AÇÃO: DIVULGANDO O RPG EM São Paulo/SP

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Mensagempor Jaime Daniel em 20 Fev 2008, 18:57

Saudações a todos!

Em janeiro houve uma reunião marcada com representantes de diversos grupos e associações de RPG de São Paulo com a finalidade de discutir como fazer uma maior divulgação do RPG em nossa cidade. Estiveram presentes representantes da RPGA, Cavalaria Lúdica, D3 System e Ludus Culturalis. A reunião foi produtiva e marcamos uma nova data para continuarmos a discussão do projeto e conseguirmos novos parceiros. Convidamos todos os grupos de São Paulo com interesse em participar a comparecer na nova reunião que acontecerá neste domingo.

Reunião de grupos pelo RPG em São Paulo
Dia: 24 de fevereiro de 2008
Horário: 14 horas
Local: Biblioteca Monteiro Lobato, rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo/SP
Depois de provarmos o vôo, caminhamos pela terra com os olhos voltados para o céu, pois lá estivemos e para lá desejamos voltar - Leonardo da Vincii
Jaime Daniel

Mensagempor Raposa em 29 Fev 2008, 13:52

Poxa, exatamente agora estamso todos espalhados fora de Sampa.
Como foi a reuniao?

Avisa da proxima, queremos ajudar ^^
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Raposa

Mensagempor Jaime Daniel em 29 Fev 2008, 15:11

Olá Raposa!

Realmente uma pena que nào pode ir. Sobre a reunião... foi decepcionante! Apenas representantes de 3 grupos apareceram, sendo que estou contando entre esses o meu também!
Entendo que as pessoas tenham compromissos, vidas sociais complicadas e etc... mas nada impedia que pelo menos dissessem "Olha, a gente não pode ou não quer ir, tá?" Infelizmente, nem isso.
Bom, eu tentei juntar os diversos grupos de Sào Paulo para tentarem algo juntos, mas vejo que faltou interesse. UMa das reuniões foi marcada numa sexta feira de noite em janeiro. OUtra num domingo de fevereiro. Em nenhuma dessas foi possível comparecer ou avisar.
Eu realmente lamento! Vou continuar desenvolvendo os projetos sozinho ou com meu grupo e desejo boa sorte aos demais.
Qualquer nova idéia eu prometo avisar!

Valeu!!!
Depois de provarmos o vôo, caminhamos pela terra com os olhos voltados para o céu, pois lá estivemos e para lá desejamos voltar - Leonardo da Vincii
Jaime Daniel

Mensagempor Allefcapt em 29 Fev 2008, 15:29

Olá a todos,

JAIME,
Uma pena.

Mas infelizmente amigo, nossa luta é ardua mesmo.

PARABÉNS pela SUA DEDICAÇÃO E pela continuidade das ações.
Eu lamento muito não poder estar por perto.
Adoraria ajudar!!!

Mas se precisar de lago, á distãncia, conte comigo Ok? :victory:

Um abração.
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Carol a hiperativa em 02 Mar 2008, 14:47

Realmente uma pena que nào pode ir. Sobre a reunião... foi decepcionante! Apenas representantes de 3 grupos apareceram, sendo que estou contando entre esses o meu também!

Pocha Jaime que triste T.T

Uma pena, pois é, vc já viu que a vida social da galera ta complicada, a minha tb é...e olha que eu só tenho 18 anos O.O

Ajudar todo mundo "quer", mas sabe como é...na maioria das vezes é mais facil criticar em detrimento de fazer alguma coisa pra reverter a situação.

Apesar dos meus amigos não serem ativos na internet, e muito menos comparecerem nesse tipo de reunião, nós temos um projeto de RPG na escola da familia, aqui na minha região temos mesas de RPG todos os domingos das 10h as 5h num colegio publico aqui pertinho de casa, já divulgamos bastente o nosso hoby, temos adolescentes e crianças entre 12 e 17 anos jogando, é ótimo eles gostaram bastante.

Eu gostaria de ajudar, mas sabe como é, não se pode abraçar o mundo com os seus proprios braços, eu tenho meus comprimissos e as minhas responsabilidades, não posso deixar que um simples hoby atrapalhe os meus afazeres do dia a dia, porque querendo ou não, o RPG pra mim é apenas um hoby, não sei e nem posso tirar dele meu sustento.

Em todo caso, boa sorte, vc tem meu apoio, e pode não parecer, mas em lugares remotos e distantes do mundo existem eremitas...quer dizer pessoas XD fazendo a sua parte.

OFF: como exemplo até cito o encontro de RPG de araraquara ;)
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Mensagempor joao-aragorn em 03 Mar 2008, 08:56

Bom Jaime, como vc bem sabe, aqui fala o João do Praketion. Minha vida anda muito complicada, em todos os sentidos, e vc sabe que eu sempre tentei ajudar o máximo que pude.Infelizmente eu e o grupo anda mos com muitos empecilhos para isso, e eu fiquei sabendo do encontro na Monteiro Lobato muitíssimo em cima da hora. No momento estou nbo trabalho e não posso me estender mais , mas gostaria de oferecer o pouco tempo de que eu puder dispor para ajudar.

até...
joao-aragorn

Mensagempor Jaime Daniel em 05 Mar 2008, 12:12

Saudações!

Grato pelo interesse de todos! Problemas particulares todos temos e vamos continuar tendo. Isso vem com o pacote de se tornar adulto... :aham:
Eu também desdobro meu tempo entre minha vida pessoal, profissional, diretoria da Ludus e projetos dispersos no mundo do RPG. E essa reunião nem era um projeto meu...

Daqui a seis meses deixarei a diretoria da LUDUS CULTURALIS depois de dois mandatos seguidos, num total de quatro anos. É muito provável que eu "suma" desse cenário, mas ainda assim me preocupo com a pouca divulgação externa do RPG em São Paulo. Embora esteja acontecendo vários eventos, vejo sempre as mesmas pessoas indo em todos eles. Não vejo a renovação de particantes do hobby. Qdo antes a gente via a "molecada" de 15 a 20 anos no EIRPG, por exemplo, agora estou vendo o pessoal de 20 a 30 anos aparecendo por lá. :deombros:

O que eu queria era juntar esses grupos para que conversassem entre si e se iniciasse um dialogo maior, permitindo um melhor entrosamento entre eles. Diga vc, João, qual foi a última grande participação do Praketion em eventos de RPG? Ou diálogo fora o pessoal da CL?

Pequenos grupos, todos estanques em relação aos outros, inclusive no EIRPG, o maior evento que acontece em São Paulo...

Bom, eu tentei. Continuo tocando o Domingo RPG na ML, palestras para professores, oficinas para narradores e um outro pequeno projeto que revelarei em breve quando estiver mais acertado. Depois disso... passo a tocha! :numaboa:

Abçs!
Jaime Daniel

Mensagempor Carol a hiperativa em 05 Mar 2008, 15:13

Embora esteja acontecendo vários eventos, vejo sempre as mesmas pessoas indo em todos eles. Não vejo a renovação de particantes do hobby. Qdo antes a gente via a "molecada" de 15 a 20 anos no EIRPG, por exemplo, agora estou vendo o pessoal de 20 a 30 anos aparecendo por lá.

É uma verdade isso!

Inclusive, eu sou uma dos mais novinhos no hoby, tb não vejo uma galera de 12 e 13 anos como eu já fui um dia, eles sumiram T.T

Mas em todo o caso, eu continuo divulgando, já dei uma divulgadinha pro pessoal da escola da minha irmã, pretendo leva-los ao EIRPG tb ^_^, eu fasso a minha parte.

E eu gostaria que o pessoal largasse mão de ser panela, tem MUITAS panelas por ai ¬¬, MUITAS!!!

Não custa nada de abrir, inclusive eu tenho uma campanha propria que diz "adote um novato!" XD, vamos lá pessoal, tragam novos jogadores!
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Mensagempor Raposa em 26 Mar 2008, 10:33

Eh... tem muita coisa mudando, o publico esta mudando, as novas geracoes de RPGistas, pelo queeu vejo, tem vindo mais dos grupos de fas de anime do que do contato com outros RPGistas mais "tradicionais" por assim dizer.

O proprio RPG esta mudando a medida que grandes linhas, como o D&D, tentam viabilizar o jogo on-line (oq prejudica, um tanto, os encontros pessoais de grupos, que eh algo bem marcando do jogo table top)

Eu participo de tudo que posso (mas sou uma pessoa relativamente inexpressiva, e sei disso) mas eu realmente nao estava em Sampa (nem no BR) na ocasiao dessa reuniao.

Hum... espero nao estar fazendo uma pergunta invasiva mas por que eh provavel q vc suma? (sera q os projetos da ludus vao caminahr no mesmo ritmo se esse sumiço for serio >.o )

Carol... nao sou novata, mass e tiver uma vaga pra mim \o/ :P Eu gosto de jogar com grupos diferentes. Os grupos somem e as pessoas que sempre jogam juntas acabam nao se adaptando a grupos novos. O meu grupo original tinha 9 jogadores, quando o grupo acabou o pessoal se espalhou, muitos tentaram jogar em outros grupos mas chegaram a conclusao que "eles nao sabem jogar", gostavam do estilo que tinham antes e nao conseguiram mudar. Desses 9 so eu ainda jogo :P Vejo coisas desse tipo acontecerem com muita frequencia (e eh algo sobre oq eu pretendo fazer um pesquisa academica assim que possivel).
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Raposa

Mensagempor Jaime Daniel em 26 Mar 2008, 14:50

Raposa escreveu:Hum... espero nao estar fazendo uma pergunta invasiva mas por que eh provavel q vc suma? (sera q os projetos da ludus vao caminahr no mesmo ritmo se esse sumiço for serio >.o )

Sinceramente não sei. Meu mandato como diretor e presidente acaba em julho. Depois disso... ainda não faço idéia de quem virá.

Eu não gosto de badalação. Sempre preferi que o nome da Ludus aparecesse e não o meu. Com o final do meu mandato deixo de ficar em evidência e não sei se terei paciência ou vontade de continuar fazendo projetos com RPG.

tem gente que tem nome mas não quer fazer nada que não traga lucro. Tem gente que faz qualquer coisa para o nome aparecer e virar "celebridade". Eu não estou em nenhum desses casos...

Mas não vou deixar de aparecer por aqui... :linguinha:
Jaime Daniel

Voltar para RPG & Sociedade