Página 1 de 3

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 20 Jun 2008, 19:32
por Eltor Macnol
SpellCast Episódio 02 - Power Gamers


PARTICIPANTES DESSE EPISÓDIO:

Daniel (ds.araujo)
Fabrício (Faerunian)
Gilnei (Eltor Macnol)
Yuri (Virtual Adept)


[linhahorizontal][/linhahorizontal]

TEMA:

Neste segundo episódio, falamos sobre power gamers:
  • o que são;
  • que efeitos causam na mesa;
  • quando eles podem ser considerados um problema;
  • o quanto o sistema influencia a existência de power gamers;
  • várias alternativas de como lidar com eles em um grupo;
  • e alguns exemplos e experiências que os participantes já tiveram em suas mesas.

Ouve aí! :cool:

Clique aqui para baixar o arquivo mp3


Download

E o mais importante: opine! Se concordou ou discordou do que os membros disseram nesse episódio, esse é o tópico onde você pode participar da conversa! Compartilhe aqui sua opinião sobre os assuntos abordados.

Ou então diga-nos o que gostou e o que não gostou nesse episódio, sugira assuntos futuros, ou até mesmo inscreva-se para participar dos próximos episódios. :aham:

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 20 Jun 2008, 20:59
por Irish Carbon
Já de antemão, eu sugiro como tema RPG sem regras. Desde os free-forms de chat até um monte de gente ficar ao redor da mesa só interpretando, com uma regra básica para resolução de conflitos: bom senso (ou até mesmo rolagem de dados + comparação simples).

Agora vou ouvir o podcast e parar de floodar. XD

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 20 Jun 2008, 21:20
por Darin
foi legal...mas a voz de vcs é muito parecida e fica meio monótono, huauhahu...

Só o carinha q "introduz" o "rpg" no pessoal q tem uma voz mais "diferente", hehe

Assuntos futuros? hm... nossa...tem tantos... que tal falar da PRIMEIRA VEZ, uhahuauauh

Edit: Só uma consideração... O legal é q esse assunto foi um assunto mais subjetivo... que qualquer um que já jogou (e talvez ate qm nunca jogou) pode intender e se identificar...

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 20 Jun 2008, 22:50
por Ellendill
Muito bom..... já esta bem mais ordenado...
Continuem assim...

rolem 20!!! essa foi boa....

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 20 Jun 2008, 22:56
por Anonimous000
Eu por aqui (é, cedo ou tarde isso ia acontecer, vocês pediram).

Acabei de ouvir o podcast, muito bom.

Levantaram alguns pontos em que eu n'ao havia pensado muito, alguns que eu já pensei ou situações pelas quais já passei.

Estou fazendo umas coisas agora, mas comentários sobre o assunto em breve, no devido tópico pra não floodar esse aqui.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 21 Jun 2008, 01:52
por Faerunian
rolem 20!!! essa foi boa....


Você não faz idéia o quanto eu rachei de rir quando o Daniel falou isso!! :rolando:

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 21 Jun 2008, 02:01
por planes
Em casos de powergamer mesmo (porque powergamer que é powergamer dificilmente vai deixar de ser um com conversa, provavelmente ele já ouviu tudo que você tem para falar uma ou mais vezes e se não mudou no estilo, a não ser que sua labia ou intimidação forem muito boas, não vai fazer isso agora) eu ajusto o sistema.

Em Everway os personagens já começam otimizados, é épico e é leve com regras, se o cara quiser otimizar só para ter poder ele ficará satisfeito com o que já tem e pronto. O problema é quando o cara além de powergamer é outra coisa, isso porque quando você tira a otimização pelo poder da equação você percebe que muitas vezes existem problemas atrelados (o jogoador é egoista e quer monopolizar o mestre, o jogador não consegue desenvolver a personalidade ou definir um foco para interpretação - que é a principal faceta dos powergamers, o jogador é munchkin - aliás, a diferença entre munchkin e powergamer é que munchkin entra no jogo para ganhar, este papo de que RPG não tem vencedor é alienígena para este tipo de jogador - e por aí vai).

Na minha ultima campanha de Everway tinha dois powergamers na mesa, ambos ficaram bem satisfeito com o que o sistema entregava de cara e não se preocupavam com extrair mais poder porque já estavam bem maximizados, mas apesar de não ter visto grandes problemas pessoalmente (sempre faço rodizio do holofote em relação ao grupo e aproveitar muito da história dos personagens) os outros jogadores não curtiam um dos powergamers porque, na verdade, ser powergamer apenas escondia um munchkin bem agressivo (com o tempo os horários começaram a bater e o jogador saiu da mesa naturalmente). No final a participação dele rolou uma história bem legal (ele acabou virando vilão :bwaha: ) e acredito que foi administrado na medida do possivel (em grande parte devido ao sistema e ao fato dos jogadores se conhecerem a algum tempo de forma a relevar uma ou outra coisa).

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 21 Jun 2008, 12:25
por Dragão de Bronze
Ah, dessa vez não teve a musiquinha gay no fundo. Eu tinha gostado dela XD

E a entrada e saída ficaram legais.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 21 Jun 2008, 13:10
por Darin
ajudou muito n ter musiquinha...ela deixava o negócio monotono..


Se for para ter musica, coloquem ela mais baixa da próxima vez e tentem variar as musicas de 10 a 10 minutos...

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 01:00
por Styker
0 - (Tinha esquecido de comentar isso) EU achei um pouco confusa a definição de voces de power gamer, sempre considerei power gamer o cara que gosta de otimizar, não necessariamente de estragar o jogo, em resumo, ele gosta de fazer pcs especialistas e bons naquilo que faz e não apenas mais um pc por exemplo (opinião pessoal, longe de ser a verdade absoluta). Já o overpower seria o power gamer que acaba com os jogos e o muchkin o power gamer que al+em de tudo distorce (essa palavra tá certa?) as regras a seu favor. Não entendi finalmente se segundo voces power gamer é algo bom ou ruim. Lá no grupo como lido muito com isso eu vejo dos dois, meu irmão mesmo é um excelente power gamer (o Art__ aqui da spell) já que faz ótimos personagens e quando eu peço pra ele se conter ele se contém sem reclamar, mesmo sendo meio chato as vezes como advogado de regras, mas já tive caras lá na mesa que quando eu pedi para reduzir o personagem eu fui chamado de tudo de ruim porque eu não avisava antes e "cortava" as coisas no meio da campanha (como se eu fosse capaz de prever os monstros que eles são capazes de criar... )

1- Senti falta da musiquinha gay[2] :rolando:

2- Ri demais quando voces falaram do paranóia, tinha de pausar aqui pra explicar a um amigo q1ue tava ouvindo comigo e não conhecia o Paranóia.

3-Esse podcast praticamente tratou de minha mesa em sua versão passada ou mesmo na presente, no passado tive vários problemas que finalmente só foram resolvidos quando tive de "expulsar" o player da mesa e compartilho da opinião que mesmo tendo uma mesa de overpowers o sistema ajuda/prejudica o power gamming, por exemplo, agora na 4e (alguem citou isso, nao lembro quem foi) que o pessoal tenta tirar tudo dos pcs e mesmo assim fica algo bem normal (tambem morri de rir com o exemplo do talento pra falar linguas, um player lá na mesa fez exatamente aquilo que voces falaram).

4-Por ter sofrido MUITO com esse problema eu acrescento algo a solução 2 que voces enumeraram que não sei se foi percebido. Nem sempre aumentar todo o poder do grupo ajuda por 2 motivos: a) Os outros players nao se divertem ou não estão nem aí de serem tão fortes quanto o power gamer. b) (Esta é a principal na minha opinião) Se voce aumenta o poder do grupo ou mesmo se o grupo todo é formado de power gamer, voces já pararam pra pensar que o mestre vai ter um trabalho do !"#$% para bolar desafios para esse grupo? Muitas vezes bolando coisas que os caras simplesmente destroçam em minutos e não sendo nada recompensador para o mestre. Ou mesmo se os players powers forem powers gamers mais "eficientes" que o mestre, o mestre não vai conseguir construir inimigos a altura exceto se ele sair um pouco das regras (dando habilidades extras ao inimigo por exemplo para aguentar o grupo) o que muitas vezes pode gerar atrito com jogadores que acham sacrilégio sair das regras ou inventar coisas.

Fica aí minha pequena contribuição sobre o assunto, sabendo que esta pequena contribuição é de um pobre mestre que NUNCA mestrou para um grupo em que menos da metade fossem power gamers...

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 01:46
por _Virtual_Adept_
0 - Eu mesmo não entendi direito que chegamos a um concenso nesse ponto. Eu ainda considero power gamer como aquele cara que acaba com a diversão dos outros.

1 - Dã. XD

2 - LOL.

3 - É. Mas volto a dizer: você sempre pode aproveitar o personagem dele, em casos extremos.

4 - Ná. É só aumentar os Níveis de Desafio. Os power gamers ficam até mais felizes devido à XP maior que ganham.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 12:10
por Styker
Ainda sobre o 4, e quando voce aumenta os NDS de maneira que ou os inimigos limpam a cara dos pcs no chão ou os pcs massacram eles usando seus combos. E essa de aumentar o ND pode levar a velha corrida armamentista... acho que voces conhecem esse outro velho problema.

Mas o ponto principal seria, e se o mestre não for tão power gamer como os caras? Como ele vai fazer desafios que realmente desafiem os caras? (note que estou tratano de desafios de combate)

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 13:27
por KYU
"Rolem 20"
Hum... Já ouvi isso em outro lugar mas em outra língua ("roll those twentys").
xD

Achei legal, mas faltou a musiquinha de fundo. Assunto interessante e explorado em vários pontos por vocês.
Keep going! Adoro escutar Podcasts.

Obs.: A bolinha mágica telecinética me assustou...

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 17:28
por Hermes
Nunca fui muito fã de podcasts, mas devo dizer que esse foi realmente legal. A partir de agora eu vou ficar de olho nos próximos que sairem.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 22 Jun 2008, 18:56
por Luminus
Bom... vejamos... não sei se tenho como responder ou comentar sobre o que vocês falaram, acho que precisa de um podcast: powergamers- parte 2. Mas gostaria de fazer os seguintes comentários sobre o assunto:

É interessante notar que três termos meio que se confundem nesse assunto: munchkin (que eu não tenho idéia do que seja), powergamer (que eu acredito saber o que significa) e overpower (que eu acredito muita gente nem conhece). Vamos, então, do fim para o início.

Overpower era um termo utilizado na década de 1990... tinha a ver com a questão de equilíbrio entre o contexto de uma classe (sua descrição dentro do sistema, seu "lugar" no grupo, etc) e os seus poderes utilizáveis e alcançáveis. Daí, o jogador procura maximizar algumas das habilidades de seu personagem à revelia de outras, recebendo um bônus absurdo naquilo em que se focaliza e recebendo um bônus não necessariamente ruim, mas certamente abaixo da média, no restante de suas habilidades. Exemplo: em AD&D, alguns jogadores faziam personagens guerreiros e, utilizando o sistema de perícias, gastavam vários pontos em especialização em uma única arma (regra do Livro do Guerreiro), ganhando bônus elevados para ataque e dano com aquela arma... só que, utilizando outras armas, esse personagem é mediano, não podendo valer-se da maximização. Assim, você tinha um guerreiro de primeiro ou segundo nível, com um bônus de +6 no ataque e +4 no dano, fazendo 2 ataques por rodada (o que no AD&D é muita coisa!), e que com outra arma teria "apenas" +2 no ataque, +1 no dano e 1 ataque por rodada. Essa mesma tendência era observada em outras classes, uso o guerreiro apenas por sua natureza intrinsecamente simples.

Então, em resumo, o overpower era (é?) aquele jogador que procura antever os desafios que o mestre colocará ao grupo ("hm, será que teremos mortos-vivos? qual é a melhor arma contra eles?") e então maximiza seu personagem naquelas habilidades que acredita serem as fundamentais. Ele então espera que o grupo entenda e aceite suas escolhas ("sou a primeira linha de defesa de todos!") e ficará magoado se o seu 'cálice sagrado' for maculado dentro da aventura ("como assim, 'ele ataca minha arma'? Por que ele não me atacou?? Você está me roubando, né?!?!?!?!?"). Esse tipo de jogador não é necessariamente mal intencionado (no sentido de que ele ainda quer participar e ajudar o grupo, não necessariamente dominar tudo e todos), mas ele certamente é problemático, uma vez que é movido a modificadores, e não se diverte com situações perigosas e heróicas: ele espera, no fim das contas, o sucesso garantido.

Então, temos o powergamer, que eu estou escrevendo junto assim por preguiça mesmo. Ao que me parece, o powergamer popularizou-se com a tendência dos sistemas mais recentes, que são mais abertos e customizáveis. Powergamer é aquele que maximiza TODAS as vantagens possíveis de seu personagem e não aceita possuir fraquezas. Ele acredita que todos têm a obrigação de fazer o melhor do melhor dentro de cada classe. Pois bem, ele escolhe a classe dele, faz o máximo e os outros que se virem. Ele não quer realmente cooperar, ele quer resolver tudo sozinho, de preferência à revelia dos outros personagens. Quando o grupo é formado exclusivamente por powergamers há momentos realmente raros, pois surgem interações únicas (e imprevisíveis) entre os personagens. Agora, quando são dois ou menos no grupo... há um sério indício de que haverá problemas.

Em resumo, o powergamer tem de tudo para ser um problema, mas há ocasiões em que será tolerável, quando não aceito. É interessante dizer com todas as letras que o pior problema é taxar alguém de ser um powergamer, exilá-lo no grupo, e provocar sua saída. Antes de mais nada, há de se conversar, dizer claramente o que está incomodando, ouvir o jogador tido como problemático e procurar um jeito de todos interagirem e manter o grupo coeso.

Sobre munchkins, não me atrevo a dizer, nada: realmente não sei do que se trata.

E!