Página 2 de 3

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 11:15
por Styker
hum... fui ignorado T_______T??? Alguem pode responder???

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 12:43
por Dragão de Bronze
Syker, simples, é só estimar um ND maior pro grupo.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 13:58
por Allefcapt
Olá a todos,
Bom o episódio 02. :victory:
Acredito apenas que o tema poderá confundir muitos dos usuários que escutarem.
Foi bem lembrado que é sempre preciso dividir os POWER GAMERS, OVERPOWERS E MUCHKINS. Mas no geral foi excelente. Trouxe alguma luz ao assunto.

O Yuri possui uma voz de monge budista cara!!! Como imaginar ele narrando uma batalha? :b

Algumas notas:

1. A música realmente fez falta. Além de dar o “clima” do RPG ajuda a manter um certo ritmo, independente das vozes que surgirem. Trata-se de um charme a mais que fez falta.

2. Havia na fala de um dos participantes um som vazando ao fundo. Algo como uma TV ligada. Não chegou a prejudicar nada, mas vale a lembrança da atenção.

3. A Bolinha vermelha é uma das histórias mais bizarras que já ouvi no mundo do RPG. E olha que eu já editei uma revista de RPG (A falecida RolePlayinG Game) onde recebíamos dezenas de cartas com LENDAS LENDÁRIAS. (A maioria de veracidade duvidosa...)
Entra para os anais de minha memória. Está entre as D10 mais. :queixo:

4. Gostei muito da citação de jogadores que otimizam as chamadas “regras sociais”. Eu possuo uma campanha longa, que completará 12 anos em agosto, e passei anos com um jogador destes em minha mesa.
O interessante é que eu percebi, e hoje tenho certeza, de que é o mestre que permite a expansão ou a retração deste jogador.
O mesmo indivíduo jogou em outras mesas e literalmente engoliu os mestres menos experientes.

5. Jogadores POWERGAMERS geralmente provocam certo desequilíbrio na mesa, seja entre os personagens ou entre os próprios jogadores. Houve uma discussão ao longo do bate papo, a respeito de estes jogadores serem BONS ou RUINS.
Na verdade eu acredito que isto vai sempre depender do MESTRE.

Geralmente toda mesa de jogo possui o seu ELFO DROW NECROMÃNTICO DA ILHA DE SAHU, mas cabe ao mestre cuidar para que ELE, NEM SEJA catapultado da mesa, nem seja o LÍDER DA LIGA DA JUSTIÇA.

E aí o conhecimento, amizade e cumplicidade com o jogador, valem cada ponto.
No fundo é uma questão de RESPEITABILIDADE para com o mestre. E esta se conquista.

Eu também não tenho muita paciência para ler páginas e mais páginas de combos, e portanto baseio minha participação na pura interpretação. Nem sou muito fã das regras, as quais como eu SEMPRE LEMBRO O MESTRE GG, foram criadas para NORTEAR e jamais para APRISIONAR os jogadores.

6. Bem lembrado o PARANÓIA, literalmente digno de um medicamento tarja preta. Mais difícil do que mestrar esta joça, só jogá-lo com alguma racionalidade. :bwaha:
Não é a toa que sumiu das convenções.

7. Gostei muito da narrativa sobre “andar com os livros pelas facul”. Eu tenho experiências similares. Uma até ocorrida semana passada. Ao voltar para casa com os livros da 4 EDIÇÃO, um cara no metrô puxou papo. Era ex-jogador, saudoso dos combates com Orcs e Gnolls, hoje atropelados pelas suas diárias necessidades dentro do fórum do RJ. (PQP, o cara é um aprendiz de advogado). Ficou abobalhado com o fato de estarmos já na QUARTA EDIÇÃO.

É sempre bom andar lendo algo do RPG. Algumas figuras bizarras se aproximam, mas há SEMPRE uma NINFA perdida, que pode quem sabe, surgir. :aham:

8. Não concordo apenas com uma das “possibilidades” listadas, que é a de aumentar os atributos dos outros personagens a fim de equilibrar um grupo.
Na MINHA opinião, o jogador “problema”, se assim for identificado deve ser controlado, afinal é para isto que a mesa conta com um MESTRE.
E não há nada que um bom diálogo não resolva.

9. O PLANES coloca que:
“Em casos de powergamer mesmo (porque powergamer que é powergamer dificilmente vai deixar de ser um com conversa, provavelmente ele já ouviu tudo que você tem para falar uma ou mais vezes e se não mudou no estilo, a não ser que sua labia ou intimidação forem muito boas, não vai fazer isso agora) eu ajusto o sistema.”


Perfeito.
O “SER UM POWER” está praticamente enraizado no indivíduo. Faz parte de suas quase “necessidades vitais.”
Por isso, eu volto a salientar, o MESTRE deve procurar o equilíbrio. A melhor forma é bater um bom papo, mostrando os predicados essenciais a uma boa campanha como a necessidade de interatividade entre todos, o estabelecimento da harmonia, o bom andamento, privilegiar a diversão, entre todos os outros argumentos dignos de Ghandi.

No fundo acho que nunca estaremos livres destes caras.
O negócio é exercitar a mediação.

Bem, acho que este papo dará pano para outras mangas.

E sugiro a reflexão de dois temas para o futuro:
Combates: interpretação ou aplicação de regras mecânica?
Advogados de regras: como aturá-los?



Um abraço a todos,

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 15:11
por Hermes
Munchkins são os jogadores que participam de um jogo cooperativo, como são a maior parte dos RPGs, de forma competitiva. Normalmente buscando "vencer" o jogo, acumulando mais poder, loot ou até mesmo kills de monstros.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 23 Jun 2008, 20:46
por Anonimous000
Hermes escreveu:Munchkins são os jogadores que participam de um jogo cooperativo, como são a maior parte dos RPGs, de forma competitiva. Normalmente buscando "vencer" o jogo, acumulando mais poder, loot ou até mesmo kills de monstros.


Kill de monstros e/ou aliados e/ou qualquer coisa que se mova e tenha HPs, dependendo da variação.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 00:21
por Ronassic
Bom episódio, realmente foi muito legal, eu tenho um primo que é advogado de regras e outro que faz de tudo pra aprender as regras para fazer seu personagem ficar melhor do que os outros, se tornando praticamente um powergamer, o primo "advogado de regras" saiu da campanha por incompatibilidade de idéias, e o powergamer tá me dando trabalho. Só pra vcs terem noção, ele me encheu os patobás pra deixar ele criar uma nova classe de prestígio, porque ele não achava que nenhuma delas servia pra ele. O sacana criou uma cdp que ganha 2 habilidades em quase todos os níveis, e ao mesmo tempo ainda sobe +1 nível na classe que ele estava. Muito doido, tive que fazer vários ajustes. Se eu der mole os caras estragam a campanha mesmo, o mestre iniciante que o Alefcapt comentou sou eu... :P

Agora vem as críticas construtivas!

Acho que o áudio ainda podia melhorar.

Faltou mesmo a musiquinha de fundo, escolham dessa vez algo menos Tíbia da vida.

Amigos, faltou um espaço para vcs comentarem mensagens enviadas espicificamente para o spellcast heim? Não vão abrir um espaço para isso? O Alefcapt me disse semana passada que provavelmente não, mas porquê? Acho importante esse feedback.

Tenho um comentário sobre o maluco chamado Yuri é um mestre muxo loko!

"Como assim uma bolinha?"

Cara, que parada estranha essa de jogador interpretar uma bolinha?!
Mago transformado em baleia... que estranho! ;)
Também fico imaginando como o cara aceitou interpretar uma bolinha...

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 14:09
por Tetris
Assim, eu tenho um pouco de power gamer em mim, tanto que queria ter participado desse podcast, mas to sem mic e n rolou!!! Mas eu n sou power gamer a ponto de estragar a campanha, mas eu simplesmente uso as regras a meu favor pra ajudar meus personagens, principalmente em D&D, q é o sistema que tenho um conhecimento mais aprofundado nas regras!!! Mas sempre interpreto e monto os backgrounds condizentes com a ficha, e nunca faço uma coisa mto a cima do ND do grupo!!! Mas conheço algumas pessoas q não só são power gamers como fazem questão de ficar falando pro resto do grupo que, sem eles, o grupo se dá mal, que ele sabe mto bem usar as coisas dele pra n atrapalhar e fazer o grupo se pendurar nele!!! N os colocaria como Munchkins, pq eles n burlam as regras pra fazer os personagens deles, mas chegam a montar, por exemplo, um personagem de ND10(estipulado pelo mestre) parecendo mais um personagem de ND15(no mínimo) de tanta melhoria q colocou no personagem deles!!!

No mais, gostei desse podcast, ficou um pouco confuso, mas os power gamers são confusos :bwaha: !!! Faltou musiquinha, mas o próximo vem aí e vem com ela ^^ !!!


Editado: Aaaaah sim, esqueci de uma coisa... BOLINHA??? Agora q eu fico com medo :rolando: !!!

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 14:24
por Lumine Miyavi
A bolinha vai aparecer na sopa, é oficial.

Em outros comentários, adorei o podcast, novamente. Especialmente pelas dicas de como redirecionar o powergaming para o bem do grupo; ficou legal MESMO. =D

Continuem assim.

E quando vamos ter uma mini-seção de cartas, lol? XD

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 14:34
por _Virtual_Adept_
Vamos contar a história das bolinhas em partes:

Quando a mesa se firmou (eu como mestre e quatro jogadores), um deles não era de falar muito, chamado Jeyson. Eu sempre tentava trazê-lo para o centro da mesa, sem tanto sucesso.
No ano seguinte, o Jeyson reprovou, não podendo jogar conosco sempre. Quando ele não estava na mesa, eu dizia apenas que o personagem dele tinha desaparecido do nada para ir correr. Ele ficou conhecido como mudo-corredor.
Em todas as campanhas, em qualquer sistema e qualquer Universo, o mudo-corredor existia como uma força mística.
Mas, na última campanha do Ensino Médio, ele tinha esquecido de montar a ficha e o background, então eu disse que o personagem dele era uma poeira disforme, sem aparência e muito rápida (ela ainda era o mudo-corredor, afinal).
"Por que disforme? Eu posso tipo... uma bola!"
Daí eu tirei a idéia de transformá-lo numa bolinha. ^^

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 15:09
por Eltor Macnol
Não concordo com algumas das definições alegadas aqui no tópico - em especial a distinção apresentada entre "overpower" e "powergamer". Sempre vi ambos como faces da mesma moeda - um personagem é overpower quando é poderoso demais em relação ao resto do grupo ou ao cenário, e power gamer é o tipo de jogador que costuma fazer personagens overpower. Só isso.

"Advogado de regras" é um bicho diferente, que pode ser power gamer ou pode não ser, são duas coisas beeeem independentes. Pode até render um futuro podcast.

1. A música realmente fez falta. Além de dar o “clima” do RPG ajuda a manter um certo ritmo, independente das vozes que surgirem. Trata-se de um charme a mais que fez falta.

Ainda está em aberto se vamos usar trilha sonora de fundo ou não. As primeiras tentativas foram insatisfatórias, muitas vezes a música dava mais sono do que ajudava. Se voltarmos a usar, certamente não será a música antiga. De qualquer forma, a maioria das reações à versão sem trilha sonora foram positivas, então é bem possível que continue assim.

8. Não concordo apenas com uma das “possibilidades” listadas, que é a de aumentar os atributos dos outros personagens a fim de equilibrar um grupo.
Na MINHA opinião, o jogador “problema”, se assim for identificado deve ser controlado, afinal é para isto que a mesa conta com um MESTRE.
E não há nada que um bom diálogo não resolva.


Acompanhe o tópico que serviu de inspiração para o podcast, e você verá um exemplo de que infelizmente, nem sempre o diálogo resolve. Nesse caso, vale a pena listar outras alternativas, e essa de nivelar o resto do grupo para cima (talvez tendo as fichas dos outros jogadores feitas pelo próprio power gamer) é uma que funciona para alguns.

Amigos, faltou um espaço para vcs comentarem mensagens enviadas espicificamente para o spellcast heim? Não vão abrir um espaço para isso?


E quando vamos ter uma mini-seção de cartas, lol?


Tchê, é a questão de termos algo específico pra responder no podcast. :P Poderia ser interessante ler algumas mensagens e respondê-las no programa, mas por outro lado, o fórum também serve perfeitamente pra isso, e fica mais fácil manter um diálogo assim.

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 15:26
por Darin
ler coisas relacionanadas com o ultimo spellcast, n?

Sei lá... ao menos ler para o pessoal q não necessariamente acessa o fórum, ou só para mostrar q o público faz aguma diferença...sei lá...quem sabe mais para frente o podcast nao cresça mais?

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 24 Jun 2008, 15:30
por Eltor Macnol
Pensando bem, até podemos ter algo no estilo de uma "seção de cartas" - se vocês postarem suas mensagens aqui. É uma outra forma de mesmo quem não tem mic participar ativamente do programa. Satisfeitos? Agora escrevam! :b

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 12 Jul 2008, 14:07
por Lanzi
A voz do VA é tão fofinha...

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 12 Jul 2008, 14:31
por Eltor Macnol
Deu azar, Lanzi. Ele já tem namorada. :b

SPELLCAST- EPISÓDIO 02: POWER GAMERS

MensagemEnviado: 12 Jul 2008, 15:33
por Youkai X
Não mais. Aproveita enquanto ele tá podendo XD