Dúvidas e sugestões para a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Emil em 07 Ago 2010, 19:00

Nhoque, obrigado pelas respostas. Vou pegar umas coisunhas nem pra discordar, só pra aparar as dúvidas.

Só deu a entender, mas ele não estava advertindo nada. Hoje temos a tag de moderação justamente para que cor seja apenas enfoque.


Ok, concedo que o Eltor não estava advertindo. O problema é que mesmo ele não estando, parece. Por quê? Porque está em cor diferente. Nome colorido + fonte colorida (de alguém que não escreve com fonte colorida geralmente, como sei lá, o Tetris, que escrevia em verde e agora tem se manifestado em azul) = está falando a partir da posição de administrador. Mesmo que a intenção não seja essa. Junte-se a isso o fato de que ele está elogiando um usário pela participação no fórum, e dando bronca em outros usuários pela postura no tópico e no fórum. E o fato de em seguida, na mesma mensagem, voltar à discussão com a cor de fonte que todo mundo está usando, só reforçam a impressão.

Cara, as coisas tendiam a normalizar quanto ao tópico? Beleza, mas os flames iriam piorar se o tópico não fosse trancado. Nem que seja só por uns dias, até que uma decisão sobre o que aconteceu ali saia, ou que simplesmente todo mundo esqueça tudo aquilo ali.


Minha reclamação ali não é sobre o tópico ter sido trancado. No momento em que foi trancado, eu acho que não havia outra opção, ia descambar para o flame mesmo. O problema foi o texto da mensagem da moderação: ela chama todo o conteúdo da mensagem anterior de falso (e não de maneira proposital, acho que foi mais a escolha de palavras, e provalmente porque o moderador estava com pressa de trancar logo antes que mais alguém respondesse), e se blinda de contra-argumentação. O meu ponto é que se houvesse um guia para a moderação, um texto pronto, esse tipo de mal entendido seria evitado, porque nem passível de contra-argumentação seria.

oculto escreveu:Cara, a leitura ficou assim pra você, porque você quer enxergar assim. Quanto a isso eu não posso fazer nada.
Aquilo no tópico não foi só um usuário peitando o outro, está um pouco além disso, são dois usuários que se conhecem desde tempos remotos da Spell. Aparentemente um desabafo de ambos, suponho até que já estão tentando se reconciliar. Não deveria ter ocorrido por lá, mas ocorreu e agora acabou.
O tópico foi trancado porque só haviam respostas farpadas, longe da discussão do título e aparentemente longe de haver alguma concordância entre as partes naquele momento. Salvo engano até mesmo o autor do tópico havia desistido de postar. Essa era a única verdade mesmo, não havia nada mais a ser dito. O tópico PRECISAVA ser trancado.
Por fim, de qualquer forma, desde ontem existe um tópico na área de moderação tratando esse assunto em específico.


Oculto, eu estava respondendo à mensagem do Nhoque quando a sua chegou. Talvez eu corra o risco de ser um pouco repetitivo, mas acho que vale a pena arriscar: Eu não acho que tenha sido corporativismo. Mas eu acho que a mensagem que você deixou possibilita a leitura. Não é necessariamente a minha (como eu disse acima, a minha leitura é: o moderador, na pressa de trancar o tópico pra evitar mais farpas voando para todos os lados, não pesou muito bem todos os possíveis significados de seu texto. Pena, se houvesse um guia ou um padrão, isso poderia ter sido evitado). Mas só porque não é a minha, ou a sua, não significa ser que seja a de alguém, e não significa que ela não seja tão válida quanto. Eu me pergunto: qual é a leitura de quem estava de cabeça mais quente ali na hora? Se eles se sentiram prejudicados, será que é só porque estavam de cabeça quente na hora? Mas enfim, muitas conjecturas.

E Locke: eu acho que aquele tópico chegou no exagero de ser trancado sim. Não foram só as farpinhas. Eram farpas vindas de todos os lados, gente desestindo de discutir e voltando só pra trocar farpa, impossibilidade de uma discussão saudável continuar. Em poucas horas ele atingiu cerca de sete páginas, e foram mais três ou quatro depois que o Eltor se manifestou. Neste caso, não foi excesso de zelo não.

Mais uma vez, obrigado pelo feedback. Espero que eu tenha sido um pouco mais claro agora. Qualquer dúvida ou discordância, é só dizer.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Eltor Macnol em 07 Ago 2010, 19:27

Emil, vou te pedir pra fazer algo que é extremamente difícil, acho que eu mesmo geralmente não conseguiria, mas enfim, vou pedir mesmo assim:

Tente esquecer tudo que tu leu naquele tópico, e reler depois de processar a informação do parágrafo seguinte, pra ver se a tua percepção da situação vai mudar.

Os eventos que tu citou seriam causa pra uma indignação totalmente justa, e teria o meu apoio... só que eles não aconteceram. O que te deixou indignado foi um grande mal entendido causado por um detalhe na comunicação: Eu não escrevi como moderador, em momento NENHUM do tópico. Minha primeira mensagem tinha o texto azul justamente porque eu estava usando a tag {offtopic}, numa tentativa de deixar bem claro que era apenas um comentário pessoal e não era relativo ao assunto central do tópico, pro qual tentei dar continuidade em seguida.

Da mesma forma, quando eu pedi por favor para que o Oda parasse de responder ali, de forma alguma estava proibindo ele de participar do tópico, estava apenas externando um desabafo baseado em uma conversa paralela que estávamos tendo via MSN ao mesmo tempo que essas mensagens iam ao ar. Isso já foi mencionado aqui, e já foi explicado no próprio tópico. Ao que me consta, não ficou nenhum ressentimento entre nós dois, na verdade achei que o final da conversa foi melhor do que eu esperava.

Com esses pontos em mente, te peço com todo o respeito que tente reler aquelas páginas de discussão e reavaliar a visão que você formou sobre o tópico, especialmente levando em conta os comentários que fiz contigo naquele mesmo dia via MSN, onde creio que ficou bem evidente que nossos pontos de vista sobre o rumo que o tópico tinha tomado eram bem parecidos.

Offtopic: ...talvez seja uma boa hora pra mudar a cor dessa tag, mesmo assim.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Ken-Ohki em 07 Ago 2010, 19:31

Só um adendo, nem concordando, nem discordando: Questões relativas a mensagens da moderação, reformulação de regras para que tais sejam mais claras para usuários e moderadores já estão sendo discutidas para que isso seja evitado.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Avatar do usuário
Ken-Ohki
Webmaster
 
Mensagens: 1125
Registrado em: 16 Mai 2008, 22:37
Localização: Salvador, Ba
Twitter: @joaoprp

Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor oculto em 07 Ago 2010, 22:52

Emil escreveu:(e não de maneira proposital, acho que foi mais a escolha de palavras, e provalmente porque o moderador estava com pressa de trancar logo antes que mais alguém respondesse)

Legal que você tocou nesse ponto. Foi realmente o que ocorreu. Não que eu estivesse invalidando argumentos anteriores, não vejo dessa forma, mas pelo menos compreendi sua visão.
Outra verdade também é que mensagens em formato "padrão" ajudariam sim a diminuir qualquer falha de comunicação. Gostaria de ter mais tempo para formular algo assim para a Spell, mas prefiro me concentrar em atualizar as regras nesse momento.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Emil em 07 Ago 2010, 23:01

Eltor, juro, não estou indignado. Até esperei pra passar o calor da discussão pra vir comentar aqui. Mais uma vez, desculpe se eu não fui suficientemente claro: muito do que eu comentei não é necessariamente a minha leitura, são só leituras possíveis. O meu interesse aqui neste tópico é só arredondar as coisas, apontar o que eu acho que é problema e dar sugestão de correção. O que eu tinha de cabeça-quente e palavrão pra falar já falei no chat do msn, pra mim, tá resolvido. Sério, o meu interesse aqui não é pegar no pé de moderador X, analisar a conduta de moderador Y, pedir CPI contra moderador Z. Não! O meu interesse aqui é só ajudar afinar o trabalho da moderação, contribuindo com o meu ponto de vista de usuário. No MSN a gente se resolveu, e, entre nós dois, vale o que está resolvido. Mas o msn não é parte da spell, no msn só percebe que resolveu quem está online na hora. Aqui todo mundo tem tempo de ler, analisar, pensar, ver a situação por outros pontos de vista.

Enfim, eu não quero causar mais um flame. Só quero resolver, e eu resolvo assim: conversando, escrevendo, analisando. Para mim, não precisa vir defensivo, justificar ações, nada. Eu não quero destituir ninguém do posto de moderador, eu entendo que todo mundo se exalta, que não existe a separação completa moderação/usuários. Pô, a galera que tem nome colorido, que pode banir, que pode mover tópico, é tudo usuário antes de tudo. E é todo mundo gente. Mesmo se a minha leitura fosse 100% tudo que eu disse ali, gente às vezes erra. E tudo ali é perdoável. Mas vocês têm que entender que às vezes, pra quem não tem o nome colorido, pra quem não pode mover tópicos, pra quem não pode advertir, é difícil separar o que é ação do coordenador/moderador/usuário e o que é ação do usuário (eu me pergunto se até pra vocês isso não pode ser meio confuso de vez em quando).

E ó, eu vi que era off topic. Mas afora a confusão que pode ser por causada pela cor separada, eu nem sabia que tinha um tag de off topic, e eu nem sou novato. Sério, ela fica ali num lado das tags que eu nem uso - imdb, offtopic, sarcasmo, schild - então eu admito que pra minha leitura da cor diferente funcionar, tem que esquecer ou não saber que tem uma tag só pra isso. Que pode ser o caso de usuários novos, ou usuários velhos muito distraídos. E os dois tipos de pessoa existem.

Enfim, tem uns detalhes de leitura ali no seu post que eu fiquei com vontade de rebater, mas acho que não vale a pena agora. É besteira, é provalvelmente só minha vontade de debater falando, e enquanto não ficar claro o sentido do tópico, não vale a pena. Talvez nem quando ficar claro. Então eu vou encerrar esta mensagem aproveitando pra ver como essas tags coloridas que eu não conhecia funcionam, pra depois pensar se elas atrapalham ou não.

Offtopic: off topic funciona assim.
[sarcasmo]sarcamo funciona assim.[/sarcasmo]
Imagem

faltou alguma?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Smaug em 24 Ago 2010, 12:16

Então, desde segunda não consigo acessar o site da spell, entro no forum , consigo me logar, tudo certo, mas o site mesmo não consigo... o aviso que o firefox me apresenta é de que não conseguiu localizar o servidor... aparentemente soh tem eu com esse problema, alguma idéia do que tá acontecendo?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Ronassic em 24 Ago 2010, 12:29

Vou verificar Smaug. Mas me diz se dá alguma mensagem de erro ou algo assim, tá usando quais navegadores? Já testou de outros lugares?
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Smaug em 24 Ago 2010, 14:01

OLha, eu tentei com o Firefox, meu navegador padrão e tb tentei com o explorer, e nos dois aparece escrito isso:

Servidor não encontrado
O Firefox não conseguiu localizar www.spellrpg.com.br.
* Verifique se há algum erro de digitação no endereço. Como
ww.exemplo.com.br em vez de
www.exemplo.com.br

* Se você não consegue abrir nenhuma página, verifique a conexão de rede do seu computador.

* Se o seu computador ou rede forem protegidos por um firewall ou proxy, certifique-se de que o Firefox esteja autorizado a acessar a web.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Agnelo em 24 Ago 2010, 14:21

tenta:
Código: Selecionar todos
http://spellrpg.com.br/


As vezes o chrome chupava essas balas também, vai entender.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Smaug em 24 Ago 2010, 14:28

Nada, continua dando a mesma mensagem...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor Madrüga em 24 Ago 2010, 16:37

Imagem
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor arghsupremo em 24 Ago 2010, 16:42

0 downloads é a cara do Opera.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Dúvidas e sugestões para a moderação

Mensagempor oculto em 24 Ago 2010, 16:57

Mesmo erro está acontecendo aqui com o Firefox. Como tenho vários navegadores instalados, isso não me impactou, mas quem usa preferencialmente esse, realmente tá com dificuldades para acessar.

Editado: Coincidência ou não, eu estava acessando com o FF ontem. Hoje que deu erro depois que eu limpei histórico e cookies.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Anterior

Voltar para Linha Direta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron