Olá a todos,
Venho aqui demonstrar como o RPG pode ser aplicado na área educacional, desde que claro, nos sejam dadas as ferramentas.
Antes uma curiosa informação.
No Século XVI, a costa brasileira era utilizada constantemente como ponto de parada obrigatório para quem desejasse navegar entre a Europa e as “Índias Orientais”, passando o perigoso Estreito de Magalhães no sudoeste asiático.
Neste contexto, a Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro se mostrou um ponto estratégico importante, provendo bons portos de ancoragem, água doce e víveres alimentícios para os desgastados tripulantes destas embarcações.
No final de semana de 27 e 29 de agosto de 2005, visitei icialmente a ilha para analisar um projeto a ser desenvolvido com os estudantes locais, crianças que residem na ilha e frequentam as duas escolas de ensino fundamental.
O local já é um conhecido lar para mim, que há frequento desde a adolescência.
Na verdade, o intuito é aproveitar a passagem do Pirata Inglês Richard Howkins em 1590 pela ilha, e que hoje é alvo de pesquisa arqueológica e histórica, com patrocínio da Petrobrás também.
Foi aí que tivemos a idéia de criar um jogo de tabuleiro, baseado no RPG, onde as crianças, auxiliadas pelos seus professores, possam reproduzir os passos das três naus que passaram na região, capitaneadas pelo pirata.
O protótipo foi aplicado com sucesso nos dois dias do fim de semana na ilha.
O jogo consiste basicamente em um tabuleiro isométrico (Com visão angular semelhante a um cenário de Baldur’s Gate por exemplo), dados de papel para serem montados, peças de interação com o tabuleiro em formato de caravelas, feitorias e pessoas, um livro contando em quadrinhos a passagem do pirata pelo local e um “livro de referência” com termos náuticos, descrições de locais, fauna, flora e estilo de vida da época.
Esta idéia inicial de desdobrou em uma segunda metodologia onde o tabuleiro exemplifica uma ocupação costeira brasileira fictícia no século XVI.
As turmas participante é dividida em índios, portugueses (colonizadores) e jesuítas.
As dificuldades de relacionamento entre ambos, a luta por manter seus estilos de vida, a formação da economia, política e sociabilidade são exemplificados através do jogo lúdico.
Peço que todos que desejam opinar o façam.
Podem me escrever em particular também, sugerindo, agregando ou indicando mudanças.
Desde então venho implantando esta semente em locais pelo país adentro, sempre procurando adequar o enredo à realidade local.
Contato: allefcapt@globo.com
MSN: Allefcapt@hotmail.com
Um abraço a todos,
OBSERVAÇÃO - Agradeço aos usuários que sempre debateram o tema comigo em divessas listas e sites de RPG. Na Spell ficam os agradecimentos especiais aos amigos INSANO, JAIME DANIEL, ALEXANDRE A. MARCUSSI, LYE LEEUS, KAISHAKUNIN, LEHON E JOÃO ARAGORN.