RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Allefcapt em 26 Mai 2008, 10:29

Olá a todos,
Nuvens de tempestade avistadas.
Toda cautela é pouca.

GLOBOMINAS
Ritual de magia negra pode ter levado jovem a matar amigo na Zona da Mata
Diego Soares, de 19 anos, confessou ter assassinado Antônio Carlos da Silva Filho, de 17. Crime ocorreu em um cemitério de São João Nepomuceno

Vídeo: http://globominas.globo.com/GloboMinas/ ... 22,00.html

MATÉRIA DA FOLHA ONLINE
Obs: NESTA MATÉRIA DA FOLHA O RPG NÃO É MENCIONADO.
25/05/2008 - 13h41

Jovem é assassinado por amigo dentro de cemitério em Minas Gerais
Colaboração para a Folha Online

Um jovem foi assassinado na madrugada do último sábado (24) dentro do cemitério municipal de São João Nepomuceno (MG). Segundo a Polícia Militar, o autor do crime é um amigo da vítima e foi quem fez o chamado.
Ao chegar no local, a polícia encontrou um rapaz de 19 anos. Ele estava com o rosto sujo de sangue e as mãos segurando mechas de cabelo. Segundo a Polícia Militar, ele aparentava estar perturbado e confessou ter matado o amigo de 17 anos. O rapaz, entretanto, não soube dizer o que teria ocorrido e como praticou o crime.
O jovem de 17 anos foi encontrado no chão, deitado de costas e com as pernas cruzadas. Ele tinha falhas de cabelo no couro cabeludo. Próximo ao corpo, foram encontrados dois pedaços de mármore sujos de sangue, duas camisas pretas, uma vela, uma caixa de fósforos, um frasco de solução nasal e uma garrafa de vinho vazia.
O autor do crime foi encaminhado para o pronto-socorro da cidade, onde não foi constatado presença de ferimentos, e em seguida detido por homicídio e levado para a delegacia de Bicas, cidade município próximo de São João Nepomuceno.
A Polícia Militar não soube dizer como os dois entraram no cemitério.
Laudos de exames realizados no corpo do jovem feitos pelo IML (Instituto Médico Legal) devem apontar o que teria causado a morte.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5201.shtml

Matéria do site Supernotícia

Rapaz mata amigo em cemitério
Jovem teria assassinado menor supostamente em ritual macabro
Andréa Silva

Um assassinato brutal na madrugada de ontem no cemitério de São João Nepomuceno, região da Zona da Mata, chocou os moradores da cidade. A vítima, um adolescente de 17 anos, foi morta com requintes de crueldade, supostamente em um ritual macabro, ou durante uma partida de RPG (Role Playing Game).
Segundo a Polícia Militar (PM), o principal suspeito pelo crime é o amigo do menor - D.S.O, de 19. Tanto o suposto autor quanto a vítima faziam parte de um grupo gótico, que tinha o costume de freqüentar o cemitério municipal nas madrugadas.

De acordo com o cabo Vicente de Paula Domingos, o próprio suspeito de ter cometido o homicídio teria ligado para o batalhão da cidade afirmando que havia matado um homem e pedia que fossem prendê-lo. Em princípio os policiais desconfiaram dos telefonemas e chegaram a pensar que fosse trote. Porém, na quarta ligação, a pessoa se identificou e informou o local onde estava.

"Resolvemos verificar as ligações e quando chegamos ao cemitério encontramos o D. na capela do mortuário. A cena impressionou. O rapaz estava com mechas de cabelo em uma das mãos e todo sujo de sangue", disse o cabo Domingos. Segundo ele, o jovem afirmava apenas que tinha matado uma pessoa, chegou a mencionar o jogo de RPG, mas afirmava que não se lembrava de mais nada. Durante uma busca pelo cemitério os policiais acabaram encontrando o corpo da vítima.

Conforme Domingos, o adolescente estava sem camisa, apresentava sinal de enforcamento e teve a cabeça e o peito esmagados, possivelmente a pedradas. O trabalho das polícias Militar e Civil no local foi acompanhado por centenas de curiosos. D. foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da Comarca de São João Nepomuceno.

Fonte: http://www.supernoticia.com.br/supernot ... icia=12315

Matéria do jornal O Tempo

O Site do O TEMPO jornal bastante lido em Minas traz a manchete -

'Polícia suspeita de desdobramento de jogo de RPG
Adolescente de 17 anos é morto por amigo em ritual macabro em cemitério
O próprio acusado de matar ligou para a polícia para informar o crime'

OBS: Lembrando que "O Tempo", é o jornal comandado pelo pastor Betinho, o mesmo que criou o alarde a respeito da ligação entre RPG e o "Crime de Ouro Preto"


Mais notícias:

TERRA: http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... terio.html

VAI COMERCIAL: http://www.viacomercial.com.br/ler_cont ... teudo=7071

Aguardemos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Khelben Arunsun em 26 Mai 2008, 11:21

Isso sim é palhaçada de verdade.

E mais um maníaco besta faz besteira, e joga a culpa no RPG. E mais pastores ignaros pegam a onda pra perseguir tudo aquilo que vai contra seu grave umbigocentrismo.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Gladius Dei em 26 Mai 2008, 11:57

P*** M****! Não dá nem um tempo de descanso?!

OBS: Lembrando que "O Tempo", é o jornal comandado pelo pastor Betinho, o mesmo que criou o alarde a respeito da ligação entre RPG e o "Crime de Ouro Preto"


E que já foi desmentido de que havia relação com o RPG, não se esqueça.

Senhores, preparem os seus textos do RPG Inocentado:

SPOILER: EXIBIR
RPG Inocentado

Carta aberta à mídia.

Peço a todos os jogadores de RPG que copiem este texto em seus blogs, sites, flogs, comunidades do orkut e onde mais puderem, pois não seremos mais usados como bodes expiatórios por delegados ineficazes, pastores evangélicos, vereadores oportunistas e jornalistas incompetentes.
O texto abaixo dá nome aos bois: às vítimas, aos assassinos e aos oportunistas que usaram os crimes para se promoverem. Chega de notícias distorcidas, incompletas e tendenciosas.

TERESÓPOLIS
Em 14 e 20 de Novembro de 2000, na cidade de Teresópolis (RJ), duas garotas de 14 (Iara dos Santos Silva) e 17 (Fernanda Venâncio Ramos) anos foram estupradas, torturadas e estranguladas com um intervalo de seis dias entre os crimes.
Sônia Ramos, 42, madrasta de Fernanda, a segunda vítima, levantou a suspeita de que as atrocidades pudessem estar ligadas ao jogo por pura ignorância e desespero, porque sua filha (a VÍTIMA) era jogadora de RPG e andava na companhia de outros garotos que jogavam GURPS e Vampiro (sua alegação se baseou no fato de que sua filha andava as voltas "com pessoas que se fantasiavam de vampiros").
Inclusive a polícia chegou a prender injustamente um jogador de RPG, que não vou falar o nome porque o coitado era inocente e não merece ter seu nome publicado, mas que passou quatro dias na cadeia por causa deste absurdo.
O verdadeiro assassino das garotas, HUMBERTO VENTURA DE OLIVEIRA, de 25 anos, confessou o crime 6 dias depois da prisão do RPGista; era o jardineiro da casa e NUNCA sequer passou perto de um livro de RPG.

A imprensa irresponsável, assim como no caso famoso da "Escolinha Base", foi muito rápida em divulgar versões fantasiosas sobre o "jogo da morte", mas NUNCA publicou uma linha sequer se desculpando com os 400.000 jogadores de RPG que foram ofendidos em sua moral e prejudicados diante da sociedade.

OURO PRETO
No dia 10 de outubro de 2001, Aline Silveira Soares viajou do Espírito Santo com sua prima e alguns colegas para Ouro Preto para participar da "Festa do Doze", que é uma espécie de Carnaval fora de hora entre as faculdades da região, com R$40,00 e a roupa do corpo para passar três dias.
Segundo o laudo, Aline consumiu drogas durante o dia anterior ao de sua morte. Esta informação foi confirmada por diversas testemunhas que também participavam da festa, em Ouro Preto (testemunhas que foram solenemente ignoradas pelo delegado Adauto Corrêa após as investigações tomarem o rumo circence). Aline não tinha dinheiro e acreditou que conseguiria fugir do traficante sem pagar pela droga que consumiu, mas no dia de sua morte (14 de Outubro de 2001), foi abordada pelo criminoso no caminho de volta para a república onde estava hospedada (o cemitério fica exatamente no meio do trajeto entre o local da festa e a república). Testemunhas (que também foram ignoradas no inquérito oficial) disseram ter visto Aline conversar com um conhecido traficante da cidade na porta do cemitério algumas horas antes de sua morte.

De acordo com especialistas em crimes relacionados a drogas, Aline provavelmente teria se oferecido para ter relações sexuais com o traficante para pagar a dívida, pois as roupas da garota foram encontradas "cuidadosamente dobradas e dispostas ao lado do local do crime, sem nenhum indício de violência ou de coerção". Aline tomou o cuidado de deixar suas sobre uma das lápides, dobradas com a jaqueta por baixo, para que não sujassem.

Ainda segundo o laudo oficial da perícia técnica, durante a primeira facada que Aline recebeu, o corpo estava na posição acocorada, popularmente conhecida como "de quatro". Segundo especialistas em crimes de estupro, o traficante provavelmente teria tentado obrigar Aline a realizar sexo anal, que possivelmente foi rejeitado pela garota, resultando no primeiro golpe com a faca. O traficante, tendo ferido Aline seriamente, não viu alternativa a não ser terminar de matá-la. Para disfarçar, o assassino colocou o corpo de Aline em posição deitada sobre a lápide (pelas fotos da perícia e rastros de sangue, pode-se atestar que o corpo foi movido APÓS a sua morte) para tentar atrapalhar as investigações.

Quando o corpo foi encontrado, os policiais começaram as investigações pelos locais em que Aline se hospedou e em uma das repúblicas foram encontrados alguns livros de RPG, que o delegado, evangélico confesso, classificou como "material satanista". A partir disto, um vereador oportunista chamado Bentinho Duarte (sem partido) viu nisso uma chance de se promover realizando terrorismo psicológico e, junto com o Promotor Fernando Martins (conhecido por ter tentado proibir a distribuições de jogos como Duke Nuken e Carmagedon), moveu ação contra as empresas Devir Livraria e Daemon editora tentando a proibição de 3 títulos (Vampiro: a Máscara, Gurps Illuminati e Demônios: a Divina Comédia).

Resumindo: um crime que não teve nada a ver com RPG, mas sim com DÍVIDA DE DROGAS resultou até agora na prisão de 4 garotos injustamente (que NÃO são jogadores de RPG, fato comprovado pela mãe da vítima em depoimento ao vivo na rede Bandeirantes de TV) e um completo show de aberrações e absurdos na mídia.

GUARAPARI
Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, na noite de 12 de Maio de 2005, dois acusados pelo assassinato do aposentado Douglas Augusto Guedes, da mulher dele, a corretora de imóveis Heloísa Helena Andrade Guedes, e do filho do casal Tiago Guedes, em Guarapari. Os corpos dos três foram encontrados amarrados e deitados em camas no dia 5 de maio. Na mesma data, eles foram sepultados.

O delegado da Divisão de Homicídios de Guarapari, Alexandre Linconl, evangélico, disse ao Portal Terra que os assassinos MAYDERSON DE VARGAS MENDES, 21 anos, e RONALD RIBEIRO RODRIGUES, 22, confessaram que eles mataram a família motivados pelo jogo, mas essa "confissão" não ocorreu imediatamente após o crime.

O crime que Mayderson e Ronald cometeram é o de LATROCÍNIO QUALIFICADO E PREMEDITADO, ou seja, mataram para roubar de uma maneira cruel e sem dar chance de defesa às vítimas, com premeditação. Esse é um crime hediondo, sendo julgado e condenado diretamente por um juiz criminal. Ambos os acusados já tinham ficha criminal (ambos estão respondendo processo por Porte ilegal de Arma)
O que o advogado de defesa da dupla estava fazendo era alegar que eles cometeram o crime influenciado pelo jogo e, com essa ação, tentar reverter o crime para Homicídio Simples, baseado no tal jogo que ninguém sabe o que é. Com isso, os assassinos iriam para um júri popular, que poderia ser muito bem influenciado por todo esse novo circo que a mídia sensacionalista armou e, jogando a culpa em cima do RPG, poderia até inocentar os "pobres coitadinhos vítimas do jogo" Mayderson e Ronald...

O que tem de ficar bem claro é o seguinte: os criminosos entraram na casa, apontaram armas para Tiago e sua família, doparam a família sob a mira do revólver, levaram o garoto até o caixa eletrônico onde roubaram R$ 4.000,00 de sua poupança e depois executaram friamente a família com tiros na cabeça, para não serem reconhecidos. A história do "RPG" só apareceu dois dias depois que os assassinos foram capturados pela polícia, sob orientação do advogado de defesa da dupla.
É bom lembrar, já que a mídia "esqueceu", que, graças à intervenção da Daemon Editora e da conversa de Marcelo Del Debbio, escritor especialista em Role Playing Games, com o delegado de Guarapari ao vivo em uma entrevista na Rede Bandeirantes de TV, o advogado de defesa da dupla abandonou o caso, deixando os dois criminosos sem advogado à espera de um defensor público.

Com estes textos, podemos começar a nos defender dos três falsos "crimes do RPG". Já está na hora destas informações serem passadas para jornalistas sérios que queiram nos ajudar a fazer a verdade aparecer.



Abraços fraternais

Daemon Editora
Editado pela última vez por Gladius Dei em 26 Mai 2008, 12:15, em um total de 1 vez.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Eltor Macnol em 26 Mai 2008, 12:03

Tô ansioso por mais informações sobre o caso, especialmente qual seria o tal RPG mencionado, o perfil do cara que confessou o crime, a ligação dele com a vítima, etc. Até agora as informações estão muito vagas.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Khelben Arunsun em 26 Mai 2008, 12:47

Homicídio em cemitério começa a ser apurado


FLAVIANE PAIXÃO

Começam hoje as investigações para apurar os motivos que levaram à morte de A.C.S., 17,no cemitério da cidade de São João Nepomuceno, Zona da Mata. O crime ocorreu anteontem. O principal suspeito é um amigo de infância da vítima, um rapaz de 19 anos. Ele mesmo comunicou o crime à polícia.

De acordo o policial da 29ª Delegacia Seccional, Geraldo Magela, o acusado negou qualquer envolvimento em seitas religiosas ou a participação em jogos do tipo roleplaying game (RPG).

"Ele também afirmou que não era gótico. O jovem diz que não se lembra de nada, possivelmente pelo excesso de consumo de bebida alcoólica." Uma de suas comunidades no site de relacionamentos Orkut traz discussões em torno de psicopatas célebres .

Publicado em: 26/05/2008

Fonte: Jornal O Tempo

Menos mal, a verdade começa a sair da toca. Ademais, comentei as reportagens anteriores do O Tempo e do SuperNotícia. Sei que terá um efeito pequeno, mas tentei.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Mirallatos em 26 Mai 2008, 13:09

Saudações!

"RPG na Mídia" é tragicômico Allefcapt. Melhor seria: "A Mídia no RPG". :bwaha:

Bem, a palavra dele não faria diferença quanto a inocência do jogo, mas para os leigos e ignorantes, deve bastar.

Até breve.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Allefcapt em 26 Mai 2008, 15:38

Olá a todos,

Aguardemos..
Afinal após um crime a memória das pessoas estranhamente começa a falhar...

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Vincer em 26 Mai 2008, 16:13

Eu sabia.

Eu estava conversando com um primo meu quando ouvi a notícia na tv (estou em Minas). Na mesma hora me passou pela cabeça "só falta falarem em rpg". Chego em casa e vejo esse tópico. Dá vontade de rir, sério.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Khelben Arunsun em 26 Mai 2008, 18:44

Hah, o O Tempo publicou meu comentário, e o SuperNotícia o recusou, alegando conteúdo ofensivo (o bom de tudo é que dei print screen antes de postá-lo, e posso provar o quão ofensivo meu comentário foi). :roll:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Lady Draconnasti em 26 Mai 2008, 19:54

Posta aqui, Khelben
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Vatek em 26 Mai 2008, 19:58

Ah não. De novo, não. :roll:
Emma Frost: J. Jonah Jameson'll be tongue-kissing Spider-Man before the X-Men catch a little public favor.
Shadowcat: Why do you insist on saying things I can never unhear?
Avatar do usuário
Vatek
 
Mensagens: 901
Registrado em: 29 Dez 2007, 15:08

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 09 Jun 2008, 10:48

De acordo o policial da 29ª Delegacia Seccional, Geraldo Magela, o acusado negou qualquer envolvimento em seitas religiosas ou a participação em jogos do tipo roleplaying game (RPG).

Se ainda conseguirem acusar o RPG, eu nem sei o que faço.
Estou pensando seriamente em virar assassino de pastores. XD
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Allefcapt em 09 Jun 2008, 18:17

Olá a todos,

VIRTUAL,
Certamente sua frase não ajudaria em nada.
"assassino de pastores"


:roll:
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Ric.freitas em 09 Jun 2008, 23:56

Olha, eu acho que o alarde está bem menor.
A primeira vez que eu li alguma coisa sobre esse crime foi quando abri esse tópico.
Ric.freitas
 
Mensagens: 473
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:38

RPG na MÍDIA (Maio/2008): O Caso São João Nepomuceno - MG

Mensagempor Tetris em 10 Jun 2008, 00:38

Sinceramente, eu nem sei mais se fico espantado com notícias como essa!!! Só sei que qto mais unidos e coesos formos, menos repercussão acusações como essas vão causar!!! Não que devemos começar a fazer passeatas e coisas do gênero, mas devemos estar sempre com respostas na ponta das nossas línguas, um bom exemplo é esse texto que o Gladius postou!!! Acho que todos que tenham blogs, flogs, comunidades no orkut e coisas do gênero, devem publicar esse texto!!!

Por enquanto é só!!! :victory:
Imagem

Avatar atual: Shoutarou, Kamen Rider W.
Avatares passados: John Stewart, Lanterna Verde; Kamen Rider Decade; Barry Allen, O Flash usando uma anel do poder azul
Avatar do usuário
Tetris
 
Mensagens: 1691
Registrado em: 21 Jan 2008, 14:06
Localização: Aracaju - SE


Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron