[Organização] Equipe, Seções e Temas

Moderadores: louc0, Madrüga, cavaleiromorto, Moderadores

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor cavaleiromorto em 28 Fev 2009, 00:22

Nibelung escreveu:Eu posso entrar de revisor.


Ajuda muito Nibelung :),

Agora só bem precisamos de um Segundo editor para fechar a equipe e começarmos os trabalhos.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Madrüga em 28 Fev 2009, 01:52

Posso entrar de segundo editor rindo, mas sou inexperiente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Dragão de Bronze em 28 Fev 2009, 09:39

Dead, as previsões diziam que ele já teria saído. Logo, não acho que saia em mais de dois meses não.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Fev 2009, 12:40

Faltam as tirinhas e alguém pros motivacionais.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor cavaleiromorto em 28 Fev 2009, 15:00

Então o Madruga é Segundo Editor, editor-assistente era muito trash :)

Provisoriamente nós vamos usar um blog para postar o material da revista, eu tenho preferência pelo Wordpress, mas se alguém souber de um melhor e tão fácil de usar é só falar.

Para posteres motivacionais o melhor é a gente ir revezando e criando no Motivator: http://bighugelabs.com/flickr/motivator.php

Tirinhas eu preciso ver com uns contatos, mas fiquem a vontade para procurarem pessoas que estejam a fim de contribuir.


Bem, então os planos agora são definir os temas das edições e um logo para E-Zine.


Sobre as seções, pensei nestas possíveis:

Baú do Pirata: Resenhas dos mais variados livros de RPG, com o adendo de trazer algum material qe sejá baseado no livro resenhado.

Bestas & Regiões Inóspitas: Descrevendo lugares perigosos, idéias de encontros e monstros dos mais variados tipo.

Biologia Aplicada: Novas idéias para as raças já conhecidas, suas variantes e novas raças.

Brincando com Dados: Espaço para os sistemas próprios, suas regras e tipos de jogos ao quais são direcionados.

Cidadela Spell: Sim a própria, de volta e com presença obrigatória na E-Zine. Agora com regras de como são estes estranhos spellianos.

Diário de Campanha: Espaço reservado para os mestres contarem sobre as suas campanhas de RPG.

Escudo do Mestre: Idéias, Dicas e Sugestões para mestrar.

Espaço Aberto: Entrada disponível para matérias de outros fóruns e pessoas que normalmente não frequentam a Spell.

FanBoy: Espaço para os fãs apresentarem material sobre seus sistemas e cenários favoritos.

Inspiração: Os posteres motivacionais, sempre em concordância com a tema da edição.

Pergunte ao Lich: A seção para se tirar dúvidas da E-Zine, com direito aos mais variados tipos de assuntos e sem censura.

Personalidades: Toda edição um NPC interessante, com história, motivações, regras e possíveis usos em campanha.

Pratas da Casa: Seção reservada para apresentação de novos cenários e idéias para campanhas.

Mecânica do Sistema: Explicando de uma vez por todas por que tal classe é boa ou injogável, qual combinação de poderes e habilidades é boa, e outras coisas do tipo.

Miniaturas de Papel ou Origami: Arquivo com miniaturas de papel em escala dos Monstros e NPCs que apareceram nesta edição da revista.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Nibelung em 28 Fev 2009, 15:57

Acho que o ideal é primeiro definir quantas páginas vão ter o zine, e depois discutir as áreas. Fica mais fácil do que depois ficar cortando coisas ou deixando pouco espaço pra áreas importantes.

Pelo menos nos primeiros números, eu acho que 32 páginas+capa é suficiente pra gente ter como base. Se a equipe de colaboradores fixos aumentar, a gente aumenta as páginas. Não podemos nos deixar levar pela quantidade de material que temos AGORA, porque muitos desses projetos já tem meses de desenvolvimento. Alguns até anos. Se a gente desembocar esse monte de material logo de cara, ficamos sem ter como repetir a dose depois.

Então dessa sua listagem inicial, eu acho que poderia ser dividido assim:

SPOILER: EXIBIR
Editorial & Índice: Auto-explicativo, incluindo algumas palavras do editor pro leitor. 1 página.

Baú do Pirata: Resenhas dos mais variados livros de RPG. Pura e simplesmente. 4 páginas, uma página pra cada livro. Recomendo tentar resenhar pelo menos um livro em português por edição, mesmo que seja necessário usar livros antigos que ainda sejam úteis.

Terras Sagradas: Como esse é o nosso cenário mais desenvolvido por hora, ele merece uma sessão própria. Ficaria marcado como o cenário oficial da Spellunca. Cada edição teria um foco em um reino, com descrições superficiais. Depois de fechado o basicão, começar a se aprofundar em regiões específicas. Acho que dá material por umas 10 ou 12 edições sem muito trabalho. Reserve 4 páginas pra essa sessão.

Brincando com Dados: Espaço para regras e mecânicas novas. Novas classes de prestígio, novos sistemas, novas magias, alguma revitalização de lenda brasileira pra ACN, etc. Seria a área voltada especificamente para mecânica e com material descritivo básico. 2 páginas devem ser suficientes pra isso.

Velho na Taverna: Idéias, dicas e sugestões para jogadores. 2 páginas.

Escudo do Mestre: Idéias, Dicas e Sugestões para mestrar. 2 páginas.

Aventura: Uma aventura pronta. Sistema rotativo, se necessário. 8 páginas.

Personalidades: Toda edição um NPC interessante, com história, motivações, regras e possíveis usos em campanha. 3 páginas.

Analisando o Sistema: Explicando de uma vez por todas por que tal classe é boa ou injogável, qual combinação de poderes e habilidades é boa, e outras coisas do tipo. 2 páginas.

Total: 32 páginas.


Como vai ser uma revista virtual, ao invés de reservarmos páginas importantes para colocar miniaturas e afins, elas poderiam ser dadas como um link para download durante as partes que forem importantes. Estes downloads seriam espaços no site próprios pra cada edição, com "material baixável". Todos os mapas usados na aventura, desenhos do NPC descrito no "personalidades", tokens para criaturas, etc.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor cavaleiromorto em 28 Fev 2009, 16:14

A idéia é publicar a E-Zine por matérias no site/blog, na média de uma matéria a cada dois dias, o que totalizaria 15 entradas no mês. Falo isso por achar o esquema de montar revista e colocar o arquivo para baixar não ter muita penetração. Junto a cada entrada de matéria, poderiamos por o arquivo PdF da mesma, sendo de preferência um material expandido para atrair quem gostou do post. No final do mês, a gente reuniria as matérias em um só PdF e deixaria para download.


Sobre a divisão sugerida, ficou boa, os meus dois cents se concentram nas questões:

Baú do Pirata - Acho que duas resenhas por edição fica um número razoável, claro que se existir alguém animado para escrever resenhas de qualidade não tem problema aumentar o número.

Cenários - É melhor termos um rodizio de cenários da Spell, começando sempre com um resumo introdutório dele e só depois pensar em se aprofundar.

Aventuras - Olha, se comprometer a colocar uma aventura por edição é bastante trabalho, eu até acho que é mais trabalhoso fazer uma aventura de 8 páginas do que as outras 24 da revista. Caso tenhamos pessoas capazes ótimo, caso contrário as aventuras ficam como seções rotativas.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Nibelung em 28 Fev 2009, 16:24

cavaleiromorto escreveu:A idéia é publicar a E-Zine por matérias no site/blog, na média de uma matéria a cada dois dias, o que totalizaria 15 entradas no mês. Falo isso por achar o esquema de montar revista e colocar o arquivo para baixar não ter muita penetração. Junto a cada entrada de matéria, poderiamos por o arquivo PdF da mesma, sendo de preferência um material expandido para atrair quem gostou do post. No final do mês, a gente reuniria as matérias em um só PdF e deixaria para download.


Acho que não vai adiantar muito, mas não vejo problema em testar esse formato. O que importa é que a revista saia. E eu levei em conta que o site AINDA não saiu, e a gente tem que se desdobrar pra fazer a revista andar assim mesmo.

cavaleiromorto escreveu:Cenários - É melhor termos um rodizio de cenários da Spell, começando sempre com um resumo introdutório dele e só depois pensar em se aprofundar.


Se a zine for mensal, dar esse intervalo pode "matar" o interesse no cenário. Eu sugeri começar pelo TS porque ele tem mais material PRONTO. Conforme a zine for se popularizando, a gente pode aumentar as páginas e dar espaço extra pra um novo cenário. Provavelmente Izzlin.

cavaleiromorto escreveu:Aventuras - Olha, se comprometer a colocar uma aventura por edição é bastante trabalho, eu até acho que é mais trabalhoso fazer uma aventura de 8 páginas do que as outras 24 da revista. Caso tenhamos pessoas capazes ótimo, caso contrário as aventuras ficam como seções rotativas.


Não é tanto trabalho se você lembrar que pelo menos metade da aventura vai ser composta de tabelas, estatísticas, e imagens. Nesse caso, 8 páginas passam voando.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Madrüga em 28 Fev 2009, 19:58

Gostei das idéias e divisões apresentadas. Vocês acham necessária uma padronização, digamos, de tamanho do texto? Caracteres, palavras, coisa do tipo. Se formos ter um padrão de páginas e uma divisão rígida de seções, temos que tomar cuidado com verborragia.

Nibe. acho que aventuras para a 4e seriam fantásticas a esse ponto (afinal, muita gente está começando agora e pode querer não comprar as aventuras oficiais); aventuras para níveis baixos a princípio, depois quem sabe nos paragon paths, assim por diante.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor cavaleiromorto em 28 Fev 2009, 20:04

Nibelung, temos que avaliar em que ponto este material está, pois não adianta reinos finalizados se eles não tem uma ligação entre sí. A idéia de apresentar o resumo é mostrar toda a coesão do cenário, seu tema, seu estilo de jogo, atrativos e uma pincelada sobre como ele é. O efeito disto é bem maior para atrair o público do que mostrar pedaços do cenário.

Sobre aventuras a minha posição continua, se tiverem pessoas dispostas a escreve-las entra na E-Zine sem problemas, o que eu acho complicado é termos pessoas produzindo no ritmo de uma por mês.


Bem, acho que agora podemos partir para as edições mesmo.

Como disse, a minha idéia é ter o material de duas revistas preparado antes de anunciar ela para todo mundo. Devo criar um tópico para cada edição da revista, mas primeiro gostaria de fechar o tema de cada uma destas edições para podermos trabalhar.

A minha idéia sobre temas é deles serem abrangentes e não dependerem apenas de um sistema.


Possíveis sugestões para os temas:

Ligado a um tipo ou grupo de monstros como Aberrações, Dragões, Golens, Mortos-Vivos, etc....

Uma temática mais ampla como Fantasia Medieval, Horror, Steampunk, etc....

Fechado a um ou mais cenários de RPG, tanto comerciais como os produzidos aqui na Spell.

Condizente com um elemento comum dos jogos de RPG, tipo Divindades, Heróis, Vilões, Lugares Exóticos.


Edit: Sobre a padronização do tamanho dos textos eu acho uma boa, fechamos com número de caracteres sem contar espaços. Não precisa ser algo a ferro e fogo, apenas um guia para os colaboradores saberem até que tamanho de texto podem chegar.

Tipo, a média das resenhas é de uma página, então o povo tenta ficar nesta média de caracteres quando faz uma resenha. É claro se alguém fizer uma resenha de duas páginas vai entrar, principalmente se for um livro grande ou algo do tipo.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Dragão de Bronze em 28 Fev 2009, 21:11

Cara, será que uma por mês no momento não é pretensão demais?

Eu sugiro uma por bimestre, ou no máximo duas por trimestre, porque esse não é um projeto fácil de se tocar pra frente. Exige trabalho contínuo e cumprimento de prazos. Temos vida fora da Spell também, temos que trabalhar e estudar :P

O pior é que eu não tenho nenhuma sugestão pro tema da primeira. Queria deixar pra depois os temas mais explorados e os que tivessem mais material, mas assim acaba não sobrando nada pra usar no começo. Que tal uma votação?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Fev 2009, 21:21

Duas por bimestre é bem aceitável, afinal todos nós temos outros afazeres que complicam a vida de ter essa periodicidade toda.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Dragão de Bronze em 28 Fev 2009, 21:51

Aluriel de Laurants escreveu:Duas por bimestre

...ou uma por mês? :macaco:
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Agnelo em 28 Fev 2009, 21:56

Acho que ficar discutindo a periodicidade antes de saber realmente quanto esforço dará cada edição é infrutifero, melhor é preparar uma edição zero pra que se possa ter conhecer o trabalho, e também pra saber com quem se pode contar. Vir aqui e dizer:' "eu ajudo" é fácil, ir até o final cumprindo prazos é que é complicado.


Eu não desenho bem, não escrevo bem e não conheço muita coisa útil, por isso nem tento me oferecer pra essas coisas, mas me comprometo a ser um leitor crítico e trazer a vocês minhas opiniões.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[Organização] Equipe, Seções e Temas

Mensagempor Nibelung em 01 Mar 2009, 03:27

E haja o que houver, FAÇA UM CRONOGRAMA e cumpra-o. Dê datas exatas pra todo mundo que quiser trabalhar na revista, e diga que quer os projetos entregues. Por exemplo, se precisamos de ilustrações pra aventura da zine, então ela tem que ser entregue bem antes da publicação e revisão porque o ilustrador tem que ler a aventura pra desenhar.

Então a ordem não pode sair dessa linha: Idéia -> Planejamento -> Escrita -> Revisão -> Ilustração -> Diagramação. E isso tudo tem que ser feito em tempo hábil. Não adianta dar 10 matérias pra um ilustrador desenhar em uma semana. Nem entregar todas as 32 páginas pro diagramador fazer tudo direitinho em 3 dias.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para E-Zine da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron