Página 1 de 11

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 16:55
por Dragão de Bronze
Olá a todos.

Algumas coisas estão demorando demais para serem feitas. Não digo isso apenas pelo que acontece nos últimos tempos, mas pelo que acontece nos últimos anos.

Eu posso exemplificar (apesar de achar desnecessário):
SPOILER: EXIBIR
Meu pedido pra sair da moderação dia 14 de Abril (http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?p=181603#p181603), pedido por parte da comunidade dia 14 de junho (http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?p=191661#p191661), o adm dizendo que é só fazer o pedido (http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?p=193139#p193139), e o efeito só aparecer dia 6 de julho (http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?p=194930#p194930).

Ou seja, levou quase de três meses pra eu sair da moderação depois d'eu ter feito o pedido pra sair, além dos problemas no meio. E infelizmente, esse meu caso é relativamente bom, basta lembrar o caso Ruben. Três meses para uma alteração simples ser feita ser um tempo relativamente curto é absurdo.


Enfim, muitos aqui já estão experimentando stress e efeitos da impaciência por isso. E como bem o Madrüga falou, não podemos esperar que o Allef fale conosco se ele estiver com um taser lutando contra capivaras no Xingu, e por isso, temos que agilizar a tomada de decisões.

Por isso, eu proponho alguma descentralização de poder, que acredito ser a única forma de se resolver isso de forma hábil. Não tenho ainda uma ideia de como fazer, então peço que pensem comigo. Quem acredita que essa ideia seja boa?

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 17:11
por Madrüga
Você tem minha vuvuzela.

Isso PRECISA ser feito. Senão, fica um efeito de que a Spell pertence ao Allef, ou coisa pior. Existe gente que pode ajudar com bastante coisa tendo acesso ao código do site/fórum, era só melhorar a comunicação. VA era um cara com histórico de responsabilidade e conhecimento, bem como o Nhoque. São só exemplos, mas dá para expandir mais.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 17:27
por Eltor Macnol
Tchê, já temos a oportunidade e o pedido pra quem tem o conhecimento técnico ajudar a configurar o site e o fórum. Infelizmente ainda não tivemos voluntários que chegassem aos finalmentes, o Nhoque por exemplo se prontificou a dar uma mão com o CSS mas não chegou a ter tempo, o VA vez ou outra menciona uma possibilidade de mexer em algo mas não chegou a concretizar... enfim, é só dar um grito dizendo "eu sei e quero fazer modificação X" e a gente dá um jeito.

Sobre agilizar a tomada de decisões, não vou repetir muito do que já foi dito no outro tópico, mas sim, realmente é importante tomar mais decisões usando esse canal de comunicação aqui.

Agora, teu exemplo foi mal escolhido DdB. Primeiro que remover moderação é uma das menores prioridades (a menos que o dito cujo esteja usando as ferramentas pra aloprar), segundo que o teu "pedido pra sair da moderação" foi só um "é, pensando bem, acho que não faz sentido eu ser moderador..." largado no meio de um tópico de 18 páginas. Parece papo de esposa manhosa querendo fazer charme pro marido, :P francamente se tu tivesse com pressa de sair teria enviado uma MP, postado na seção de moderação ou criado um tópico pra isso, mas enfim... o exemplo foi ruim mas o ponto principal tá valendo.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 17:52
por Allefcapt
Olá a todos,

Eu sei como.

Como eu já escrevi aqui dentro do fórum muitas outras vezes, basta que o USUÁRIO diga o que quer fazer, como e onde e se RESPONSABILIZAR MINIMAMENTE por isto.
NA RPGCON eu novamente lembrei pessoalmente a todos esta idéia.

Nâo vou ficar aqui repetindo esta ladainha novamente.
BASTA SE PRONTIFICAR.
Como o ELTOR já escreveu também outras vezes, não tivemos ainda ninguém que se prontificasse neste sentido. Muitas vezes entendo, é porque não possui o tempo que gostaria.

Aliás, eu lembro que avisei que se alguma sessão nao existir, é só dar a idéia que o Ronassic cria.
Sabemos e conhecemos nos dedos da mão quem somente reclama ou implica e quem realmente tenta se dedicar.

O que se exige é um mínimo de dedicação e responsabilidade.
Entendido?

DRAGÃO,
E sinceramente? O Ronassic já cansou de se colocar a disposição para receber ajuda. Ninguém o procurou para apoiar cara. Entende isso?
Alguns receberam espaços para contribuir. É só pedir. Você me dá sempre a impressão de só querer tumultuar. E eu ainda vou descobrir o porque.
Posso estar errado? Talvez. Mas é isto que me parece.
Me parece que tudo o que os usuários pedem procura ser feito. Mas me diga, o que VC gostaria especificamente que fosse feito? Hein?

E AÍ? QUEM SE PRONTIFICA?

Um abraço,

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 18:21
por Dragão de Bronze
O Eltor entendeu que eu não estou falando apenas da parte de configurar tudo e mexer no template e afins, mas o Allef parece que não. Allef, releia o que o Madrüga disse:

"Isso PRECISA ser feito. Senão, fica um efeito de que a Spell pertence ao Allef, ou coisa pior."

O Ronassic fica esperando você dar o ok pra muitas coisas que a comunidade Spell já entrou em consenso. A Spell fica muito engessada diversas vezes por isso, esse é um dos fatores limitantes desnecessários.

Se você quer que o USUÁRIO diga o que quer fazer, como e onde e se RESPONSABILIZAR MINIMAMENTE por isto, comece dando o aval para os usuários tomarem as decisões sempre, como estamos tentando fazer, porque eles já são responsáveis por isso. Juro, não queria mais ter que esperar meses pelas mudanças simples.

Tem como liberar para mais usuários, sei lá, os moderadores, para fazer essas mudanças simples no fórum? Isso já resolve um bocado de problemas, pois a gente acaba dependendo menos de um único usuário, e as coisas consequentemente fluem melhor.

Allefcapt escreveu:Sabemos e conhecemos nos dedos da mão quem somente reclama ou implica e quem realmente tenta se dedicar.


Olha, desculpa, Allef, mas não. Você não sabe. Talvez você soubesse isso na antiga e há muito falecida SpellBrasil, mas na Spell RPG você não sabe. E isso ficou muito bem provado depois de você criticar o Locke, como se ele não contribuisse. Sério, você nunca viu ninguém aqui no fórum te chamando de Bot da Spell? Me fala com sinceridade, cara, nunca viu? Se viu, entende o que querem dizer?

Allefcapt escreveu:Você me dá sempre a impressão de só querer tumultuar. E eu ainda vou descobrir o porque.
Posso estar errado? Talvez. Mas é isto que me parece.


Eu querendo tumultuar? Eu era o símbolo dos ditos "ursinhos carinhosos" na época em que havia críticas ao comportamento dos Spellianos. Eu era justamente o cara que dizia que a gente podia ser um fórum mais respeitoso onde a maioria aqui não se importava. Se eu quisesse tumultuar, então eu tava na contramão.

O que diz mais uma vez que você não conhece a Spell RPG. Pode dizer que eu colaboro pouco, que eu sou lerdo, que falo demais e faço pouco, mas não que eu quero tumultuar.

Tanto que eu criei esse tópico aqui exatamente pra termos ideias do que fazer pra efetivar isso. Não foi uma proposta pronta, mas foi um empurrão pra construção de uma proposta.



Eltor Macnol escreveu:Agora, teu exemplo foi mal escolhido DdB. Primeiro que remover moderação é uma das menores prioridades (a menos que o dito cujo esteja usando as ferramentas pra aloprar),

Isso pode ser toda a verdade do mundo, mas cara, foram quase três meses, e nem foi o pior caso que já passou por aqui. Meu ponto com o exemplo foi precisamente esse. Isso não é relativamente fácil e rápido de fazer?

Eltor Macnol escreveu:segundo que o teu "pedido pra sair da moderação" foi só um "é, pensando bem, acho que não faz sentido eu ser moderador..." largado no meio de um tópico de 18 páginas. Parece papo de esposa manhosa querendo fazer charme pro marido, :P francamente se tu tivesse com pressa de sair teria enviado uma MP, postado na seção de moderação ou criado um tópico pra isso, mas enfim...

Eu julguei não haver necessidade de fazer um pedido mais incisivo ou insistir.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 18:58
por oculto
Na verdade, duas idéias que me vieram:
1- A nível de forum, a equipe de moderação poderia ter algum acesso administrativo para gerenciar as áreas do forum sem muito impacto. Tipo criar sub-foruns, mover ou editar outros que estiverem oceosos, etc. Na verdade eu já tenho esses acessos, não sei necessariamente quem mas possui, mas acho que seria uma boa para os demais.
Se não for do escopo dos moderadores, poderia ser feita uma terceira equipe mais reduzida ainda só para agilizar qq solicitação cabível por parte dos usuários. (me lembro que tinha uma equipe de "supervisores" antigamente, mas sinceramente n me recordo do papel deles)
2- A nível de site, quanto aos artigos, o Eltor propôs uma idéia de uma equipe de revisores em outro tópico. Eu gostei da idéia. Na hora em que for formada, gostaria de fazer parte da equipe.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 19:02
por Dragão de Bronze
Acho que essa tua primeira ideia se encaixa bem nos moderadores mesmo, nem vejo a necessidade de criar uma terceira categoria, a não ser que haja gente querendo colaborar nisso sem querer ser moderador.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 19:25
por Agnelo
Alguns pontos rápidos:

Pelo amor de deus, sem mais niveis hierárquicos, isso só amarra mais as coisas.




Mas coisas simples, como saber delegar mesmo. O allef não é o cara mais indicado pra bater o martelo sobre a arte, por exemplo¹. Se não queremos que massas desformes de usuários modifiquem coisas a revelia então que saibamos delegar, escolhamos alguém pra ser o responsável por isso.

Se o cara pra isso é o Léderon, a Lady Draconnasty ou ainda outrém não é muito relevante nesse momento, mas oque não pode acontecer é termos de esperar que o Allef permita cada pequena alteração a ser feita.




Allef escreveu:Você me dá sempre a impressão de só querer tumultuar. E eu ainda vou descobrir o porque.

Segunda vez essa semana que tu diz isso pra um usuário, esse vai ser teu argumento toda vez que alguém for contra tua opinião?




Essa equipe de revisores é uma ótima idéia, eu aprovo totalmente. E,mesmo não sendo o melhor conhecedor da língua de camões aqui me ofereço pra ajudar nisso se o problema for falta de interessados





1: Arte não é sua especialidade e já tem ocupações demais, dentro e fora da spell.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 20:47
por louc0
oculto escreveu:(me lembro que tinha uma equipe de "supervisores" antigamente, mas sinceramente n me recordo do papel deles)


Supervisores eram o que nós somos agora, moderadores globais. Antigamente, os moderadores estavam limitados as seções que eram designadas pra eles. Como o locke colocou, eliminou-se um nível hierárquico.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 21:32
por _Virtual_Adept_
Sempre que eu me ofereço para fazer alguma mudança no fórum, acabo me atolando de coisas para fazer no trabalho e na faculdade. Acredito que no fim de semana vá ter um tempinho livre para fazer algo (especialmente no que se refere à skin do fórum e ao chat).

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 12 Ago 2010, 22:35
por Eltor Macnol
A Spell atual, basicamente, não tem níveis hierárquicos. Moderadores e Coordenadores fazem funções diferentes, e igualmente importantes. Administradores têm de diferente apenas o fato de que são responsáveis pela manutenção da parte técnica.

Isso que o Oculto mencionou de dar ferramentas pra mais usuários criarem ou modificarem seções é algo que pode vir a acontecer sim, basta haver a necessidade. O Oculto, por exemplo, tem o poder de editar as seções das campanhas online, porque isso é algo que ele precisa fazer a cada vez que um grupo novo quer seu espaço. Caso outra seção tenha uma necessidade parecida, basta me procurar.

Quanto à criação da equipe de Editores do material do site, sim, isso é uma das prioridades atuais, basta apenas o Ronassic nos dar o sinal verde quando tiver configurado o Joomla pra funcionar assim.

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 13 Ago 2010, 02:59
por Ronassic
Pronto, consegui colocar geral como Editor, tanto novos membros quanto os antigos já poderão enviar artigos.
Achei que ia conseguir chegar em casa cedo, cheguei eram 01:40h. :(

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 13 Ago 2010, 11:17
por Allefcapt
Olá a todos,

Bem, respirando fundo, exercitando a paciência e olhando o lindo dia de sol lá fora, vamos procurar o bom senso e a união em prol da melhoria para todos certo?

DRAGÃO,
EU ERREI!

Aliás, DRAGÃO E LOCKE,
Eu juro por todos os deuses do Olimpo (e do Flamengo) que eu equivocadamente me referi ao LOCKE em um tópico anterior.

NÃO ERA a ele que eu dirigia o raciocínio. Olhei e errei cara-crachá.
Pensei sobre um, citei outro.
DESCULPE LOCKE. Estou há dias para lhe dizer isto. :tsc:
Como rapidamente os usuários corrigiram a citação, exemplificando inclusive, recolhi a minha equivocada língua (em forma de dedos) e fiquei quieto.

Uma viagem em cima da outra atrasou a MP; Como o assunto ressurgiu aqui, acho por bem tornar público o PEDIDO DE DESCULPAS.
Façamos as pazes Ok? NO WAR. :venera:

Seguindo.

Não. A SPELL “não pertence ao ALLEF”. Ela pertence desde o início a toda a comunidade que curte o RPG e afins. E por isto deu certo até hoje.

TODAS, veja bem, TODAS as outras administrações de sites, fóruns e listas criticam como de certa forma, a chamada “democracia” é exercida aqui. Autores, editores, colaboradores do universo do RPG acham que eu erro há anos de junto a equipe que ajuda a administrar a SPELL dar poderes demais aos usuários, os quais são vistos de forma EQUIVOCADA e PRECONCEITUOSA por estes como sendo um bando de moleques sem compromisso com nada a não ser o próprio umbigo.
Pode até ser que por vezes, realmente tenhamos usuários aqui cujo único intuito é provocar, denegrir, tumultuar. Mas estes passam. A eliminação e seleção natural, tão pregada por Darwin funcionam.

Ao longo destes anos todos claro, tivemos que lidar com usuários clonados, plantados e deliberadamente caóticos. Uns por calculada ação premeditada, outros por doença e patologias clínicas sérias até. De psicotrópicos a lutas libertárias juvenis (Dignas do Apanhador do Campo de Centeio), de tudo um pouco passou e passa pela SPELL. O que nos cabe é ter paciência e seguir em frente. Repito. Estes passam.

Na RPGCON deste ano eu ouvi isto pessoalmente de muitos. Dos autores de RPG’S, passando por donos e administradores de editoras a parceiros de sites e fóruns, há certa consternação no ar. Mas como defender argumentos junto à representação física de união protagonizada pela galera de preto, verde e amarelo? Não dá. E alguns até se dobraram em argumentos.

Afinal estes mesmos críticos lidam cotidianamente com egos inflados, brigas pelo exercício de ridículos micro-poderes, rompantes emocionais (alguns vistos na própria RPGCON) e acabam sacrificando seus projetos.

Sites nasceram e morreram assim. A RPGBRASIL, RPGLYRYCS e a ESPAÇORPG são exemplos. O abnegado AARON até, já teve que recolher as velas da FALERPG uma vez.

Eu não penso assim. Aliás, em nenhuma instância de minha vida.
Não gosto de expor muito minha vida pessoal (e recentemente até puxei a orelha do Ronassic por isto) em um ambiente virtual. Não detalhadamente. Afinal, por mais belas e poéticas que possam parecer as intenções de nossos interlocutores, não sabemos quem está do outro lado. Nem a que veio.

Mas vou de encontro aos que meu sábios tutores sempre me dizem por achar que aqui e agora cabem algumas colocações.

Sou um cara tão preocupado com este exercício, o da liberdade, mesmo que assistida (para não se tornar anarquia) que expus isto recentemente fora do mundo virtual de duas formas.
Nem todos aqui sabem, os mais chegados e amigos até acompanham, mas minha família é ligada a história do Clube de Regatas do Flamengo. O que com os anos, na terceira geração que represento me obrigou a exercitar certos poderes dentro do clube. Principalmente ligados ao Patrimônio Histórico. Há três anos, quando resolvi assumir algumas funções, mudei radicalmente princípios ligados a participação de sócios e convidados. O ambiente que encontrei era fechado, pesado e secularmente arrastado. Mudei princípios. Abri portas. Criei programas que hoje levam sócios ao Maracanã, vestiários e ao gramado. Fiz circular troféus e taças empoeiradas escondidas há anos (e com isto acabei descobrindo certos sumiços). As distribui democraticamente pelo clube. Da loja da OlImpykos as salas de imprensa. Resgatei ídolos e sua história ao clube junto as novas gerações que não os conheciam, como o sensacional Silva, o Batuta (hoje funcionário do clube). E por aí vai. É um leão por dia.

Aqui na empresa a dois anos entrei para o chamado GT DE AMBIÊNCIA. E aí amigo, a briga é com o corporativo. Que diz NÃO A TUDO. De um bicicletário a canecas de cerâmica, a batalha é árdua. Aumentei o HOT SITE da empresa em 100%. Hoje trabalha com dezenas de colaboradores que promovem de tudo. De passeios e escaladas a Teresópolis a ações de cidadania e voluntariado. Ou seja, comunicação entre todos. Senhas e acessos foram distribuídos. Descentralizamos poder como pregado aqui.

E na minha vida profissional nem se fala. Entre uma tentativa de liberar uma estrada pelos índios ao convencimento de que as tartarugas são amigas entre pescadores do Maranhão, me conecto diariamente a SPELL.

Onde estiver.

Sou um apaixonado por ela. Amo o RPG e todas as suas formas. Pode ser a palpável rolagem de dados simples e brincalhona na mesa as polêmicas discussões sobre o RPG SER ARTE ou algo LÚDICO. Eu exercito. Coloco em prática. Arrisco fora da teoria. Algumas vezes dá certo. Outras nem tanto.

Não ganhei desde o início da SPELL um centavo com ela. Reuni amigos sim, e isto não é mensurável. Mas veja, outros ganharam muita grana. Venderam a marca, abriram negócios. Eu torci por eles. Não pedi e não recebi nada. E isto jamais me abalou. Eu dedico parte de minha vida pessoal a uma paixão. E não vou parar.

Quando de forma simplista e equivocada é citado que posso estar no Xingu (e jamais usando taser contra capivaras), há uma certa verdade nisto.
Eu realmente posso estar lá, mas jamais longe daqui.
E da relação com usuários, autores, editores, entre outros do universo RPGístico.
Agora mesmo escrevo entre um vôo e outro.

Um dos alicerces que mantém o nome vivo, e tenho certeza disto, é o compromisso de alguns com a SPELL. E de minha parte amigo, sem nenhuma falsa modéstia, nunca faltou. NUNCA. Desde o início, não importa onde eu estivesse jamais deixei de acarinhá-la. Mesmo que meus minutos sejam preciosos ou que o Global Star cobra (hoje) 9.90 reais a chamada de 10 minutos. Se eu sinto que estarei durante horas incomunicável (como esta semana ocorreu uma vez), aviso aos mais próximos. E leio E-MAILS TODOS OS DIAS. E acredite, no meu caso, é uma questão de sobrevivência.
No passado foi assim no BATE PAPO UOL, MIRC, ICQ, hoje mais no MSN e no e-mail.

Não há também nenhuma decisão arbitrária. Talvez não tenha ficado claro, por exemplo, em relação ao BANNER recentemente elaborado pelo LÉD que a decisão foi tomada em votação. O que eu pedi que ele fizesse foi uma pequena alteração em um ponto geográfico específico. E porque isto? Porque ano que vêm, em 2011, a SPELL estará apoiando um grande lançamento de cenário para D20. O autor está gastando grana e tempo na elaboração do material que está ficando com um capricho sem igual aqui no país. Usuário do site, ele na hora certa trará as informações para todos. Neste mês o cara está de férias na Europa buscando informações e recolhendo material para o que constrói. Merece apoio não?
A SPELL será o local de BETA TEST entre usuários (que receberão o título) e o local para gratuitamente ele lançar material exclusivo e até com a colaboração dos freqüentadores. Acho que somente o LÉD já sabia disto, pois eu o contei na RPGCON. Mas do que isto, se eu disser o autor me corta a língua. (Ou nas leis Zakharianas, algo pior). Foi apenas isto.

A idéia é fazer-mos brincadeiras lançando Quests dentro do site para sortear prêmios. Até porque ano que vêm a SPELL faz 15 anos. Ela debuta.

Realmente não sou o mais indicado para criticar arte, até porque há aqui profissionais e estudantes da área. Mas a exemplo do Ronassic eu mostro algumas coisas aos caras que trabalham com isto aqui dentro da empresa. E fico ali ouvindo. No fundo sempre haverá um ou outro toque pessoal e crítica a ser feita. Mas é preciso começar.

E acredite(m), conheço sim os usuários que temos. Sei exatamente a palavra, frase, citação que provoca, magoa, implica, toca na ferida de alguns. Se observar-mos, e faço muito isto, a relação entre alguns nos tópicos que escrevem, nas entrelinhas, há as opiniões sobre o outro. A forma como se enxerga o próximo Nick pode ser sim equivocada e torta até porque a distância e os personagens criados ajudam na confusão, mas os ciclos são sempre os mesmos.

Aqui há relações humanas, e portanto a inveja, cobiça, paixão, ciúmes.... relações mal resolvidas, feridas que jamais cicratizam... ou seja, humanidade.

Há clássicos tópicos homéricos e arrastados, que começam com grandes idéias (sempre defendidas com razão como oxigenação necessária a criação pelo Madruga), desenvolvem imensas teorias, promessas de participação, dedicações abnegadas e por vezes acabam tão rapidamente como começaram ou entregam de herança rusgas e quebras de relacionamentos. Mas aprendi que isto faz parte de nosso pequeno senado. É um ônus que nos cabe.

Quanto a decisões de saída da moderação ou afastamento do fórum, eu tento pelo menos reverter a opinião de todos que se encontram nesta encruzilhada. Alguns ao saber das intenções, dizem logo “deixe o cara ir”, “ta afim de partir, parta”, entre outros rompantes de emoção, como amigos traídos. Mas eu tento, porque sei que há uma perda ali. Fora isto, a questão técnica por vezes me foge. Aí recolho o boné. Deixo para os que realmente sabem.

Quero lembrar também que a colaboração para o site está aberta sempre a quem desejar. Alguns usuários se sentiram á vontade para escrever textos regulares, o que nem sempre as tarefas do cotidiano deixam, foram dadas as colunas. Qualquer outra área está aberta a ser administrada por quem se dispor. Peço somente que se lembrem do COMPROMISSO que será assumido. Pode ser uma área já existente ou uma a ser criada. Basta o desejo. Este é aliás, um sonho meu.

Claro que sempre haverá um controle mais profundo e ímpar do Ronassic. Um Grande Irmão técnico. O que também o ELTOR procura realizar dentro do Fórum. Afinal temos a experiência de no passado, mesmo sendo pautada na maior boa vontade do mundo, um usuário e amigo até, ter apagado centenas de arquivos sem querer. Textos que nem eu tenho mais a cópia. É uma questão de segurança apenas. Fora isto, todas as liberdades de ação, sempre lembrado que calcadas na responsabilidade, devem ser dadas.

Bem, já escrevi demais. Desculpem pela extensão, mas foi também meio que um bom desabafo. Eu até tinha prometido as mim mesmo e comentado com os amigos que não entraria mais tanto aqui no fórum, até para poder colocar mais material no site, mas eu não agüento. Há muita coisa boa sendo discutida aqui.

Lembrando só que estou sempre, sempre a disposição para que qualquer um me procure.
MSN, E-MAIL ou TELEFONE. Podem até me ligar que eu retorno.

Abraços,

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 13 Ago 2010, 11:36
por Lumine Miyavi
Allef, o problema real é que não existiria site, pelo menos não como é hoje em dia se não houvesse um fórum, uma comunidade por trás dele.

Não faz sentido um argumento do tipo "colocar mais material no site, mas entrar menos no fórum" já que as iniciativas, idéias, e desenvolvimento geral partem dele. Terras Sagradas, Izzlin, S2, e8, todas idéias que são criadas ou adaptadas são feitas à partir do fórum ou são analisadas a partir dele.

Deixar de usa-lo e só focar ao site é perder o que é a verdadeira essência da coisa: a comunidade. :haha:

Descentralização de poder

MensagemEnviado: 13 Ago 2010, 11:40
por Batousa
Bem galera, eu tenho conecimento(nao muito aprofundado) em css e html, e tambem sei um pocuo de design (comecei uma graduação e abandonei). Porém como estou no ultimo periodo to agarrado com tcc, porem ano que vem estarei livre para entrar na equipe de manutenção. Será uma bom para mim porque quero pegar experiencia na área.