SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Moderador: Moderadores

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jul 2008, 19:58

E hoje começamos uma fase nova no spellcast, hehehehe. Graças a uma bela ajuda de Tiago Cussiol e dsaraujo, o programa ganhou uma cara (e uma homepage) nova:

www.spellrpg.com.br/podcast

O novo episódio (07) já está postado lá, e os próximos episódios serão lançados por lá também. Além disso, você pode usar o RSS feed para ser avisado sempre que houver algo novo!

Mas aqui ainda é o lugar para trocar idéias e dar opiniões sobre o que achou do episódio, o que concorda ou discorda nas opiniões que demos, o que gostaria de acrescentar sobre o assunto, ou o que mais quiser dizer!

Manda aí!
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor KYU em 29 Jul 2008, 21:19

Legal, acho que cobriu a maioria dos pontos relacionados ao tema.

Mas... A primeira coisa que eu pensei quando passei a conhecer Forgotten Realms foi em tentar matar o Elminster! :bwaha:
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Darin em 29 Jul 2008, 21:59

Putz... eu nao sou carioca, blz pessoal? Eu to xiando demais...vou tentar falar como gente no próximo, uhauhahua xD... e vou pegar uma foto...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Ellendill em 29 Jul 2008, 22:16

boa mudança ... adoro esse plugin...
Só faltou comentar um pouco de Greyhawk, falando nisso sera que Mordenkainen vai aparecer na 4 ediçao?

Esse episodio tava muito legal....
Imagem
Avatar do usuário
Ellendill
 
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Abr 2008, 11:33
Localização: São Paulo

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jul 2008, 22:18

Relaxa, Darin. XD

Ah, mesmo já sabendo tudo que a gente tinha dito, eu acabei de ouvir o episódio inteiro aqui e curti bastante. Então eu acho que ficou um episódio bem bacana. :cool:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2008, 23:48

Gostei do episódio, mas vocês realmente precisam fazer um Spellcast só pra malhar Tormenta :bwaha:
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Luminus em 29 Jul 2008, 23:50

Detestei o podcast. Frustrante. Eu aqui, crente que vocês iriam debater questões, e de repente é um comentando uma coisa, e o outro dizendo amém. A princípio, nada contra a homogeneidade de opiniões, mas acredito que vocês passaram ao largo do assunto: ficou uma coisa muito mais "Cenário Pronto x Cenário Próprio".

Pensei eu, pelo título do podcast, que vocês comentariam questões como:

- aspectos gerais de se mestrar em um cenário pronto;
- como ficam as regras mudando de um cenário pronto para outro;
- custo de se comprar os livros;
- opções gratuitas de cenários prontos;
- os cenários da spell;
- a temática de alguns cenários prontos;
- etc.

Ao invés disso... vocês falaram de adaptações de animes feitas por fãs... coisas que a DB fez e publicou em sua revista e vocês não gostaram... PdM's roubados e que ocupam o palco central da campanha (isso não é ligado exclusivamente a cenários prontos), e outros aspectos menos importantes.

Que tal falar dos cenários que sobreviveram às mudanças de edição, como o Dark Sun, que não é mais editado pela Hasbro e vive hoje da dedicação dos fãs?

Que tal falar dos jogos de computador (e outros meios de entretenimento) ligados a cenários prontos?

Que tal falar das organizações que visam divulgar cenários prontos, como as Living Campaigns?

Eu acho que foi fraco. E olha que eu nem me interesso por cenários prontos, eu tenho o meu e ele me basta. Mas tem gente que ouve muito o podcast, e daí ouve as coisas que vocês disseram, e não recebem informação alguma sobre cenários prontos... isso para não falar das coisas onde eu realmente discordo (dizer que cenários prontos simplificam a vida do mestre e dos jogadores, por exemplo), mas deixa.

Quando fizerem um podcast sobre cenários próprios, me avisem. Não deixarei de participar!

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Darin em 30 Jul 2008, 01:21

Nossa...fiquei meio assustado com o comentário do Luminus...

Mas acho que vc não entendeu bem qual a proposta do Spellcast... Não precisa nos levar tanto a sério!!! Nós não estamos aí para dar palestras sobre o assunto... é mais um papo meio descontraido sobre um tema, mas não vamos nos aprofundar profundamente nele, não temos tempo para isso, o epi tem menos de 40 minutos! E o forum tá aí para discursões mais densas. Desculpa não termos abordado o suficiente, mas é por isso que precisamos que vocês contribuam durante o pré-episódio, que mandem o seu áudio, ou que participem do episódio!

Mas não tente levar tão a sério o podcast, por favor...

Mas de qualquer forma, obrigado por comentar, e suas críticas podem ser levadas em conta caso abordemos este assunto novamente... ainda tem muitos podcasts pelas frentes, e eventualmente vamos acabar falando de assuntos parecidos futuramente..

E Youkai, sou a favor de fazer cotas para xingar tormenta, que tal 10% de todos os epis? xD

Ou fazer logo o Epi: O que você Odeia em Tormenta, e o que vc não suporta! ahuaHAuhahu...

E algum fanboy tipo o shark para proteger tormenta... mas claro que desleal, com 4 contra! huahuauha
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jul 2008, 01:24

Entendo perfeitamente que tenha pontos da questão que você gostaria de ter visto discutidos mas não foram, Luminus. Só que teria sido muito, muito, muito mais produtivo se você tivesse postado essa lista aqui, antes da gravação do episódio, não apenas lamentando que os pontos que você queria ouvir não foram abordados... depois que o episódio já estava no ar.

A gente já abriu o tópico com duas semanas de antecedência exatamente pra dar uma margem maior a esse tipo de participação dos ouvintes, e usar como base para saber o que as pessoas gostariam de ouvir. Tanto que tudo que foi postado no tópico foi abordado no ar (com exceção dos cenários do Pratas da Casa, porque o foco era em cenários comerciais, e também porque certamente queremos fazer um episódio próprio deles no futuro, com a participação dos criadores).

Enfim, uma pena que você não tenha ouvido os pontos que gostaria de ouvir. Mas ainda está em tempo de você participar dos próximos podcasts, direta ou indiretamente, e melhorar isso. Os tópicos dos pré-episódios estão ali na seção.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Anand em 30 Jul 2008, 08:25

Além disso, lembre-se que a gente quer fazer Spellcasts focados em cenários específicos se houver gente interessada. Por exemplo, se várias pessoas quiserem/pedirem, podemos fazer um Spellcast falando tudo sobre Greyhawk, ou Dark Sun, etc.

De qualquer maneira, agradeço bastante ao Luminus: críticas são mais importantes que comentários positivos: estimulam a gente a melhorar. Alguns pontos realmente faltaram (como a questão do custo e regras variando), e outros cabem em outros Spellcasts (como os cenários da Spell).

Hoje teremos o Spellcast de cenários modernos, ainda dá tempo de você comentar no tópico pré-episódio!
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Luminus em 30 Jul 2008, 08:27

Eltor,

Aqui vai a explicação pelo meu desinteresse, por eu não ter escrito nada nesse tópico que você "linkou".

O título, ou melhor, o cabeçalho daquele tópico contém a seguinte frase:

"Spellcast Episódio 07 - Tema: Jogos em cenários prontos"

Ou seja, fica claro que o assunto será as aventuras (one shot, campanhas, etc.) em cenários já prontos, o foco de cada cenário, as nuances entre os cenários de acordo com o conjunto de regras, etc. Nada disso me interessa, nada tenho a acrescentar fornecendo minha opinião, e se vocês tivessem conversado dentro desse assunto, eu teria ouvido o podcast tranqüilo, tranqüilo... só por curiosidade mesmo.

E, abaixo do título, temos alguns parágrafos... um deles resume o ritmo da conversa:

"Nesse Spellcast iremos discutir como mestrar nesse tipo de cenário,
como utilizar os NPCs e eventos legais, evitando o railroading. Além
disso, discutimos a vantagens e desvantagens de cenários prontos
versus cenários próprios."

Veja bem, vocês praticamente não falaram do railroading (novamente, não me interessaria, não teria interesse em participar, mas é o que foi dito que seria feito). E, sobre "discutir" vantagens de cenários prontos versus cenários próprios, a questão foi mais ou menos assim:

- Ah, mestrar em cenário pronto é muito mais fácil!
- Puxa, é mesmo!
- E aí, já conseguiu matar o Darth Vader?

Sabe, faltou mesmo um debate, uma análise crítica que mostrasse aos ouvintes as vantagens e desvantagens de cada escolha. A princípio, muita gente deixa de usar cenário pronto por conta do preço: o livro do cenário pode custar mais caro que o próprio livro de regras... mas hoje em dia já temos cenários prontos distribuídos de graça, prontos para download, então qual a vantagem de se montar um trem que você possa baixar com um clique do mouse?

Isso para não falar que vocês negligenciaram cenários como Babylon 5, Conan e Dragonlance... comentaram sobre aspectos isolados dentro de uma aventura que mestraram, e isso não é comentar sobre o cenário. Dragonlance tem história, muita história. Um dos aspectos negativos (na minha opinião) de se mestrar em Dragonlance é justamente esse "monte de coisas" que está acontecendo o tempo todo, ou que já aconteceu ou ainda que continua acontecendo. Essas coisas meio que colocam em xeque a importância dos atos dos personagens, sua relevância e sua influência no cenário. Já nos Reinos Esquecidos, a dinâmica é outra: não tem quase nada acontecendo de verdade, mas na hora em que você tenta agir, sempre esbarra em um PdC (Personagem do Cenário) de nívem 365, que fica te vigiando/rouba a cena/manda você ir catar coquinho. Essa, bem resumida (até porque o podcast tem menos de 40 minutos, portanto tem de ser suscinto), seria a minha participação no podcast, e olha que eu não dou lhufas para nenhum desses cenários... Tá, eu me importo com Mystara, mas só esse também.

Então, mantenham a linha de discussão da próxima vez. É óbvio que ninguém aqui é contratado por editoras para fazer propaganda desse ou daquele cenário, e a conversa adquire sim um caráter pessoal, informal e lúdico. Mas adequação ao tema tem de ter!

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor kimble em 30 Jul 2008, 10:34

Como eu poderia fazer para participar de um podcast?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jul 2008, 11:14

Luminus, reitero: é extremamente importante postar essas opiniões sobre o que gostaria de ouvir no podcast no tópico Pré-Episódio. Nós sempre abordamos aquilo que é postado nesses tópicos, é para isso que existem: é a forma que temos para elaborar uma pauta que cubra os pontos que os ouvintes querem ver discutidos. Agora que o episódio já foi gravado, não temos como voltar lá e falar sobre os pontos que você queria ouvir.

(E olha que um deles, pelo menos, foi abordado - os NPCs de nível 365 cutucando os personagens)

kimble, pra participar basta entrar em contato dizendo que tem interesse, e estar disponível no dia da gravação. Da parte técnica, é só ter um microfone, Skype e Audacity instalados.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Anand em 30 Jul 2008, 11:20

Detalhando o processo:

Baixe o Audacity ou outro programa que grave áudio e exporte MP3/Ogg, baixe o Skype e crie uma conta, verifique se seu áudio está funcionando e seu microfone ok, marque quarta feira das oito as dez como livre na sua agenda (ou outro horário, se for o caso) e mande um e-mail para o Eltor ou pra mim com seu nick e nome skype (se der pra mandar uma fotinha, melhor ainda).

Por volta das oito a gente entra em conferencia no Skype, passa a pauta e começa a gravar, cada um seu áudio. Depois todo mundo manda sua faixa respectiva em Mp3/Ogg para o Fabrício, que faz a mágica da edição/mixagem. O arquivo dá uns 20Mb, e é importante mandar pra ele no mesmo dia, no máximo dia seguinte, para não atrasar o trabalho.

Todos estão convidados, não somos panelinha, você só precisa ter assunto para falar (ou ser uma pessoa cheia de opinião!). A diversidade dos participantes é o que deixa a conversa divertida: cada um tem uma experiência diferente com o RPG.
Avatar do usuário
Anand
 
Mensagens: 335
Registrado em: 25 Set 2007, 04:52
Localização: São Paulo, SP

SPELLCAST - EPISÓDIO 07: USANDO CENÁRIOS PRONTOS (ou não!)

Mensagempor Anonimous000 em 30 Jul 2008, 18:07

Alguns comentários:

Meu grupo jogou alguns começos de campanhas de Star Wars, e talvez eu venha a narar uma usando o Saga System depois de conseguir E ler os livros da última saga de SW, Legacy of the Force (a saga do Darth Caedus), mas numa delas nós conseguimos fazer algo sobre a história original: salvamos imepdimos a morte do Gui Gon Jin pelas mãos do Darth Maul. E a atual (que eu não sei se vai ser continuada) existe o risco de encontrarmos o Darth Vader, mas dado que estamos no sgundo nível acho que vamos apenas correr.

Eu sempre uso cenários próprios, pelo simples fato que praticamente qualquer cenário que eu pegue alguém do grupo conhece mais do que eu, e isso é ruim no meu grupo.


Sobre NPCs mega fortes, eu sempre tenho um "de plantão" mas evito que ele ofusque os personagens (eles raramente vêem tal NPC fazendo algo além de conversar, apenas constatam as consequências de sua existência). E a parte mais interessante: em alguns dos meus cenários os PCs se colocaram em uma posição antagônica a tal NPC, ou seja, em vez de correr o risco de alguém ofuscar os PCs eu acabei com um vilão recorrente que não tem motivos (embora tenha recursos) para aniquilar o grupo.
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Anonimous000
 
Mensagens: 1076
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:34

Próximo

Voltar para Podcast da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron