Bem, já trago os frutos do meu primeiro trabalho:
http://www.divshare.com/download/6715516-751Aí está, em formato docx( o do novo world) o meu artigo sobre como iniciar campanhas.
Antes de lerem, eu quero fazer alguma explicações. Como eu acredito que a Spellunca deve ter a cara da spell, e como não se trata de algo comercial, eu achei que um tom mais amigável cairia bem para o texto. O texto é bem informal e de fácil digestão, praticamente uma conversa direta com o leitor. Como não vi discutirmos ainda esses detalhes, eu tomei essa liberdade. Mas se acharem que o tom deve ser mais imparcial e profissional é só avisarem, que eu altero o texto com todo o prazer.
O que me lembra que devemos decidir logo qual o tom que vamos dar a revistas. Mais discontraída? Séria? Enfim, como é algo feito por muitas mãos temos que tomar cuidado para não parecer uma colagem de estilos diferentes demais.
Independente do que decidirmos, eu acho que pelo menos esse primeiro texto da
Escudo do Mestre deveria permanecer nesse tom mais amigável. Afinal de contas, ele é voltado principalmente para iniciantes, e uma linguagem mais informal e direta me pareceu mais ideal. Mas obviamente estou aberto a opniões.
Esse tom direto pode ser notado principalmente na introdução e numa nota pessoal que eu incluí. A idéia surgiu expontaneamente enquanto eu escrevia: usar quadros no canto de página com dicas menores ou notas pessoais do autor, representando sua opnião pessoal ou experiências próprias. Achei um acréscimo bacana, mas novamente repito, isso pode facilmente ser removido. Como a zine ainda não tem uma cara e estilo definidos eu não soube como proceder, e tomei total liberdade na hora de escrever.
O texto não está completamente formatado e não foi revisado. Aliáis, seria bom definirmos alguém bom para revisar os textos, tal qual numa editora. Sintam-se livres para corrigir erros de digitação ou palavras comidas se houverem algumas. Se acharem que algo mais deva ser modificado é só falarem.
Seria bom definirmos logo como será a diagramação das páginas. Eu posso me dispor a fazer isso, mas meu tempo agora é curto e não sei se seria a pessoa mais indicada para isso, provavelmente temos pessoal mais capacitado aqui na Spell. Eu mesmo poderia apontar o Oda, que faz o mesmo curso que eu (desing) mas que está a frente, no 3o período(eu acho). Seria uma boa pedir a ajuda dele, ou de alguma outra pessoa da área. Na falta de alguém melhor eu poderia fazê-lo.
Além disso, conforme eu escrevia o artigo eu me deparei com diferentes assuntos que seriam interessantes de serem aprofundados, mas que não eram o foco desse artigo. Eu poderia ter me aprofundado muito em cada um, mas ficaria extenso demais e fugiria do foco. Como meu tempo agora está curto (4 horas por dia só para chegar a faculdade, mais a faculdade e tempo para os trabalhos) e eu não sei como vai ser minha disponibilidade para escrever, eu juntei as duas coisas numa idéia só. Eu separei alguns temas que já me ocorreram, enquanto escrevia esse texto, para futuras colunas da Escudo do Mestre. Se concordarem com eles, eu vou começar a escrevê-los desde já, enquanto meu tempo ainda está livre, para ter material com antecedência para as próximas edições e evitar atrasos desnecessários. São eles:
-Vícios de Narrativa: Quais são os mais comuns, no que eles atrapalham, como evitá-los ou, se for inevitável, como lidar melhor com eles ou contorná-los.
-Campanha Fechada ou Aberta?: Quando é o momento de concluir uma campanha? Ela deve ser concluída? Como planejar campanhas com um final mais definido, quando perceber e como preparar o encerramento de uma campanha, como descrever o destino dos personagens, formas e opções de fazer isso.
-Mundo Vivo: Como deixar seu cenário mais crível, como dar mais profundidade a ele com técnicas sutis e simples.
-Dividindo a Narrativa: Melhores formas de lidar com narrativas individuais, momentos em que os personagens se separam, os problemas e as dificuldades advindas disso. E como minimizá-los.
-Campanhas Alternativas: Idéias pouco habituais para se aplicar numa campanha, bem experimentais.
-Preparando Sessões: Melhores formas e métodos de se preparar para uma sessão, como organizar as idéias e como se preparar para o impreparável: os imprevisíveis jogadores.
Entre outras idéias. Me digam se discordam de alguma, se quiserem acrescentar mais, e qual a ordem deveriam ser lançadas. Tão logo eu tenha o sinal verde eu vou começar a escrever os textos, eu realmente tenho de aproveitar o pouco tempo que tenho.
Também queria falar sobre uma outra coisa. Eu, como muitos aqui, já pensei em abrir um blog de rpg. Se tornou moda afinal. Eu sempre tive idéias que queria compartilhar, mas nunca achei que as escreveria no volume e frequência suficientes para abrir um blog, e não queria completar as lacunas vazias com resenhas e dicas que TODO blog e site de rpg fazem. Talvez quando eu lançar meu sistema num ebook eu comece um, afinal, a partir daí eu poderei publicar facilmente todo material no meu sistema que eu tenho guardado. Mas enquanto isso não ocorre eu considerei inviável abrir um. Não gosto de começar algo ao qual não possa me dedicar, e como já disse nesse post, eu sou da idéia de que, se é para fazer algo, que faça algo bem feito, algo que preste.
Enfim, andei pensando se não poderia aproveitar a Spellunca para publicar esse material que, de outra forma, seria insuficiente para atualizações semanais num blog. Especificadamente parte do material que eu tenho para expor. Eu queria então propor uma coluna fixa, se vocês gostarem da idéia.
Meta JogoJá faz um tempo que eu venho experimentando métodos alternativos para incrementar as campanhas. Normalmente a gente atribui ao meta game um caráter negativo, quando ele se intromete na imersão e estraga a diversão. Mas eu vejo no meta game formas de tirar proveito de suas qualidades, e já faz anos que eu fiz isso de diferentes formas. E sempre quis expor isso claramente. Nunca achei que fazer posts com isso seria a mídia correta, já expliquei porque nao abri um blog e eu estava há alguns dias cogitando postar esse material pelo portal da Spell quando eu me lembrei da Spellunca.
Meta Jogo seria uma coluna fixa sobre técnicas alternativas a serem usadas nos jogos. Algumas bastante úteis e funcionais, outras completamente experimentais e alternativas, que poderiam ser usadas fixamente na mesa dos leitores ou em sessões one shot para experimentar algo diferente. Eu tenho vários esboços e textos aqui acerca de diferentes métodos (o que já daria pelo menos umas 10 colunas), dos quais a maioria eu já coloquei em prática com relativo sucesso e proveito.
Se agradarem da idéia, eu já tenho a primeira coluna praticamente formada. Os Pontos de Participação, algo que eu venho usando em minhas mesas faz um tempo e que deu muito certo. Em outras palavras, é uma forma interessante, justa e incontestável do narrador controlar um pouco os impulsos dos jogadores, como criar personagens exóticos ou usar opcões alternativas, além de ser muito útil como método de recompensar os jogadores. Além dessa eu tenho outras,como o plano de rolagem, uso de trilhas sonoras, etc.
Não pretendo ser o único autor da coluna, até mesmo porque algum dia minhas idéias vão se esgotar. Mas eu já posso garantir umas 10 colunas, aproximadamente, e adicionando a isso idéias de outras pessoas aqui da spell, acredito termos material o suficiente para um número indefinido, mas relativamente, grande, de edições. O que acham da minha proposta?
Se tiver tempo, hoje a noite ou amanhã cedo, eu devo tentar fazer um logo também, para ver se ajudo com alguma idéia.