Spellunca Edição nº 0

Moderadores: louc0, Madrüga, cavaleiromorto, Moderadores

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor cavaleiromorto em 03 Ago 2009, 21:21

Após um tempo meio morto, enfim um material mais consistente.

Todos que acompanham a Spell conhecem a odisséia que é a formulação desta e-zine. Inúmeras pessoas já embarcaram no projeto, mas por uma série de motivos a revista nunca conseguiu alçar vôo das meras postagens. Não vou entrar em detalhes ou nos porquês, mas para quem quiser se aprofundar neles é só dar uma lida na seção da Spellunca lá no fórum.

Apesar de a maioria pensar que o projeto estava morto, eu decidi toca-lo por conta própria, em respeito a todos que enviaram seus textos, deram suas opiniões, construtivas ou não, e que ajudaram a Spellunca de alguma forma. Todavia, levar o projeto adiante desta maneira tem alguns problemas, como o fato de eu não saber nada sobre arte e diagramação e não ser um prodígio em língua portuguesa. Por isso peço paciência com a cara que esta edição ficou, e espero que estas minha deficiências sejam sanadas pela chegada futura de pessoas mais gabaritadas.

No mais, a edição 0 da revista está aqui, fiquem a vontade para opinar, enviar sugestões e principalmente participarem das próximas edições.


Link para Download:

Retirado para reformulação :)
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Madrüga em 03 Ago 2009, 23:54

Olha... que não se fale naquela velha ladainha de "não ajudou, não reclame", porque é o tipo de coisa chorosa que equivale a "criticou, faz melhor".

Mas, se é para finalizar o negócio sozinho, sem falar para ninguém, chame de "zine do Cavaleiro Morto". Sério. Assumir a função de coordenador do projeto não é a mesma coisa que fazer tudo assim, NAS COXAS, botar o nome do fórum e ficar por isso mesmo.

Postamos recentemente um tópico com o zine do Paragons, feito rapidamente, mas bem-feito. Estávamos inclusive conversando no chat esses dias sobre levar a coisa pra frente: Oda e Vincer, que são designers e tal, estavam falando sobre diagramação, público-alvo; Léderon e Aluriel, sobre opções de arte; eu estava escrevendo (e ainda estou) e tentando captar uns escritores...

...e aí aparece isso. Nem sei mais o que dizer.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor AKImeru em 04 Ago 2009, 00:25

Certo quem eu tenho que matar para compensar o que fizeram com meu artigo? Você removeu todas as imagens dele, mas ao mesmo tempo deixou todas as quotes das imagens, o que faz o artigo ser completamente insano e sem sentido.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Léderon em 04 Ago 2009, 00:29

Tá muito esquisita, mal-acabada, não existe diagramação (páginas com espaços em branco gigantescos? títulos no fim da página? wtf?), a capa é inexistente e... bem, me crucifiquem, mas não tem ilustrações. É uma revista digital, mas parece um folheto informativo, vendo por cima. Ninguém vai imprimir, então abusem de imagens e firulas.

Os textos estão bons, até onde eu li, mas não há nada que se destaque, não tem tema, nem foco, e algumas matérias poderiam simplesmente ser removidas sem dor (Cidadela Spell pra quê, gente?). Sei lá, faz mais ou menos seis meses que ela está sendo organizada. Era pra estar no mínimo boa.

Ok, tenho que estudar pra concurso, fazer monografia, e estou vendo isso e me oferecendo pra fazer a arte do negócio. Em uma hora dá pra fazer uma diagramação trocentas vezes melhor que essa (se a minha eterna preguiça deixar, claro - mas o pessoal é testemunha de que eu faço xD).
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Blackbird em 04 Ago 2009, 00:38

Madruga escreveu:Olha... que não se fale naquela velha ladainha de "não ajudou, não reclame", porque é o tipo de coisa chorosa que equivale a "criticou, faz melhor".
Que ainda participa daquele discurso cansativo de "quem não vota, não é representado".

Madruga escreveu:Mas, se é para finalizar o negócio sozinho, sem falar para ninguém, chame de "zine do Cavaleiro Morto". Sério. Assumir a função de coordenador do projeto não é a mesma coisa que fazer tudo assim, NAS COXAS, botar o nome do fórum e ficar por isso mesmo.

Postamos recentemente um tópico com o zine do Paragons, feito rapidamente, mas bem-feito. Estávamos inclusive conversando no chat esses dias sobre levar a coisa pra frente: Oda e Vincer, que são designers e tal, estavam falando sobre diagramação, público-alvo; Léderon e Aluriel, sobre opções de arte; eu estava escrevendo (e ainda estou) e tentando captar uns escritores...

...e aí aparece isso. Nem sei mais o que dizer.
Mas aí eu tenho a impressão de que a atitude do Cavaleiro Morto não precisa ser crucificada dessa forma.
Houve aquela semana em que nos mobilizamos, levamos a coisa para mais de um chat e tentamos ajeitar tudo, mas não deu certo e não se falou mais (ao menos não chegou em mim). Só recentemente que fui saber de novo do zine, com o Madruga comentando do Paragons, mas tenho a impressão de que, não fosse o Cavaleiro a postar o Spellunca, o assunto se enrolaria novamente.
Não vou ficar advogando a favor de um ou outro, mas fosse eu a postar a edição #0, faria para que tivéssemos uma experiência feita, um piloto, o número zero. Para podermos entender melhor as falhas e usar os sucessos para uma primeira edição definitiva.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Madrüga em 04 Ago 2009, 00:55

Concordo que serviu para dar um susto. Tomamos tento.

Mas agora varre isso pra baixo do tapete.

*rápido*
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Pablo3 em 04 Ago 2009, 12:10

Oda macaco simão.
.
.
.
Imbecis
Avatar do usuário
Pablo3
 
Mensagens: 1409
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:12

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor cavaleiromorto em 04 Ago 2009, 14:27

A idéia é chocar mesmo, ver se as pessoas decidem fazer alguma coisa ou largar mão logo disso.

Estou tentando fazer algo em relação a Spellunca a quase 6 meses e o que vejo são promessas de colaboração que mais parecem promessas de politico.

Sei que temos designers, diagramadores e coisa e tal no fórum, por isso se alguém quiser ajudar e não enrolar, é só se oferecer.

Nós também temos um monte de possíveis de colaboradores, mas 95% deles só sabe se oferecer e depois esquecer.

Por fim, uma E-Zine precisa ser colaborativa e isso é o que menos se tem por aqui, e o pior que não é apenas neste projeto do fórum.

Qualquer coisa é só responder aqui, inclusive se alguém quiser participar.


Obs: Oda, você me mandou a matéria sem imagem alguma.....

Obs 2: Não coloquei imagens por não termos ilustradores ou algo do tipo, e sou contra a usar as imagens da Net em uma publicação do tipo E-Zine.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 04 Ago 2009, 15:59

Obs 2: Não coloquei imagens por não termos ilustradores ou algo do tipo, e sou contra a usar as imagens da Net em uma publicação do tipo E-Zine.

O fato de você ser contra não quer dizer que os outros sejam.
Imagens do tipo Creative Commons (que existem aos montes em portais como DeviantArt) podem ser usadas nesse tipo de trabalho. Algumas com algumas limitações, como creditar o autor da obra, não alterá-la ou usar apenas em trabalhos não comerciais (como é o caso).

Reveja seus conceitos nesse caso em específico, pois existe todo uma mídia de conhecimentos compartilhados que podem (e devem, se forem bons e apropriados) ser usados.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Aluriel de Laurants em 04 Ago 2009, 17:41

Oda e Vincer, que são designers e tal, estavam falando sobre diagramação, público-alvo; Léderon e Aluriel, sobre opções de arte; eu estava escrevendo (e ainda estou) e tentando captar uns escritores...


Esquece de mim não pra diagramar também faço design.

CM se você queria continuar, poderia ter me dito e só tinha pulado fora por causa da historia de virar blog.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Madrüga em 04 Ago 2009, 18:04

cavaleiromorto escreveu:Estou tentando fazer algo em relação a Spellunca a quase 6 meses e o que vejo são promessas de colaboração que mais parecem promessas de politico.

Sei que temos designers, diagramadores e coisa e tal no fórum, por isso se alguém quiser ajudar e não enrolar, é só se oferecer.

Nós também temos um monte de possíveis de colaboradores, mas 95% deles só sabe se oferecer e depois esquecer.

Por fim, uma E-Zine precisa ser colaborativa e isso é o que menos se tem por aqui, e o pior que não é apenas neste projeto do fórum.


Acontece que seu jeito de ficar acusando e jogando na cara mais desanima que outra coisa, cara. Ser editor não é isso, e você já deveria ter percebido.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor cavaleiromorto em 04 Ago 2009, 21:05

_Virtual_Adept_ escreveu:
Obs 2: Não coloquei imagens por não termos ilustradores ou algo do tipo, e sou contra a usar as imagens da Net em uma publicação do tipo E-Zine.

O fato de você ser contra não quer dizer que os outros sejam.
Imagens do tipo Creative Commons (que existem aos montes em portais como DeviantArt) podem ser usadas nesse tipo de trabalho. Algumas com algumas limitações, como creditar o autor da obra, não alterá-la ou usar apenas em trabalhos não comerciais (como é o caso).

Reveja seus conceitos nesse caso em específico, pois existe todo uma mídia de conhecimentos compartilhados que podem (e devem, se forem bons e apropriados) ser usados.



Quando falo de imagens na net, estou falando daquelas buscas pelo Google e afins. Conheço as imagens que são liberadas pela atribuição de CC ou diretamente pelos próprios desenhistas/ilustradores e estas estariam dentro da ezine.


Aluriel, em nenhum momento eu desisti do projeto, apenas fiquei esperando para ver se alguém do fórum se manifestava sobre a revista, mas como não aconteceu nada, eu optei por fazer algo chocante para conseguir a atenção para a Ezine.


Madruga, não estou acusando ninguém, apenas falando o que eu vi nestes meses que estou tentando tocar a idéia da ezine.
Se querem fazer um projeto colaborativo, então participem, não se pede nada mais, nada menos do que isso. Caso a pessoa não queira participar, sem problemas, apenas não se comprometa com algo assim.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Madrüga em 04 Ago 2009, 21:37

cavaleiromorto escreveu:Madruga, não estou acusando ninguém, apenas falando o que eu vi nestes meses que estou tentando tocar a idéia da ezine.
Se querem fazer um projeto colaborativo, então participem, não se pede nada mais, nada menos do que isso. Caso a pessoa não queira participar, sem problemas, apenas não se comprometa com algo assim.


Cara... o problema é que você está levando isso muito a ferro e fogo. As pessoas trabalham, estudam, têm vida e, sinceramente, se eu for levar isso em conta para me comprometer com projetos, melhor não me comprometer com nada. Não dá para criar certos prazos e sair brigando com as pessoas porque elas não cumpriram certas coisas, pô.

Agora, sério. Você já deu o susto, pode tirar o arquivo de circulação.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor cavaleiromorto em 04 Ago 2009, 21:47

Seu_Madrüga escreveu:
cavaleiromorto escreveu:Madruga, não estou acusando ninguém, apenas falando o que eu vi nestes meses que estou tentando tocar a idéia da ezine.
Se querem fazer um projeto colaborativo, então participem, não se pede nada mais, nada menos do que isso. Caso a pessoa não queira participar, sem problemas, apenas não se comprometa com algo assim.


Cara... o problema é que você está levando isso muito a ferro e fogo. As pessoas trabalham, estudam, têm vida e, sinceramente, se eu for levar isso em conta para me comprometer com projetos, melhor não me comprometer com nada. Não dá para criar certos prazos e sair brigando com as pessoas porque elas não cumpriram certas coisas, pô.

Agora, sério. Você já deu o susto, pode tirar o arquivo de circulação.



Não é ferro e fogo, apenas que sem prazos uma E-zine não funciona.

No mais, tirei o arquivo :)
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

Spellunca Edição nº 0

Mensagempor Bahamute em 04 Ago 2009, 22:05

Acho que vocês estão pegando pesado demais com o cara, por ele ter feito o trabalho todo e upado.

Esta é só a edição Zero, ou seja, é só um teste.
Eu gostei dos textos, senti falta das imagens e da diagramação, mas como conteudo, está bacana.

Vamos pegar leve, não adianta só atirar pedras, é legal elogiar o que ficou bacana...
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

Próximo

Voltar para E-Zine da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron