[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Allefcapt em 27 Ago 2007, 18:24

Olá a todos,

Este tópico foi originalmente publicado no fórum da SPELLBRASIL em janeiro de 2005.

Olá a todos,

Uma das discussões mais acaloradas e presentes entre os jogadores de RPG diz respeito as mulheres na mesa de jogo.

Para alguns, são imprescindíveis, para outros, peças que inibem os jogadores homens.

Como bem lembrava meu amigo Desert Rider, ainda no inicio do Fórum da SpellBrasil, nai importa discutir sobre a participação delas, mas sim perceber que a cada ano elas surgem em maior numero nas convenções e encontros de RPG.
O que pessoalmente acho sensacional.

Em meu grupo de jogo há uma mulher.
E uma grande jogadora. A presença dela traz um colorido diferente a mesa, e em nada impede que os jogadores homens gritem, falem ou interpretem seus personagens.

O RPG é em sua essência um jogo de interpretações.
E neste ponto, homens e mulheres se equivalem, moldados em seus talentos próprios.

As mulheres estão realmente aumentando nas mesas?
A participação delas deve ser incentivada?

O que acham disso?

Um grande abraço a todos,
E um brinde de toda a minha tripulação a estas obras de arte da natureza.

Obs: Agradeço as pessoas que ao longo dos anos mantiveram a discussão no fórum original (Apresentados aqui por ordem de postagem):

Vampira_LP, ShadowClaw, rbonelli, Joseph, Mirallatos, fawz, Nist, setzer, rbonelli, ewbasso, Dark_Alucard, Lorde Asriel, Clintz Moonman, 3libras, Lorde Asriel, BritonBraytness, Hellkite, Steele_cavaleira, Lola, Kendrick, Collat, Benone, Witchfire, Arcade, Taverneiro_Loko, Holimion, Frota, Metal Nerd, nanamoura, Thorbr2004, Dança Com Lobos, FadaVerdeDoAbsinto, Gracilariopsis, kiliklink, Draven_StormCrow, Hayne, Mesopotamis, Draven_StormCrow, Galbraith, Suicide Fairy, Meerah Vanya, dric_dolphin, Aerie Stricker, Lucita, Nist, vanaheim, Mago do Capeta, Nothinghan, Gênio da Lâmpada, Vampirus, setzer, tiagopa, Morphix lecard, zayhen, Darklord Morius, Obi-Edu, ::anubis montagner::, Demon_man, LorielRedwent, Perssek, Ka Bral o Negro e Katar
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Sampaio em 27 Ago 2007, 19:04

A jogadora que eu queria mesmo em minha mesa é minha namorada, mas é simplesmente IMPOSSÍVEL arrastar ela para uma mesa.

Se ela jogasse as coisas seriam tão mais fáceis...rs
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Jaime Daniel em 27 Ago 2007, 19:10

Sampaio escreveu:A jogadora que eu queria mesmo em minha mesa é minha namorada, mas é simplesmente IMPOSSÍVEL arrastar ela para uma mesa.

Se ela jogasse as coisas seriam tão mais fáceis...rs


Sem querer ser chato, mas sendo... :rolando:

Realmente é bem mais fácil quando sua mulher joga! Jogo com a minha e ainda revezamos o posto de mestre em nosso grupo.

Mas quando sacaneio o personagem dela... mais tarde, a casa cai ! :ops:
Depois de provarmos o vôo, caminhamos pela terra com os olhos voltados para o céu, pois lá estivemos e para lá desejamos voltar - Leonardo da Vincii
Jaime Daniel
 
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:56
Localização: São Paulo/SP

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Mirallatos em 27 Ago 2007, 19:25

Eu jogo em duas mesas.

Na primeira houveram muitas garotas ao longo da história do grupo. Hoje desapareceram, exceto minha namorada, que me aprendeu a jogar Magic e vez ou outra se interessa pelo jogo. Mas ainda não a ensinei. A outra mesa tem como mestre um mineiro, casado, cuja esposa joga. Ela é professora e sempre nos recebe muitíssimo bem nos dias de jogo. Segundo ele, a família se reune pra jogar sempre que pode. Legal, não?
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Lofwyr em 27 Ago 2007, 21:34

Mulheres nunca foram frequentes em nossas mesas de RPG, mas é um perfil que mudou um bocado no último ano. Minha namorada, que nunca havia se interessado pelo assunto, agora não só joga como também fica cobrando quando não tem jogo. E ainda temos outra amiga que sempre está na mesa em nossos jogos.

Mulheres na mesa sempre geram um colorido diferente, pois a forma de pensarem, interpretarem e agirem é diferente... e até mesmo a forma como "entram no jogo" difere da masculina.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Tabris em 27 Ago 2007, 23:04

Já tive duas no meu grupo, uma era mais recatada, irmã de um dos jogadores a outra era uma das mais doidas na mesa. :linguinha:
Umas garotas do colégio queriam que eu mestrasse para elas, seria interessante ver como fica um grupo só de garotas mas eu n ando muito animado para mestrar e a coisa tá parada por enquanto.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Darin em 28 Ago 2007, 00:15

Putz Tabris, eu não recusava! xD...

Bem... Eu geralmente jogo one-shots por falta de tempo (sejá lá como se escreve)...

E só tive oportunidade de uma vez mestrar para uma menina... quando eu tinha uns 11-12 anos de idade (ueuheue, faz tempo... e eu lembro como se fosse a uns 10 anos atrás xD)...

Eu sei que foi bem divertido, por não se conter apenas com as regras, ela tinha saídas muito mais criativas e tal... e tinha o primo dela, colega meu, q jogava, geralmente jogava só nós dois por falta de coro, daí teve outras oportunidades q essa prima apareceu mas não jogou...

E jogar jogar mesmo, eu nunca joguei... Só algumas vezes algumas aventuras falidas... A ultima foi com a irmã da namorada do "mestre" (com muitas aspas, ninguém merece a vizinhança rpgista que tem)... E ela meio que não sabia nada, e atrapalhava ter q explicar tudo e tal... e ela foi de druida... eu sei q nessa aventura acabei mantando o unico cara do grupo q eu conhecia, q é um dos meu melhores amigos... Por simples fdpzagem do mestre... E a druida estava chantageando curas, uhehueuheuhe o.O...

Mas eu acho que não é a questão de mulheres inibirem não... o que acontece é q os jogadores devem ser experientes e terem já um entrosamento, e geralmente os rpgistas não tem esse entrosamento todo com a mulher, e ela ainda é meio iniciante para conseguir acompanhar os gostos do grupo..

Mas hoje em dia, na seca (de RPG! Que fique bem claro), que eu to, eu jogava tranquilo só com mulheres...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor FreeSample em 28 Ago 2007, 12:39

Ultimamente tá bem longe de ser uma questão muito delicada (a gente passa mais pra questão de comportamento, uma mesa de cuecas sempre foi pra mim algo muito escrachado). conheço e mantenho contato com várias meninas que jogam (talvés até mais que o número de jogadores homens).

E sampaio, sobre sua situação, a minha é bem pelo avesso: eu não jogo mais, mas minhanamorada vive insistindo pra eu mestrar algo pra ela! XD
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Youkai X em 30 Ago 2007, 16:46

Só tive uma jogadora em mesa quando narrei pela primeira vez (usando como cenário Warcraft). Ela era namorada de outro jogador, mas já tinha bastante contato com RPG. Eles formavam uma fdupla de personagens que se cortavam tanto que pareciam um casal (um orc e uma night elf). Depois dessa nunca mais tive jogadora. Mas seria legal ter alguma.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Ago 2007, 23:25

Eu na verdade tenho pouca experiencia mestrando pra homens, é até engraçado, mas sempre tive o custume de ter mesas de maioria feminina, é interessante, as coisas fluem melhor, tem menos metagame e sem sombra de dúvida, mulheres são mais centradas na narrativa e não ficam zoando em off-topic, é gratificante, recompensador, se pudesse mestraria pra mulheres sempre.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Lucita em 31 Ago 2007, 09:39

Só uma dica pro pessoal aí: se quiser que uma mulher nunca mais jogue no seu grupo é só usar o RPG pra fazer "paquerinhas" ou "gracinhas" nada engraçadas... Eu, pelo menos, odeio isso, e aposto que muitas odeiam também.

Já aconteceu comigo de algum jogador ficar fazendo essas coisas quando eu era nova no grupo, e o pioor é que as vzs até o mestre é quem faz isso, colocando aquele NPC mais forte, lindo e rico pra ficar "te azarando" Nossa, como isso é péssimo, vocês não fazem idéia!!!! Acho por isso é mais comum mulheres em mesas onde tem outras mulheres do que em mesas de praticamente só homens.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Avatar do usuário
Lucita
 
Mensagens: 384
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:17

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Lady Draconnasti em 31 Ago 2007, 10:51

Sem falar na chatice de se tornar PdM (Protegida do Mestre), por ser a única mulher do jogo.

Ensinar é uma coisa. Superproteger e dar tudo o que ela quer e precisa de bom grado é outra.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Lofwyr em 31 Ago 2007, 12:15

Lady Draconnasti escreveu:Ensinar é uma coisa. Superproteger e dar tudo o que ela quer e precisa de bom grado é outra.


A primeira vez que minha namorada jogou RPG eu utilizei o D&D (por achar mais simples de jogar, e ela já conhecer bem o cenário de Senhor do Anéis, o que facilitaria a ambientação). Fiz questão de ela criar o personagem na presença dos outros jogadores. E acertei nesta opção... os números que ela tirou nos dados (sorte de principiante?) faria com que todos pensassem que eu "roubei" para o lado dela.

Ela sempre me deixou bem claro este lance de temer ser superprotegida, então tento ser o mais idôneo possível (e assim ela já quase perdeu a personagem algumas vezes, sendo normalmente salva por alguém do grupo). Outra coisa bacana é que ela não confunde as coisas... e em uma das campanhas ela se dá tão bem com outro personagem que começou a rolar um affair entre eles, e o pessoal (os jogadores) respeitam pacas e não misturam as coisas.

Foram anos e anos jogando com este grupo, entrando e saindo gente (alguns empurrados para fora) de forma que foram ficando apenas aqueles com quem realmente gostamos de estar... seja para jogar RPG, seja para ir ao cinema ou fazer um lanche, inclusive a outra menina que joga conosco (que tem um namorado mas ele não curte RPG). Assim as coisas têm dado muito certo.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor joao-aragorn em 31 Ago 2007, 14:22

Bom, eu sou bem experiente com mulheres E namoradas na mesa de jogo. Acho que é tudo uma questão de equilíbrio, eu tento sempre manter meus jogadores felizes, e tento ser o mais igualitário possível. Mas realmente, como o Jaime disse, quandp sacaneia-se a personagem do(a) namorado(a) sempre dá rolo depois :P (normalmente é levado na brincadeira)
Enfim pessoas, profissionalismo e .. bom, chamem suas amigas para jogar!!! não é tão impossível assim conseguir atrair garotas .(se preparando para esquivar das pedradas)
OBS: meu grupo atual chegou a ter tanats garotas que elas montaram um grupo alternativo só de moças :shock:
até mais
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

[Comportamento] Mulheres – A Presença Feminina nas Mesas.

Mensagempor Youkai X em 31 Ago 2007, 16:37

Ou seja, quando se busca uma jogadora é uma jogadora, e não uma pretendente para namoro como certos mestres fazem (o caso de um mestre daqui que segundo o que eu ouvi falar ele matava tods os personagesn homens da mesa a ponto de só sobrar a jogadora).
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Próximo

Voltar para RPG & Sociedade

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron