SPELLCAST- EPISÓDIO 03: GRUPOS MALIGNOS

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Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Jul 2008, 11:09

Eu pessoalmente me sinto desconfortável até em matar npcs agressivos (veja as regras caseiras da Sopa Extraplanar, por exemplo que simplesmente transforma o dano não-letal no padrão); imagino que eu não seria capaz de interpretar realmente um personagem mal-mal-bad-to-the-bone igual o pessoal dos exemplos.
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Mensagempor Nibelung em 02 Jul 2008, 11:13

O halfling caótico e mal era o que mais gostava de matar sem necessidade, por puro prazer


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SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
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Mensagempor Farrem em 04 Jul 2008, 10:40

Acreditam que dois dias antes da estréia do SpellCast uma amiga minha me disse "puxa, eu procurei no google e não achei nenhum podcast sobre rpg", por isso eu acho muto legal a iniciativa, eles são divertidos, mas melhores quando dá para ouvir em qualquer lugar(mp3).

O assunto é interessante, mas eu acho mais interessante quando o caso é como o Belkar, um personagem mal em um grupo bom ou neutro, todos podem saber que ele é mal, mas sabem que ele é leal à eles(mas tudo tem seus limites), e ele faz o que ninguem mais tem corajem de fazer pelo bem comum (lembrem-se que os piores atos da humanidade foram feitos com as melhores das intenções).

Vou mestrar uma aventura baseada neste conceito sábado(05/07) e domingo(06/07) de manhã no EIRPG. Quem quiser ver o resumo está nas aventuras pré-inscritas no site da devir, chama-se " A Guerra do Castelo Stahl". A idéia é um grupo de seis mercenários(fichas prontas, 17ºnível, 2 maus, os outros sem escrúpulos) convocados por um grande líder militar que está sitiando uma poderosa fortaleza para invadi-lá (tudo no old way, pois ela tem defesas contra magias de invasão) e garantir a invasão e a derrocada final do inimigo. É uma aventura rápida, mas envolve um assassinato, envenenamento em massa, espalhar boatos mentirosos para criar discidências no exército inimigo e muitas coisa divertidas. O grupo é composto por um assassino, um fanático da chama negra, um ladino puro, um trapaceiro arcano, uma dançarino das sombras e um ninja espião(existe uma ótima explicação para o ninja).

Espero que a aventura dê certo, é a minha primeira baseada em ladinos e tão imoral como um todo(apesar de eu já ter tido jogadores que faziam meu sangue gelar com algumas ações).

Abraços.
Gustavo M.D.
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Mensagempor Styker em 07 Jul 2008, 02:05

Ocorreu algo la na mesa que me lembrou o ultimo spellcast, o mestre (Art mestrando sua primeira aventura) colocou uma criança brutalmente assassinada em cena, no caso, eu como jogador fiquei chateado por duas coisas:
1-Ele colocou a criança de um modo que salva-la era nosso objetivo secundario mas NAO IMPORTA o que a gente fizesse era impossivel salvá-la... acabei me sentindo impotente com meu personagem que é um herói, correndo atr+as de uma missão impossivel.
2-Uma crianca assassinada é algo pesado (especialmente qnd vc a acha em pedaços), normalmente usado para dar um impacto nos players, fazia tempo que eu tinha jogado, no caso eu senti o impacto mais do que imaginava, acho que juntando a situacao 1 descrita acima com o fato de ser uma criança eu fiquei me sentindo mal por não ter conseguido salvar a criança além de ter ficado P da vida pelo mestre ter dado uma missão que era impossível a gente conseguir, sem contar o fato que ele estava bastante empolgado que a gente descobrisse que tínhamos falhado.

Em resumo, a situacao toda me lembrou daquerla historia de qnt vale colocar cenas fortes pra mostrar como o vilao ou o mundo eh mal pros players e eu me lembrei que ue jogo rpg pra ser um herói, pra me divertir e contar historias, nao pra terminar uma missao e ficar sabendo que eu NUNCA tive chances de salvar o garotinho...
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Mensagempor Cebolituz em 07 Jul 2008, 14:42

É o que os caras haviam conversado no podcast realmente. Talvez o Art deveria ter conversado avisando que poderiam vir cenas mais fortes e se vocês concordariam.

Como já não houve boa resposta de sua parte, então deveriam conversar para não ter mais cenas como essa.

Já bem diferente da minha mesa de Ravenloft da qual já conversei com o pessoal e como eu tinha a intenção de abordar uns temas mais pesados, recebi carta branca para ir em frente. Claro, nada que seja apelativo só pra dizer que tem, mas haverá um contexto dentro da história que aquele tema pesado, nojento, repulsivo será encaixado. Até porque, uns testes de Horror sempre são divertidos! XD
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Mensagempor Youkai X em 07 Jul 2008, 17:13

Estou precisando passar nos testes de horror pra fazer funcionar a droga do meu Fantasy grounds e a suspeita dele ter virus XD
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Mensagempor Eltor Macnol em 07 Jul 2008, 22:20

O problema que eu vejo ali é que é muito fácil, quando se está preparando uma aventura, esquecer que uma idéia que daria uma ótima história, nem sempre funciona bem em um jogo.

Esse é um bom exemplo, porque lidar com essa falha pode ser um elemento extremamente fértil de uma narrativa... mas em um jogo, fazer com que um desfecho seja automaticamnte falho, sem dar a chance de os jogadores interferirem nele, dificilmente é uma boa idéia.
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Mensagempor Luminus em 08 Jul 2008, 11:16

Sucessos garantidos e falhas determinadas. Irmãos gêmeos do fracasso de um mestre.

E!
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Mensagempor Styker em 11 Jul 2008, 12:11

Pois é, eu disse a ele que a historia em si tava legal, o problema foi ele predeterminar o que iria ocorrer sem que minhas ações fizessem a diferença. Já disse o Eltor em um podcast (nao lembro qual foi) o mundo já é tão fudido... que qnd eu jogo rpg eu gosto de ser herói, gosto de fazer a diferença.
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Mensagempor Allefcapt em 22 Jul 2008, 18:06

Olá a todos,

Apesar do discurso apocalíptico do ELTOR no minuto 18 contra a humanidade :b (E o pior é que os pontos são dolorosamente verdadeiros), o PODCAST foi bom pacas, pois trouxe a tona a clareza de que TODOS SOFREM com “os mesmos problemas” nas mesas de jogo.

Bem, as experiências narradas espelham o que quase todos os mestres já viram em suas aventuras e campanhas.

PERSONAGENS MALIGNOS NA MESA

Eu tenho estas passagens claras em minha campanha.
Vejam, no início, a campanha que coordeno era chamada de “A CAMPANHA DOS HALFLINGS”, todos PEQUENOS LADRÕES.

Imaginem quatro pequenos halflings, ladrões, com suas habilidades e artes ladinas, egoístas, espertos e com atitudes beirando a malignidade.
Soma-se a isto dois elfos e um humano também ladinos. :ops:

E agora imaginem como mantê-los juntos, mentindo sempre uns para os outros, lutando por pequenos furtos, desde jóias aparentemente valiosas, até garfos usados.

Acredito que maioria dos jogadores e mestres já testemunhou algo assim.
Ora, SE um jogador decide montar um personagem LADINO, ele não quer salvar donzelas em perigo certo?
Ele não quer dividir moedas certo?

Mesmo que ele diga que sim, acreditem, ele NÃO FARÁ ISTO.

Neste ponto o ELTOR enfatiza um ponto com o qual concordo plenamente, apesar de nunca ter conseguido somar estes indivíduos com moral elevada e bondosa em um só grupo de heróis.

Um grupo de heróis pouco malignos é realmente melhor para o jogo. Ou teoricamente seria uma vez que, novamente ressalto TEORICAMENMTE, eles não vão querer fazer mal uns aos outros.

O acúmulo de poder é sedutor demais.

Como foi também ressaltado, estes personagens acabam de destruindo dentro de suas próprias mesas.
Aliás, é muito comum a luta pelo poder, que é CHATA PARA CACETE, entre jogadores, gerando mal estar e desconfiança, além de acusações mútuas o tempo todo.

ORCS MAUS X ORCS BONS?

Bem, foi lembrado que os humanos são sempre os bons na história, ou na maioria das vezes.
Tive sorte desde o início de minha experiência como mestre pois minha primeira e grande aventura era baseada justamente em um problema que ORCS sofriam e que era mal interpretado pelos “humanos, anões e elfos bondosos”
Também naquela época jogar com outras criaturas era impensável.
(Como assim jogar com Tiamat ou com o Vingador?)

Depois conheci logo AL-QADIM e uma das características mais impressionantes do cenário é o convívio natural entre diversas criaturas e humanóides. Ou seja, logo aprendi a colocar “reações humanas” em criaturas vistas como monstruosas apenas.

Hoje, meus jogadores convivem e interagem com meio-orcs, ogres e até mesmo – Pásmem – mulheres lagartos. (Sem fetiches ok?)

RAVENLOFT foi bem lembrado como cenário onde a transformação dos personagens pode ser bem observada e com conseqüências claras.

Não vou falar de CoC..... uma experiência verdadeiramente sinistra.

ACEITAÇÃO DE PERSONAGENS MALIGNOS

Atualmente confesso, confio no meu taco de mestre para aceitar qualquer tendência e personagem em minha campanha. Mas como dizem meus amigos, sou um cara diferenciado, justamente por conseguir manter estes caras na rédea curta através da narrativa e controle de suas ações corretas.
(Vou, aliás, pedir a um de meus amigos que venha aqui soltar o verbo, pois vai que estou por demais sendo meu alter-ego), huahuahuaha.... :cool:

E é claro, como também foi ressaltado no podcast, temos que ter o olhar clínico para perceber que o jogador possui a maturação necessária.

AÇÕES MALIGNAS

A “sociopatia” citada também é algo comum a muitas mesas.
Vejam, é possível que alguns jogadores MOLDANDO seus personagens acabem seguindo realmente tendências malignas.....
Neste caso, cabe ao mestre avaliar se A INTERPRETAÇÃO está sendo pertinente, e se as ações CABEM no enredo.
Quem sabe um deus ou deusa maligna não acabe colocando sua mão sobre o personagem....

Em minha campanha eu também, a exemplo de uma passagem narrada, tive um personagem que cometeu um crime (Na verdade três assassinatos na cidade mais rigorosa de toda Zakhara, que lembrem, possui regras baseadas no Islã) e como conseqüência foi julgado, preso e condenado a trabalhar em um mina de sal.

O jogador o entregou a mim como mestre, se despediu e até hoje sonhe com a sessão em que tentará fugir antes de morrer em condições insalubres....

No mais eles sempre estarão por aí....

Um abraço a todos,

OBS: Rapazes ouvi uma trovoada sinistra no fundo de uma das falas... além de um miado de gato e um grito ao fundo. Um verdadeiro trem fantasma....

OBS2: O CAVALEIRO SOLITÁRIO me reportou imediatamente ao COWBOY +20 que Clint fazia no cinema.

OBS3: O KRAKEN foi citado. Clássico e sensacional. Um brinde a ele ter sido usado em uma campanha e ter vencido!!! (Afinal causou um naufrágio não?)

OBS4: Só um susto na quarta edição? Então não a leu toda ainda... hehehehehehehhe.
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Mensagempor Ronassic em 24 Jul 2008, 16:21

Allefcapt escreveu:Olá a todos,
Em minha campanha eu também, a exemplo de uma passagem narrada, tive um personagem que cometeu um crime (Na verdade três assassinatos na cidade mais rigorosa de toda Zakhara, que lembrem, possui regras baseadas no Islã) e como conseqüência foi julgado, preso e condenado a trabalhar em um mina de sal.

O jogador o entregou a mim como mestre, se despediu e até hoje sonhe com a sessão em que tentará fugir antes de morrer em condições insalubres....

No mais eles sempre estarão por aí....

Um abraço a todos,

Esse sou eu, bem... creio que o que depender de mim esse desfecho está perto de ser cumprido, lembra que quando eu estava me casando e você, meu primo e o Rodrigo Lacerda disseram que iam me rapitar para a gente poder continuar jogando? Pois é, não foi necessário, estou de volta a cidade maravilhosa e se a sua digníssima pessoa fizer o favor de deixar eu dar um destino mais justo para meu pequeno halfling Nathanael Nabor, ficarei muito satisfeito, afinal foi por engano que ele matou 3 crianças...
Só assim talvez eu não cobre acima de 10% nos lucros da venda dos livros, bilheteria e DVD que serão lançados baseados na estória da nossa campanha...

Allefcapt escreveu:OBS: Rapazes ouvi uma trovoada sinistra no fundo de uma das falas... além de um miado de gato e um grito ao fundo. Um verdadeiro trem fantasma....


Essa falta de edição é que mata as vezes, mas tá valendo...

Allefcapt escreveu:OBS3: O KRAKEN foi citado. Clássico e sensacional. Um brinde a ele ter sido usado em uma campanha e ter vencido!!! (Afinal causou um naufrágio não?)

Soube no evento RPG Rio ( há trocentros anos atrás ), que teve um caso que um jogador que tinha um guerreiro com força 18/00 (AD&D mesmo) tomou uma poção de força, e ainda recebeu magias para aumentar ainda mais a sua força, para poder enfrentar (sozinho) um Kraken, ele pego o bicho pelos tentáculos e fez o contrário do que o Hankook fez, jogou aquele gigantesco bicho pra fora do mar... Muito tosco!
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Mensagempor Allefcapt em 24 Jul 2008, 17:56

Olá a todos,

RONASSIC,
"Soube no evento RPG Rio ( há trocentros anos atrás ), que teve um caso que um jogador que tinha um guerreiro com força 18/00 (AD&D mesmo) tomou uma poção de força, e ainda recebeu magias para aumentar ainda mais a sua força, para poder enfrentar (sozinho) um Kraken, ele pego o bicho pelos tentáculos e fez o contrário do que o Hankook fez, jogou aquele gigantesco bicho pra fora do mar... Muito tosco!"

E provavelmente nu.

EU.. S O U.... BEOWULF...... :rolando:

Abraços,
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Mensagempor Ronassic em 24 Jul 2008, 18:09

Isso foi quase um piada interna, se não citasse BEOWULF!!! ;)

Ano que vem vou me esforçar pra ir, e quero mestrar mesmo, deixar pra aproveitar o evento só no fim do dia, pq gosto muito de mestrar em eventos, de preferência para iniciantes, é uma das melhores formas de ajudar a divulgar o RPG no Brasil...

Bem que o cara que criou o post podia juntar todos links de fotos do evento no post inicial...
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