta, que serve como feedback para que possamos sempre melhorar. :)

Abraços,
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Jul 2010, 01:58

Admito que eu tenha parecido com pouco bruto em meus posts, mas não foi intencional. O usuário Luminus já deu problemas antes, e é bastante reincidente, então acabei passando um pouco dos limites com ele.

Mas isso não se repetirá.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 09:18

Mas isso não se repetirá.

Pelo menos não em relação ao Luminus. :linguinha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Jul 2010, 13:42

Destilando o tópico:

- Usuários devem sempre estar à vontade pra conversar sobre as atitudes da moderação, como o Emil fez aqui.

- É muito importante usar a tag de moderação pra deixar claro quando se está falando como moderador, e não apenas como um participante do tópico.

- É recomendado um moderador evitar atuar como moderador em um tópico onde esteja participando ativamente da discussão, para dar preferência a outros moderadores que tenham um ponto de vista de fora do que está acontecendo. Se houver a necessidade, é melhor o moderador envolvido reportar a mensagem pro resto da equipe ou postar um link na seção de moderação, chamando a atenção do resto da equipe.

- Dar advertências e punições apenas em privado não é uma boa ideia, porque parte desse processo é dar aos outros usuários exemplos de atitudes que não consideramos adequadas. Quem participou do tópico tem o direito de saber o que é comportamento problemático, para também evitarem fazer isso no futuro. Mas considero desnecessário um aviso global, acho que é exposição demais. Na minha opinião, o sistema atual (onde a advertência é explicada de forma clara e visível no próprio tópico que a originou) funciona muito bem.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Jul 2010, 16:25

Pela minha parte, entendido.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Linha Direta