[Edição Nº 0] Início de Campanha

Moderadores: louc0, Madrüga, cavaleiromorto, Moderadores

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Mar 2009, 21:12

Como eu disse no chat, vocês poderiam desmitificar os "mitos" sobre a 4ª edição de D&d, como "é MMO!", "todas classes são iguais!", "não é D&D!", etc.

Falem com o Valberto, ele é bom nisso. ;)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Aluriel de Laurants em 03 Mar 2009, 21:59

Boa idéia eu acho essencial, até porque vamos ter algum material sobre 4E na revista.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Vincer em 03 Mar 2009, 22:57

Não li tudo que postaram, mas já me candidato a escrever o escudo do mestre.

Vou ver se faço nos próximos 3 dias, dou um retorno se concluir algo legal.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Vincer em 04 Mar 2009, 09:55

Bem, já trago os frutos do meu primeiro trabalho:
http://www.divshare.com/download/6715516-751
Aí está, em formato docx( o do novo world) o meu artigo sobre como iniciar campanhas.

Antes de lerem, eu quero fazer alguma explicações. Como eu acredito que a Spellunca deve ter a cara da spell, e como não se trata de algo comercial, eu achei que um tom mais amigável cairia bem para o texto. O texto é bem informal e de fácil digestão, praticamente uma conversa direta com o leitor. Como não vi discutirmos ainda esses detalhes, eu tomei essa liberdade. Mas se acharem que o tom deve ser mais imparcial e profissional é só avisarem, que eu altero o texto com todo o prazer.

O que me lembra que devemos decidir logo qual o tom que vamos dar a revistas. Mais discontraída? Séria? Enfim, como é algo feito por muitas mãos temos que tomar cuidado para não parecer uma colagem de estilos diferentes demais.

Independente do que decidirmos, eu acho que pelo menos esse primeiro texto da Escudo do Mestre deveria permanecer nesse tom mais amigável. Afinal de contas, ele é voltado principalmente para iniciantes, e uma linguagem mais informal e direta me pareceu mais ideal. Mas obviamente estou aberto a opniões.

Esse tom direto pode ser notado principalmente na introdução e numa nota pessoal que eu incluí. A idéia surgiu expontaneamente enquanto eu escrevia: usar quadros no canto de página com dicas menores ou notas pessoais do autor, representando sua opnião pessoal ou experiências próprias. Achei um acréscimo bacana, mas novamente repito, isso pode facilmente ser removido. Como a zine ainda não tem uma cara e estilo definidos eu não soube como proceder, e tomei total liberdade na hora de escrever.

O texto não está completamente formatado e não foi revisado. Aliáis, seria bom definirmos alguém bom para revisar os textos, tal qual numa editora. Sintam-se livres para corrigir erros de digitação ou palavras comidas se houverem algumas. Se acharem que algo mais deva ser modificado é só falarem.

Seria bom definirmos logo como será a diagramação das páginas. Eu posso me dispor a fazer isso, mas meu tempo agora é curto e não sei se seria a pessoa mais indicada para isso, provavelmente temos pessoal mais capacitado aqui na Spell. Eu mesmo poderia apontar o Oda, que faz o mesmo curso que eu (desing) mas que está a frente, no 3o período(eu acho). Seria uma boa pedir a ajuda dele, ou de alguma outra pessoa da área. Na falta de alguém melhor eu poderia fazê-lo.

Além disso, conforme eu escrevia o artigo eu me deparei com diferentes assuntos que seriam interessantes de serem aprofundados, mas que não eram o foco desse artigo. Eu poderia ter me aprofundado muito em cada um, mas ficaria extenso demais e fugiria do foco. Como meu tempo agora está curto (4 horas por dia só para chegar a faculdade, mais a faculdade e tempo para os trabalhos) e eu não sei como vai ser minha disponibilidade para escrever, eu juntei as duas coisas numa idéia só. Eu separei alguns temas que já me ocorreram, enquanto escrevia esse texto, para futuras colunas da Escudo do Mestre. Se concordarem com eles, eu vou começar a escrevê-los desde já, enquanto meu tempo ainda está livre, para ter material com antecedência para as próximas edições e evitar atrasos desnecessários. São eles:

-Vícios de Narrativa: Quais são os mais comuns, no que eles atrapalham, como evitá-los ou, se for inevitável, como lidar melhor com eles ou contorná-los.

-Campanha Fechada ou Aberta?: Quando é o momento de concluir uma campanha? Ela deve ser concluída? Como planejar campanhas com um final mais definido, quando perceber e como preparar o encerramento de uma campanha, como descrever o destino dos personagens, formas e opções de fazer isso.

-Mundo Vivo: Como deixar seu cenário mais crível, como dar mais profundidade a ele com técnicas sutis e simples.

-Dividindo a Narrativa: Melhores formas de lidar com narrativas individuais, momentos em que os personagens se separam, os problemas e as dificuldades advindas disso. E como minimizá-los.

-Campanhas Alternativas: Idéias pouco habituais para se aplicar numa campanha, bem experimentais.

-Preparando Sessões: Melhores formas e métodos de se preparar para uma sessão, como organizar as idéias e como se preparar para o impreparável: os imprevisíveis jogadores.

Entre outras idéias. Me digam se discordam de alguma, se quiserem acrescentar mais, e qual a ordem deveriam ser lançadas. Tão logo eu tenha o sinal verde eu vou começar a escrever os textos, eu realmente tenho de aproveitar o pouco tempo que tenho.

Também queria falar sobre uma outra coisa. Eu, como muitos aqui, já pensei em abrir um blog de rpg. Se tornou moda afinal. Eu sempre tive idéias que queria compartilhar, mas nunca achei que as escreveria no volume e frequência suficientes para abrir um blog, e não queria completar as lacunas vazias com resenhas e dicas que TODO blog e site de rpg fazem. Talvez quando eu lançar meu sistema num ebook eu comece um, afinal, a partir daí eu poderei publicar facilmente todo material no meu sistema que eu tenho guardado. Mas enquanto isso não ocorre eu considerei inviável abrir um. Não gosto de começar algo ao qual não possa me dedicar, e como já disse nesse post, eu sou da idéia de que, se é para fazer algo, que faça algo bem feito, algo que preste.

Enfim, andei pensando se não poderia aproveitar a Spellunca para publicar esse material que, de outra forma, seria insuficiente para atualizações semanais num blog. Especificadamente parte do material que eu tenho para expor. Eu queria então propor uma coluna fixa, se vocês gostarem da idéia.

Meta Jogo

Já faz um tempo que eu venho experimentando métodos alternativos para incrementar as campanhas. Normalmente a gente atribui ao meta game um caráter negativo, quando ele se intromete na imersão e estraga a diversão. Mas eu vejo no meta game formas de tirar proveito de suas qualidades, e já faz anos que eu fiz isso de diferentes formas. E sempre quis expor isso claramente. Nunca achei que fazer posts com isso seria a mídia correta, já expliquei porque nao abri um blog e eu estava há alguns dias cogitando postar esse material pelo portal da Spell quando eu me lembrei da Spellunca.

Meta Jogo seria uma coluna fixa sobre técnicas alternativas a serem usadas nos jogos. Algumas bastante úteis e funcionais, outras completamente experimentais e alternativas, que poderiam ser usadas fixamente na mesa dos leitores ou em sessões one shot para experimentar algo diferente. Eu tenho vários esboços e textos aqui acerca de diferentes métodos (o que já daria pelo menos umas 10 colunas), dos quais a maioria eu já coloquei em prática com relativo sucesso e proveito.

Se agradarem da idéia, eu já tenho a primeira coluna praticamente formada. Os Pontos de Participação, algo que eu venho usando em minhas mesas faz um tempo e que deu muito certo. Em outras palavras, é uma forma interessante, justa e incontestável do narrador controlar um pouco os impulsos dos jogadores, como criar personagens exóticos ou usar opcões alternativas, além de ser muito útil como método de recompensar os jogadores. Além dessa eu tenho outras,como o plano de rolagem, uso de trilhas sonoras, etc.

Não pretendo ser o único autor da coluna, até mesmo porque algum dia minhas idéias vão se esgotar. Mas eu já posso garantir umas 10 colunas, aproximadamente, e adicionando a isso idéias de outras pessoas aqui da spell, acredito termos material o suficiente para um número indefinido, mas relativamente, grande, de edições. O que acham da minha proposta?

Se tiver tempo, hoje a noite ou amanhã cedo, eu devo tentar fazer um logo também, para ver se ajudo com alguma idéia.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor AKImeru em 04 Mar 2009, 20:06

Eu e o Lumine estamos trabalhando em classes extras para a quarta edição. Seria isso interessante para a revista?
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor GoldGreatWyrm em 04 Mar 2009, 20:13

Oh yeah, baby!

Novas classes são sempre divertidas. E é algo que vai trazer movimento se bem divulgado.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor cavaleiromorto em 04 Mar 2009, 21:46

Vamos por partes,

Sobre como qualificar as resenhas eu sou a favor de algo simplificado, Prós e Contras, colocando a resenha como a opinião pessoal que é. Caso queiram acrescentar valores numéricos a resenha, o caminho é fazer uma tabela divertida e inovadora, vale até emoticons :)

O post do Vincer

O arquivo não abre Vincer, ele leva apenas a uma página em branco. Tem como conferir o link? Outra coisa, se possível posta o arquivo sempre em doc mesmo, não tenho word 2007 por aqui.

O formato descontraído e amigável para o texto é uma boa escolha, ainda mais sendo o tema da edição início de campanha e jogadores novatos. Entretanto, não queria normatizar esta questão, pois afinal de contas somos um grupo de colaboradores e não uma só pessoa escrevendo. Temos que mostrar esta individualidade, que é um diferencial legal se bem conduzido.

Até o momento, a revisão do texto é de responsabilidade do Nibelung, enquanto a diagramação do Aluriel, se mais pessoas se oferecerem para estes cargos a gente agradece, pois agiliza bem a coisa por aqui. Depois, eu devo criar um tópico específico para a diagramação da revista, onde o povo pode fazer sugestões para a equipe da Spellunca.

Maiores informações sobre organização da Spellunca, ainda em discussão, neste tópico:
viewtopic.php?f=47&t=4257

Vincer fique a vontade para escrever outros textos, quanto mais material a gente tiver melhor é para a revista. Eu gosto de textos que desenvolvam idéias de artigos anteriores, pois mostram a continuidade do trabalho. Assim que ler o seu primeiro artigo, eu posto aqui minhas impressões e pontos que na minha opinião merecem ser expandidos.

Sobre a seção pode trabalhar, se tiver uma quantidade sustentável de material fica como fixa ou se não, a gente a transforma em uma seção rotativa da revista.

No mais, caso um dos textos não se encaixe com o tema da edição da vez, a gente o reserva para uma edição futura.


Oda, material de classes sempre são bem vindos, a minha sugestão é que os apresente divididos para uma melhor avaliação. Tipo, uma matéria com os níveis e talentos heróicos, uma segunda com os níveis e talentos exemplares e um terceira com os níveis e talentos épicos, podendo até completar os níveis exemplares como um caminho exemplar e os épicos com um destino épico que tenha relações com a classe.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Vincer em 04 Mar 2009, 22:38

OK, link para o texto no formato antigo do word, o doc normal:
http://www.divshare.com/download/6723088-8c6

Vou começar a escrever os outros textos então. Acho que amanhã cedo ou amanhã a noite eu já coloco aqui o primeiro texto da coluna Meta Jogo, para vocês terem uma idéia do que é que eu estou falando.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor cavaleiromorto em 07 Mar 2009, 16:04

Vincer acabei de ler o texto, está ótimo. Eu devo repassar para o Nibelung fazer a revisão e daí o Aluriel faz a diagramação.

Grato pela colaboração.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Mar 2009, 00:08

Okay.

Estava pensando, podiamos por algo da sessão de contos na Zine e alguma ilustração da sessão de artes, pra ser a pintura/desenho da edição.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Madrüga em 09 Mar 2009, 22:33

Morto, você acha bacana uma resenha de once upon a time ou Barão de Munchausen como iscas para iniciantes? Afinal, são jogos de contar histórias, com pouca complicação.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Mar 2009, 23:36

Tem meu voto pra falar sobre eles são jogos maravilhosos para serem comentados.

Ahh ehh, ia me esquecendo, me passem a logo da spell, preciso vetorizá-la pra revista, e talvez simplificá-la.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Allefcapt em 10 Mar 2009, 14:32

Olá a todos,

Cavaleiro,
Estarei lhe enviando no máximo até amanhã o artigo inicial.

Um abração,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Mar 2009, 19:14

Seu_Madrüga escreveu:Morto, você acha bacana uma resenha de once upon a time ou Barão de Munchausen como iscas para iniciantes? Afinal, são jogos de contar histórias, com pouca complicação.

Bacana?

Cara, essa idéia é perfeita.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

[Edição Nº 0] Início de Campanha

Mensagempor cavaleiromorto em 11 Mar 2009, 20:05

Resenhas são legais, e destes livros Madruga, você já está demorando para entregar o material resenhado :)

Allefcapt estou no aguardo do material, quando terminar é só me mandar.

Sobre o Logo Aluriel precisamos falar com o Bahamute, mas precisamos saber se o rapaz já se recuperou do acidente com o ventilador. Ele tentou brincar de Ramirez em Highlander 2.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

AnteriorPróximo

Voltar para E-Zine da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron