Iniciando os trabalhos

Moderadores: louc0, Madrüga, cavaleiromorto, Moderadores

Iniciando os trabalhos

Mensagempor louc0 em 26 Mai 2008, 21:14

Bom, este é o espaço para discutirmos e começarmos a dar forma ao nosso zine.

Acredito que devemos, num primeiro momento pensar no formato do zine. Umas idéias que já surgiram, e que eu gostei é a respeito de um tema central dominar cada edição.
Para o primeiro tema, temos as artes-marciais, que o Madruga e o Oda parecem estar pesquisando. Mas não quero avançar neste tema ainda.

Pra mim é importante, pra não dizer essencial, que pensemos em desenvolver para a WEB e não para um PDF que seja baixado e eventualmente impresso. Uma página é acessada rapidamente, é enviada rapidamente e é desmembrada muito mais facilmente. Quanto mais eu penso em formato revista look-alike, mais eu tenho a impressão de estar olhando pra trás. Por mais que fique bonito e tal ter um PDF bem diagramado, com ilustrações e afins, a divulgação sofre.

Afinal, pensem na seguinte situação: Fulano pega e fala com o amigo no MSN sobre nossa revista. Se ele manda um link, é quase que certo que o cara clica e passa os olhos em cima. E é nesse momento que a gente tem que atacar e fisgar.
Agora se ele tiver que baixar um arquivo de 10-15Mb, pra ver do que se trata, ele nem vai se animar. E vão ser poucos os que vão.
O que é necessário é uma versão simplificada para impressão, que pode ser usada em mesa nos jogos, ou pra quem realmente quer ler tudo e não tem saco de ficar no PC.

[linhahorizontal][/linhahorizontal]

A segunda parte a ser discutida é como se dará a escolha dos colaboradores, e que tipo de ajuda precisaremos de fato. Uma idéia que passei pro Madruga é a de abrirmos um tópico oficial no dicas, onde cada interessado faz uma breve descrição de como está disposto a colaborar, e de preferência mostra alguma coisa, para que nós possamos avaliar se o material é bom o suficiente para estar no nosso zine.
Diferente do tópico atual, que mais virou uma discussão sobre o assunto que uma listagem de fácil referência.

Enfim, depois de termos definido isso, podemos pensar em montar um pré-projeto da revista, para que tenhamos um cronograma e possamos delegar tarefas.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Sampaio em 26 Mai 2008, 23:27

Completamente de acordo.

Gostaria de acrescentar sugestão pra lá de válida que deram no tópico original: se for pra fazer algo ao estilo e-zine, fazer em widescreen, pq é bem mais fácil ler quando vc está num PC.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 30 Mai 2008, 13:23

Estou bolando o texto inicial de acordo com o que falamos ontem. Devo postar hoje.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Allefcapt em 02 Jun 2008, 12:13

Olá a todos,

O LOUCO está certo.
O melhor exemplo que me vêm agora é o da TÁVOLA.

Apesar das inúmeras pessoas competentes e dedicadas dentro do projeto, o "peso" de ter que se baixar algo é um entrave.

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Iniciando os trabalhos

Mensagempor louc0 em 06 Jun 2008, 22:19

Ta galera, eu acho que a gente tem que levar a discussão adiante, de outra forma, os animos se vão, e morremos na praia, como sempre.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 13 Jun 2008, 13:05

Peço desculpas pelo semiafastamento.

Vou abrir um tópico para as pessoas se candidatarem, certo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor louc0 em 13 Jun 2008, 17:39

Acho que antes a gente tem que definir o formato e as seções
Até pra gente saber do que precisa.

Por ora temos o tema da primeira edição: artes marciais

Eu pretendo escrever um artigo sobre matemática do jogo (como sempre ehehehe), vou usar o artista marcial como um pano de fundo pro texto.

Mas penso que se tivermos algo entre 8-12 seções, estamos bem.
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Sampaio em 19 Jun 2008, 03:09

Agora estou com tempo livre. Não tanto como ficarei a partir do dia 30 (espero), mas suficiente para começar de vez aqui.

Só me designarem.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 23 Jun 2008, 10:21

O problema é agradar todo mundo; com tantos sistemas, fica complicado. As seções ficariam meio desfocadas.

Poderíamos ter: uma introdução (do Sampaio), alguns artigos sobre artes marciais específicas (era legal para todo mundo conhecer. No esquema de site, lê quem quer, mas é bom para quem não lê inglês... não pode simplesmente procurar no Google), adaptações para alguns sistemas (Storyteller/ing, GURPS, d20 ou 4e, outros?), resenhas de livros dedicados...

Sério, eu me perco um pouco, nunca fiz isso. Parece que haveria várias grandes seções e diversos ramos. Ficaria algo bem grande, ainda mais com um tema tão amplo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Lady Draconnasti em 23 Jun 2008, 15:27

Porque não montam uma enquete sobre os sistemas?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Sampaio em 23 Jun 2008, 22:27

Acho que a e-zine deveria ser focada no que está sendo mais debatido no momento no Dicas e Idéias, ou seja, aplicável a todos os RPGs.

E depois sim, uma parte para o D&D (que é disparado o mais popular aqui), e talvez Storyteller, e a cada duas edições uma parte de Gurps, ou Daemon, ou Opera, ou outros sistema menos popular.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 30 Jun 2008, 23:17

Aí acho que era bom visar todos os tipos de jogadores, com dicas para mestres, coisa do tipo. A enquete é uma boa, mas temos uma boa noção, como o Sampaio demonstrou, de que sistemas são populares.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 07 Jul 2008, 13:48

Caras, tive uma conversa com o Faerunian que me iluminou bastante (desculpem pelo post duplo). O cara é inteligente, interessado e cheio de idéias. No EIRPG falamos, juntamente com o Allef, da inviabilidade de ficar fazendo revista em pdf, essas coisas, e que a mídia tinha que ser o site mesmo. Isso ajudaria a valorizar o site, que é meio abandonado em detrimento do nosso fórum.

Tomando o site da Wizards como exemplo, por que não poderíamos reformular nosso site, criar seções bacanas com nomes bacanas e publicar artigos e material SEM peridicidade mensal, prazos, etc? Aproveitando com isso, não teríamos trabalho com temas e com deixar jogadores insatisfeitos, e transformaríamos nosso site em um portal cheio de idéias e artigos originais, algo meio em falta por aqui. Que tal?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Sampaio em 07 Jul 2008, 18:58

Não sei se iria atrair tantas pessoas... Lançar algo como e-zine tem um atrativo diferente de notícias e artigos publicados no site. A Spell antiga já tinha isso, e nunca foi uma parte muito popular.

Além disso, a Spell atual JÁ TEM ISSO. Só não é muito popular. Várias vezes o Eltor já falou para incentivarmos o povo a escreverem artigos e dar-nos material para publicar no site, etc. Eles só não fazem.

O que poderia ser diferencial é escrever artigos sobre algo que está sedo debatido no fórum, pq poderia atrair mais a atenção dos usuários. Mas mesmo assim, temo aquela sensação de "Pq diabos ele simplesmente não postou isso no tópico?".

Enfim, a não ser que me explique melhor, acho uma idéia mais frustrada do que a e-zine.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 08 Jul 2008, 21:10

Bom, a idéia é de que o site da Wizards, por exemplo, tem seções fixas e informativas que independem do fórum. Mesmo o fórum e o site deles não têm login unificado, por exemplo. O diferencial é que muitos autores usam como "janela" esse espaço para divulgar material novo, artigos, etc.

Não dá para comparar com a Spell antiga, porque nunca foi a mesma coisa. Nunca houve esse foco de fazer seções como "bazaar of the bizarre", "expeditionary dispatches", "design and development", sabe? Nunca foi parte de alguma coisa unificada, com sentido, com uma visada.

O problema é o mesmo que a Távola está enfrentando: na boa, ninguém baixa revista em pdf por aqui. O público não aceita. Não há público. Se pudéssemos publicar, posteriormente, um pdf com uma reunião dos melhores artigos ou com artigos unificados por tema, creio que poderíamos realizar essa outra parte do projeto. Transformar um tipo de mídia física, como revista, em mídia de internet é meio perigoso e tende ao esquecimento e à falta de apoio dos leitores.

Se tivéssemos um time de peso colocando esse tipo de notícias no site, não teríamos como valorizar esse mesmo site, que para todos ainda parece um remendão, um algo aleatório? Nosso site tem muitos acessos, mesmo não tendo nada além das notícias do Allef.

Ou... podíamos mesmo criar um subfórum específico para cada "edição" da revista, para que todos pudessem comentar cada matéria e, ao mesmo tempo, pudessem baixar essa edição?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Próximo

Voltar para E-Zine da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron