dsaraujo escreveu:Minha sugestão é falar de três sistemas/cenários por episódio:
Gostei do esquema, pois evita que fique "socado" a apresentação do RPG e permite que no fim se compare algumas coisas dele a outros RPGs e assim por diante.
dsaraujo escreveu:Spellcast 9 - Castelo Falkenstein, Shadowrun e TOON
Já joguei tanto Falkenstein quanto TOON, portanto precisando tamos aí
dsaraujo escreveu:Spellcast 10 - Jogos sancionados: RPGA (podíamos convidar os RPGArautos)
Uma sugestão seria que eles explicassem como é que é a coordenação global de um jogo sancionado no esquema do Living Campaings para o pessoal que tem cenários criarem suas Living Campaings (como uma Living Tormenta ou Living Crônicas da 7ª Lua, por exemplo).
dsaraujo escreveu:Spellcast 11 - Opera, FUDGE e Paranoia
Spellcast 12 - Cyberpunk 2020, FATE e Ars Magica
Vale o mesmo caso do podcast 9. Já li e/ou mestrei todos esses RPGs, à exceção de OPERA.
dsaraujo escreveu:Spellcasr 13 - Convidado: podíamos convidar alguém pra participar, como entrevista e tals. Acho que alguém do d3System topa.
Que tal uma mesa de vidro virtual?
dsaraujo escreveu:Ainda para o futuro: Eberron, Outros sistemas (Cuthulhu, Dread, In nomine, Burning Wheel, True20, etc), Word of Darkness (novo vs. antigo?), Mutantes & Malfeitores, RPG na educação, Mulheres no RPG (tema polêmico obrigatório!), Greyhawk, Amor e Sexo nas Campanhas, e lá vamos nós.
Que acham?
Algumas sugestões: ao falar de True20, M&M e outros, poderia-se incluir eles em um grande podcast "alternativas de d20", incluindo aí até mesmo coisas como Ação!!!, Primeira Aventura, 4D&T, BESM d20 e assim por diante. Todos eles tem como característica serem compatíveis com o d20, ainda que não sejam exatamente d20.
No caso do World of Darkness: uma comparação com certeza vai dar pano pra manga. Alguns cenários mudaram bastante (Changeling me vêem a cabeça), e novas "criaturas" foram adicionadas (como os Scions) ou removidas (cadê as múmias?)
RPG na educação:
Incluiria junto com RPG na educação um tópico sobre RPG para crianças. Eu não sei se sou o único paranóico por aqui, mas tomo um cuidado EXTREMO ao escolher jogadores e colocar situações em mesa para evitar AO MÁXIMO problemas para todos (inclusive para mim). Acho que seria legal chamar pessoas que tenham já tido essa experiência de mestrar para crianças e como agir.
Além disso, uma boa idéia de podcast que envolveria também a idéia do RPG na educação seria: RPG e Realismo. A maior parte das campanhas de RPG trabalham com algum tipo de "fuga da realidade" (magia, psiquismo, poderes superheróicos, cibernéticos, etc...). Como seria então lidar com uma campanha quando precisa-se manter realista as coisas? Tudo bem, não precisa chager nos níveis extremos de "regra de cavar buraco", mas como criar uma campanha totalmente (ou o máximo possível) realista e ao mesmo tempo divertida?